domingo, 10 de junho de 2012

UMA ALIANÇA PARA A VIDA

A Bíblia é a Palavra de Deus. Tudo o que está escrito nela, representa a vontade de Deus, na qual acreditamos que é o melhor para o homem. Tudo aquilo que está na Bíblia, se for seguido, trará alegria e sucesso para a vida do homem.

Gén 2.18, 24.
V. 18 “não é bom que o homem esteja só”, o homem não está completo. Não é uma questão de solidão. Intrinsecamente o homem e a mulher forma a raça humana.
v. 24 Estas palavras exprimem a mais profunda unidade física e espiritual do homem e da mulher e representam a monogamia como a forma de matrimónio estabelecido por Deus.

“deixar o pai e mãe” não significa abandono dos deveres filiais e do respeito devido aos pais, refere que a esposa é a primeira no afecto do esposo e o seu primeiro dever é para ela. É um amor que excede mas não desaloja.

O casamento é o projecto de Deus. Hoje está a concretizar-se o projecto de Deus entre o .......e a ........., como Marido e Esposa.

Mas não é só o plano de Deus, também é o vosso sonho. O vosso sonho é o sonho de Deus.

Sem o casamento, não existe a família, sem a família a sociedade está falida.

Alguns dizem que casar não é bom. Dizem porque não sabem ou não souberam como devem fazer para viverem casados.

Muitos casam a pensar que viverão a vida de solteiro, então acham que serão servidos pela mãe, cuidados pelo pai, que terão plena liberdade, mas na verdade, o casamento tem o propósito diferente. Quem casa deve saber que casou com o propósito de fazer o outro feliz, de servir, e de cuidar do outro.

O casamento é tão importante para Deus, que Ele mesmo resolveu casar. Jesus nomeou a Igreja como noiva Dele, e assume o papel de Noivo. A Bíblia trás várias passagens sobre o casamento de Jesus com a Igreja.

Mas afinal o que significa o casamento?

Casamento significa uma aliança. Não é um contrato, mas uma aliança.

Contrato é um acordo que é realizado entre duas partes ou mais, e pode ser desfeito quando uma das partes não cumpre o acordo. É como um contrato de aluguer: quando o inquilino não paga, o dono do apartamento tem o direito de o despejar. O senhorio tem o direito de romper o contrato, porque o inquilino não cumpriu a sua parte.

Nos tempos bíblicos a aliança era feita através de 4 presentes:

1. A capa ou o manto: representa os direitos, as posses, a reputação e o prestígio dentro de uma família. A capa representava as posses.
Quando alguém dava a sua capa a outra pessoa, estava a dizer: “Qualquer coisa que eu tenho é tua. Também qualquer direito que eu tenha, também te pertence. Hoje não damos a capa ou o manto, mas na aliança de casamento, estamos a dizer tudo o que tenho e sou: “Pertencem-te, eu sou teu, tua”. Eles são a realização pessoal, companheirismo, comodismo, o lazer, sonhos e até trabalho se for preciso;

2. O cinturão e as armas: entregar o cinturão e as armas, significava a rendição e o abandono da hostilidade. Ao entregar o cinturão e as armas, ele está a dizer: “ Eu entrego toda a minha força à tua causa, esta é agora a minha causa. Estou totalmente aberto e transparente diante de ti.” Hoje não andamos mais armados (pelo menos alguns), por isso as nossas armas são os argumentos, a raiva, a inveja, a discussão, a manipulação, o endurecimento de coração e o rancor;

3. Nome: Quando era feita uma aliança, assumia-se o nome do outro. Por isso que Jesus nos instruí a usar o seu nome quando oramos. Significa dar a autoridade a ser exercida em nosso lugar, na sua ausência. É a mesma coisa que dar um cheque assinado em branco à outra pessoa. É costume a esposa ter o nome do marido. Isso quer dizer que ela tem a autoridade dele e pode tomar as decisões em seu lugar, pois são uma só carne. Ao dar o nome, ele está dizer: “Tu tens plenos poderes para fazer o que quiseres em meu lugar.”
Quando Deus fez aliança com Abraão. Deus passa a ser conhecido com o Deus de Abraão.

4. Sangue: O sangue representa a vida. Antigamente a aliança era feita com a mistura do sangue das duas pessoas que faziam aliança. Foi a aliança que Jesus fez connosco, a sua noiva. Ele derramou o seu sangue (vida), por nós. Quando fazemos a aliança de sangue, estamos a dizer um au outro: “Eu morro por ti se for preciso.” Isso é o amor, não é? É por isso que está escrito na Bíblia:

Ef 5.25 “Marido, ame a sua esposa, assim como Cristo amou a Igreja e deu a sua vida por ela.”

Sem comentários: