quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Que Devo Fazer Para Ser SALVO?

INTRODUÇÃO:

  1. Uma das histórias mais significativas contadas por Jesus, para ilustrar o plano da Redenção, é a Parábola do Filho Pródigo.
  2. O filho pródigo é um símbolo do pecador: consciente de ter pecado e desejoso de reconciliar-se com o Pai.
  3. O filho pródigo disse: “Levantar-me-ei e irei ter com meu Pai”

I. O caminho para a salvação:
1- Só há um caminho que nos conduz à Salvação: Actos 4:12 – nenhum outro nome.
2- Um aflito carcereiro fez a angustiante pergunta: Actos 16:30 – “Que devo fazer para que seja salvo?”
* A resposta de Paulo foi: Actos 16:31 – Crê no Senhor Jesus e serás salvo”
 
II. 3 PASSOS PARA A SALVAÇÃO:
1-      1º PASSO: ARREPENDIMENTO: Actos 2:38 e 3:19-20.
  • O que é o arrependimento?
  • O verdadeiro arrependimento é tristeza pelo pecado e desejo de abandoná-lo.
  • II Coríntios 7:9 -  É a tristeza segundo Deus. - Tristeza para a Salvação.
  • Dois exemplos de arrependimento:
* Pedro: S. Mateus 27:75
Chorou amargamente e aceitou o amor de Jesus: João 21:15-17: “Senhor, Tu sabes que te amo!”
* Judas: Mateus 27:3-5
O arrependimento de Judas não foi sincero. Levou-o à morte, não à vida.
* Não há salvação sem arrependimento.
 
2-      2º PASSO: CONFISSÃO.
  • O arrependimento não é genuíno se não houver disposição de confessar o pecado.
  • Lemos na Bíblia: Provérbios 28:13
  • Aquele que esconde o seu pecado, e não o confessa, jamais pode alcançar o perdão de Deus.
  • Em I João 1:9 diz: “Se confessarmos…os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar”
  • A confissão deve ser específica. Não chega dizer: - Senhor, perdoa todos os meus pecados. Temos que confessar, fazendo menção dos pecados que conscientemente cometemos. - Salmo 32:5
  • São Tiago ensina que devemos confessar-nos uns aos outros. Isto é, os pecados são confessados a Deus; pois somente Deus pode perdoar pecados. As ofensas são confessadas ao próximo. Jesus ensinou isto na oração do Pai Nosso: Mateus 6:14.
 
3-      3º PASSO: CONSAGRAÇÃO COMPLETA A DEUS.
  • Jeremias 29:13: Deus não pode aceitar um coração dividido.
  • S. Marcos 12:30: Ou amamos a Deus de todo o coração, ou não amamos. Um dicionário Bíblico, tem uma interpretação muito interessante do que significa “amar a Deus”:
“Quando eu dilato os meus pulmões, o ar entra
Quando eu abro os olhos, a luz penetra.
Quando aro o coração, Cristo entra.
Quando Ele entra, quando confio n´Ele, Ele derrama a Sua via e riqueza na minha vida.
Quando estendo a mão, Ele a enche com as bênçãos do Céu.
A plenitude do Seu amor, beleza, pureza e justiça me pertencem”
 
  • Ainda em relação ao amor a Deus, o mesmo Dicionário acrescenta:
“…O que realmente conta é o Judeu de Nazaré, nascido num estábulo, criado num lar de carpinteiro, numa casa de chão batido, e que morreu para nos salvar, Ele é quem dá significado à vida”
II Coríntios 5:17
- Quando Cristo nos justifica, os desejos e pensamentos, palavras e actos, devem ser postos em obediência à vontade de Cristo. Então toda a vida é renovada.
 
CONCLUSÃO:
1-      Ilustração: uma menina contou como era a sua vida com Jesus:
Jesus mora no meu coração. E quando Satanás bate à porta do meu coração, não sou eu que vai abrir. Eu peço a Jesus para atender. E quando Jesus abre a porta, Satanás olha espantado para Jesus e diz: - Oh, desculpe, eu bati na porta errada.
2-      Tomemos a decisão de permitir a Jesus de dirigir a nossa vida.
3-      Doce e suave é o convite de Jesus: Mateus 11:28-30.
Quando olho os meus pecados, não sei como possa ser salvo; mas quando olho a Jesus, vejo que há esperança para mim, se eu quiser. Eu tenho ajudado durante a minha vida muitas pessoas a dar o coração a Jesus. Durante uma outra parte da minha vida, abdiquei do ministério que o Senhor tinha traçado para mim para salvar o meu filho. Agora, agora irmãos e amigos eu decido deixar que Jesus me salve a mim.
4-      Há 3 pessoas em cada um de nós:
1ª A pessoa que nós sabemos que somos.
2ª A pessoa que os outros pensam que nós somos.
3ª A pessoa que Deus sabe que nós podemos ser por meio de Cristo. Esta é a pessoa que eu quero ser.
    JCJC

Sem comentários: