terça-feira, 30 de outubro de 2012

VIDAS CLARAS E BRILHANTES


3  Quem subirá ao monte do SENHOR, ou quem estará no seu lugar santo?
4  Aquele que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à vaidade, nem jura enganosamente. (Salmo 24:3,4).
“Quando o coração é puro, os olhos são limpos. A chama de Deus e a chama de uma vida pura. Só a podem conhecer aqueles que abandonaram todo o embuste e ilusão, toda a mentira e fingimento.” (Thomas Merton)
Conta-se a história que na província de Alberta, no Canadá, acontece um fenómeno natural, conhecido localmente como a “mistura das águas”. Aqui, dois rios importantes, o Kicking Horse e o Yoho, misturam-se e, sob o nome do primeiro, passam através de uma série de desfiladeiros e vales, num cenário maravilhoso. No ponto de encontro, o Yoho tem uma cor de giz opaco derivada de uma geleira, que lança nele os seus sedimentos.
O rio Kicking Horse também nasce do degelo de uma colina e, no seu começo, tem a mesma cor do Yoho, mas depois corre através de dois lagos no fundo de uma vertente, antes de encontrar o rio Yoho. Reduz, então, a sua marcha veloz e faz com que o seu sedimento glacial, mantido em suspensão pela correnteza, de deposite no fundo das águas calmas dos lagos. Os dois lagos constituem um sistema natural de filtragem que, depois de o rio passar por eles, deixam-no com as águas claras e brilhantes.
Da mesma forma, a fé acalma e limpa as vidas das pessoas, que têm sido descoloridas e sobrecarregadas pela acumulação de pensamentos perigosos e daninhos e por aceitarem conscientemente, ou de qualquer outra forma, muita matéria estranha, sob a égide de atitude erradas, tensões, distúrbios emocionais e culpa.
Goethe disse certa vez, com muita sabedoria e ternura: “Onde as lâmpadas ardem, ficam manchas de óleo; onde se acendem velas, ficam sinais de cera; só as luzes dos céus esplendem puras e imaculadas!”
Alguns homens e mulheres têm tido a sorte de descobrir o segredo da eliminação dessas causas de aflições físicas e emocionais. Como o rio fica limpo dos seus sedimentos, ao passar através de um lago profundo e tranquilo, assim eles voltam suas mentes para os lugares profundos da religião! A paz vem a essas pessoas e, o que é mais importante, aqueles temores e pecados que têm lhes tumultuado as mentes e abalado as emoções são vencidos e superados.
Talvez seja isto que o salmista queira dizer, quando afirma: “Guia-me às águas tranquilas. Refrigera a minha alma!”
Smiley Banton

Sem comentários: