quinta-feira, 30 de agosto de 2012

O Segredo da Felicidade

Certo mercador enviou o filho para aprender o Segredo da Felicidade com o mais sábio de todos os homens. O rapaz andou durante quarenta dias pelo deserto, até chegar a um belo castelo, no alto de uma montanha. Lá vivia o Sábio que o rapaz buscava.

"Em vez de encontrar um homem santo, porém, o nosso herói entrou numa sala e viu uma intensa atividade; mercadores entravam e saíam, pessoas conversavam pelos cantos, uma pequena orquestra tocava melodias, e havia uma farta mesa com os mais deliciosos alimentos daquela região do mundo. O Sábio conversava com todos, e o rapaz teve que esperar por duas horas até chegar a sua vez de ser atendido".

"O Sábio ouviu atentamente o motivo da visita do rapaz, mas disse-lhe que naquele momento não tinha tempo para explicar-lhe o Segredo da Felicidade. Sugeriu que o rapaz desse um passeio por seu palácio, e voltasse daqui a duas horas".

"Entretanto, quero-lhe pedir um favor - completou o Sábio, entregando ao rapaz uma colher de chá, onde derramou duas gotas de óleo. - Enquanto caminha, leve esta colher sem deixar que o óleo seja derramado. O rapaz começou a subir e a descer as escadarias do palácio, mantendo sempre os olhos fixos na colher. Ao final de duas horas, retornou à presença do Sábio.

"Então - perguntou-lhe o Sábio - Você viu as tapeçarias da Pérsia que estão na minha sala de jantar? Viu o jardim que o Mestre dos Jardineiros demorou dez anos para criar? Reparou nos belos pergaminhos de minha biblioteca?

"O rapaz, envergonhado, confessou que não tinha visto nada. A sua única preocupação era de não derramar as gotas de óleo que o Sábio lhe havia confiado".

"Pois então volte e conheça as maravilhas do meu mundo - disse o Sábio - Você não pode confiar num homem se não conhece a sua casa".

"Já mais tranquilo, o rapaz pegou a colher e voltou a passear pelo palácio, desta vez reparando em todas as obras de arte que pendiam do teto e das paredes. Viu os jardins, as montanhas ao redor, a delicadeza das flores, o requinte com que cada obra de arte estava colocada em seu lugar.

De volta à presença do Sábio, relatou pormenorizadamente tudo o que tinha visto.

"Mas onde estão as duas gotas de óleo que lhe confiei? - perguntou o Sábio".

"Olhando para a colher, o JOVEM percebeu que as havia derramado".

"Pois este é o único conselho que tenho para te dar - disse o Sábio. - O SEGREDO DA FELICIDADE ESTÁ EM OLHAR TODAS AS MARAVILHAS DO MUNDO, É APROVEITAR TODAS AS COISAS DO MUNDO, MAS JAMAIS ESQUECER OS TEUS OBJETIVOS. LEMBRA-TE SEMPRE DAS DUAS GOTAS DE ÓLEO NA COLHER..."

"Viver é a coisa mais rara do mundo. A maioria das pessoas apenas existe."

Sem comentários: