quarta-feira, 15 de agosto de 2012

A NECESSIDADE DE JESUS

I: INTRODUÇÃO

Acontecimentos marcantes que antecederam a semana da paixão e que criaram dois tipos de expectativas nas pessoas em relação a Jesus: O amor e o ódio. As pessoas comuns e os seus seguidores desejaram coroá-lo como o seu Rei. Os líderes judeus fortalecem o desejo de matá-Lo.

1 - Acontecimentos que motivaram o amor e o ódio: Jesus afirmou ser o Filho de Deus ou seja o Cristo, razão pela qual os líderes judeus quiseram matá-lo. Jesus sai Judeia, evitando a fúria dos seus seguidores e vai a Betânia. Para ressuscitar Lázaro.

Vai com os discípulos participar na festa da Páscoa. Em Jericó cura o cego Bartimeu e salva Zaqueu e a sua família. Participou no banquete oferecido por Simão, o leproso. Marcos14:3.

Neste banquete, permite que Maria, irmã de Marta e Lázaro ungissem os Seus pés com um raro perfume de nardo puro. O vaso de alabastro custou mais de trezentos denários. (um denário equivalia ao salário de um dia de trabalho). Aquela mulher “amou muito porque muito foi perdoada”, Marc. 14:3-9.

Os Judeus planeiam matar Lázaro, recém ressuscitado. (Ressuscitar é para ascender: subir ao céu; Ressuscitar é para continuar a viver), Ele era uma prova viva do poder e da divindade de Cristo. S. João 12:9-11

Neste clima de amor e ódio, começaram os acontecimentos da Semana Santa da Paixão de Cristo. Desde o início da semana, Jesus era o centro das atenções.

Jesus despertou o ódio dos líderes da época, e amor e esperança naqueles que tinham a vida marcada pelo sofrimento e a escravidão.

II - ACONTECIMENTOS OCORRIDOS NO DOMINGO

1. – Jesus é aclamado Rei. S. João 12:12-19

Cumpriu-se o que o profeta Zacarias disse 500 anos antes: “Alegra-te muito ó filha de Sião; exulta ó filha de Jerusalém; eis que o teu Rei virá a ti, justo e Salvador, pobre e montado sobre um jumento, sobre um asninho, filho de jumenta”. Zac. 9:9

Jesus aceitou a homenagem que nunca antes tinha permitido. Porque será que Jesus permitiu que ocorresse aquele ambiente festivo e de louvor em relação à sua pessoa? Porque Ele queria que ao se iniciar a semana, a atenção de todos fosse chamada para o sacrifício que iria acontecer. Ele, o Deus unigénito, o verdadeiro Cordeiro Pascal, morreria e todo o mundo precisava sabê-lo.

O cortejo nunca antes visto, era conduzido por aqueles que haviam sido curados por Ele. Cegos que agora viam, abriam caminho para o cortejo. Mudos, agora entoavam os mais maravilhosos louvores. Saltavam de alegria os coxos que por Ele foram curados. Viúvas, órfãos, ex-leprosos e muitas outras pessoas que haviam sido por Ele curadas, exaltavam o nome de Jesus. Lázaro conduzia o animal em que Jesus montava. O povo estava convencido que se aproximava a hora da sua libertação política do jugo romano.

Milhares dos que vieram festejar a Páscoa saem ao encontro de Jesus. Mantos, ramos de oliveira e de palma foram estendidos como tapetes ao longo do caminho.

Os fariseus, entretanto, ardiam de ciúmes em seus corações e querendo deitar por terra os sentimentos do povo, disseram a Jesus: “ Mestre, repreende os teus discípulos”. Jesus lhes respondeu: “Digo-vos que se estes se calarem, as próprias pedras falarão.”
Alarmados, os líderes judeus diziam: “Vede que...toda a gente vai após Ele.” João 12:19

III. TODOS ÍAM APÓS ELE

1. Jesus é Aclamado Rei

Quando o cortejo continuou imperturbável em direcção à porta oriental da cidade, a multidão clamava: “Hosana, bendito o que vem em nome do Senhor; Bendito o reino do nosso Pai Davi, que vem em nome do Senhor; Hosana nas alturas !” Mar. 11:9,10

Ao entrar Jesus em Jerusalém, toda a cidade se comoveu querendo saber quem era Jesus. Quem é este ? Perguntavam todos. Todos puderam saber que era o Messias, o Salvador do mundo.


2. Quem era Jesus para eles naquele momento?

Para aquelas pessoas Jesus era a resposta para o sofrimento, para a dor, para a injustiça. Para eles Jesus era a resposta para a sua escravatura. Para eles Jesus era o Rei que podia dar liberdade, alegria paz e segurança. Jesus era aquele que podia oferecer uma vida sem fome, sem enfermidade e sem sofrimento. Jesus era a garantia de uma nova vida !

IV. HOJE, O MUNDO VAI APÓS QUEM ?

1. A quem Buscamos Hoje?

Hoje, o ser humano não sabe a quem está buscando. Há muitos que não sabem a quem seguir... Vivemos num mundo confuso, cheio de teorias e respostas para a aflição humana. Muitos estão vivendo em prazeres, embriagando-se para chegar ao vazio interior de suas vidas, e para encontrarem paz, segurança e obterem esperança.
Que diz a Bíblia ?
Onde está a esperança ?
Onde está a resposta ?
... Observemos o que dizem as Sagradas Escrituras.

2. A Resposta que procuramos ...

“E em nenhum outro há salvação; porque também, debaixo do céu, nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devemos ser salvos.” Heb. 4:12

Jesus é a nossa única esperança

Jesus é a resposta para a paz mental que você tanto anseia. Jesus é quem o liberta dos pecados, dos vícios e misérias desta vida. Jesus Cristo é a solução para seus problemas;
É Ele quem pode transformar sua vida; Ele pode restaurar completamente sua vida.

Jesus é o Rei do universo, por isso Ele tem poder. Se Ele também é o seu Rei, sua vida mudará agora mesmo. Ele criou-nos, por isso Ele conhece nossas necessidades.
Ele veio morrer em nosso lugar, por isso pode tirar o peso da culpa que carregamos no mais íntimo de nosso ser. Ele é nosso Salvador, é médico dos médicos, é a solução e a liberdade que buscamos. É aquele que virá em breve para nos dar vida eterna; é nossa esperança de uma nova vida.

V. APELO
- Ainda hoje a maioria dos homens desprezam Jesus Cristo, o
Criador e Salvador.
- Ainda hoje querem anular a sua influência salvadora, com vãs filosofias.
- Ainda hoje continuam angustiados sem entender o verdadeiro sentido da vida.
- Muitos ainda não conhecem a Jesus como a solução para todos os problemas.

- Agora, você tem uma oportunidade especial!...a de fazer de Jesus o Rei de sua vida. Jesus disse: “Vinde a mim todos os que estais cansados e oprimidos e eu vos aliviarei.” Mat. 11:28

Ao ir a Jesus, a sua vida vai mudar. Ele promete: “Nada vos faltará.” Salmo 23:1; “Eu vos aliviarei.” Mat. 11:28;
“Minha paz vos deixo.” S. João 14:27; “Estarás comigo no Paraíso.” Lucas. 23:43; “Virei outra vez... para que onde eu estiver, estejais vós também.” S. João 14:3

Aceite-o agora como seu Salvador pessoal.
Coloque a sua vida, os seus problemas e angústias nas mãos de Deus.
Não se esqueça ... ainda existe uma esperança; esta é Jesus!
Vou orar por sua decisão de buscar e olhar a Jesus como a única esperança para uma nova vida. (oração)

Sem comentários: