domingo, 22 de dezembro de 2013

A Oração é o Meio para Alcançar a Vitória

1. A energia (Ef 6:18-20)
A oração é a energia que capacita o soldado cristão a usar a armadura e a empunhar a espada. Não somos capazes de lutar na batalha com o nosso poder, por mais fortes ou habilidosos que julguemos ser. Quando Amaleque atacou Israel, Moisés foi para o alto do monte a fim de orar, enquanto Josué usava a espada no vale (Êx 17:8-16). Os dois elementos foram essenciais para derrotar Amaleque: a intercessão de Moisés no monte e a espada de Josué em ação no vale. A oração é o poder para a vitória, mas não se trata de um tipo qualquer de oração. Paulo diz como orar para derrotar Satanás.
2. Orar em todo tempo.
É evidente que isso não significa "proferir orações continuamente ". Não somos ouvidos por causa de nossas "vãs repetições" (Mt 6:7). "[Orar] sem cessar” (1 Ts 5:17) significa estar sempre em comunhão com o Senhor, estar conectado com ele a todo tempo. Ao orar, o ideal é nunca dizer: “Senhor, colocamo-nos na tua presença…”, pois, na verdade, nunca deixamos a presença d´Ele! O cristão deve orar “em todo o tempo”, pois está sempre sujeito a tentações e a ataques do diabo. Um ataque surpresa já derrotou mais de um cristão que se esqueceu de “orar sem cessar”.
3. Orar com toda oração.
Existe mais de uma forma de orar: oração, súplica, intercessão e ação de graças (Fp 4:6; 1 Tm 2:1). O cristão que ora apenas para pedir coisas para si está a perder as bênçãos resultantes da intercessão e da ação de graças. Na verdade, a ação de graças é uma grande arma para derrotar Satanás. Assim como o louvor, a oração tem poder transformador. A intercessão por outros pode trazer vitória para a nossa própria vida. “Mudou o Senhor a sorte de Jó, quando este orava pelos seus amigos” (Jó 42:10).
4. Orar no Espírito.
De acordo com o modelo bíblico, oramos ao Pai, por meio do Filho e no Espírito. Romanos 8:26, 27 mostra que a única maneira de orar dentro da vontade de Deus é pelo poder do Espírito. De outro modo, as nossas orações podem ser egoístas e estar fora do que Deus deseja.
No tabernáculo do Antigo Testamento, antes do véu que dava acesso ao Santo dos Santos, havia um pequeno altar de ouro em que o sacerdote queimava incenso (Êx 30:1-10; Lc 1:1-11). O incenso retrata a oração e, para ser queimado no tabernáculo ou templo, deveria ser preparado de acordo com as instruções de Deus, não segundo alguma fórmula humana. O fogo do altar retrata o Espírito Santo, pois é ele que “acende” as nossas orações dentro da vontade de Deus. É possível orar com fervor na carne e não se comunicar com Deus. Também é possível orar tranquilamente no Espírito e ver a mão de Deus fazer grandes coisas.
5. Orar com os olhos abertos.
Vigiar significa “manter-se alerta”. A injunção para “vigiar e orar” aparece com frequência na Bíblia. Quando Neemias estava a restaurar os muros de Jerusalém e o inimigo tentava a impedi-lo de realizar essa obra,
Neemias derrotou os adversários vigiando e orando. “Porém nós oramos ao nosso Deus e, como proteção, pusemos guarda contra eles” (Ne 4:9). “Vigiar e orar” é o segredo para vencer o mundo (Mc 13:33), a carne (Mc 14:38) e o diabo (Ef 6:18). Pedro adormeceu quando deveria estar orando, e o resultado foi a vitória de Satanás (Mc 14:29-31, 67-72). Deus espera que usemos os sentidos que nos deu para que, conduzidos pelo Espírito, possamos perceber quando Satanás está operar na nossa vida através dos nossos sentidos. Pedro e os outros necessitavam vigiar. Pedro negou Jesus três vezes por não ter vigiado. Os outros estavam longe exceção feita a João.
6. Continuar a orar.
A palavra perseverança significa, simplesmente, “persistir em algo e não desistir”. Os primeiros cristãos oravam dessa maneira (At 1:14; 2:42; 6:4), e devemos seguir os seus exemplos (Rm 1 2:1 2). A perseverança na oração não significa que estamos a tentar convencer Deus, mas sim que estamos profundamente interessados e preocupados, e que não conseguimos descansar enquanto não recebemos uma resposta de Deus.

Nas palavras de Robert Law: “Orar não é insistir para que a vontade do homem seja feita no céu, mas sim para que a vontade de Deus seja feita na Terra” {Tests ofLIfe, [Grand Rapids: Baker, 1968[). A maioria desiste exatamente quando Deus está preste a dar a vitória. Nem todos têm a disposição ne­cessária para passar uma noite inteira em oração sincera, mas todos podemos perseverar muito mais do que costumamos fazer. A Igreja primitiva orou incessantemente enquanto Pedro estava na prisão e, no último instante, Deus lhes deu a resposta (At 12:1-19). Devemos continuar orando até que o Espírito nos oriente a parar ou até que Deus responda. Justamente no momento que sentirmos vontade de desistir. Deus dará a resposta.
7. Orar por todos os santos.
As primeiras palavras da oração que Jesus ensinou são: “Pai nosso” e não “meu Pai”. Oramos como parte de uma grande família que também conversa com Deus e devemos orar pelos demais membros da família. Até mesmo Paulo pediu o apoio dos efésios em ora­ção – ele que já havia sido arrebatado ao terceiro céu e voltado. Se Paulo precisa­va das orações dos santos, tanto mais nós também precisamos! Se minhas orações cooperam para que outros santos derro­tem Satanás, essa vitória também me aju­dará. Convém observar que Paulo não pede que orem por seu bem-estar ou segu­rança, mas pela eficácia em seu testemu­nho e ministério.
8. O encorajamento (Ef 6:21-24)
Não estamos a travar esta batalha sozinhos. Há outros cristãos conosco na luta, e devemos ter a preocupação de encorajar uns aos outros. Paulo animou os efésios; Tíquico encorajou Paulo (At 20:4); e Paulo o enviou de volta a Éfeso, a fim de ser um estímulo para os cristãos de lá. Paulo não era o tipo de missionário que guardava segredo sobre o que lhe acontecia. Desejava que o povo de Deus soubesse o que Deus fazia, como as suas orações elas estavam a ser respondidas e como Satanás agia para se opor à obra. As suas motivações não eram egoístas nem tentava extrair algo deles.
É um grande estímulo saber que fazemos parte da família de Deus! Em parte alguma do Novo Testamento encontramos um cristão isolado. Os cristãos são como ovelhas: vivem em rebanhos. A igreja é um exército, e os soldados precisam permanecer juntos e lutar juntos.
É interessante observar as palavras que Paulo usa para encerrar esta carta: paz, amor, fé e graça! O apóstolo estava numa prisão em Roma e, no entanto, era mais rico do que o imperador. Quaisquer que sejam as nossas circunstâncias, em Jesus Cristo somos abençoados com “toda sorte de bênção espiritual”!
9. A falta de confiança.
A mente secularizada leva à derrota, fracasso e esterilidade dos esforços dos obreiros  e das igrejas. Isso é bem visível em toda a Europa hoje, e em Portugal em particular.
Faça-se o que diz a serva de Deus: “Mediante a graça de Cristo, os ministros de Deus são feitos mensageiros de luz e bênção. Quando mediante oração fervorosa e perseverante obtiverem a dotação do Espírito Santo e saírem possuídos do desejo de salvar, os corações plenos de zelo para estender os triunfos da cruz verão os frutos de seus trabalhos. Recusando resolutamente exibir sabedoria humana ou exaltar-se, eles realizarão uma obra que resistirá aos assaltos de Satanás. Muitas pessoas sairão das trevas para a luz, e muitas igrejas serão estabelecidas. Os homens se converterão, não ao instrumento humano, mas a Cristo. O eu será mantido subjugado; somente Jesus, o Homem do Calvário, aparecerá.” {AA 154.1}
O fracasso na obra de Deus nunca foi e nunca virá como resultado das crises sociais ou económicas, mas por falta de oração que conduz à consagração e união entre os crentes e Deus.
Conclusão: “Os que trabalham por Cristo hoje, podem revelar as mesmas distintas excelências reveladas pelos que proclamaram o evangelho na era apostólica. Deus está tão pronto a dar poder a Seus servos hoje quanto esteve quando o deu a Paulo e Apolo, a Silas e Timóteo, a Pedro, Tiago e João.” {AA 154.2}
Convidar os crentes a criarem um "Lugar Sagrado" no seu dia e a passar dez minutos a orar, aqui e agora, em frente do computador, na cozinha, onde quer que seja com a leitura escolhida especialmente para cada dia.

José Carlos Costa, pastor

Sem comentários: