sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

E derramarei do meu Espírito Sobre toda a carne….


Hinos -

1) Introdução - Joel 2:28
Joel começa o seu livro a fazer referências a uma terrível praga de gafanhotos que cobrem e devoram as colheitas. As pragas de gafanhotos eram muito temidas, pois os gafanhotos voam em enxames tão numerosos que era impossível contá-los. Então eles voavam a muitos metros do solo, parecendo encobrir a luz do sol quando passavam. Quando pousavam na terra, devoravam quase toda a vegetação, atacando e danificando tudo o que encontravam no se caminho.

Ao falar desta terrível praga de gafanhotos Joel quer mostrar que semelhante a um destruidor exército de gafanhotos, será o Dia do Senhor, que representa o castigo e juízo de Deus para aqueles que tem prazer em viver no pecado.

Dia do Senhor é uma expressão que aparece com frequência no Antigo Testamento e no Livro de Joel. Ele geralmente se refere ao período final da história humana onde Deus derrotará todas as forças do mal, e condenará os ímpios. No Dia do Senhor haverá um último julgamento sobre todo pecado e mal, e então a verdade e a justiça do Senhor prevalecerão.

Em Apocalipse 1:9,10, vemos que João estava preso na Ilha de Patmos e ali em espirito ele é arrebatado, e então João tem visões apocalípticas do Dia Do Senhor.

Se confia no Senhor, a expectativa por este grande Dia deve encher o seu coração de esperança, pois nessa ocasião, todos aqueles que foram fiéis estarão reunidos com o Senhor e receberão a sua recompensa.

2) Estou a dar ênfase ao Dia do Senhor, porque a Igreja se aproxima deste dia.
A vinda de Jesus se aproxima. Mateus 24:36 ensina, que “daquele dia e hora ninguém sabe”. Porém, a única certeza absoluta que tenho, é que os sinais proféticos, que São Mateus 24 revela estão a cumprir-se, e isto mostra que a vinda de Jesus está próxima.

Jesus profetizou há quase dois mil anos atrás que “… este evangelho do Reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as gentes, e então virá o fim”. Isso já está a ser cumprido.  Portanto, o Dia do Senhor está próximo.
3) A Igreja não apenas se aproxima do Dia do Senhor, como precisa viver preparada para este dia.

Lembrem-se do que nos ensina a parábola das virgens em Mateus 25. Dez virgens foram ao encontro do Noivo. Esta parábola está a falar da vinda de Jesus, e da chegada do Dia do Senhor. Jesus, diz nesta história que cinco destas dez virgens, foram imprudentes porque não levaram o azeite. Aquelas virgens não participaram das bodas com o cordeiro, porque não tinham azeite. Elas não estavam preparadas. Entenda meu irmão que este azeite não pode faltar, ele representa a presença do Espirito Santo.
Nós lemos, no início desta mensagem Joel 2:28 que diz: “E acontecerá, depois, que derramarei o meu Espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão, vossos velhos sonharão, e vossos jovens terão visões….”.

Sabe o que é que Joel 2:28 nos mostra? Que este azeite está a ser derramado sobre os nossos filhos, os  nossos jovens e sobre os nossos idosos. É tempo de sermos molhados pelo azeite que Deus está a derramar sobre a sua Igreja.

O texto lido diz que nossos filhos profetizarão, nossos jovens terão visões e nossos velhos sonharão. Aprendo aqui, que o azeite derramado sobre nós nos capacita com dons do Espírito e poder para que possamos servir ao reino de Deus.

4) Certa vez um irmão estava a um grupo de jovens se eles desejavam receber o batismo do Espirito Santo. Acho que há uma pergunta QUE DEVE SER FEITA antes dessa. Essa pergunta é: Você quer ser uma testemunha?
Há uma promessa para aqueles que desejam ser testemunhas. Atos 1:8 diz: “…mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até aos confins da terra.” Tenho visto muita gente em busca do poder de Deus, mas LEMBREMOS que o poder do Espirito só é genuinamente dado àqueles que tem como meta de vida serem testemunhas.

No dia de Pentecostes, nós vemos em Atos 2, que Deus estava a cumprir sobre aqueles irmãos a promessa de Joel 2:28. Mas observemos que eles foram cheios do Espírito para testemunhar por toda Jerusalém. Deus os capacitou pelo Espírito, e eles começaram a testemunhar. O testemunho maravilhava as pessoas em Jerusalém, e como resultado 3000 pessoas foram salvas.

Portanto meus irmãos, se vocês querem ser uma testemunha, pode ter a certeza que Deus derramará sobre a  vossa vida o Espírito, e você será um grande instrumento de Deus. Lembre-se que Deus dá dons e poder àqueles que são testemunhas.
Henry Blackaby explica: “Dom espiritual uma capacitação sobrenatural para realizar uma tarefa dada por Deus”.

Ilustração. Certa vez o grande maestro Michael Costa estava a ensaiar uma enorme orquestra. Entre centenas de músicos, o que tocava o flautim, numa extremidade distante, pensou consigo: “com toda essa zoada, não tem a mínima importância o que eu faço”, e parou de tocar. De repente, o maestro interrompeu o ensaio, ergueu as mãos e gritou: “Onde está o flautim?”. Para o maestro, o flautim era tão importante como qualquer dos outros instrumentos. Assim Deus, o grande maestro do Universo, também quer contar com o nosso dom, ainda que pareça pequeno. E é por isso que Ele nos capacita.

5) É importante ainda dizer, que vivemos dias em que o Espírito está a ser derramado sobre aqueles que desejam servir o reino. Porem é importante lembrar que os servos, vivem num mundo onde o amor de muitos murcha.

Há alguns dias atrás eu dizia em determinada Igreja que a estratégia satânica dos últimos dias não será afastar pessoas de igrejas, mas mantê-las nos templos evangélicos frias espiritualmente, com corações distantes de Deus e acostumadas com uma vida sem frutos.

E é isso que está acontecer atualmente. Tem muita gente com nome de crente, com o rótulo de evangélico, e que anda com a Bíblia debaixo do braço, mas vive sem qualquer testemunho cristão, sem qualquer fruto e em pecado contra Deus.

Lembremos que a essência do cristianismo é o amor. É por amor que nos sacrificamos pelo reino, é por amor que servimos, é por amor que buscamos os dons do Espirito, é por amor que anunciamos o reino e procuramos ser genuínas testemunhas.

No livro “Multiplicando a Liderança Joel Comiskey ” diz que na maioria das igrejas, 10% das pessoas fazem 90% de todo o trabalho. Oremos e nos esforcemos para mudar esta realidade. E que sejamos encontrados por Deus a fazer parte desta minoria, que se dispõe a dizer: eis-me Senhor, envia-me a mim.

6) Conclusão
Quero finalizar esta reflexão lendo uma ilustração:
“Certo dia um fósforo disse a uma vela: “Eu tenho a tarefa de te acender.”
Assustada, a vela respondeu: “Não, isso não! Se eu for acesa, os meus dias estarão contados. todos deixarão de admirar a milha beleza”.
O fósforo perguntou: “Tu preferes passar a vida inteira, inerte e sozinha, sem ter experimentado a vida?”
”Mas queimar dói e consome as minhas forças”, sussurrou a vela insegura e apavorada.
“É verdade”, respondeu o fósforo, “mas este é o segredo da nossa vocação. Nós somos chamados para ser luz! O que eu posso fazer é pouco. Se não te acender, perco o sentido da minha vida. Existo para acender o fogo. Tu és uma vela: tu existes para iluminar os outros, para aquecer. Tudo o que tu ofereceres através da dor, do sofrimento e do teu empenho será transformado em luz; Tu não te consumirás pelos outros. Outros passarão o teu fogo adiante.
Então a vela disse cheia de alegria: “Eu te peço, acende-me”.
Você e eu fomos chamados para servir. Para servir o nosso eu necessita morrer. Lembre-se que diz Jesus em João 12:24, que “….se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas, se morrer, produz muito fruto.”

Tenho observado que ninguém atira pedras a árvores mortas, que não produzem frutos. O diabo não atira pedras em crentes que estão mortos espiritualmente. As pessoas atiram pedras em árvores frutíferas, em crentes que estão servindo o reino, que prodem frutos.
Se você é uma árvore morta, e não esta a produzir frutos, arrependa-se porque está na direção errada. Árvores mortas estão a ocupar inutilmente o espaço.

Mas, se você meu irmão, é uma árvore frutífera, certamente as pedras serão atiradas contra a sua vida. 
José era uma destas árvores frutíferas. Deus lhe dava sonhos e o dom de interpretá-los. Os próprios irmãos de José se levantaram contra a sua vida.
Daniel era uma árvore frutífera. Ele tinha dons do Espirito e por causa disso os seus inimigos o acusaram injustamente. E isso fez com que ele fosse lançado na cova. Mas, Deus fechou a boca dos leões.

Árvores frutíferas, serão sempre atacadas. Porem não desanime, vá em frente. Creia que o mesmo Deus que faz filhos profetizarem, velhos sonharem e jovens terem visões, é também aquele que nos fará resistir a todas as lutas que se levantam. Reconheçamos como Neemias que “…..o Deus dos céus é quem nos dará bom êxito…” Ne 2:20

Sem comentários: