sexta-feira, 17 de agosto de 2012

SALVAÇÃO ATRAVÉS DA CRUZ

Jesus foi então levado por seus inimigos perante. A noite no Sinédrio com a minoria dos seus membros, enviaram Jesus para a prisão, esta reunião terminou depois da meia-noite. Aconteceu os maus tratos, a ironia e o escárnio, Jesus e os seus carrascos permaneceram acordados até de madrugada.

a Pilatos, qual não encontrou razões para que fosse condenado, por essa razão O enviou a Herodes, governador da Galileia. Depois de interrogado foi mandado açoitar, unicamente para satisfazer a turba, na verdade não encontrou nenhuma razão de culpa em Jesus.

Novamente levado ao palácio de Pilatos, foi julgado em última instancia, Pilatos pronuncia a sentença e lava as mãos para se derresponsabilizar da sentença acerca de Jesus.

De seguida é de novo açoitado e apresentado à multidão para que escolha a quem devem libertar: Jesus ou Barrabás. Escolheram soltar o ladrão e assassino e pediram a crucifixão de Jesus.

Ao meio dia, depois de levar a pesada cruz na qual seria crucificado juntamente com mais 2 ladrões. Chegou finalmente ao Golgota onde foi crucificado. No meio da multidão que O acompanhava, estavam também os seus discípulos a sua mãe e os seus amigos.

Na cruz, no meio do sofrimento, Jesus pronunciou algumas frases e ouviu muita troça e acusações. Às três hora da tarde exclamou em alta voz: “Está consumado.” E morreu.

Trevas, trovões e terramoto assustaram a todos quantos ali estavam, principalmente os líderes religiosos que O prenderam e acusaram injustamente. Atemorizados pensaram que tinha chegado para eles o momento da justa retribuição.

Nicodemos e José de Arimateia, membros do Sinédrio e discípulos de Jesus providenciaram a sepultura do Senhor num sepulcro novo, num jardim perto do monte do Calvário.

O dia mais negro da humanidade, transformou-se no dia mais importante da história do universo. O criador resgatou as suas criaturas, morrendo por elas, dando a maior e mais cabal prova de amor como nunca antes fora visto.

O mundo estava salvo ! Na cruz ficou provado que ainda existe uma esperança.

II- SEXTA-FEIRA, DIA DA PAIXÃO DE CRISTO.

Alguns acontecimentos foram marcantes naquela Sexta-feira. Nela muitas pessoas pertencendo a todas as camadas sociais selaram o seu destino eterno com aquele triste acontecimento.

1- Anás e Caifáz: Tudo fizeram para condenar o Filho de Deus e perderam-se.

2- Judas: Desesperado na sequência da traição enforcou-se.


3- Pedro: Chorou amargamente por ter negado a Jesus, aceitou sinceramente a Cristo como seu Senhor.
4- Pilatos: Furtou-se à decisão pela vida, lavou as mãos quando podia ter lavado o coração, com isso perdeu a oportunidade da sua vida.

5- Barrabás: Recebeu vida e liberdade porque Jesus foi condenado no seu lugar, nele cumpriu-se o plano que Deus tem preparado para cada um de nós: Liberdade do pecado e vida eterna através da morte de Cristo, mas ele não aproveitou esta parte, a mais importante.


6- O dois ladrões ao lado de Cristo na cruz: Um resgatado e salvo no ultimo momento da sua vida. O segundo por insensibilidade à proximidade do Salvador, perdeu-se.

III-CRUCIFIXÃO, MORTE E SUPULTAMENTO

“Quando chegaram ao lugar chamado Caveira, ali o crucificaram, com dois malfeitores, um à sua direita e o outro à sua esquerda.” Lucas 23:33.

Era meia noite. Tiraram-lhe as roupas. Deitaram-No sobre a cruz, cravaram as suas mãos e os seus pés sobre o tosco madeiro e levantaram a cruz, enterrando-a com violência no fundo do buraco. Esta acção cruel fez com que as mãos e os pés com o peso do seu corpo moribundo fossem terrivelmente feridos e rasgados, o sangue jorrava.

No alto da cruz colocaram um letreiro acusador: “ESTE É JESUS, O REI DOS JUDEUS”, Mateus 27:37. ao pé da cruz, os soldados dividiram entre si as roupas do amado Senhor.

Jesus, na cruz tem uma respiração difícil. A incómoda posição na que está impede-O de fazer qualquer movimento na tentativa de encher os pulmões. As cambras nos braços e nas pernas causam-lhe muita dor, é obrigado a gemer. O seu sangue corre gota a gota, saindo de várias partes do corpo, da cabeça, dos lábios, a face, as mãos os pés, todo o corpo está ferido, todo o corpo é uma nascente, o sangue vem da Fonte.

Jesus não quer beber a mistura que os soldados preparavam para suavizar o sofrimento do condenado, o Senhor precisa pensar e pensar de forma lúcida. A multidão continua a escarnecer e a dizer: “Se tu es o Filho de Deus, desce da cruz.”

De seguida apresentaremos as sete palavras pronunciadas por Jesus Cristo na cruz.

1- “Pai perdoa-lhes porque não sabem o que fazem. São Lucas 23:34.

Poucas semanas mais tarde, Pedro pregou em Jerusalém e acusou directamente os seus ouvintes de terem participado na crucifixão de Jesus e eles perguntaram: “Varões irmãos que faremos ?” Pedro responde: “Arrependei-vos e cada um de vós seja baptizado no nome de Jesus Cristo para perdão dos vossos pecados.” Actos 2:38

2- “Em verdade te digo hoje, que estarás comigo no paraíso.” São Lucas 23:43

3- “...mulher, eis ai o teu filho.” – “...eis aí a tua mãe.” João 19:26,27. Em meio do sofrimento conforta e ajudar a sua mãe viuva. Daí por diante o apóstolo João passou a proteger e cuidar de Maria.

4- “...Deus meu, Deus meu, porque me abandonaste ?” São Mateus 27:46.

Todo o pecado da humanidade passou para Cristo, e a presença do Pai ocultou-se. Esta foi a parte mais difícil que Jesus teve de suportar, o coração quebrantou-se, pela primeira vez deixou de ter intimidade com o Pai.

5- “Tenho sede” São João 19:28.
A natureza do Filho de Deus sente as mesmas necessidades que todos os homens, Ele fez-Se como um de nós para oferecer-nos o dom da salvação.

6- “...Está Consumado” São João 19:30
Com estas palavras o Senhor completa o plano da redenção, O Cordeiro de Deus é imolado como o único sacrifício completo a favor do pecador. A porta abriu-se a todos os que quiserem ser salvos. A libertação do pecado e do pecador foi proclamada.

7- “...Pai nas tuas mãos deponho o meu espírito.” São Lucas 23:46.
Jesus morreu. A sua angustia em consequência dos pecados da humanidade quebrantou o seu coração, e provocaram a sua morte.

Nessa hora, as trevas cobriram a terra, trovões e um terramoto atemorizaram a todos. O Centurião que comandava os soldados romanos encarregues da crucifixão declarou: “Verdadeiramente, este era o Filho de Deus.” Mateus 27:54.

A multidão desce do monte Calvário tacteando no meio das trevas, lamentado e batendo no peito. Os discípulos, incluindo varias mulheres fiéis, permanecem observando à distancia. O corpo de Jesus é retirado da cruz e envolto num lençol com perfume.

Jesus foi sepultado, uma grande pedra selou a entrada da sepultura. A pedra foi selada para que ninguém a removesse e os soldados romanos ficaram de guarda dia e noite ao lado do sepulcro.

Por ser o dia de preparação para o Sábado santo, todos se retiraram enquanto o sol se ocultava no poente. “Então se retiraram as mulheres para preparar aromas e unguentos e no dia de Sábado repousaram conforme o mandamento.” Lucas 23:56.

IV- APELO
Satanás foi vencido. Estava pago o preço da culpa de todo o pecador arrependido. A porta para o céu estava agora aberta a todos os que procurassem a salvação.

Jesus sofreu tudo por vós e por mim. Jesus suou gotas de sangue no jardim, foi maltratado, esbofeteado; foi ferido quando Lhe colocaram a coroa de espinhos na cabeça, foi humilhado pela multidão possessa e levou a cruz.

O sangue correu das suas mãos, pés e cabeça do Criador deste mundo. Será que tudo isto não o comove ?

Este sacrifício foi feito por você, para salva-lo, para que tenha esperança e uma vida nova. Jesus na Sexta-feira , passou pelo sofrimento e a humilhação que você e eu deveríamos passar.

Ele e só Ele comprou a nossa salvação com o Seu próprio sangue...com o seu precioso sangue, com a sua vida. Ele tornou possível a esperança, transformou-se na nossa esperança e salvação.

Será que compreende o grande amor de Deus ? O amor gera amor. Sente o amor de Deus acima de qualquer outra coisa ? Entregue o seu coração e deixe que ele ame a Jesus e aceite-O agora mesmo. Aceite a salvação e nunca mais abandone a quem lhe oferece tanto amor.

Hoje é o dia para receber a salvação e ter uma nova vida. Entregue-lhe a vida tal como está e receberá a coroa da vida eterna.





Sem comentários: