sexta-feira, 1 de junho de 2012

OUSAR SALVAR!

PRECE: Senhor Deus! Nós nos achegamos a Ti, nosso compassivo Redentor; e rogamos-Te, por amor de Cristo, por amor do Teu próprio Filho, nosso Pai, que manifestes o Teu poder entre os que se achegam a Ti. Precisamos de sabedoria; precisamos da verdade; precisamos que o Espírito Santo esteja connosco. Em nome de Jesus. Amém.
“Portanto vigiai, porque não sabeis a que hora há-de vir o vosso Senhor. Mas considerai isto: Se o pai de família soubesse a que hora viria o ladrão, vigiaria e não deixaria que a sua casa fosse arrombada. Por isso estai vós também apercebidos, porque o Filho do homem há-de vir à hora em que não penseis. Quem é, pois, o servo fiel e prudente a quem o Senhor constituiu sobre a sua casa, para dar o sustento a seu tempo? Bem-aventurado aquele servo a quem o Senhor, quando vier, achar servindo assim. Em verdade vos digo que lhe confiará todos os seus bens. Porém, se aquele servo for mau e disser consigo: O meu senhor tarde virá, e começar a espancar os seus conservos, e a comer e a beber com os ébrios, virá o senhor daquele servo num dia em que o não espera, e à hora em que ele não sabe, e castigá-lo-á, e lhe dará a sorte dos hipócritas. Ali haverá choro e ranger de dentes.” Mateus 24:42-51
Conheci a mensagem adventista na minha adolescência, a primeira pregação que ouvi foi proferida pelo Pastor Samuel Reis, falou sobre a vinda de Jesus, a sua convicção e entusiasmo eram tantos que depois de o ouvir, pensei; Jesus virá muito breve! Os dois maiores projectos da minha vida não os vou poder concretizar e eram: Ir à tropa, porque naquele tempo quem não ia à tropa não era homem. O segundo projecto, era casar!
Mais de 40 anos volvidos, fiz o serviço militar, casei e tenho um filho com 28 anos e Jesus Cristo ainda não veio!
Fui estudar Teologia para Espanha e depois para França. 5 anos depois iniciei o meu ministério pastoral, tenho pregado com toda a minha convicção e uma fé sincera, tenho anunciado o iminente retorno de Jesus, mas Ele ainda não veio!
Esta é a verdade! Muitas gerações de Adventistas do Sétimo Dia adormeceram sem terem visto realizada esta tão acalen¬tada esperança, a vinda do Senhor!
Penso nos pastores Rentfro que foi pastor na igreja do Porto, entre outros pioneiros da Igreja Adventista em Portugal, que já desceram ao pó da terra. Penso nos pastores Artur Ribeiro, Ernesto Ferreira, Augusta Pires, e tantos outros, alquebrados pela idade, passam o facho da esperança a outros mais novos.
Consumiram a sua vida num ministério de proclamação da volta de Jesus. Na firme convicção que Ele voltaria em suas vidas!
Chegados ao primeiro semestre de 2002, tantas décadas, depois do nascimento da nossa amada Igreja, a Igreja Remanescente, o Senhor ainda não veio! Por que razão o Senhor tarda em vir?
Será que estamos errados no que concerne a esta doutrina que nos é tão preciosa? A vinda de Jesus! Será que temos base histórica e bíblica para anunciar tal acontecimento ou seja a iminente volta de Jesus?
Podemos nós como Igreja Adventista do Sétimo Dia, continuar a pregar e a ensinar o conceito cronológico profético e histórico do plano da salvação e em particular o Tempo do Fim, baseados em Daniel:
“Ele me disse: Até duas mil e trezentas tardes e manhãs, e o santuário será purificado.” Daniel 8:14
Aceitamos que este texto sagrado nos leva ao momento em que Jesus passou do lugar santo para o lugar santíssimo no Santuário Celestial. Simultaneamente apareceria a sétima igreja do Apocalipse, com uma poderosa mensagem:
“...Temei a Deus, e dai-lhe glória, porque é chegada a hora do seu juízo. E adorai Aquele que fez o céu, a terra, o mar e as fontes das águas.” Apocalipse 14:7
Será que ainda devemos esperar o dia em que Deus colocará uma linha sobre a história e, por amor dos Seus filhos fiéis, dirá: “Basta”, como é dito em São Mateus?
“Se aqueles dias não fossem abreviados, nenhuma carne se salvaria, mas por causa dos escolhidos serão abreviados aqueles dias.” Mateus 24:22
Será que ainda devemos esperar o dia em que Jesus voltará para salvar o Seu povo cercado, excluído da actividade económica e condenado à morte?
Ou devemos com toda a sinceridade e humildade aceitar o ponto de vista dos Protestantes Tradicionalistas que dizem: “A vinda de Jesus é uma esperança sem certeza!” Estas palavras foram-me ditas por um pastor Valdense em 1992, em Roma.
Será que nos devemos juntar aos materialistas que estarão absorvidos com coisas materiais, a juntar riquezas na Terra como se depois da Terra, não houvesse Céu?
Uma coisa é certa e clara: “A esperança que se adia faz adoecer o coração, mas o desejo cumprido é árvore de vida.” Provérbios 13:12
Será que o nosso coração está cansado de esperar? Que devemos nós pensar desta demora, desta esperança adiada?
A Igreja Adventista apareceu de facto no cumprimento de Daniel 8:14: profecia que se cumpriu em 1844. E foi exactamente quando apareceu um movimento profético a proclamar o Evangelho Eterno e desde então o tem proclamado com poder por todo o mundo, ainda hoje continua a insistentemente conclamar o povo com o:
“...Temei a Deus, e dai-lhe glória, porque é chegada a hora do seu juízo. E adorai Aquele que fez o céu, a terra, o mar e as fontes das águas.” Apocalipse 14:7
E durante todos estes anos a iminência de Cristo tem sido a nossa preocupação, diga-se no entanto que nos últimos anos, muitos pastores e crentes começaram a interrogar-se se esta mensagem deve continuar a ser pregada com a veemência com que pregava o Pastor Samuel Reis e os outros!
Será que devemos ter a ousadia de um pastor que escreve todo um livro sobre a vinda de Jesus? “O Senhor Vem” Ernesto Ferreira. Que ousadia! O Senhor vem! Uma coisa é inegável, hoje prega-se com menos entusiasmo e mais raramente a vinda de Jesus!
Devemos ser confrontados com esta situação, cada dirigente, cada crente, deve ter uma resposta a esta interrogação que fervilha no nosso coração, sejamos sinceros e exprimamos diante de Deus o que sentimos: por que razão Jesus ainda não veio? Creio que só uma correcta interrogação e uma interpretação em consciência sobre a demora da vida do Filho de Deus, nos levará ou a dizer assumida¬mente: “o meu Senhor tarde virá” ou então a voltar ao fervor dos apóstolos e dos nossos pioneiros!
Uma coisa é evidente, algo está a mudar no nosso meio em resultado da demora, particularmente no que diz respeito à ética e ao estilo de vida de muitos crentes. Quero dizer; ao relacionamento que temos uns com os outros, a fraternidade, a estima e o amor, mas também a nossa relação com o mundo.
Sim, hoje vivemos como aquele servo da parábola que diz: “O meu Senhor tarde virá... e começou a bater nos seus companheiros, a comer e a beber...” Mateus 24:42-51. Quero dizer, a viver no mundo e para o mundo!
Não é verdade que pregamos menos o fim do mundo?
Não é verdade que como Adventistas gostamos de dizer: “O grande Hospital de Loma Linda é Adventista.” E continua¬mos a dizer aos nossos vizinhos: “Sim temos muitas Universidades, Hospitais, Clínicas, nós somos a Igreja que melhor programa tem para assistir os necessitados nos países carenciados no Mundo.” E nós dizemos isto, dando muita ênfase às grandes estruturas, instituições, escolas, fábricas, hospitais, grandes templos!
Parece que para muitos de nós os meios estão a tornar-se fins. No entanto a visão e o plano que Deus legou ao Seu povo, não foi este! A visão e o plano que Deus legou foi e continua a ser: “Ide, anunciai o Evangelho a todo o mundo… Ide ensinai e baptizai… Ide porque cedo venho!” Nós porém, temo-nos dedicado a construir “arcas”. A construção da arca na qual Noé e a sua família foram salvos do dilúvio era simplesmente um meio. O objectivo do plano de Deus era preservar a semente humana, encher de novo a Terra de homens e mulheres tementes e crentes!
O Senhor continua a desejar que a Nova Terra seja povoada de filhos e filhas tementes e crentes!
As “arcas” são necessárias como meios, mas tem-se convertido em fins. A nossa atitude como crentes é bem diferente daquela que era a dos nossos pais na fé! Eles davam testemunho no mundo! Facilmente se podia identificar um adventista pela sua maneira de falar de Jesus, Bíblia na mão e vivência coerente dos santos princípios. Hoje, falamos de futebol como todos os outros, das telenovelas como todos os outros.
E isso nota-se inclusive na nossa postura na igreja! Que diferença faz ir à igreja ao Sábado com roupa especial, ou ir com roupa semanal? E muitos respondem sem hesitar: “A sinceridade está no coração, não naquilo que se veste!” Não neguemos a verdade! E esta é: Vivemos no mundo e o nosso coração está nas coisas do mundo!
O mau e infiel servo crê que o seu Senhor virá, mas… “tarde virá…”. Ele crê que o Senhor virá, mas deixou de O esperar. Transferiu este evento para um futuro impreciso, desconhecido, cheio de nevoeiro, perdeu a atitude de vigilância que deve caracterizar aquele que espera a volta do Senhor!
A espera não é mais uma atitude existencial mas unicamente intelectual, bem se podem aplicar as palavras do Senhor:
“Este povo honra-me com os seus lábios, mas o seu coração está longe de mim.” Mateus 15:8
Ellen White diz que muitos de nós corremos o risco do povo de Israel que viveu séculos, milénios na expectativa da 1ª Vinda de Jesus. De Adão e Eva até ao nascimento de João Baptista a esperança messiânica iluminou o povo judeu e finalmente, Ele veio e não O reconheceram.
Ela diz: “As palavras de Deus ao antigo Israel têm uma advertência solene para a igreja e para os seus dirigentes hoje.” Parábolas de Jesus, p. 159
A verdade é que a Palavra de Deus segue inalterável e cumpre-se.
É o que lemos: “Vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou o Seu Filho...” Gálatas 4:4
Tal como tinha sido prometido e anunciado a Eva: “E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua descendência e o seu descendente; este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.” Génesis 3:15
A mesma ideia é encontrada em Romanos 5:6 “Porque Cristo, estando nós ainda fracos, morreu a seu tempo pelos ímpios.” No tempo marcado Jesus veio no cumprimento das promessas e das profecias do Antigo Testamento.
É impressionante que quando lemos as parábolas de Jesus, encon¬tramos que o Senhor menciona a Sua vinda com uma advertência: “Vigiai, pois, porque não sabeis em que dia vem o vosso Senhor”. Mateus 24:42
A partir deste texto, o Senhor Jesus coloca uma nota de aviso. O povo que O espera deixar-se-á invadir, possuir pelo sentimento da demora: “o meu Senhor tarde virá.” E esta advertência é encontrada em várias parábolas, isto é, Jesus deixa intencionalmente repetidos avisos:
- Na Parábola dos Dois Servidores o próprio Senhor Jesus diz que o sentimento deles é: “Meu Senhor tarda em vir” Mateus 24:48
- A Parábola que segue é a das Dez Virgens e lemos: “E tardando o noivo, tosquenejaram todas e dormiram.” Mateus 25:5
- Na Parábola dos Talentos, o Senhor declara de forma precisa o sentimento que prevaleceria antes da Sua Vinda: “Ora, depois de muito tempo veio o Senhor daqueles servos, e fez contas com eles.” Mateus 25:19
Todas estas parábolas prevêem um atraso! É seguro e certo que o Deus Soberano, Mestre da História e das profecias claramente tem o tempo na Sua mão. Deus enviará o Seu Filho quando os tempos forem cumpridos.
A serva do Altíssimo declarou:
“O atraso é unicamente aparente, porque no tempo assinalado, o nosso Senhor virá.” Ellen White, carta 38, 1888
Não há na Vinda de Jesus, nem acaso nem negligência da parte de Deus. Mas creio que há factores humanos a serem considerados. É verdade que Deus dirige a História, mas serve-se de seres humanos para a construir, é o homem que traz os “tijolos” com que Deus constrói a história da Igreja, mas é com o Seu povo que se realiza o plano da salvação! São pecadores resgatados que vão em busca dos pecadores perdidos!
Muitas das declarações da Bíblia relativas à iminência da Volta de Jesus, devem ser compreendidas em termos de vontade divina e não em termos de presciência divina. Na Sua providência divina uma tal demora não era necessária.
O Senhor Jesus diz: “Quando estas coisas começarem a acontecer, olhai para cima e levantai as vossas cabeças, porque a vossa redenção está próxima.” Lucas 21:28
O Apóstolo Paulo diz: “Pois a graça de Deus se manifestou...e nos ensina a abandonar a impiedade e as paixões mundanas, para que vivamos neste presente século sóbria, justa e piedosamente, aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus.” Tito 2:11-13
Em Apocalipse lemos: “Aquele que dá testemunho destas coisas diz: Certamente cedo venho. Amén. Vem, Senhor Jesus. Apocalipse 22:20. A vontade do Pai é estar depressa com os Seus filhos!
Agora, o mais importante para nós, que vivemos neste tempo presente é conhecer a resposta da Bíblia no que concerne à atitude que devemos ter enquanto esperamos. Lembremos as Dez Virgens, todas foram apanhadas de surpresa, dormitavam, porém cinco ainda que sonolentas tinham provisão suficiente para a longa espera, por isso puderam entrar no banquete do Noivo. Qual deve ser a atitude ou atitudes da Igreja que espera? A nossa atitude!
1- A verdadeira igreja tem o sentido da iminência. Mesmo se houver uma demora, nós não devemos perder o sentido da iminência: “Porque nós não sabemos a hora em que o Senhor virá.” Mateus 24:42,44
“Ele virá como um ladrão de noite.” II Pedro 3:10
Os sinais dos tempos cumprem-se de forma sistemática: As guerras, os conflitos, a fome, a seca, homens desmaiando de terror, a imoralidade, as doenças são incontroláveis. Vivemos realmente a meio da noite, não se trata de uma hora, mas de minutos que faltam para que Ele volte. Por isso: “Aprendei pois, da figueira a sua parábola quando já o seu ramo se torna tenro e brota folhas, sabeis que está próximo o verão.” Mateus 24:32
“Por isso ficai também vós apercebidos, porque numa hora em que não penseis, virá o Filho do Homem.” Mateus 24:44
2- Uma Atitude de Vigilância. Esperar comporta uma atitude de expectativa. Confiança absoluta. Aquele que vê a mão de Deus em todas as coisas, deve deixar todas as coisas nas suas mãos. Na realidade, Deus coloca-se na escuridão a fim de que nos lembremos de que Ele é Luz!
Um homem alquebrado, inseguro, confuso e aflito pediu a um pastor, no princípio de um Ano Novo: “Estou desorientado. Dê-me uma luz com a qual eu possa trilhar, seguramente, através do desco¬nhecido...” E o pastor respondeu: “Penetre na escuridão e ponha as suas mãos nas mãos de Deus! Tal orientação será para si melhor que qualquer luz e mais segura que qualquer caminho conhecido!”
3 - Somos chamados a tomar uma atitude crítica; em relação ao mundo. Nós vivemos no mundo, mas não somos do mundo. A demora é a oportunidade que Deus nos dá de entrarmos no combate da oração associada à vigilância moral e da piedade. Foi enquanto orava que o Senhor foi transformado. Foi na oração que o Senhor encontrou a força para ir até à cruz. Na oração a igreja encontrará a força para esperar e confiar na doce promessa “voltarei outra vez”.
“Não vos conformeis ao século presente mas sede transformados pela renovação da vossa mente...” Romanos 12:2
4 - Como Igreja Remanescente – perseverança, a nossa atitude de paciência activa. “O que esperar até ao fim será salvo.” Este esperar não se trata de uma atitude passiva. Mas activa. A perseverança significa ousar salvar enquanto há filhos, marido ou esposa que não decidiram por Cristo. Enquanto houver uma ovelha cujo balir chega aos ouvidos do verdadeiro filho ou filha de Deus.
Foi em 1861, Giuseppe Garibaldi, patriota italiano, voltava para casa, a noite caía, encontrou um pastor que se lamentava pelo extravio de um cordeiro do seu rebanho. Imediatamente, Garibaldi voltou-se para os seus soldados e disse que as montanhas deveriam ser percorridas até encontrarem o cordeiro perdido.
Os seus oficiais e soldados ficaram entusiasmados, eles estavam habituados a obedecer ao seu comandante, armados com foices e enxadas a fim de abrirem caminho entre os entrelaçados arbustos, munidos de fachos e lampiões partiram, esperançosos e cheios de zelo, em busca do fugitivo cordeiro.
Porém nada foi encontrado, e como a noite já ia muito avançada os voluntariosos soldados voltaram exaustos, e aos poucos foram regressando aos seus lares.
Na manhã seguinte, o ajudante de campo de Garibaldi encontrou-o a dormir profundamente. Ficou surpreendido porque o famoso guerreiro era sempre o primeiro a levantar-se. O ajudante retirou-se pé ante pé e voltou um pouco mais tarde. E, finalmente, como via que continuava a dormir, preocupado, acordou-o.
Garibaldi, ainda sonolento, esfregou os olhos, e para surpresa do seu assistente retirou de sob o espesso cobertor o cordeiro tresmalhado, e pediu-lhe que o fosse entregar ao aflito pastor. O eminente líder, com o desconhecimento dos companheiros, tinha prosseguido a pe¬nosa busca, durante a noite, até encontrar o cordeirinho, e encon¬trou-o já de madrugada.
Prezado irmão, prezada irmã, será que tem algum cordeirinho perdido? Então perseverança significa não desanimar até que o cordeirinho seja reencontrado. Deus o exige! Se Ele ainda não veio, é por pura compaixão, porque Ele não quer que nenhum se perca mas que todos venham ao conhecimento da salvação, e sintam que há real interesse para que se salvem.
5 - Uma atitude de testemunho.
O amanhã de Deus é certo e seguro. Jesus voltará para estabelecer um reino perfeito. O nosso amanhã depende da escolha que fizermos hoje. Podemos continuar adormecidos e indiferentes, seguir o caminho dos homens perdidos. Ou aproximarmo-nos d’Ele em oração, para dizermos: “Senhor, eu quero começar de novo. Conheci o Teu amor e sei que a Tua Palavra é fiel e digna de confiança. Venho a Ti tal como estou, suplicando-Te que perdoes as minhas negligências e supras as minhas fraquezas com medida redobrada do Teu Espírito Santo.
6 - Breve, Muito em Breve.
“Não se turbe o vosso coração. Credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar. E se eu for e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estou estejais vós também.” João 14:1-3
No dia 20 de Julho de 1969, dois astronautas americanos, Neil Arms¬trong e Buzz Aldrin, desceram do módulo lunar, caminharam sobre a superfície da Lua e colocaram uma bandeira do seu país no solo rochoso e poeirento. Depois de recolherem algumas rochas lunares para estudo científico, voltaram para a nave espacial e ligaram a ignição para a longa viagem de regresso ao Planeta Terra.
Os jornalistas em Houston, no Texas, entrevistaram as famílias dos dois astronautas: “Estão ansiosas que os vossos familiares regressem à Terra?” A resposta emocionada das duas esposas foi unânime: “Já não conseguimos esperar mais!”
Nós que conhecemos a Bíblia e amamos a verdade como se encontra em Jesus, nós que acreditamos nas promessas do Senhor e Salvador, nós que estamos ansiosos de O ver, a Ele que viveu, morreu e ressuscitou da sepultura para Se tornar o nosso Sumo Sacerdote, nós que estamos desejosos que Ele regresse do Céu à Terra para receber os Seus filhos, nós podemos dizer hoje como disseram as esposas dos dois astronautas: “Já não conseguimos esperar mais.”
Apelo: Senhor, agora preciso de silêncio dentro de mim, preciso de redefinir a minha vida. Quero recolher-me no meu coração, para partir na Tua pegada a caminho de outros homens, mulheres e dizer: “Desculpe nunca ter falado deste assunto, mas Jesus ama-o, Jesus quer o seu coração, é urgente, porque o Senhor Jesus está a voltar!” Eu quero ser usado por Ti, Senhor, para ajudar, a que Jesus volte depressa, Senhor vive em minha vida, mora em mim para iluminar. Queremos apressar a Vinda de Jesus, já não conseguimos esperar mais, estamos ansiosos que Ele volte!
Convido-vos a fazer do cântico da Débora a nossa oração e entrega.
José Carlos Costa
EU QUERO SER USADA POR TI, SENHOR
Pelas ruas da cidade posso ver a dor
Dos que choram sem saber a quem pedir atenção.
Andarilhos desta vida querem entender
Porque sofrem sem ter feito nada p’ra merecer,
Não encontram um sentido p’ra viver,
Não conseguem sua sorte entender.
Eu quero ser usada por Ti, Senhor, p’ra ajudar.
Vive em minha vida, vem sem mais demorar.
Oh! Eu quero ser usada por Ti, Senhor, p’ra iluminar.
Vive em minha vida, eu Te peço,
Vem em mim morar!
Nas estradas desta vida vão as multidões,
Enganadas em seus sonhos sem pensar no amanhã.
Todas lutam por tesouros que não podem ter
E se esquecem que somente em Deus há paz p’ra o viver,
Não aceitam que Jesus é o Salvador
E não querem que Ele seja o Senhor.
Eu quero ser usada por Ti, Senhor, p’ra ajudar.
Vive em minha vida, vem sem mais demorar.
Oh! Eu quero ser usada por Ti, Senhor, p’ra iluminar.
Vive em minha vida, eu Te peço,
Vem em mim morar!
Eu quero ser usada por Ti, Senhor, p’ra ajudar.
Vive em minha vida, vem sem mais demorar.
Oh! Eu quero ser usada por Ti, Senhor, p’ra iluminar.
Vive em minha vida, eu Te peço,
Vem em mim morar!

Sem comentários: