sexta-feira, 18 de março de 2011

O DEUS QUE PERDOA

Texto bíblico principal: Isaías 55:7-11
1. Após o pecado tornou-se comum o ser humano querer conceber um Deus que caiba na sua limitada mente.
2. Após a natureza pecadora tornou-se normal o ser humano tentar tornar Deus à imagem humana.
3. Após a deterioração humana devido à desgraça do pecado o ser humano passou e criar os seus próprios deuses ou através da especulação filosófica ou materialmente – teorias ou ídolos (imagem de escultura).
4. No versículo 7, Deus ainda convida “o perverso a deixar o seu caminho iníquo”. Este apelo torna-se frequente através de mensageiros de Deus e promete perdão (Is. 1:15; Oseias 5:6; Mat. 25:10-12; cf. João 7:34; 8:21).

I. QUEM É O SER HUMANO DIANTE DE DEUS? Is. 55: 8
1. Como pecador a atitude humana diante do pecado não depende de Deus, mas da visão que o pecador adquire de Deus.
2. Como pecador o ser humano é incapaz e limitado para compreender Deus, um ser infinito e ilimitado:
• O homem pensa no tempo, Deus na eternidade.
• O homem pensa em si mesmo, Deus em todas as criaturas do Universo.
• O homem olha de baixo para cima, Deus de cima para baixo.
3. Como pecador até mesmo os mais bem elaborados conceitos teológicos tendem a limitar a Deus.
4. Veja este verso “Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos”. Quão limitadamente compreende o homem a incomensurável bondade de Deus e o infinito propósito que o Senhor tem para cada pessoa que é salva pela graça divina! Com frequência, os pensamentos do homem estão tingidos pela amargura e indiferença; mas os sentimentos de Deus são sempre de terna misericórdia e graça perdoadora.
5. Ver (Êxodo 34:6-7; Sal. 103:8-14; Jer. 29:11-13).
II. QUEM É DEUS DIANTE DO SER HUMANO? Isaías 55:9
1. O Deus da Bíblia é inescrutável ao ser humano porque é divino e transcende o homem.
2. O Deus da Bíblia é incognoscível ao ser humano porque excede os limites da capacidade humana.
• Deus é criador, o ser humano é criatura.
• Deus é eterno, o ser humano tem início e fim.
• Deus é infinito, o ser humano é finito.
3. O Deus da Bíblia é inacessível ao ser humano porque Deus excede o limite intelectual humano.
4. “Porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos que os vossos…”
5. O homem pensa no tempo, Deus pensa na eternidade. O homem pensa em si mesmo, e Deus pensa nos seres humanos criados pela Sua mão. O homem pensa no obter, enquanto que Deus pensa no que pode dar.
III. QUEM DEVE SUBMETER-SE A QUEM? Isaías 55:710,11.
1. As ações e atitudes humanas estão muito aquém das atitudes e ações de Deus, por isso se o ser humano deseja ser verdadeiramente feliz deve ir a Deus que é a fonte da verdadeira sabedoria e glórias infindas.
2. Os seres humanos não conseguem ver o que Deus vê e nem fazer o que Deus faz, por isso o ser humano deve confiar seu futuro na revelação que é a Palavra de Deus: A Bíblia (Isaías 55:10-11).
3. O ser humano tão pequeno deve dobrar-se diante de um Deus incomparavelmente grande, transcendente e infinito.
4. “A chuva” equivale às forças da natureza e estas obedecem ao que as criou. A chuva serve para vivificar a terra e torná-la produtiva. Supra as necessidades e bem-estar do homem.
5. Por essa razão os hebreus oravam antes da refeição: “Senhor tu és o nosso Deus, Rei do mundo, por ti todas as coisas são.”
6. O v. 11 refere a “Palavra”, as palavras de Deus representam a Sua vontade e estão dotadas de poder para criar (Gén. 1:3; Sal. 33:6,9), para dar energia, vida e bênçãos espirituais (Deut. 8:3; Mat. 4:4; Ap. 1:3), para julgar e condenar (Heb. 4:12; Apoc. 19:15), para levantar o homem do sepulcro (Job 14:14,15; João 11:43,44; 1ª Tes. 4:16) e para curar e redimir (Mat. 9:2,6; Mar. 2:5,9-12; João 5:24; 6:63).
CONCLUSÃO:
1. O profeta Isaías reconhece a grandiosidade de Deus diante da pequenez humana, mas não ignora a importância de buscar e conhecer a Deus (Isaías 55:6); pois este mesmo Deus, embora incognoscível, usa todos os meios para se revelar ao ser humano.
2. O profeta Isaías deixa claro que o conhecimento que devemos ter de Deus não é apenas recomendável, nem meramente interessante para suprir a curiosidade, mas é indispensável e insubstituível porque deste conhecimento depende a vida eterna (Oseias 6:3; João 17:3).
3. O profeta Isaías apresenta a ideia de que ao buscarmos e conhecermos a Deus seremos transformados radicalmente (Isaías 55:7-8):
• Deixaremos o caminho perverso para andar nos santos caminhos de Deus.
• Deixaremos os maus pensamentos para possuir os elevados pensamentos de Deus.
• Deixaremos os sentimentos de culpa para sentir a compaixão e o perdão de Deus.
"BUSQUE AO SENHOR ENQUANTO SE PODE ACHAR, INVOCAI-O ENQUANTO ESTÁ PERTO”

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