terça-feira, 22 de março de 2011

A ORAÇÃO DE PODER

Marcos 14:32-36
“O desejo de amor e simpatia é implantado no coração pelo próprio Deus. Cristo, na hora da Sua agonia no Getsémani, ansiou pela simpatia dos Seus discípulos. E Paulo, embora aparentemente indiferente a durezas e sofrimento, almejou a simpatia e companheirismo. A visita de Onesíforo 2 Tim. 1:18 (portador de vantagens, significado do nome), testemunham a sua fidelidade num tempo de solidão e abandono, levou alegria àquele que tinha gasto sua vida no trabalho por outros.” Atos dos Apóstolos, p. 491.
1. Getsémani (palavra aramaica) significa “lugar de azeite” ou “prensa de azeite” – As azeitonas eram prensadas e esmagadas para produzir o puro azeite de oliva.
2. Getsémani é um jardim localizado logo à saída da cidade de Jerusalém, no sopé do monte das Oliveiras (plantação de azeitonas).
3. Getsémani era um lugar frequentando por Jesus, onde ocorreu a cena da Sua agonia. Esse lugar passa a ser pedagógico, pois ali onde as azeitonas eram esmagadas para produzir azeite, Jesus foi esmagado para produzir vida. Destacamos algumas lições práticas que apontam a vitória nas esmagadoras provações que enfrentamos por servir a Deus.

I. O GETSÉMANI ENSINA A IMPORTÂNCIA DA ORAÇÃO NO RELACIONAMENTO COM DEUS – Marcos 14:32
1. Ao decidir fazer a vontade de Deus neste mundo é comum depararmo-nos com pressões contrárias. Até mesmo Jesus enfrentou tais provações!
2. Ao fazer a vontade de Deus podemos ser esmagados pelas circunstâncias opostas aos princípios da Palavra de Deus; porém, se os passos de Jesus forem seguidos, a vitória é garantida!
3. Ao desejar fazer a vontade de Deus, a oração é o primeiro passo para a vitória num ambiente de diferentes correntes filosóficas contrárias ao cristianismo. Somente a oração nos coloca em contato com o Pai a fim de buscar poder para obedecer e vencer.
* Jesus com frequência procurava este lugar para meditar, orar e descansar (Luc. 22:39; João 18:2) e aqui tinha passado muitas noites. Talvez aqui tivesse passado as noites de quarta-feira e de quinta antes da crucifixão, Mat. 26:18.
* Jesus mandou que oito dos discípulos se sentassem à entrada do horto e convidou três a irem para o interior do Jardim.

II. O GETSÊMANI ENSINA QUE UM RELACIONAMENTO SIGNIFICATIVO COM DEUS É ESSESCIAL NA LUTA CONTRA QUALQUER TENTAÇÃO
– Marcos 14:33
1. Ao sermos pressionados pelo mal, só há para o cristão um meio de ficar firme; aprender com Jesus a dar prioridade à vontade de Deus. Diga em oração: “Não seja o que eu quero, e sim o que Tu queres”.
* Jesus toma a Pedro, Tiago e João, estes desfrutavam do privilégio de ter uma atitude de maior intimidade com Jesus. Estiveram com Ele quando ressuscitou a filha de Jairo (Luc. 8:51) e também no monte da transfiguração (Mat. 17:1). Nesta hora suprema, Jesus necessitava de companheirismo, presença humana, de simpatia e compreensão de amigos.
* Devemos procurar os que nos são próximos, mas confiar n´Aquele que é sempre PRÓXIMO.
2. Ao sermos pressionados pelas tentações de desviar dos princípios bíblicos, aproximemo-nos mais de Deus, confiemos que Ele está no controlo de tudo. Ele esteve com Jesus no Getsémani, Ele estará connosco quando estivermos no Getsémani espiritual.
3. Ao ser pressionado a desistir da fé, confiemos em Deus e vençamos como Jesus; pois quando a vontade de Deus prevalece, certamente a vitória também prevalece.

III. O GETSÉMANI ENSINA A RENUNCIAR AO EU E ACEITAR O PLANO DE DEUS MESMO QUE O CÁLICE FOR AMARGO – Marcos 14:35
1. Jesus é o mestre por excelência em todas as coisas, inclusive na renúncia da vontade própria.
* Mateus 26:38, impressiona-me muito. “A minha alma está triste, até à morte”. A expressão “minha alma” equivale na expressão do tempo “eu” (ver Sal. 16:10; Mat. 10:26).
“Triste”, muito triste. É impossível compreender a profundidade desta tristeza e a misteriosa dor que oprimiam Jesus no Getsémani. Esta estranha tristeza que lhe sobreveio deixou perplexos os discípulos. Aqui estava o divino e humano Filho de Deus, Filho do homem, sofrendo tal angustia a qual nunca tinha sido vista. Em parte, o sofrimento de Cristo era físico, mas era só o reflexo visível do infinito sofrimento de Cristo como portador dos pecados do mundo.
* Satanás aproveitou o momento, este momento, para esmagar Jesus: “Terrível foi a tentação de deixar que a raça humana sofresse as consequências da sua própria culpa, e ficasse Ele inocente diante de Deus.” DTN, p. 515. Na mesma página é dito: “Se tão somente soubesse que os discípulos compreendiam e avaliavam isso, seria fortalecido.”
2. Jesus não era pecador e mesmo assim precisou renunciar a própria vontade; quanto mais nós pecadores com gostos e vontades pervertidos precisamos lutar como Jesus.
3. Jesus experimentou o cálice amargo no Getsémani para conceder-nos a vitória sobre o pecado. Ele nos ensinou que a vitória depende de Deus e não de nós mesmos.

IV. O GETSÊMANI ENSINA QUE NA APARENTE INCERTEZA DA SITUAÇÃO É NECESSÁRIO DEPENDER DA FÉ – Marcos 14:36
1. No Getsémani Jesus confiou no poder e vontade do Pai Celestial e não em suas próprias forças ou habilidades.
2. No Getsémani Jesus deixou claro que o justo viverá pela fé, independente das circunstâncias.
3. No Getsémani Jesus demonstrou que confiar plenamente em Deus conduz à verdadeira vitória sobre as mais adversas tentações, provações e desafios da caminhada rumo ao Céu.
* “Havendo tomado a decisão, cai moribundo no solo do qual Se erguera parcialmente. Onde se achavam os discípulos, para pôr ternamente as mãos sob a cabeça do desfalecido Mestre, e banhar aquela fronte, na verdade mais desfigurada que a dos outros filhos dos homens? O Salvador pisou sozinho o lagar, e do povo nenhum com Ele havia.” DTN, p. 517

CONCLUSÃO:1. É importante entender que o texto não está a falar da vitória sobre as consequências de nosso pecado ou de problemas causados pela nossa irresponsabilidade e ignorância.
2. É importante entender que o texto se refere às pressões de se viver a verdadeira fé nos nobres princípios estabelecidos por Deus na Sua Palavra.
3. É importante entender que a vitória só é verdadeira quando desde o começo há uma dependência de Deus e não apenas quando surge o problema. Jesus enfrentou provações por cumprir a vontade de Deus. E, Ele venceu porque não desistiu do plano de Deus!

APELO:
1. Comecemos agora a exercitar no dia a dia, o plano e o poder de Deus para a nossa vida.
2. Comecemos agora a exercitar fé e a praticar a vontade de Deus descrita na Bíblia; assim quando vier oposição teremos uma fé robusta para enfrentar com confiança qualquer desafio.
3. Comecemos agora a exercitar os passos ensinados por Jesus no Jardim do Getsémani a fim de vencermos e sermos recebido um dia no Céu como Jesus o foi.

Sem comentários: