terça-feira, 15 de março de 2011

OS NOSSOS GESTOS SÃO SINAIS DA GLÓRIA DE DEUS.

“A igreja é o instrumento apontado por Deus para a salvação dos homens. Foi organizada para servir, e sua missão é levar o evangelho ao mundo. Desde o princípio tem sido plano de Deus que através de Sua igreja seja refletida para o mundo Sua plenitude e suficiência. Aos membros da igreja, a quem Ele chamou das trevas para Sua maravilhosa luz, compete manifestar Sua glória. A igreja é a depositária das riquezas da graça de Cristo; e pela igreja será a seu tempo manifesta, mesmo aos "principados e potestades nos Céus" (Efés. 3:10), a final e ampla demonstração do amor de Deus.” Actos dos Apóstolos, p. 9
O conceito da “glória de Deus” é muito difícil de ser entendido ou compreendido em nossos dias. Todavia, é necessário que estudemos o mesmo, pois nós cremos que fomos criados e que vivemos para a glória de Deus.
Definição:
Glória: brilho, esplendor, especialmente gloria Dei, ou a glória de Deus. Os estudiosos antigos incluíam glória entre os atributos divinos, geralmente em associação com majestade. Os dois termos indicam a infinita eminência de Deus, manifestada na linguagem bíblica na luz inacessível na qual Deus habita e cuja “face” não pode ser vista.
Separados da glória de Deus
Conforme ensina Paulo em Romanos 3.23 – todos precisamos da glória de Deus. O pecado nos separou da glória de Deus (da presença de Deus).
Deus revela a sua glória a Moisés
De acordo com a experiência de Israel, Deus não poderia ser visto por nenhum ser humano vivo. Como poderia então Israel ter a certeza de que a presença de Deus estaria com eles?
Em Êxodo 33:17-23 Moisés pede que Deus lhe mostre a sua glória.
A presença de Deus é sinónimo da sua glória. O que Deus mostrou a Moisés foi a sua bondade (o seu caráter). Em 34:6-7 Deus revela a Moisés a sua misericórdia para com os povos. A glória de Deus a ser revelada nas pessoas é mais do que o brilho, o fulgor, é a manifestação bondosa de Deus.
Quando se fala da bondade de Deus, fala-se do caráter total de Deus, do ser total de Deus.
Nós devemos revelar a glória de Deus nas nossas ações
Quando Jesus veio ao mundo ele veio para manifestar a glória de Deus. Esta glória foi visível cf. João 1:14; 2:11; 17:4
Os discípulos devem praticar boas obras para que Deus seja glorificado (Mt 5:16). Na produção dos frutos (João 15:8).
Em Romanos 1:20-21 Paulo diz que os malfeitores tendo conhecido a Deus, não o glorificaram, ou seja, não mudaram a sua maneira de viver. Não reconheceram Deus como o Criador das suas vidas.
Em 1 Cor. 10:31 ensina que tudo o que fizermos deve ser feito para a glória de Deus. Veja ainda 1 Pedro 2:12.
CONCLUSÃO
A presença de Deus no meio do seu povo deve ser respeitada. Esta presença limita e ao mesmo tempo nos encorajava. Limita a ação do pecado em nós e nos encoraja a prática do bem.
Todas as vezes que Deus recebe as ações de graças e os elogios por causa da sua presença em nosso meio, ele é glorificado.
Parábola da rosa
Eu sou um apaixonado por rosas, um dia em Berna, fui a um viveiro e comprei três roseias e planteias em vasos grandes; duas morreram, por falta de rega. A falta de água foi fatal para aquelas roseiras! Assim somos nós, precisamos de ser regados! Uma ainda está viva, não compreendo porque ela já tem uns 20 anos, mas ainda dá lindas rosas e o mais impressionante é que raramente é regada. Basta que eu a pode e passado algum tempo dá rosas, independentemente do tempo. Ela tem um único defeito; são os espinhos. “Como pode uma bela flor vir de uma planta que o tronco está cheio de espinhos e tão afiados? ” Eu acho que aquela roseira gosta de mim. Ela resiste porque “sabe” que eu a podo, rego e adubo de vez em quando: Dentro de cada alma há uma rosa: as qualidades dadas por Deus e plantadas em nós crescem no meio dos espinhos das nossas faltas.
Muitos de nós olhamos para nós mesmos e vemos apenas os espinhos, os defeitos. Desesperamos, achamos que nada de bom pode vir de nós, e, consequentemente, isso morre. Nós nunca percebemos as nossas capacidades. Algumas pessoas não vêem a rosa dentro delas mesmas; Alguém deve mostrá-lhes. Um dos maiores dons que uma pessoa pode possuir ou partilhar é ser capaz de passar pelos espinhos e encontrar a rosa dentro de outras pessoas. Esta é a característica do amor, olhar uma pessoa e conhecer as suas verdadeiras faltas. Aceitar aquela pessoa com a sua vida, reconhecer a beleza que há no seu coração e ajudá-la a perceber que ela pode superar as suas aparentes imperfeições. Se nós mostramos a essas pessoas a rosa, elas superarão seus espinhos. Só assim elas poderão desabrochar muitas e muitas vezes.
E a sua beleza e perfume será para glória de Deus!

Sem comentários: