quarta-feira, 3 de outubro de 2012

ESPÍRITO SANTO


O BATISMO DO ESPÍRITO SANTO

Conta um evangelista que em certa cidade um jovem sem cultura fora conduzido ao Salvador. No modesto emprego que ocupava começou a testemunhar de Cristo, com apreciáveis resultados. A atenção do evangelista sobre o jovem foi despertada por um cavalheiro que por ele se interessava e o trouxera a Chicago simplesmente para que o pastor o visse e falasse com ele.
Convidou-o para falar em uma de nossas tendas, colocada em um dos piores e mais turbulentos bairros. Nessa tenda certa vez uma revolta organizada havia interrompido o culto completamente. Era muito difícil prender a atenção dos ouvintes naquele lugar.
O jovem começou a falar de um modo muitíssimo vulgar: Pensou ter cometido um erro. Porém, começou a orar silenciosamente e a prestar atenção ao auditório. Não havia nada de notável em seu discurso, a não ser os muitos erros gramaticais. Mas notou que todos o ouviam com atenção e continuaram até o fim. Quando o pastor perguntou se alguém dos presentes queria aceitar a Cristo, um bom número de pessoas, dispersas pelo amplo salão, acudiu ao apelo. Admirado, falou com o homem que conhecia o jovem, e ele disse: "É sempre assim, todas as vezes que ele fala." Qual a explicação disto? Este jovem sem cultura tinha recebido o batismo e o poder do Espírito Santo. – R. A. Torrey.

O  PODER  DO  ESPÍRITO SANTO

Certa noite, depois de um sermão sobre o batismo do Espírito Santo, um ministro evangélico veio ao púlpito e disse ao pastor: "Necessito desse poder e desejo que o senhor ore por mim neste sentido." O ministro disse: "Ajoelhemo-nos agora mesmo"; e assim fizeram.
Algumas semanas depois encontrou um senhor que tinha sido testemunha ocular do acontecido, o qual lhe disse: "Lembra-se daquele ministro em Nova Bretanha que lhe pediu que orasse por ele para receber o Espírito Santo? Pois esse ministro voltou à sua igreja e agora todos os domingos o seu salão de cultos se acha repleto, vendo-se no auditório muitos jovens, e as conversões são em grande número." Ele tinha evidentemente recebido o batismo e o poder do Espírito Santo.

IMPEDINDO  O  ESPÍRITO  SANTO

O Sr. Finney fala-nos de uma senhora que durante dias orou fervorosamente pelo batismo do Espírito Santo, sem receber resposta. Afinal, orando uma noite, levou a mão à cabeça, arrancou um adorno que sempre a estorvava na ocasião de orar, e lançou-o fora. Imediatamente ela recebeu a bênção pela qual tanto suspirava. Aquele enfeite, que parecia uma coisa de nada, era o impedimento da grande bênção.

CONSELHO  SÁBIO

Um homem encontrou as janelas de sua casa cobertas de gelo e procurou tirá-lo cortando os vidros.
– Que faz aí?, perguntou-lhe o vizinho.
– Estou quebrando o gelo, porque não posso ver através destes vidros.
Vendo o vizinho como era lento e duro este trabalho, disse-lhe: –  Põe fogo, porque, esquentando a habitação, o gelo desaparecerá por si mesmo.
Sábio conselho. Se temos ficado frios de coração, por causa da incredulidade e da frialdade que nos rodeia, não procuremos em vão livrar-nos do gelo por esforços próprios, mas peçamos ao Senhor sabedoria e o fogo necessário e espiritual para o nosso coração, e então desaparecerá o gelo. – A Revista Homilética.
O  ESPÍRITO  SANTO  MORA  NO  CRENTE

Um pastor entrou numa casa uma noite e a luz era muito fraca porque o vidro do foco estava sujo. Tomando um trapo de pano molhado, ele lavou o vidro e a luz se fez sentir mais forte e brilhante. Para que o foco dê melhor luz é necessário que se limpe diariamente.
É possível que a luz seja muito boa dentro do foco, porém, quando o foco está sujo, ela não brilhará por fora. Assim é com a luz da vida cristã. O Espírito Santo entra no crente quando se converte, para morar ali, procurando manifestar o Seu poder, brilhar na vida e alumiar o caminho para os que vivem em seu derredor.
Muitas vezes, porém, o Espírito Santo não pode fazê-lo devido as manchas da vida. É preciso que o cristão tenha cuidado para não manchar o seu corpo que é morada do Espírito, porque o Espírito não poderá brilhar por meio de seus feitos.

NÃO  ENTRISTEÇAIS  O  ESPÍRITO  SANTO

Certa ocasião, um homem dono de uma formosa casa convidou a um de seus amigos para morar com ele. Preparou-lhe um quarto especial e deu-lhe lugar em sua mesa. Mais tarde encontrou outro homem que também o agradou muito e também o convidou para viver consigo. Dirigiu-se ao que o convidara primeiramente e perguntou-lhe se o estrangeiro podia ocupar o mesmo quarto que ele ocupava. Um pouco mais tarde, o primeiro hóspede teve que ceder sua cama ao outro e depois o lugar na mesa. Não nos admirará dizer que o primeiro convidado se entristeceu e se sentiu humilhado por tal depreciação.
Muitos homens têm entristecido o Espírito Santo, o Hóspede bendito do seu coração, dando preferência às coisas do mundo. Tenham cuidado quando o mundo começa a lutar contra o Espírito Santo para possuir o seu coração. Não dêem lugar ao mundo em seu coração para que não venham a entristecer o Espírito, nem o humilhem a tal ponto que Ele não se manifeste mais em sua vida. Para que o Espírito Se mostre com poder em sua vida deve ter o primeiro lugar e deve, também, ser apreciado sobre todas as coisas.

CONTESTAÇÃO  SÁBIA

Uma senhorita da Escócia, durante os dias da perseguição, dirigia-se, num domingo, para o lugar de culto, quando encontrou uma companhia de cavalaria, inimiga dos cristãos, cujo chefe lhe perguntou para onde ia. Nesse momento ela se recordou da promessa de Cristo, que prometia ensinar-lhe o que deveria falar. Pediu em silêncio que o Espírito Santo desse a confirmação de tal promessa e repentinamente lhe vieram estas palavras à mente: "Estou a caminho para casa de meu Pai; meu Irmão maior morreu; Seu testamento será lido hoje e eu tenho interesse nele."
O chefe de armas deu permissão que a senhorita seguisse o seu caminho, expressando o desejo de que ela recebesse uma porção rica do testamento do seu Irmão mais velho. – C. Perren.

O  PODER  DO  ESPÍRITO  DE  CONVENCER  DO  PECADO

Na igreja de Chicago Avenue os diáconos estavam inquietos porque havia tão pouco movimento por parte dos inconversos, tão pouco convencimento do pecado nos cultos de reavivamento, que eles resolveram ter reuniões de oração para que Deus mandasse o Espírito Santo a fim de mostrar aos pecadores os seus pecados.
Depois desses serviços de oração, um domingo, à noite, um homem nos bancos da frente e inclinado para o púlpito deu mostras de muito interesse no sermão. Era um viajante e ao mesmo tempo um jogador. Durante o seu sermão o pregador, embora não tivesse planejado fazer um convite para tornar o seu argumento mais forte, disse em voz elevada: "Quem aceitará a Cristo esta noite?" e instantaneamente o homem citado levantou-se e em voz alta e penetrante, disse: "Eu O aceitarei como o meu Redentor", e sentou-se muito emocionado.
Este jeito produziu um choque elétrico, e o pregador viu que era tempo propício para estender o convite aos inconversos, porque ele não estava ali para pregar só o seu sermão, mas sim para salvar os pecadores. Então disse: "Que outra pessoa está pronta a aceitar a Cristo como seu Salvador pessoal?"
Em todas as partes do salão homens e mulheres se levantaram, aceitando a Cristo como seu Salvador. Entre os que se manifestaram havia um ancião que era coronel, pertencente a uma família que o havia mandado a Chicago, e pagava todas as suas despesas num hotel, porque ele estava se matando com bebidas alcoólicas. Seus parentes não o puderam suportar mais em casa e por isto teve que buscar um alojamento no hotel. Porém essa noite o Espírito Santo tocou em seu coração e ele se converteu verdadeiramente, passando a viver uma outra vida.
– R. A. Torrey.

LÍNGUA  DE  FOGO

Suponhamos que víssemos um exército ante uma fortaleza e nos dissessem que iam derrubá-lo. No momento perguntaríamos: "Como?" Eles nos apontariam uma grande bala de canhão. "Sim, porém, não há poder nesta bala;" – responderíamos – "é pesada, e se todos os homens do exército a arrojassem contra a fortaleza, ela apenas faria uma fraca impressão na pedra dura." Eles nos diriam: "Olhe o canhão." "Bem", diríamos ainda, "mas, não há poder no canhão; uma criança poderia subir nele sem nenhum perigo; um pássaro poderia parar na sua boca com o mesmo resultado; é uma máquina e nada mais." "Olhe a pólvora." "Sim, mas não há poder nenhum nela sozinha; as crianças podem pegá-la e os pássaros colhê-la sem resultado algum.
Mas com esta pólvora impotente e com esta bala sem poder no canhão também impotente e uma chispa de fogo chegada à pólvora, será o suficiente para haver uma explosão que arrojará a bala com um poder irresistível, fazendo ruir a fortaleza.
Assim é com o maquinismo da igreja hoje em dia: temos o instrumento para derrubar as fortificações do inimigo; só se precisa do fogo do Espírito Santo. – William Author.

A  REGENERAÇÃO  SE  VERIFICA  NO  INTERIOR

Um dia, certo cristão rico disse a um de seus jovens: "Tiago, suponhamos que eu tome um tinteiro, tape-o hermeticamente, amarre um cordão comprido no seu gargalo, jogue-o ao rio, segurando porém a ponta do cordão, e comece a puxar o cordão para cima e para baixo depois. Quanto tempo necessitaria para limpá-lo bem, por dentro?"
O jovem com um sorriso contestou: "Nunca poderia limpá-lo." O chefe tomou isto como uma ilustração a fim de mostrar ao jovem que o batismo nunca pode limpar o homem interior porque isto é obra do Espírito santo. – Sunday School Times.

O  CORAÇÃO  HUMANO

Faz alguns anos, encontrava-se numa exposição de Londres notável pintura. Era um monge em atitude de oração, com suas mãos estendidas para o céu e a cabeça inclinada. Mas ao nos aproximarmos, e depois de examiná-la com bastante cuidado, vemos que não era mais do que um homem espremendo limão numa caçarola.
Que majestoso retrato, do coração humano! Examinado superficialmente parece ser o centro de todo o bem nobre e feliz do homem; mas em realidade, antes de ser transformado pelo Espírito Santo, é o centro de toda corrupção. "Esta é a condenação porque a luz veio ao mundo, mas os homens amaram mais as trevas, porque suas obras eram más." – Moody.

Sem comentários: