terça-feira, 16 de outubro de 2012

Águia ou galinha?


Era uma vez uma águia que foi criada num galinheiro. Cresceu pensando que era galinha.
Era uma galinha estranha (o que a fazia sofrer).
Que tristeza quando se via refletida nos espelhos das poças d'água - tão diferente!
O bico era grande demais, adunco, impróprio para catar milho, como todas as outras faziam.
Os seus olhos tinham um olhar feroz, diferente do olhar amedrontado das galinhas, tão ao sabor do amor do galo.
E era muito grande, atlética.
Com certeza sofria de alguma doença...
E ela queria uma coisa só: ser uma galinha comum, como todas as outras.
Fazia um esforço enorme para isso.
Treinava ciscar com bamboleio próprio.
Andava meio agachada, para não se destacar pela altura.
Tomava lições de cacarejo.
E o que mais queria: que as suas fezes tivessem o mesmo cheiro familiar e acolhedor das fezes das galinhas. O seu era diferente, inconfundível.
Aconteceu que, um dia, um alpinista que se dirigia para o cume das montanhas passou por ali. Alpinistas são pessoas que gostariam de ser águias. Não podendo, fazem aquilo que chega mais perto: sobem, a pés e mãos, até às alturas, onde elas vivem e voam. E ficam lá, olhando para baixo, imaginando que seria muito bom se fossem águias e pudessem voar.
O alpinista viu a águia no galinheiro. E se assustou.
- O que é que você, águia, está fazendo no meio do galinheiro? - ele perguntou.
Ela pensou que fosse caçoada e ficou brava.
- Não me goza. Águia é a vovozinha. Sou galinha de corpo e alma, embora não pareça.
- Galinha coisa nenhuma - replicou o alpinista. - Você tem bico de águia, olhar de águia, rabo de águia, fezes de águia...é águia. Deveria estar voando...
- E apontou para minúsculos pontos negros no céu, muito longe, águias que voam, perto dos picos das montanhas.
- Deus me livre. Tenho vertigem das alturas. Me dá tonteira. O máximo, para mim, é o segundo degrau do poleiro - ela respondeu.
Assim fim de papo. Agarrou á águia e a enfiou dentro de um saco. E continuou a marcha para o alto das montanhas.
Chegando lá, escolheu o abismo mais fundo, abriu o saco e sacudiu a águia no vazio.
Ela caiu. Aterrorizada, debateu-se furiosamente, procurando algo a que se agarrar. Mas não havia nada. Só lhe sobravam as asas...
E foi então que algo novo aconteceu. Do fundo do seu corpo galináceo, uma águia, há muito tempo adormecida e esquecida, acordou, se apossou das asas e, de repente, ela voou...
Texto: Mateus 23: 37
Se você olhar bem, ou seja, com profundidade estudarmos Bíblia sobre a conduta de Deus para o homem, através dos séculos, nós vamos entender que Deus quis sempre proteger, cuidar, dirigir e prover tudo o necessário para sua criação mais amada o homem, Deus Sempre foi um pai responsável e o homem um filho malcriado.  Deus amou tanto o homem, que figuradamente, Deus toma a forma de uma galinha, mas… Entendam claramente a mensagem de Deus, não porque ele é ou tem as características de uma galinha, mas Deus está descrevendo o homem: o comportamento e as reações do homem, diante das circunstâncias da vida. Isto significa que o padrão de comportamento do homem, o comportamento do homem com relação a Deus, aqui, é o de uma galinha e é por isso que Deus em seu amor e querendo identificar-se com os homens, se compara a uma galinha. Observemos mais acerca do assunto e vejamos como e porque Deus fez esta afirmação. Vejamos qual é a intenção de Deus nesta mensagem.
1. Galinhas são torpes por natureza
A. As pessoas se comportam segundo a sua natureza (v.37) A razão por que Deus diz, “oh! Jerusalém (referindo-se ao povo as pessoas) quantas vezes eu tentei ajuntar-te, proteger, quantas vezes te ofereci meu amor, nos momentos bons e maus momentos eu quis te ajuntar, como a galinha ajunta seus pintinhos. Mas você como os pintinhos tomou seus próprios caminhos” Quando existe um perigo, alguns pintinhos, correm com sua mãe, mas outros preferem tomar seu próprio destino. Tem muitas pessoas com o mesmo problema… Algumas pessoas quando têm problemas correm para o abrigo sob as asas do omnipotente, outros em vez de correrem em direção a Deus correm para as coisas o mundo. Na bebida, nos bailes, ou drogas.
 B. Nova natureza em Cristo (II Coríntios 5:17) Nós todos agimos de acordo com a nossa natureza. É por isso que o Senhor em sua misericórdia nos equipou com uma nova natureza. Para que atuemos de acordo com esta nova natureza. E não tenhamos uma natureza conforme a do mundo, mas de acordo com Deus. Nós não temos a natureza de “Galinha”, mas a da “águia”
C. A galinha e suas características
A galinha é uma ave domestica que é criada principalmente para o consumo de carnes brancas e ovos. Atualmente, a carne de galinha é consumida no mundo inteiro. É muito saudável e tem muitas propriedades alimentícias.
A galinha é o prato favorito dos pastores…
D. Galinha é sinónimo de covardia (conforme o dicionário)
E. Existem muitos tipos de galinhas
F. Mais de 50 raças diferentes
G. Existem muitos tipos de pecadores. 1 Coríntios. 4:7 • Altos – baixinhos – magrinhos – gordinhos – ricos – pobres – inteligentes – ignorantes – brancos – pretos – asiáticos, sul-americanos e norte americano. Todos diferentes fisicamente, mas iguais na natureza. Todas as galinhas, ainda que diferentes na cor ou raça, são iguais. Se você comer uma galinha carijó, preta ou vermelha é igual. De certa forma: todos nós somos iguais perante Deus. Romanos 3:23, “Nós somos todos pecadores”
2. As galinhas não são líderes
A. A galinha é um seguidor – (Mateus 15:14) “Um cego guiando outro cego”
 A Bíblia afirma que Deus nos colocou como cabeça (como líderes), não como caudas (seguidores). E as galinhas não acreditam nessa teologia. Eles seguem o movimento, a onda, o novo. Eles fazem o que vêem os outros fazerem. Elas não têm iniciativa própria. Quando uma galinha corre, a outra galinha sai correndo atrás dela porque ele acha que a galinha que correu, sabe alguma coisa ou tem alguma coisa que ela não tem. Desta forma, existem muitas pessoas que seguem outros, sem mesmo saber para onde ir. Sem nenhum plano só por seguir.
 É por isso que as pessoas são enganadas e morrem. Porque só seguem por seguir, sem estar ciente da verdade. Vão as cegas seguindo outros cegos: Como os que seguiram, Jim Jones, de David Koresh, Apple White.
Alguns dizem: – “Eu sigo o fulano porque ele está se movendo”
B. A galinha segue a maioria
Se uma galinha vê que todas as galinhas estão indo para outro lugar, ela vai também…
 As pessoas são assim. Sempre seguindo as multidões. Quando sai um penteado novo, uma nova onda, novo celular, uma nova moda. – Sempre seguindo a maioria… Sem dúvida, os anúncios e comerciais estão influenciando as pessoas…
Anúncios como: 1. A loira que todos querem.
2. A marca, que quase todos usam.
3. O estilo que a maioria prefere.
4. O que a maioria dos médicos recomenda.
Mas o cristão deve seguir a Cristo e não aos muitos – A BÍBLIA E NÃO AO POVO. Mateus: 7:13: “Entrai pela porta estreita, onde a maioria não vai, porque a maioria está na porta larga que conduz à destruição, mas você não entre por ela ” As galinhas andam em bandos – As águias voam só.
C. As galinhas lutam por qualquer coisa
a. Pela comida.
São capazes de matar-se entra elas por causa de uma minhoca. Retirado do bico da outra “Não se respeitam” E quando um sangra o outro continua bicando até a morte.
 D. As águias se respeitam
1. Não violam os limites do outro.
 
2. Eles não comem o que os outros caçaram.
3. A águia é um caçador por excelência.
4. Comem carne fresca e não comem carniça
E. A galinha é atraída para as coisas que brilham
F. Não tem discernimento nem entendimento.
Se você jogar algo que brilha lhes chama a atenção e correm para pega-lo, e pode passar o dia todo assim. Porque não tem discernimento. A águia explora, discerne, analisa, tem visão, não se engana. Com isso, o Senhor diz que aqueles que não entendem são como galinhas – Você já viu como as pessoas lutam por alguma coisa hoje? É incrível como as pessoas lutam por um pedaço de pão. As pessoas lutam por tudo:
 
1. Pelo que brilha.
 2. Pelo dinheiro.
 3. Cartões telefónicos e etc.
 Quando ninguém coleccionava cartões, os cartões estavam jogados por toda parte. Mas alguém teve a ideia e começou a colecionar e começou a luta pelos cartões telefónicos.
G. As galinhas são muito medrosas.
 a. Espantam-se fácil
 b. Galinha equivale a covarde. (Segundo o Dicionário) Provérbios 28:1, “Fogem os ímpios, sem que ninguém os persiga” Em outras palavras, “É só com medo”, como as galinhas.
 As galinhas se assustam entre elas mesmas. O cristão galinha, por isso não falam para os outros de Cristo. Tem medo.
 A águia é valente:
 Não tem medo nem dos animais que são o dobro de seu tamanho, elas têm a capacidade de carregar duas vezes o seu peso. E todos os dias as águias saem para testemunhar e para recuperar seu terreno.
 A galinha por causa do seu medo:
 1. Não se supera.
 2. Nem mesmo tenta voar para ultrapassar a cerca.
 3. Um cão ou gato que não tem asas escapa melhor que uma galinha
 4. A cerca é um desafio muito grande para a galinha
 Infelizmente existe muito cristão galinha. Por isso, muitos não querem aceitar bons empregos porque não acreditam que possa fazer.
 Eles não querem iniciar seu próprio negócio. – Não querem entregar-se a Cristo. – Não querem batizar, – não querem dizimar, – não querem deixar os maus hábitos, por quê? Porque eles pensam como galinhas!
 A águia se libera dos maus hábitos e de outras aves: voando nas alturas…
 E se a infecção é forte: A águia se refugia no ninho e jejua por três dias.
H. A galinha não tem visão
 a. Se foca na terra (Provérbios 16:27) “O homem vão cava o mal”
 Eu acredito que você já notou que as galinhas estão sempre olhando para baixo. Eles estão sempre ciscando o chão. Buscam no chão? – Por que ciscam tanto? Eu acho que você já sabe que:
 À procura de tesouros – seu alimento: Insetos, vermes, baratas e minhocas. A galinha se alimenta do pior.
 Comem aqui e comem ali até que ficam doentes.
 Mas as águias estão focadas nas alturas, o alimento vem do alto. Seu tesouro está na rocha. Nas alturas, de onde vem o seu socorro.
 O homem ou a mulher da galinha: se foca nas coisas do mundo. Eles gostam de ficar na lama e no pecado.
 As águias estão focadas nas alturas. Onde ninguém lhes toca. Mesmo quando vai morrer. Voam o mais alto que podem olhando para o sol. (Nosso sol da justiça)
I. Galinha é uma presa fácil
 Para os cães, para as raposas
 Uma raposa pode entrar no galinheiro e comer todas as galinhas e as galinhas não fazem nada. Ele come um dia e outro e assim sucessivamente.
 O crente galinha é uma presa fácil para o Diabo
 O diabo vai à igreja para comer as galinhas (1 Pedro 5:8) “O diabo anda em derredor, rugindo como leão, buscando as galinhas para devorar.
 O diabo sabe homilética e é muito indutivo. Vem e rouba um e no mês seguinte vem e rouba outro. E se ninguém diz nada leva todos.
 Por último, o mais triste…
3. A galinha tem como destino a morte
A. A galinha não é uma ave de liberdade
 A galinha é uma ave de cativeiro. É uma ave doméstica. Não anda livre. Isso é uma galinha não poderia sobreviver por conta própria. Porque é uma ave que não tem a capacidade de caçar. Em vez disso tem a capacidade de ser caçada.
B. A galinha não tem atrativo visual
Por outras palavras, a galinha, não pode brilhar como brilha um papagaio, uma arara, um pardal, um cachorro, um gato, etc., a galinha não canta, não assobia, não faz graça nenhuma para mantê-la e adotá-la como um animal de estimação. Então, porque mantê-la em casa?
A única razão que uma galinha fica viva em uma fazenda, ou em casa: É para servir de alimento para animais e seres humanos.
 Portanto, se a galinha quer continuar vivendo: Forçosamente tem que estar botando os ovos.
 Olha, como é chamada? A galinha que bota ovos “poedeira” E a que não bota nada – Como se chama? “Almoço”, pois isso é que se torna se não paga o que come.
 E você – está retribuindo o que Deus lhe dá? – Ou já é um candidato para o almoço do leão que ruge.
Conclusão:
O fim das galinhas mais cedo ou mais tarde é na frigideira
 As águias não são de cativeiro. São livres por excelência.
 1. Não há necessidade de serem domesticadas.
 2. Elas se mantêm sozinhas.
 3. Eles são sobreviventes.
 4. Elas são caçadoras e conquistadoras.
 Desafio: Para finalizar quero fazer-te um convite esta noite, permita-me esta pergunta. Depois de ter ouvido esta mensagem, ao qual é a sua resposta e sua determinação? O que você quer ser… Águia ou galinha?

Sem comentários: