quinta-feira, 30 de agosto de 2012

O Segredo da Felicidade

Certo mercador enviou o filho para aprender o Segredo da Felicidade com o mais sábio de todos os homens. O rapaz andou durante quarenta dias pelo deserto, até chegar a um belo castelo, no alto de uma montanha. Lá vivia o Sábio que o rapaz buscava.

"Em vez de encontrar um homem santo, porém, o nosso herói entrou numa sala e viu uma intensa atividade; mercadores entravam e saíam, pessoas conversavam pelos cantos, uma pequena orquestra tocava melodias, e havia uma farta mesa com os mais deliciosos alimentos daquela região do mundo. O Sábio conversava com todos, e o rapaz teve que esperar por duas horas até chegar a sua vez de ser atendido".

"O Sábio ouviu atentamente o motivo da visita do rapaz, mas disse-lhe que naquele momento não tinha tempo para explicar-lhe o Segredo da Felicidade. Sugeriu que o rapaz desse um passeio por seu palácio, e voltasse daqui a duas horas".

"Entretanto, quero-lhe pedir um favor - completou o Sábio, entregando ao rapaz uma colher de chá, onde derramou duas gotas de óleo. - Enquanto caminha, leve esta colher sem deixar que o óleo seja derramado. O rapaz começou a subir e a descer as escadarias do palácio, mantendo sempre os olhos fixos na colher. Ao final de duas horas, retornou à presença do Sábio.

"Então - perguntou-lhe o Sábio - Você viu as tapeçarias da Pérsia que estão na minha sala de jantar? Viu o jardim que o Mestre dos Jardineiros demorou dez anos para criar? Reparou nos belos pergaminhos de minha biblioteca?

"O rapaz, envergonhado, confessou que não tinha visto nada. A sua única preocupação era de não derramar as gotas de óleo que o Sábio lhe havia confiado".

"Pois então volte e conheça as maravilhas do meu mundo - disse o Sábio - Você não pode confiar num homem se não conhece a sua casa".

"Já mais tranquilo, o rapaz pegou a colher e voltou a passear pelo palácio, desta vez reparando em todas as obras de arte que pendiam do teto e das paredes. Viu os jardins, as montanhas ao redor, a delicadeza das flores, o requinte com que cada obra de arte estava colocada em seu lugar.

De volta à presença do Sábio, relatou pormenorizadamente tudo o que tinha visto.

"Mas onde estão as duas gotas de óleo que lhe confiei? - perguntou o Sábio".

"Olhando para a colher, o JOVEM percebeu que as havia derramado".

"Pois este é o único conselho que tenho para te dar - disse o Sábio. - O SEGREDO DA FELICIDADE ESTÁ EM OLHAR TODAS AS MARAVILHAS DO MUNDO, É APROVEITAR TODAS AS COISAS DO MUNDO, MAS JAMAIS ESQUECER OS TEUS OBJETIVOS. LEMBRA-TE SEMPRE DAS DUAS GOTAS DE ÓLEO NA COLHER..."

"Viver é a coisa mais rara do mundo. A maioria das pessoas apenas existe."

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

AINDA EXISTE UMA ESPERANÇA

Esta Noite iniciamos uma semana muito especial em que tentaremos atingir os seguintes objectivos.

A. - Objectivos desta semana:

1) Vamos conhecer mais a Jesus e compreender que ele é a única esperança para a nossa vida.
2) Recordaremos o seu Grande amor pelos que sofrem e como Ela ajuda a cada pessoa.
3) Realçaremos o Seu sofrimento e agonia para nos salvar e levar à esperança.


Faremos uma viagem no tempo e iremos até às regiões onde Jesus viveu. Procuraremos viver as emoções e os acontecimentos daquela semana que marcou o destino de toda a humanidade.

4) Desta forma, em cada reunião, tentaremos acompanhar Jesus naquilo que Ele fez, e veremos como essas acções de Cristo estão relacionadas com a nossa vida e esperança.

B. - Acontecimentos da Semana da Paixão

• 1º Dia: Jesus cura várias pessoas,
• 2º Dia: Jesus ensina os discípulos e fala da esperança da Segunda vinda a esta terra,
• 3º Dia: Jesus entre as pessoas e o encontro com o Pai,
• 4º Dia: A Santa Ceia e a agonia no Getsémani,
• 5º Dia: Jesus na cruz,
• 6º Dia: Jesus repousa no sepulcro,
• 7º Dia: A ressurreição; o sepulcro aberto.

I: INTRODUÇÃO
Acontecimentos marcantes que antecederam a semana da paixão e que criaram dois tipos de expectativas nas pessoas em relação a Jesus: O amor e o ódio. As pessoas comuns e os seus seguidores desejaram coroá-lo como o seu Rei. Os líderes judeus fortalecem o desejo de matá-Lo.

1 - Acontecimentos que motivaram o amor e o ódio:
Jesus afirmou ser o Filho de Deus ou seja o Cristo, razão pela qual os líderes judeus quiseram matá-lo. Jesus sai da Judeia, evitando a fúria dos seus seguidores e vai a Betânia para ressuscitar Lázaro.

Vai com os discípulos participar na festa da Páscoa. Em Jericó cura o cego Bartimeu e salva Zaqueu e a sua família. Participou no banquete oferecido por Simão, o leproso. Marcos14:3.

Neste banquete, permite que Maria, irmã de Marta e Lázaro ungisse os Seus pés com um raro perfume de nardo puro. O vaso de alabastro custou mais de trezentos denários.

(um denário equivalia ao salário de um dia de trabalho). Aquela mulher “amou muito porque muito foi perdoada”, Marc. 14:3-9.

Os Judeus planeiam matar Lázaro, recém ressuscitado. (Ressuscitar é para ascender: subir ao céu; Ressuscitar é para continuar a viver), Ele era uma prova viva do poder e da divindade de Cristo. S. João 12:9-11

Neste clima de amor e ódio, começaram os acontecimentos da Semana Santa da Paixão de Cristo. Desde o início da semana, Jesus era o centro das atenções.

Jesus despertou o ódio dos líderes da época, e amor e esperança naqueles que tinham a vida marcada pelo sofrimento e a escravidão.

II - ACONTECIMENTOS OCORRIDOS NO DOMINGO

1. – Jesus é aclamado Rei. S. João 12:12-19

Cumpriu-se o que o profeta Zacarias disse 500 anos antes: “Alegra-te muito ó filha de Sião; exulta ó filha de Jerusalém; eis que o teu Rei virá a ti, justo e Salvador, pobre e montado sobre um jumento, sobre um asninho, filho de jumenta”. Zac. 9:9

Jesus aceitou a homenagem que nunca antes tinha permitido. Porque será que Jesus permitiu que ocorresse aquele ambiente festivo e de louvor em relação à sua pessoa ? Porque Ele queria que ao se iniciar a semana, a atenção de todos fosse chamada para o sacrifício que iria acontecer. Ele, o Deus unigénito, o verdadeiro Cordeiro Pascal, morreria e todo o mundo precisava sabê-lo.

O cortejo nunca antes visto, era conduzido por aqueles que haviam sido curados por Ele. Cegos que agora viam, abriam caminho para o cortejo. Mudos, agora entoavam os mais maravilhosos louvores. Saltavam de alegria os coxos que por Ele foram curados. Viúvas, órfãos, ex-leprosos e muitas outras pessoas que haviam sido por Ele curadas, exaltavam o nome de Jesus. Lázaro conduzia o animal em que Jesus montava. O povo estava convencido que se aproximava a hora da sua libertação política do jugo romano.

Milhares dos que vieram festejar a Páscoa saem ao encontro de Jesus. Mantos, ramos de oliveira e de palma foram estendidos como tapetes ao longo do caminho.

Os fariseus, entretanto, ardiam de ciúmes em seus corações e querendo deitar por terra os sentimentos do povo, disseram a Jesus: “ Mestre, repreende os teus discípulos”. Jesus lhes respondeu: “Digo-vos que se estes se calarem, as próprias pedras falarão.”
Alarmados, os líderes judeus diziam: “Vede que...toda a gente vai após Ele.” João 12:19

III. TODOS ÍAM APÓS ELE

1. Jesus é Aclamado Rei

Quando o cortejo continuou imperturbável em direcção à porta oriental da cidade, a multidão clamava: “Hosana, bendito o que vem em nome do Senhor; Bendito o reino do nosso Pai Davi, que vem em nome do Senhor; Hosana nas alturas !” Mar. 11:9,10

Ao entrar Jesus em Jerusalém, toda a cidade se comoveu querendo saber quem era Jesus. Quem é este ? Perguntavam todos. Todos puderam saber que era o Messias, o Salvador do mundo.


2. Quem era Jesus para eles naquele momento?

Para aquelas pessoas Jesus era a resposta para o sofrimento, para a dor, para a injustiça. Para eles Jesus era a resposta para a sua escravatura. Para eles Jesus era o Rei que podia dar liberdade, alegria paz e segurança. Jesus era aquele que podia oferecer uma vida sem fome, sem enfermidade e sem sofrimento. Jesus era a garantia de uma nova vida !

IV. HOJE, O MUNDO VAI APÓS QUEM?

1. A quem Buscamos Hoje?

Hoje, o ser humano não sabe a quem está buscando. Há muitos que não sabem a quem seguir... Vivemos num mundo confuso, cheio de teorias e respostas para a aflição humana. Muitos estão vivendo em prazeres, embriagando-se para chegar ao vazio interior de suas vidas, e para
encontrarem paz, segurança e obterem esperança.
Que diz a Bíblia ?
Onde está a esperança ?
Onde está a resposta ?
... Observemos o que dizem as Sagradas Escrituras.

2. A Resposta que procuramos ...

“E em nenhum outro há salvação; porque também, debaixo do céu, nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devemos ser salvos.” Heb. 4:12

Jesus é a nossa única esperança.

Jesus é a resposta para a paz mental que você tanto anseia. Jesus é quem o liberta dos pecados, dos vícios e misérias desta vida. Jesus Cristo é a solução para seus problemas; É Ele quem pode transformar sua vida; Ele pode restaurar completamente sua vida.

Jesus é o Rei do universo, por isso Ele tem poder. Se Ele também é o seu Rei, sua vida mudará agora mesmo. Ele criou-nos, por isso Ele conhece nossas necessidades.
Ele veio morrer em nosso lugar, por isso pode tirar o peso da culpa que carregamos no mais íntimo de nosso ser. Ele é nosso Salvador, é médico dos médicos, é a solução e a liberdade que buscamos. É aquele que virá em breve para nos dar vida eterna; é nossa esperança de uma nova vida.

V. APELO
- Ainda hoje a maioria dos homens desprezam Jesus Cristo, o
Criador e Salvador.
- Ainda hoje querem anular a sua influência salvadora, com
vãs filosofias.
- Ainda hoje continuam angustiados sem entender o
verdadeiro sentido da vida.
- Muitos ainda não conhecem a Jesus como a solução para
todos os problemas.

- Agora, você tem uma oportunidade especial!...a de fazer de
Jesus o Rei de sua vida. Jesus disse: “Vinde a mim todos os
que estais cansados e oprimidos e eu vos aliviarei.” Mat. 11:28

Ao ir a Jesus, a sua vida vai mudar. Ele promete: “Nada vos faltará.” Salmo 23:1; “Eu vos aliviarei.” Mat. 11:28; “Minha paz vos deixo.” S. João 14:27; “Estarás comigo no Paraíso.” Lucas. 23:43; “Virei outra vez... para que onde eu estiver, estejais vós também.” S. João 14:3

Aceite-o agora como seu Salvador pessoal.
Coloque a sua vida, seus problemas e angústias nas mãos de Deus. Não se esqueça ... ainda existe uma esperança; esta é Jesus !
Vou orar por sua decisão de buscar e olhar a Jesus como a única esperança para uma nova vida. (oração)

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

SALVAÇÃO ATRAVÉS DA CRUZ

Jesus foi então levado por seus inimigos perante. A noite no Sinédrio com a minoria dos seus membros, enviaram Jesus para a prisão, esta reunião terminou depois da meia-noite. Aconteceu os maus tratos, a ironia e o escárnio, Jesus e os seus carrascos permaneceram acordados até de madrugada.

a Pilatos, qual não encontrou razões para que fosse condenado, por essa razão O enviou a Herodes, governador da Galileia. Depois de interrogado foi mandado açoitar, unicamente para satisfazer a turba, na verdade não encontrou nenhuma razão de culpa em Jesus.

Novamente levado ao palácio de Pilatos, foi julgado em última instancia, Pilatos pronuncia a sentença e lava as mãos para se derresponsabilizar da sentença acerca de Jesus.

De seguida é de novo açoitado e apresentado à multidão para que escolha a quem devem libertar: Jesus ou Barrabás. Escolheram soltar o ladrão e assassino e pediram a crucifixão de Jesus.

Ao meio dia, depois de levar a pesada cruz na qual seria crucificado juntamente com mais 2 ladrões. Chegou finalmente ao Golgota onde foi crucificado. No meio da multidão que O acompanhava, estavam também os seus discípulos a sua mãe e os seus amigos.

Na cruz, no meio do sofrimento, Jesus pronunciou algumas frases e ouviu muita troça e acusações. Às três hora da tarde exclamou em alta voz: “Está consumado.” E morreu.

Trevas, trovões e terramoto assustaram a todos quantos ali estavam, principalmente os líderes religiosos que O prenderam e acusaram injustamente. Atemorizados pensaram que tinha chegado para eles o momento da justa retribuição.

Nicodemos e José de Arimateia, membros do Sinédrio e discípulos de Jesus providenciaram a sepultura do Senhor num sepulcro novo, num jardim perto do monte do Calvário.

O dia mais negro da humanidade, transformou-se no dia mais importante da história do universo. O criador resgatou as suas criaturas, morrendo por elas, dando a maior e mais cabal prova de amor como nunca antes fora visto.

O mundo estava salvo ! Na cruz ficou provado que ainda existe uma esperança.

II- SEXTA-FEIRA, DIA DA PAIXÃO DE CRISTO.

Alguns acontecimentos foram marcantes naquela Sexta-feira. Nela muitas pessoas pertencendo a todas as camadas sociais selaram o seu destino eterno com aquele triste acontecimento.

1- Anás e Caifáz: Tudo fizeram para condenar o Filho de Deus e perderam-se.

2- Judas: Desesperado na sequência da traição enforcou-se.


3- Pedro: Chorou amargamente por ter negado a Jesus, aceitou sinceramente a Cristo como seu Senhor.
4- Pilatos: Furtou-se à decisão pela vida, lavou as mãos quando podia ter lavado o coração, com isso perdeu a oportunidade da sua vida.

5- Barrabás: Recebeu vida e liberdade porque Jesus foi condenado no seu lugar, nele cumpriu-se o plano que Deus tem preparado para cada um de nós: Liberdade do pecado e vida eterna através da morte de Cristo, mas ele não aproveitou esta parte, a mais importante.


6- O dois ladrões ao lado de Cristo na cruz: Um resgatado e salvo no ultimo momento da sua vida. O segundo por insensibilidade à proximidade do Salvador, perdeu-se.

III-CRUCIFIXÃO, MORTE E SUPULTAMENTO

“Quando chegaram ao lugar chamado Caveira, ali o crucificaram, com dois malfeitores, um à sua direita e o outro à sua esquerda.” Lucas 23:33.

Era meia noite. Tiraram-lhe as roupas. Deitaram-No sobre a cruz, cravaram as suas mãos e os seus pés sobre o tosco madeiro e levantaram a cruz, enterrando-a com violência no fundo do buraco. Esta acção cruel fez com que as mãos e os pés com o peso do seu corpo moribundo fossem terrivelmente feridos e rasgados, o sangue jorrava.

No alto da cruz colocaram um letreiro acusador: “ESTE É JESUS, O REI DOS JUDEUS”, Mateus 27:37. ao pé da cruz, os soldados dividiram entre si as roupas do amado Senhor.

Jesus, na cruz tem uma respiração difícil. A incómoda posição na que está impede-O de fazer qualquer movimento na tentativa de encher os pulmões. As cambras nos braços e nas pernas causam-lhe muita dor, é obrigado a gemer. O seu sangue corre gota a gota, saindo de várias partes do corpo, da cabeça, dos lábios, a face, as mãos os pés, todo o corpo está ferido, todo o corpo é uma nascente, o sangue vem da Fonte.

Jesus não quer beber a mistura que os soldados preparavam para suavizar o sofrimento do condenado, o Senhor precisa pensar e pensar de forma lúcida. A multidão continua a escarnecer e a dizer: “Se tu es o Filho de Deus, desce da cruz.”

De seguida apresentaremos as sete palavras pronunciadas por Jesus Cristo na cruz.

1- “Pai perdoa-lhes porque não sabem o que fazem. São Lucas 23:34.

Poucas semanas mais tarde, Pedro pregou em Jerusalém e acusou directamente os seus ouvintes de terem participado na crucifixão de Jesus e eles perguntaram: “Varões irmãos que faremos ?” Pedro responde: “Arrependei-vos e cada um de vós seja baptizado no nome de Jesus Cristo para perdão dos vossos pecados.” Actos 2:38

2- “Em verdade te digo hoje, que estarás comigo no paraíso.” São Lucas 23:43

3- “...mulher, eis ai o teu filho.” – “...eis aí a tua mãe.” João 19:26,27. Em meio do sofrimento conforta e ajudar a sua mãe viuva. Daí por diante o apóstolo João passou a proteger e cuidar de Maria.

4- “...Deus meu, Deus meu, porque me abandonaste ?” São Mateus 27:46.

Todo o pecado da humanidade passou para Cristo, e a presença do Pai ocultou-se. Esta foi a parte mais difícil que Jesus teve de suportar, o coração quebrantou-se, pela primeira vez deixou de ter intimidade com o Pai.

5- “Tenho sede” São João 19:28.
A natureza do Filho de Deus sente as mesmas necessidades que todos os homens, Ele fez-Se como um de nós para oferecer-nos o dom da salvação.

6- “...Está Consumado” São João 19:30
Com estas palavras o Senhor completa o plano da redenção, O Cordeiro de Deus é imolado como o único sacrifício completo a favor do pecador. A porta abriu-se a todos os que quiserem ser salvos. A libertação do pecado e do pecador foi proclamada.

7- “...Pai nas tuas mãos deponho o meu espírito.” São Lucas 23:46.
Jesus morreu. A sua angustia em consequência dos pecados da humanidade quebrantou o seu coração, e provocaram a sua morte.

Nessa hora, as trevas cobriram a terra, trovões e um terramoto atemorizaram a todos. O Centurião que comandava os soldados romanos encarregues da crucifixão declarou: “Verdadeiramente, este era o Filho de Deus.” Mateus 27:54.

A multidão desce do monte Calvário tacteando no meio das trevas, lamentado e batendo no peito. Os discípulos, incluindo varias mulheres fiéis, permanecem observando à distancia. O corpo de Jesus é retirado da cruz e envolto num lençol com perfume.

Jesus foi sepultado, uma grande pedra selou a entrada da sepultura. A pedra foi selada para que ninguém a removesse e os soldados romanos ficaram de guarda dia e noite ao lado do sepulcro.

Por ser o dia de preparação para o Sábado santo, todos se retiraram enquanto o sol se ocultava no poente. “Então se retiraram as mulheres para preparar aromas e unguentos e no dia de Sábado repousaram conforme o mandamento.” Lucas 23:56.

IV- APELO
Satanás foi vencido. Estava pago o preço da culpa de todo o pecador arrependido. A porta para o céu estava agora aberta a todos os que procurassem a salvação.

Jesus sofreu tudo por vós e por mim. Jesus suou gotas de sangue no jardim, foi maltratado, esbofeteado; foi ferido quando Lhe colocaram a coroa de espinhos na cabeça, foi humilhado pela multidão possessa e levou a cruz.

O sangue correu das suas mãos, pés e cabeça do Criador deste mundo. Será que tudo isto não o comove ?

Este sacrifício foi feito por você, para salva-lo, para que tenha esperança e uma vida nova. Jesus na Sexta-feira , passou pelo sofrimento e a humilhação que você e eu deveríamos passar.

Ele e só Ele comprou a nossa salvação com o Seu próprio sangue...com o seu precioso sangue, com a sua vida. Ele tornou possível a esperança, transformou-se na nossa esperança e salvação.

Será que compreende o grande amor de Deus ? O amor gera amor. Sente o amor de Deus acima de qualquer outra coisa ? Entregue o seu coração e deixe que ele ame a Jesus e aceite-O agora mesmo. Aceite a salvação e nunca mais abandone a quem lhe oferece tanto amor.

Hoje é o dia para receber a salvação e ter uma nova vida. Entregue-lhe a vida tal como está e receberá a coroa da vida eterna.





quarta-feira, 15 de agosto de 2012

O Segredo da Oração

Alguma vez você já se perguntou o que é a oração? Será que Deus responde as nossas orações simplesmente para que não continuemos a incomodá-Lo? E por que às vezes parece que Ele não ouve nossas petições? Precisamos compreender este assunto para que a oração se torne uma arma poderosa em nossas mãos.
"E, levantando-se dali, foi para os termos de Tiro e de Sidom, e, entrando numa casa, não queria que alguém o soubesse, mas não pôde esconder-se; porque uma mulher, cuja filha tinha um espírito imundo, ouvindo falar dele, foi, e lançou-se aos seus pés. E esta mulher era grega, siro-fenícia de nação, e rogava-lhe que expulsasse de sua filha o demônio. Mas Jesus disse-lhe: Deixa primeiro saciar os filhos; porque não convém tomar o pão dos filhos e lançá-lo aos cachorrinhos. Ela, porém, respondeu e disse-lhe: Sim, Senhor; mas também os cachorrinhos comem, debaixo da mesa, as migalhas dos filhos. Então ele disse-lhe: Por essa palavra, vai; o demônio já saiu de tua filha. E, indo ela para sua casa, achou a filha deitada sobre a cama, e que o demônio já tinha saído" (Marcos 7:24-30).
Esta passagem bíblica apresenta o drama de uma pobre mãe que não sabia mais o que fazer com sua filha. A menina estava possuída por um espírito imundo. O inimigo fazia o que queria com a vida daquela jovem. Ele a conduzia por caminhos estranhos, tortuosos, escabrosos. Arruinava a sua vida lentamente, jogava por terra seus valores e princípios. A jovem era uma pobre escrava de Satanás.
Tenho a impressão de que mais de um pai carrega a tristeza de ver seu filho caminhando para a morte, como uma pobre vítima e escravo do inimigo, transitando pelo caminho das drogas, dos vícios e da incredulidade.
Esse texto mostra o drama de uma pobre mãe que não sabia mais o que fazer para ajudar a sua filha. Esta menina era vítima da possessão demoníaca.
Meus amigos, o demônio existe; é uma pessoa. Foi um príncipe no reino dos Céus, foi um anjo de luz maravilhoso, diretor dos corais celestiais. A Bíblia afirma que misteriosamente este anjo deu lugar ao egoísmo em seu coração e o egoísmo é a raiz de todos os pecados. Revoltou-se então contra Deus e tentou ocupar o lugar de Jesus, que era adorado pelo Universo inteiro. Houve uma batalha lá no Céu. Jesus e seus anjos lutaram contra o dragão, mas o dragão foi vencido, foi expulso do Céu e trouxe consigo a terça parte dos anjos.
O diabo e seus anjos são seres reais, existem, andam por aí tentando arruinar as pessoas, tomando posse das pessoas e trazendo aflição aos corações.
É preciso que entendamos este assunto de possessão demoníaca. Quando uma pessoa grita, chora, esperneia, cai no chão, é porque além de ser possuída pelo inimigo é fraca mental, física e emocionalmente. Mas é um grande erro pensar que os únicos possuídos pelo inimigo são aqueles que gritam, choram e caem no chão. Aliás, eles são poucos. A grande maioria não grita, não esperneia, não faz escândalo. A grande maioria das pessoas possuídas nem sequer percebem sua situação.
Como saber se uma pessoa é possuída pelo inimigo? É muito simples. Quando Jesus esteve nesta Terra disse: "Quem não é comigo, é contra Mim..." (Mateus 12:30).
Segundo esta declaração, se não estamos vivendo uma vida de comunhão diária e permanente com Cristo, de maneira natural passamos a ser instrumentos nas mãos do inimigo. A única maneira de não estar possuído pelo inimigo é estar possuído por Cristo. São Paulo afirma: "Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim..." (Gálatas 2:20).
Quando Cristo me possui, Ele estabelece o Seu trono em meu coração. Seu espírito santifica a minha vontade e controla a minha vida. E se eu estou sobre o controle divino, com certeza, não estou sobre o controle do inimigo.
Na vida espiritual não existe terreno neutro. Ninguém pode ficar em cima do muro. "Quem não é comigo", diz Jesus, "é contra mim". Isto é solene. O ser humano não precisa necessariamente abrir o coração ao inimigo. Não aceitar Jesus já é uma decisão em favor do diabo.
Na Bíblia achamos dois casos típicos de possessão demoníaca. A jovem do nosso texto é o caso de alguém, que além de ser possuído, é fraco mental, física e emocionalmente. Por isso o diabo a fazia estremecer e cair no chão.
Mas na Bíblia encontramos o caso de um homem que foi possuído pelo inimigo, mas não gritou, nem caiu no chão: São Pedro. Jesus olhou para ele e disse: " ... Sai de mim Satanás..." (Mateus 16:23).
Naquele momento Pedro estava fisicamente perto, mas espiritualmente longe de Jesus. Ao não pertencer a seu Senhor, naturalmente pertencia ao inimigo, mas não caiu no chão, não gritou, não fez escândalo, porque nem todos os possuídos pelo inimigo fazem escândalos. Aliás, a experiência de Pedro nos prova uma outra coisa. Minutos antes Pedro tinha feito uma declaração extraordinária e Jesus olhando para ele disse: " ... Pedro, isto não te revelou carne nem sangue mas você falou por revelação do Espírito Santo" (Mateus 16:17). Um tempo depois, Jesus olhou para esse mesmo Pedro e disse: " ... Sai de mim, Satanás..." (Mateus 16:23). O que fica bem claro é que o fato de hoje estar bem com Jesus não é garantia de que amanhã continuaremos assim.
É por isso que às vezes temos na igreja a tragédia de perder um Ministro de Deus. É por isso que às vezes temos a tragédia de perder um pastor que pregou o evangelho com força e com poder. Quando ele pregava, e levava muitas pessoas a Cristo, estava possuído pelo Espírito de Deus; vivia uma vida de comunhão com Jesus. Mas o fato de você estar hoje bem com Jesus não é garantia de que amanhã também estará. Não é, uma vez salvo, para sempre salvo. Nossa única segurança é Jesus. Temos que depender dEle diariamente.
Pedro, num momento fazia uma declaração inspirada pelo Espírito de Deus, no momento seguinte era um pobre instrumento nas mãos do inimigo. Mas o fato de um dia ter sido usado pelo inimigo, não quer dizer, também, que estivesse perdido para sempre. Porque quando percebeu sua situação e voltou os olhos para Jesus, foi novamente um instrumento nas mãos de Deus.
Que coisa maravilhosa! Os braços de Jesus sempre estão abertos esperando você. Não importa quão longe está, nem quão fundo tenha caído. Ele o levantará, o transformará e fará de você um novo homem.
Se neste momento você se sente escravizado, não precisa desesperar-se. Se perceber que está longe de Deus, da igreja, de sua família, não precisa pensar que tudo acabou. Há esperança. Jesus o ama. Ele acredita em você. Ele sempre esperou que chegasse este momento do confronto consigo mesmo.
Mas não pense que as pessoas possuídas pelo inimigo fazem sempre coisas grotescas. Eu posso fazer coisas muito boas, ser um cidadão maravilhoso, fazer até obras de caridade, obras maravilhosas, pregar o bem, ajudar as pessoas, realizar obras de filantropia, mas isso não quer dizer que eu estou possuído por Cristo e que estou servindo a Ele. Posso até falar de Jesus, posso até tremer diante do nome de Cristo.
Olhe o que Tiago diz: "Tu crês que há um só Deus; fazes bem. também os demônios o crêem e estremecem" (Tiago 2:19). Está vendo? Não basta crer em Jesus. Temos que viver uma vida de comunhão com Ele. Temos que ajustar a nossa vida aos ensinamentos divinos. Eu tenho que abrir a palavra de Deus e obedecê-la. Muito cuidado porque homens de maneiras polidas e de conduta impecável, podem não passar de pobres instrumentos nas mãos do inimigo. Não basta crer, não basta fazer as coisas boas, temos que viver uma vida diária de comunhão com Cristo.
Evidentemente a jovem de nosso texto não tinha uma vida de comunhão com Cristo e em conseqüência, era dominada pelo inimigo. Agora encontramos o quadro de uma mãe que não sabe o que fazer para libertar a sua filha. Esta mulher ouviu falar de Jesus. Era grega, de origem siro-fenícia. A religião dos gregos, era a religião do racionalismo. Os gregos não acreditavam em nada se não pudessem tocar e ver. Mas aqui estava uma pobre mulher que precisava de uma ajuda que requeria fé em algo que racionalmente parecia não ter sentido. Nenhum dos seus deuses gregos tinha poder para libertar sua filha. Por isso procurou a Jesus, mas antes, precisava aprender uma lição: a vida cristã é, de certa maneira, uma vida ilógica.
Se você quer seguir a Jesus, muitas vezes vai ser incompreendido. Sabe por quê? Porque Jesus muitas vezes faz coisas "loucas", aos olhos dos homens. Um dia Jesus tinha que alimentar uma multidão de quinze mil pessoas. Ele só tinha cinco pães e dois peixes. Com isso Ele tinha que alimentar uma multidão. Uma loucura! Mas essas coisas loucas de Deus, são sabedoria para os que crêem.
Outra vez, Ele apareceu andando sobre as águas do mar. Podia até ter aparecido num barco. Era uma loucura andar sobre as águas do mar. Mas as coisas loucas de Deus são sabedoria para os que crêem. Então não se assuste quando, ao abrir a Bíblia, encontrar um Deus que pede para você viver uma vida ilógica. Não fique com medo. Na opinião dos homens, as coisas de Deus são incompreensíveis.
Na maneira de pensar e viver daquela pobre mulher não havia lugar para a fé. Tinha aprendido a racionalizar tudo. Existem hoje pessoas morrendo por falta de Cristo, mas para acreditar nEle querem analisá-lo num laboratório. A família está se desintegrando; a vida interior está em pedaços; não têm paz; há um vazio que os consome por dentro, mas se recusam a crer em Deus porque não conseguem entendê-Lo como uma questão aritmética onde dois mais dois é igual a quatro.
Amigo, Deus é Deus. Se você pudesse entendê-lo Ele deixaria de ser Deus. Você tem que crer. A vida cristã é uma vida de confiança, de fé. Você tem que se abandonar nos braços de Jesus. Ele não falhou com ninguém. Você não será a primeira pessoa com quem Ele vai falhar. Milhares e milhares de homens tem ido a Jesus como estavam, tem acreditado no Seu poder, tem confiado nEle. E tem voltado vitoriosos. Você não será o único em cuja vida o cristianismo não dará resultado. Mas pelo caminho da lógica e do raciocínio, você não chegará a nenhum ponto. Você terá que acreditar, terá que jogar-se na escuridão sabendo que braços poderosos estarão esperando por você lá em baixo. Isso chama-se fé.
Mas como você pode ter fé se não conhecer a Jesus? Você nunca terá fé se não abrir a Palavra de Deus para saber que na história do mundo houveram homens que no momento do desespero resolveram confiar e não ficaram desapontados. Deus sempre respondeu a oração e a confiança deles.
Voltemos ao texto bíblico. Há aqui uma oração sincera. "Senhor", disse a mulher, "por favor, tira o espírito imundo que está dominando minha filha."
O que é a oração? Orar é abrir o coração a Deus, como a um amigo. Compreendeu? Orar é abrir o coração. Em Apocalipse o Senhor Jesus diz: "Eis que estou à porta, e bato: se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo" (Apocalipse 3:20).
Jesus está tocando a porta do seu coração. Neste momento Ele está batendo e é preciso que você saiba algo: Jesus é a vida. Você precisa de vida? Abra o seu coração a Jesus. Jesus é a saúde. Você precisa de saúde? Abra o coração a Jesus. Ele é a maior bênção espiritual, material, ou de qualquer outro tipo que você precise. Abra o coração a Jesus e deixe-O entrar em sua vida. Jesus é poder para converter. Você precisa que alguém em sua família seja convertido? Abra o coração a Jesus. O que está faltando em sua vida? Qual é o milagre que você está precisando?
Quando você ora, você abre o coração a Jesus, mas isto pode ir contra nosso conceito tradicional de oração, porque você talvez pensasse que orar era ajoelhar-se e dizer: "Senhor me abençoa, me abençoa, me abençoa". Mas o que Jesus está dizendo é que Ele já abençoou você, já o curou, já lhe deu o emprego que você estava procurando, já trouxe seu filho de volta, Ele já transformou o coração duro de seu marido, já reestruturou seu lar, já lhe deu o que estava pedindo. Agora Ele está à porta de seu coração querendo entrar, trazendo consigo todas as bênçãos. Você não tem que orar para pedir, você precisa orar para agradecer pelas coisas que ele já fez. Orar não é pedir, orar é abrir o coração e deixar que Jesus entre trazendo todas as suas respostas.
Este conceito de oração não deveria ser novidade para nós, está na Bíblia. Quer que eu lhe mostre? Aquela mulher chegou a Jesus dizendo:
– Senhor, tira o espírito da minha filha.
E Jesus pareceu não atendê-la; foi para o outro lado. A pobre mulher foi atrás dele:
– Senhor, tira o espírito da minha filha.
Jesus parecia não prestar atenção e a coitada mulher insistindo:
– Senhor, te peço por favor, me ajuda, liberta minha filha.
E Jesus, olhando para ela, diz:
– Não é justo que eu jogue o pão dos filhos para os cachorrinhos.
E a mulher exercita a sua fé e diz:
– Senhor, até os cachorrinhos tem direito de comer das migalhas que caem da mesa.
"Pastor" – você pode pensar – "o senhor não está sendo claro. Esta mulher não estava pedindo?" Não. Ela pensava que pedia. Jesus não respondeu sua oração no início justamente para conscientizá-la de que ela não estava pedindo. Ela estava acreditando. Se ela estivesse pedindo, teria ido embora porque Jesus não prestava atenção nela. Ele aparentemente a ofendeu, dizendo que não era justo que Ele a abençoasse. Você aceitaria que alguém o comparasse com um "cachorrinho"? Mas a mulher disse:
– Senhor, até os cachorrinhos recebem as migalhas.
Ela estava provando que acreditava no poder transformador de Jesus, e quando o Senhor Jesus viu a fé dela disse:
– Por essa palavra, vai; o demônio já saiu de tua filha.
Meu amigo, quando a mulher estava ajoelhada clamando:
– Senhor liberta minha filha.
Jesus já tinha libertado sua filha a muito tempo, e tudo que faltava para a bênção se materializar era ela crer. Quando ela provou que acreditava, Jesus disse:
– Basta, agora volte para casa. Sua filha já está livre a muito tempo.
O texto bíblico diz que quando a mulher entrou em casa, sua filha estava ali deitada na cama e feliz.
Compreendeu essa maravilhosa mensagem? Então me responda: seu filho está fora da igreja a muito tempo? Você tem orado e chorado por ele? Tem suplicado e pedido, mas parece que nada acontece? Comece hoje a acreditar que a bênção já lhe foi concedida. Feche os olhos; imagine seu filho pregando na igreja, imagine-o cantando, sendo um diretor de jovens. Não fique pensando que Deus responde a oração de todo mundo, menos a sua. Feche os olhos e sonhe, sonhe com a resposta de Deus.
Qual é a resposta que você precisa em sua vida? Feche os olhos; veja a bênção em suas mãos. Acredite na resposta divina, e aceite-a como Deus a dá e não como você gostaria de recebê-la.

QUERO TER JESUS NA MINHA VIDA
Letra: Valdecir Lima
Música: Lineu Soares

Quero ter Jesus na minha vida
para que meus atos sejam puros.
Quero ter o amor que vem de Cristo
a guiar meus passos inseguros.

Só Jesus mostrou com Sua vida
que Ele tem poder e amor pra dar,
nosso ser depende da Sua graça,
com Jesus vivemos para amar.
Nosso ser depende da Sua graça,
com Jesus vivemos para amar.

Quero ter Jesus na minha vida
como um Pai, guiando os meus passos.
Quero a paz que vem da liberdade,
que encontro apenas em Seus braços.

Nosso ser depende da Sua graça,
com Jesus vivemos para amar.
Quero ter Jesus na minha vida.
Gravado por Sonete no EELP 0194 do Ministério "Está Escrito
ORAÇÃO
Alejandro Bullón

A NECESSIDADE DE JESUS

I: INTRODUÇÃO

Acontecimentos marcantes que antecederam a semana da paixão e que criaram dois tipos de expectativas nas pessoas em relação a Jesus: O amor e o ódio. As pessoas comuns e os seus seguidores desejaram coroá-lo como o seu Rei. Os líderes judeus fortalecem o desejo de matá-Lo.

1 - Acontecimentos que motivaram o amor e o ódio: Jesus afirmou ser o Filho de Deus ou seja o Cristo, razão pela qual os líderes judeus quiseram matá-lo. Jesus sai Judeia, evitando a fúria dos seus seguidores e vai a Betânia. Para ressuscitar Lázaro.

Vai com os discípulos participar na festa da Páscoa. Em Jericó cura o cego Bartimeu e salva Zaqueu e a sua família. Participou no banquete oferecido por Simão, o leproso. Marcos14:3.

Neste banquete, permite que Maria, irmã de Marta e Lázaro ungissem os Seus pés com um raro perfume de nardo puro. O vaso de alabastro custou mais de trezentos denários. (um denário equivalia ao salário de um dia de trabalho). Aquela mulher “amou muito porque muito foi perdoada”, Marc. 14:3-9.

Os Judeus planeiam matar Lázaro, recém ressuscitado. (Ressuscitar é para ascender: subir ao céu; Ressuscitar é para continuar a viver), Ele era uma prova viva do poder e da divindade de Cristo. S. João 12:9-11

Neste clima de amor e ódio, começaram os acontecimentos da Semana Santa da Paixão de Cristo. Desde o início da semana, Jesus era o centro das atenções.

Jesus despertou o ódio dos líderes da época, e amor e esperança naqueles que tinham a vida marcada pelo sofrimento e a escravidão.

II - ACONTECIMENTOS OCORRIDOS NO DOMINGO

1. – Jesus é aclamado Rei. S. João 12:12-19

Cumpriu-se o que o profeta Zacarias disse 500 anos antes: “Alegra-te muito ó filha de Sião; exulta ó filha de Jerusalém; eis que o teu Rei virá a ti, justo e Salvador, pobre e montado sobre um jumento, sobre um asninho, filho de jumenta”. Zac. 9:9

Jesus aceitou a homenagem que nunca antes tinha permitido. Porque será que Jesus permitiu que ocorresse aquele ambiente festivo e de louvor em relação à sua pessoa? Porque Ele queria que ao se iniciar a semana, a atenção de todos fosse chamada para o sacrifício que iria acontecer. Ele, o Deus unigénito, o verdadeiro Cordeiro Pascal, morreria e todo o mundo precisava sabê-lo.

O cortejo nunca antes visto, era conduzido por aqueles que haviam sido curados por Ele. Cegos que agora viam, abriam caminho para o cortejo. Mudos, agora entoavam os mais maravilhosos louvores. Saltavam de alegria os coxos que por Ele foram curados. Viúvas, órfãos, ex-leprosos e muitas outras pessoas que haviam sido por Ele curadas, exaltavam o nome de Jesus. Lázaro conduzia o animal em que Jesus montava. O povo estava convencido que se aproximava a hora da sua libertação política do jugo romano.

Milhares dos que vieram festejar a Páscoa saem ao encontro de Jesus. Mantos, ramos de oliveira e de palma foram estendidos como tapetes ao longo do caminho.

Os fariseus, entretanto, ardiam de ciúmes em seus corações e querendo deitar por terra os sentimentos do povo, disseram a Jesus: “ Mestre, repreende os teus discípulos”. Jesus lhes respondeu: “Digo-vos que se estes se calarem, as próprias pedras falarão.”
Alarmados, os líderes judeus diziam: “Vede que...toda a gente vai após Ele.” João 12:19

III. TODOS ÍAM APÓS ELE

1. Jesus é Aclamado Rei

Quando o cortejo continuou imperturbável em direcção à porta oriental da cidade, a multidão clamava: “Hosana, bendito o que vem em nome do Senhor; Bendito o reino do nosso Pai Davi, que vem em nome do Senhor; Hosana nas alturas !” Mar. 11:9,10

Ao entrar Jesus em Jerusalém, toda a cidade se comoveu querendo saber quem era Jesus. Quem é este ? Perguntavam todos. Todos puderam saber que era o Messias, o Salvador do mundo.


2. Quem era Jesus para eles naquele momento?

Para aquelas pessoas Jesus era a resposta para o sofrimento, para a dor, para a injustiça. Para eles Jesus era a resposta para a sua escravatura. Para eles Jesus era o Rei que podia dar liberdade, alegria paz e segurança. Jesus era aquele que podia oferecer uma vida sem fome, sem enfermidade e sem sofrimento. Jesus era a garantia de uma nova vida !

IV. HOJE, O MUNDO VAI APÓS QUEM ?

1. A quem Buscamos Hoje?

Hoje, o ser humano não sabe a quem está buscando. Há muitos que não sabem a quem seguir... Vivemos num mundo confuso, cheio de teorias e respostas para a aflição humana. Muitos estão vivendo em prazeres, embriagando-se para chegar ao vazio interior de suas vidas, e para encontrarem paz, segurança e obterem esperança.
Que diz a Bíblia ?
Onde está a esperança ?
Onde está a resposta ?
... Observemos o que dizem as Sagradas Escrituras.

2. A Resposta que procuramos ...

“E em nenhum outro há salvação; porque também, debaixo do céu, nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devemos ser salvos.” Heb. 4:12

Jesus é a nossa única esperança

Jesus é a resposta para a paz mental que você tanto anseia. Jesus é quem o liberta dos pecados, dos vícios e misérias desta vida. Jesus Cristo é a solução para seus problemas;
É Ele quem pode transformar sua vida; Ele pode restaurar completamente sua vida.

Jesus é o Rei do universo, por isso Ele tem poder. Se Ele também é o seu Rei, sua vida mudará agora mesmo. Ele criou-nos, por isso Ele conhece nossas necessidades.
Ele veio morrer em nosso lugar, por isso pode tirar o peso da culpa que carregamos no mais íntimo de nosso ser. Ele é nosso Salvador, é médico dos médicos, é a solução e a liberdade que buscamos. É aquele que virá em breve para nos dar vida eterna; é nossa esperança de uma nova vida.

V. APELO
- Ainda hoje a maioria dos homens desprezam Jesus Cristo, o
Criador e Salvador.
- Ainda hoje querem anular a sua influência salvadora, com vãs filosofias.
- Ainda hoje continuam angustiados sem entender o verdadeiro sentido da vida.
- Muitos ainda não conhecem a Jesus como a solução para todos os problemas.

- Agora, você tem uma oportunidade especial!...a de fazer de Jesus o Rei de sua vida. Jesus disse: “Vinde a mim todos os que estais cansados e oprimidos e eu vos aliviarei.” Mat. 11:28

Ao ir a Jesus, a sua vida vai mudar. Ele promete: “Nada vos faltará.” Salmo 23:1; “Eu vos aliviarei.” Mat. 11:28;
“Minha paz vos deixo.” S. João 14:27; “Estarás comigo no Paraíso.” Lucas. 23:43; “Virei outra vez... para que onde eu estiver, estejais vós também.” S. João 14:3

Aceite-o agora como seu Salvador pessoal.
Coloque a sua vida, os seus problemas e angústias nas mãos de Deus.
Não se esqueça ... ainda existe uma esperança; esta é Jesus!
Vou orar por sua decisão de buscar e olhar a Jesus como a única esperança para uma nova vida. (oração)

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

O BATISMO POR IMERSÃO

PRECE: Senhor Deus nós nos achegamos a Ti, nosso compassivo Redentor; e rogamos-Te, por amor de Cristo, por amor do Teu próprio Filho. Nosso Pai, que manifestes o Teu poder entre os que se achegam a Ti. Precisamos de sabedoria; precisamos da verdade; precisamos que o Espírito Santo esteja connosco, esta noite e sempre. Por Jesus. Amém.

Uma multidão está reunida nas margens do Jordão. Vieram de toda a Palestina para ouvir um jovem pregador. O seu nome: João. Não sabemos muito sobre a sua meninice, adolescência e juventude. O Evangelho do apóstolo João diz: “Houve um homem enviado de Deus, cujo o nome era João.” João 1:6

Enviado por Deus para realizar uma grande missão. Pregar nas margens do Jordão – posso imaginar-me no meio daquela multidão – João a dirigir um apelo que vai directo ao coração de cada pessoa presente. Ele diz: “Hoje, pergunto se há alguém nesta multidão, alguém que deseje entregar a sua vida como um presente a Deus?” E ele continua no seu apelo: “Todos quantos desejam manifestar o seu desejo de seguir a vontade de Deus, avancem. Venham para junto de mim todos os que desejam ser baptizados!”

De repente, alguém que está afastado da multidão, começa a andar. Tem um andar calmo mas decidido. Avança e fica entre a multidão e o pregador. Encontra-se agora face a face. João o Baptista, reconhece-o imediatamente. É o seu primo, chama-se Jesus. Jesus, o Salvador prometido! O Salvador do mundo. João que tinha feito o apelo para o baptismo, recusa-se e diz: “Sou eu que preciso de ser baptizado por Ti, e vens Tu a mim?” Mateus 3:14

Sem hesitar Jesus responde: “Deixa por agora, pois assim nos convém cumprir toda a justiça.” Juntos descem à água do rio Jordão e a Bíblia continua: “Então João não resistiu mais. Assim que Jesus foi baptizado, saiu logo da água.” Mateus 3:15,16

Olhando para esta cena verdadeira, eu penso que Jesus realmente queria ser baptizado. Jesus não teve vergonha de manifestar publicamente o Seu desejo de seguir a Deus. E na continuação do que se passou no baptismo de Jesus, vem à minha memória o que Jesus disse: “Deixa por agora, pois assim nos convém cumprir toda a justiça.” E eu compreendo o que Jesus queria dizer com estas palavras: “João, para que Eu possa em tudo fazer a vontade de Deus, é necessário que Eu seja baptizado.” E é o que nós lemos em I Pedro 2:21: “Para isto fostes chamados, porque também Cristo padeceu por vós, deixando-vos o exemplo, para que sigais as suas pisadas.”

É isto que chama a minha atenção: devemos seguir as Suas pisadas, o Seu exemplo. Vocês e eu devemos seguir Jesus passo a passo e os Seus passos conduzem-nos às águas do baptismo.

A importância do baptismo é descrita de uma forma breve pelo mesmo apóstolo Pedro: “Que também agora, por uma verdadeira figura – o baptismo – vos salva…” I Pedro 3:21 É realçado nesta passagem da Santa Escritura, que o baptismo nos salva. A questão que devemos colocar a nós próprios, é esta: é o baptismo necessário à salvação?

Quando Jesus andava na Terra, declarou: “Em verdade, em verdade, te digo que quem não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.” João 3:5

Nós devemos nascer da água se realmente queremos entrar no Reino de Deus. Será que isto significa que o baptismo tem qualquer coisa de mágico? Não. Será que a água tem algumas propriedades especiais? Não. Então por que razão Jesus disse que devemos nascer da água?

Em Mateus 28:19,20 lemos: “Portanto, ide e fazei discípulos de todos os povos, baptizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado. E certamente estou convosco todos os dias, até à consumação do mundo.” Ou seja, vivereis a paz. Eu sou o Príncipe da Paz.

A palavra “baptizar” tem origem no grego “baptizein” que significa “imergir”. O que significa que quando Jesus Se aproximou da margem do Jordão e pediu a João para ser baptizado, o Senhor disse: “João quero ser imergido, mergulhado na água.” Foi exactamente isto que Jesus pediu. E a Bíblia diz que João o colocou por instantes debaixo de água, ou o imergiu. É isto que se passou e é isto que significa a palavra baptizar. E é a ordem que Jesus dá aos Seus discípulos de irem a todo o lugar e em todos os tempos até que Ele volte em glória.
Um dia, um rapazinho que voltava da escola dominical, assim que chegou a casa disse ao pai:

– Paizinho, sabe o que é que eu hoje aprendi?

– Não, diz-me!

– Papá, falámos sobre o baptismo, e aprendi que a Bíblia diz que a verdadeira forma de baptizar é ser colocado completamente dentro da água e retirado em seguida. O baptismo é como um enterro.

Foi buscar a Bíblia da família e leu em Romanos 6:3,4: “Ou não sabeis que todos quantos fomos baptizados em Cristo Jesus fomos baptizados na Sua morte? De sorte que fomos sepultados com Ele pelo baptismo na morte, para que, como Cristo ressurgiu dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida.”

– Sabes, paizinho – disse o rapazinho – o baptismo é como um enterro. Morremos para o pecado, enterra-se o pecador na água. É isto que quer dizer baptismo.

– Não é preciso mergulhar a pessoa dentro da água – disse o pai – basta a aspersão de algumas gotas de água. Um método vale tanto como o outro. Um e outro são baptismo.

– Não, não! – protestou o rapaz – Não pode ser assim. Olha aqui paizinho. A Bíblia diz que é como um enterro. Tu tens de estar debaixo da terra para ser enterrado.

– Isso não tem importância... – Com isto o pai terminou a conversa.

– Não se fala mais nisso, ouviste? E fixa bem na tua cabeça, não há diferença!

Tinham andado para fora de casa e encontraram a galinha com a sua ninhada. O menino olhou os pintainhos e viu que um estava morto. O pai ordenou:

– Enterra-o atrás do palheiro.

O menino apanhou o pintainho e afastou-se. Colocou o pintainho no chão, apanhou um punhado de terra, atirou-a para cima do cadáver da pequena ave e voltou para casa. Duas horas mais tarde, o pai passou perto do palheiro e viu o pintainho morto. Foi falar com o filho e disse:

– Creio que te disse para enterrares o pintainho. Por que razão não obedeceste?

– Papá – disse o rapazinho com um ar inocente – eu obedeci-te. Eu enterrei-o à tua maneira.

Alguns grãos de areia não enterram nada, da mesma maneira que algumas gotas de água não constituem baptismo. A Bíblia diz que o baptismo deve ser enterro. Nós morremos para o pecado. A pessoa que vivia sem Cristo vive agora uma nova vida. Vida orientada e em sintonia com Aquele que dá as bênçãos preciosas da saúde e da vida.

Depois de termos visto a importância que Jesus concede ao baptismo, devemos consagrar alguns instantes a compreender o significado desta instituição. Tudo o que Jesus nos deu e tudo o que Ele disse tem um sentido, e é este sentido profundo em termos espirituais e simbólicos que dão importância a este sacramento. A esta aliança!

A Irlanda do Norte carrega um fardo pesado. Séculos de ódio passado de pai para filho, de mãe para filha, têm gerado um enorme peso que esmaga protestantes e católicos em violentas confrontações. Seria difícil imaginar que nesse lugar surgisse um dos maiores amores da História. Ali, em Belfast, depois de mais um confronto entre os chamados Protestantes e Católicos um notável amor desabrochou das cinzas. A família de Ian era pobre, mas era gente trabalhadora, poupada e muito crente. A mãe de Ian tinha orgulho no seu marido e nos seus filhos. Era uma excelente dona de casa, para ela era muito importante que a sua família comesse o melhor. Era conhecida pelas vizinhas por fazer o melhor pão integral da região. Ian era o filho mais velho, estudioso e aplicado. Terminou os seus estudos e trabalhava agora no sector de produção de uma grande fábrica. No dia em que completou vinte e dois anos, Ian regressava a casa quando um terrorista mudou a sua vida por completo. Uma bomba lançada de um carro a alta velocidade provocou uma terrível explosão. Ian ficou gravemente ferido e foi levado para o hospital. Os médicos conseguiram salvar-lhe a vida, mas não puderam salvar-lhe a vista. Ficou cego! Durante quatro meses mal pronunciava uma palavra, comia pouco e vivia angustiado e triste. Uma enfermeira no hospital em Belfast conseguiu acender no seu coração uma chama de esperança. Bridget, estudou enfermagem num famoso hospital londrino e agora era enfermeira em Belfast. Ela sentiu pena daquele jovem que estava totalmente perdido na escuridão da sua cegueira. Alguma coisa no tom da sua voz, no seu riso suave, começou a retirar Ian da depressão. Bridget demonstrava confiança quando falava do amor de Jesus Cristo. Não demorou muito para os dois compreenderem que possuíam um laço em comum: a fé. Ian começou a perceber a diferença entre o som dos passos de Bridget e das outras pessoas. Ele ansiava pelos momentos em que podia ouvir a voz de Bridget.
Quando regressou a casa, começaram os difíceis meses de reabilitação. Aprendeu Braille e continuou a receber as visitas da sua amada enfermeira.

Eles eram felizes e começaram a experimentar a profunda paz e alegria daqueles que se pertencem. Queriam casar-se mas as suas famílias receberam a notícia com revolta e ameaças.

Ian vinha de uma família protestante e Bridget de uma família católica, e na Irlanda do Norte, isso significa que os dois estavam destinados a serem adversários implacáveis. Séculos de sangue estavam entre eles. O pai de Ian jurou:

– Enquanto eu for vivo não te casarás com ela!

Ian voltou à sua profunda escuridão e a sua família felicitou-o por ter tomado a decisão certa. A continuação da velha animosidade parecia a salvo novamente. Bridget, por seu lado, continuou a trabalhar. Os seus pais e colegas diziam: “Tu escapaste do inferno na terra”.

Os terríveis bombardeamentos continuavam de quando em vez em Belfast e Ian e Bridget continuavam separados. Um dia, Bridget quase perdeu a sua vida. Ian soube do acidente e correu para o lado dela. Foi então que perceberam que não suportariam a ideia de se perder um ao outro e recomeçaram o seu romance de amor.

As famílias resistiram de todas as formas. Tiveram uma discussão que resultou em insultos e tremendas ameaças, mas no meio de tudo aquilo, Bridget tomou a mão de Ian e os dois afastaram-se para sempre daquele ódio.

Depois de terem estado tão perto de se perder um ao outro, eles casaram. Ian e Bridget tiveram coragem de dar o grande passo, a grande declaração de amor, o grande compromisso – o casamento!

A história de Ian e Bridget fala-nos sobre o tipo de compromisso de que o nosso mundo precisa desesperadamente.

Vivemos numa época em que tudo parece descartável, ou seja, usar e lançar fora. Parece haver mais divórcios que casamentos. Assisti-mos a uma geração que cresce no meio dos destroços de lares esfacelados. Compromissos de fidelidade transformam-se numa união condicional.

Poucos conseguem superar a ira e a hostilidade como Bridget e Ian fizeram. Mas creio que devemos colocar o amor e a fidelidade a Deus em primeiro lugar, senão tudo se desmorona ao nosso redor. Devemos conhecer qual é o maior compromisso, e se já o fizemos! Há jovens que casam num momento de arrebatamento, de paixão, e passado pouco tempo divorciam-se, porque não era amor. Portanto, o casamento não foi um compromisso sagrado! Será que fizemos o justo e verdadeiro compromisso com Deus? Uma coisa é certa, o baptismo para Deus é uma aliança, um pacto ou instituição como o matrimónio.

É isso que diz a Bíblia: "Porque o teu Criador é o teu marido; o Senhor dos Exércitos é o seu nome; e o Santo de Israel é o teu Redentor: Ele será chamado o Deus de toda a Terra." Isaías 54:5

O profeta chama o Deus de toda a terra, o marido e Redentor. Aquele que vem redimir, salvar a humanidade, está pronto para Se tornar marido. Está disposto a fazer esse tipo de compromisso.

Em todo o Velho Testamento Deus compromete-Se em termos de um pacto, na promessa sagrada. Ele compromete-Se com Israel repetidas vezes; Ele cuidará de Israel e o protegerá trazendo real paz e abundância. Sim, o Deus Todo-Poderoso é um marido! O Deus do Céu é fiel e quer um povo fiel. Deus chama ao Seu povo a “Sua esposa”. Que coisa tão linda, que amor precioso!

No Novo Testamento, este compromisso é ainda mais brilhante na pessoa do Filho de Deus – Jesus Cristo, que Se deu completamente pelos nossos pecados. Ele está pronto para fazer a parte de marido fiel. Vemos isso na carta de Paulo aos Efésios: SLIDE 0024 "Porque ninguém jamais odiou a sua própria carne, antes a alimenta e cuida dela, como também Cristo o faz com a igreja; porque somos membros do seu corpo. Eis porque deixará o homem a seu pai e a sua mãe e se unirá a sua mulher, e se tornarão os dois uma só carne. Grande é este mistério, mas eu me refiro a Cristo e à Igreja." Efésios 5:29-32

Que coisa maravilhosa, amigo! Aquele que nos redime está pronto a ser um marido fiel, pronto a cumprir as suas preciosas promessas!

Portanto, de que maneira nos tornamos parte da promessa feita por Deus? Aceitando-O como Redentor. Pela fé entramos num relacionamento com Ele e fazemos uma declaração pública; o verdadeiro baptismo cristão.

O baptismo significa que nos identificamos totalmente com Cristo. Morremos com Ele: somos enterrados com Ele e somos ressuscitados com Ele para uma nova vida. No baptismo dizemos perante os outros que daqui para frente damos a nossa vida completamente a Cristo, seremos fiéis.

Creio que podemos ver o significado do baptismo reflectido na história de Ian e Bridget. Lembram-se que a grande viragem, o grande compromisso, aconteceu quando Bridget teve um grave acidente. Vou contar o que aconteceu:

Um dia quando Ian estava sozinho, a lamentar a perda da única pessoa que amou, ouviu bater à porta da frente. Alguém gritava:

– Ian, Ian, vem depressa!

Ele reconheceu a voz de Mary, a irmã de Bridget. Ian levantou-se e correu. Tropeçava nas cadeiras, mas finalmente abriu a porta.

– Bridget foi atingida por uma bomba e está muito mal – disse Mary - Ela chama por ti. Vem Ian! No nome de Deus, por favor, vem!

Ian não podia ver sem os seus olhos, mas saiu imediatamente. Nem sequer se lembrou de fechar a porta. Agarrou a mão de Mary. Ela levou-o aos tropeções e a chorar pelas ruas cheias de buracos causados pelas bombas. Uma bomba tinha destruído o restaurante onde Bridget estava a jantar com três enfermeiras. As três colegas conseguiram sair, mas Bridget ficou com as pernas presas nos destroços. O incêndio alastrava rápido na sua direcção. As pessoas podiam ouvir os gritos de Bridget, mas ninguém conseguiu chegar até ao lugar onde ela estava presa. Bombeiros com equipamento especial estavam a caminho. Mas será que chegariam a tempo?

Ian, ao chegar ali, não viu nada, sentiu o calor e ouviu os gritos da sua amada. Sem hesitar, entrou nos destroços quentes e fumegantes. Um polícia gritou:

– Não pode entrar aí!
Mas Ian respondeu:
– Ela é minha namorada!
– Não sejas tonto! – insistia o polícia – no meio do fumo e do escuro não vês um palmo à frente dos olhos!
Ian virou-se rápido na direcção do homem e gritou:
– Que diferença pode fazer a escuridão para um cego?
Ele entrou naquele inferno escuro. Movimentava-se na direcção dos gritos de Bridget com a habilidade especial e o instinto que os cegos desenvolvem, com o sentimento do amor!
– Estou aqui, Bridget. Eu vou salvar-te – dizia com um sentimento que lhe dominava a voz.
Quando a encontrou, colocou delicadamente a cabeça dela nos seus braços e a beijou.
– Ian – disse ela confiante.

E perdeu a consciência. Ian continuou a segurar aquela que o seu coração amava, enquanto aguardava por ajuda. Ele sentia o calor do fogo, mas continuava a protegê-la com o seu próprio corpo.

Os bombeiros abriram caminho através dos escombros e retiraram-na com vida. O que Ian não sabia, pois não podia ver, é que um dos lados do rosto encantador de Bridget tinha uma ferida profunda em consequência duma queimadura. Com o tempo ela recuperou dos ferimentos.

Foi submetida a uma cirurgia plástica, mas o rosto ficou marcado para sempre. Isso não lhe importava. Um dia a brincar disse:

– O único homem que eu amo não repara nestas coisas, por isso não há problema!

Amigos, há dois mil anos, perto da cidade de Jerusalém, Jesus entrou num incêndio por nós. Estávamos presos, sem esperança, no pecado e no engano. Estávamos afastados de Deus, mas Jesus entrou no fogo do julgamento, no fogo da ira, para que pudéssemos escapar. Ele tomou sobre Si as nossas limitações e fraquezas. Ele mal podia com a cruz, mas nela deu a vida por nós.

Mas abriu caminho através do fogo até chegar a nós. Encontrou-nos, tomou-nos nos Seus braços e permaneceu na cruz até a Sua missão estar cumprida; até poder dizer "está consumado".

Ele permaneceu no incêndio até nos resgatar. Ele não desceu da cruz, apesar dos ataques dos Seus inimigos, apesar dos pecados O separarem do Pai. Ele não desceu da cruz!

Os Seus discípulos e amigos desistiram. Jesus permaneceu no fogo revelando o género de amor que habita o Seu coração. O Seu compromisso é fiel.

Amigos, este é o compromisso que vale tudo. Temos que responder; essa é a finalidade do baptismo. Não é apenas fazer promessas, é a nossa resposta à maravilhosa promessa de Cristo. É dizer "sim" à Sua fidelidade, é desejar tomar parte dela. O baptismo é uma declaração pública do nosso compromisso, uma declaração pública de nossa fé; e isso é algo sólido que nos permite crescer na paz interior, paz espiritual, paz que vem da certeza que fizemos o compromisso para a vida eterna com Jesus.

Acredita sinceramente em Jesus? Ele é a resposta para as suas interrogações? Então diga-me: deseja dar o grande passo do baptismo? Quem sabe se ainda não foi baptizado porque considera desnecessário. Talvez diga: "eu já acredito em Jesus, Ele salvou-me, tenho fé na graça de Jesus, fui baptizado(a) quando era bebé!"

Há um lugar para si na família de Deus. O Senhor Jesus está a convidá-lo a fazer parte do Seu povo e a declarar publicamente o seu amor por Ele.

Se ainda não foi baptizado no baptismo bíblico, hoje Deus abriu os seus olhos e Ele volta a abrir os braços para recebê-lo, como fez na cruz. Corra para os braços de Jesus e diga: "Senhor, chegou a hora, entrego-Te a minha vida. A partir de hoje quero pertencer à Tua igreja nesta Terra".

Apelo de todo o meu coração a que faça o seu compromisso com Jesus Cristo.

Ele deseja que todos os que ainda não o fizeram digam: “Sim, Senhor, eu quero seguir-Te até às águas do baptismo.” Há um perigo muito grande que é adiar esta decisão para mais tarde. A cada um esta noite, chega o convite de Cristo: SLIDE 0032 “VEM e faz aliança comigo. Eu serei fiel. Fui à cruz e irei contigo se necessário ao vale da sombra da morte, mas estarei lá para te salvar.”

Se tem feridas na alma, Ele perdoa. Venha a Jesus agora. Agora é o momento. Onde estiver, tome a decisão mais importante da sua vida: aceite o baptismo de Jesus! E então Ele pode perdoar todos os pecados! Avance ao encontro de Jesus, como Ele avançou ao encontro de João para ser baptizado!
Pr. José Carlos Costa


TEMA: TAL QUAL ESTOU
Débora

Tal qual estou eu venho a Ti,
Aceita-me, Senhor Jesus.
Quero andar p’ra sempre em Tua luz,
Com fé, Senhor, eu me achego a Ti.
Tal qual estou eu venho a Ti.
Desejo aceitar o Teu perdão.
Toma a minha vida em Tua mão,