sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

A ACTUAÇÃO DOS ANJOS

Há anjos, sem dúvida!
1-Será que há anjos
Existe hoje até uma área dos estudos teológicos que se chama angeologia. Música, livros, novelas e filmes exploram o tema como nunca antes.
Ufologia, esotéricos e espíritas dão a sua própria definição. Os racionalistas negam a sua existência.
Mas o que diz a Bíblia a esse respeito? Os anjos são apresentados como mensageiros divinos.
* Anjos são apresentados como vigias como quando os anjos ficaram a guardar a porta do Éden: Génesis 3:24
Quando dois anjos visitaram Abraão (Génesis 18) e Ló (Génesis 19). * Ou como intérpretes como quando o anjo ajudou a Daniel a interpretar a visão: Daniel 9:20-23.



* O livro do Apocalipse menciona os anjos 32 vezes. Ao descrever o trono de Deus, o apóstolo João relata que havia ao seu redor – em cada um dos seus lados - quatro seres viventes cheios de olhos por diante e por trás; o primeiro ser era semelhante a um leão; o segundo, semelhante a um touro; tinha o terceiro ser o rosto como de homem; e o quarto ser era semelhante a uma águia que voava: (IMAGEM 06) Apocalipse 4:6-7.

2- Quatro seres viventes, e não especificamente anjos.
Mas, no Velho Testamento o profeta Ezequiel teve outra visão do trono de Deus e viu também estes quatro seres estranhos e definiu-os como querubins de Deus: Ezequiel Cap. 1:5-10.
Estes seres estão "cheios de olhos por diante e por detrás". Por quê? Estes seres estão presentes ao redor do trono de Deus no momento do juízo.
Este é o momento do acerto de contas. Tudo será trazido à luz. Nada ficará oculto e não existe melhor símbolo de vigilância que os olhos. No livro de Provérbios 20:8

"Assentando-se o rei no trono do juízo, com os seus olhos dissipa todo o mal".
E vejamos o que David acrescenta em Salmos 11:4: "Nos céus tem o Senhor o seu trono; os seus olhos estão atentos, as suas pálpebras sondam os filhos dos homens".
Mas porque razão os seres viventes de Apocalipse aparecem com o rosto de leão, touro, homem e águia?
Os rabinos judeus explicavam o mistério destes rostos dizendo que "a mais exaltada de todas as criaturas vivas era o homem; dos pássaros a águia, do gado o boi e das bestas do campo o leão. Todos receberam realeza e grandeza e estavam sob o carro de Deus".
Tendo em conta isto, poderíamos dizer que cada rosto representa a função dos anjos.
1- O leão é o símbolo de bravura e coragem. Ele é o rei dos animais. Assim em muitas circunstâncias da vida, quando nos sentimos indefesos, com medo diante de alguma situação, podemos contar com a coragem e a bravura que os anjos nos podem dar.
2- O touro é símbolo de nobreza e de trabalho incansável. Alguma vez já se sentiu cansado e com vontade de desistir? Temos diante de nos um desafio tão grande que receamos não poder enfrentá-lo? Chamemos pela força do anjo,e veremos que quando não tivermos força para resistir, seremos fortalecido.
3- O homem: Sabedoria, inteligência, habilidade para decidir melhor. Estamos por ventura num momento em que precisamos de muita sabedoria para tomar uma decisão? Clamemos ao Senhor que não tardará em enviar-nos o anjo para colocar na nossa mente o pensamento oportuno.
4- Uma águia voando! Era este o aspecto do quarto ser vivente. Águia é símbolo de rapidez extraordinária. Alguma vez você esteve com o carro descontrolado diante de um precipício e sentiu como se mãos invisíveis livrassem o carro de uma queda fatal? Era o anjo de Deus que vinha em resposta àquele clamor instintivo: "Senhor, ajuda-me".
(28:2-4)
Ezequiel 1:14 afirma que os anjos que estavam no trono de Deus "corriam, saindo e voltando à semelhança de um raio".
Os anjos são seres espirituais, criados antes da existência da Terra. Participaram da grande batalha de Lúcifer contra Cristo. O inimigo conseguiu enganar e trazer consigo a terça parte para a Terra. Mas a grande maioria permaneceu fiel a Deus e hoje servem como agentes de salvação e ajuda aos filhos de Deus.
3- "O anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem e os livra". Salmos 34:7
Nos últimos capítulos da história deste mundo, os anjos desenvolverão missões importantíssimas que tem a ver com o destino dos seres humanos. Por exemplo, (IMAGEM 16) Apocalipse 7:1, diz, quem são esses "quatro anjos em pé seguram os quatro cantos da terra... para que nenhum vento soprasse sobre a terra, nem sobre o mar, nem sobre árvore alguma".
Quer dizer que estes anjos estão detendo a destruição final que se aproxima da humanidade?
Podem seres humanos abandonar-nos, o anjo do Senhor estará perto de nós, ainda nos momentos mais difíceis da vida?
No início da Igreja Cristã, Herodes mandou perseguir e matar os filhos de Deus. entre eles Tiago, foi morto ao fio da espada.
Eram dias terríveis de angústia e perseguição para o povo de Deus. Pedro também estava preso, escoltado por quatro escoltas de quatro homens cada uma, como se fosse um assassino perigoso.
O inimigo. Ao ver que não pode fazer nada contra o próprio Jesus Cristo, sua ira se derrama sobre os Seus seguidores, sem motivo. O único delito dos perseguidos é adorar ao Deus verdadeiro e obedecer a Sua Palavra.
Veja agora a maneira como a Bíblia descreve em (imagem) Actos 12: 5-11 o ministério protector dos anjos.
Podemos deduzir deste relato que os anjos são capazes de quebrar as leis físicas, atravessar paredes e portões de ferro e realizar coisas do ponto de vista humano, impossíveis.
O maravilhoso de tudo isso, é que existe um anjo de Deus perto de NÓS. Desde o dia em que NASCEMOS, temos um companheiro inseparável. Às vezes, ele nos livra de um acidente que poderia ter-nos provocado a morte e nem percebemos.
Mãos invisíveis protegem diariamente a nossa vida e a da nossa família. O inimigo pode aproximar-se para nos destruir, mas o anjo do Senhor será sempre o protector.
Por que temer, se a presença dos anjos de Deus garantem que você e sua família estarão seguros?
No fim dos tempos, quando os filhos de Deus voltarem a ser perseguidos por obedecer aos ensinamentos bíblicos, os anjos de Deus encarregar-se-ão de alimentá-los e confortá-los em meio à dor da perseguição. Não é tudo isto motivo de agradecimento e fidelidade a Deus?

Sem comentários: