segunda-feira, 14 de março de 2011

ESTE É O TEMPO DE INTERCESSÃO

INTRODUÇÃO: Efésios 6:18-20
1. Orar é a mais urgente necessidade da igreja cristã em todos os lugares.
2. Orar é mais do que pedir, deve ser a respiração da alma do cristão.
3. Orar é um ato simples de relacionamento com Deus, porém poderoso.

I. HÁ TEMPO PARA TUDO, MENOS PARA ORAR - Efésios 6:18
1. As pessoas têm tempo para assistir a telenovelas e futebol e outros programas que não beneficiam em nada, mas não tem tempo de orar. Por quê?
2. As pessoas encontram tempo para não fazer nada e até para dormir, mas não encontram tempo para orar. Por que será?
3. As pessoas festejam, trabalham, dizem mal umas das outras, fazem de tudo, menos o mais importante: orar. Por isso o apóstolo Paulo exorta: "Orai".

II. É TEMPO DE DESPERTAR PARA A ORAR MAIS – Efésios 6:18
1. Se a oração é a respiração da alma, muitos cristãos estão mortos ou a morrer espiritualmente há muito tempo: Há igrejas inteiramente mortas, pois os membros não oram em todo tempo e em todas as circunstancias, ou infelizemente, a oração é só de circunstância.
2. Se a oração é fundamental para nos relacionarmos intimamente com Deus, é tempo de todos começarem a orar em todo tempo: Muita oração, muito poder. Pouca oração, nenhum poder!
3. Se a oração é poderosa por ligar o cristão ao Deus omnipotente, e a nossa vida não tem nenhum poder, precisamos de mais oração: A igreja será vibrante quando todos os seus membros viverem a plenitude da oração constante, por isso o apóstolo Paulo adverte: "Orai em todo tempo".

III. É TEMPO DE ORAR MAIS INTENSAMENTE UNS PELOS OUTROS – Efésios 6:18-20
1. O cristão deve orar em todo tempo – o dia inteiro, a semana inteira, o mês inteiro e o ano inteiro: Há grande necessidade de intercessores perseverantes. Quem não se preocupa com a salvação dos outros comece a preocupar-se com a própria salvação. A oração é a base da pregação do evangelho.
2. O cristão deve orar com toda oração e súplica no Espírito: A oração deve ser moldada pelo Espírito Santo, não pelo espírito egoísta, interesseira ou impregnada de prazer carnal (Tiago 4:3). É a oração de um justo que é poderosa e eficaz (Tiago 5:16), traz confiança e intrepidez para evangelizar.
3. O cristão deve vigiar com toda a perseverança e súplica uns pelos outros: O cristão que não ora não tem tempo para Deus; enfraquece a fé e enfraquece a força missionária da igreja. Por outro lado, a igreja que ora pelos outros, nem as portas do inferno prevalecem contra ela, por isso o apóstolo Paulo apela: "Vigie com toda perseverança e súplica por todos os santos. Orai também por mim...".

CONCLUSÃO:
1. A única forma de estar ligado inteiramente a Cristo é através da oração perseverante.
2. A única forma de alcançar reavivamento espiritual na igreja é quando todos os seus membros se dedicarem à plenitude da oração e fazer da oração intercessora uma constante respiração da alma.
3. A única forma de a igreja ser poderosa é mediante a oração constante, a oração é o termómetro da igreja e a alavanca que impulsiona o avanço da pregação do evangelho.

APELO:
1. Dedique todo tempo à oração e súplica em todo lugar, quem ora em casa desejará orar na igreja.
2. Ore intensamente pelos líderes da igreja, membros, pelo reavivamento dos fracos na fé e a evangelização dos ímpios.
3. Vigie em oração com toda perseverança a fim de experimentar as respostas sobrenaturais de Deus.

Sem comentários: