quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

COM JESUS, UMA VIDA TRANSFORMADA

1-INTRODUÇÃO: Marcos 16:1-16.
Antes do amanhecer do dia de Domingo, ainda estava muito escuro, Jesus Cristo ainda dormia na sepultura. Os guardas romanos cuidadosamente vigiavam este lugar, entretanto os anjos invisíveis também estavam ali, como representantes celestiais. Eles estavam ali para dar as boas-vindas ao Senhor Jesus, que muito em breve ressuscitaria.

Também os anjos maus rodeavam o sepulcro procurando por todos os meios manter  o Filho de Deus preso para sempre. De repente tudo estremece, um terramoto localizado provocado por um anjo de Deus que desceu do céu, e clamou com grande voz: “Filho de Deus, o Teu Pai te chama”. Jesus saiu do sepulcro pela vida que Ele tem em si mesmo. “Eu sou a ressurreição e a vida” disse Ele, no mesmo instante a Sua palavra cumpriu-se.

A primeira pessoa a ver Jesus ressuscitado foi Maria Madalena. Pouco depois chegaram outras mulheres trazendo especiarias e unguentos para ungir o Seu corpo.

Jesus depois apareceu e falou também a essas mulheres. Mais tarde teve uma entrevista pessoal com Pedro a quem certamente perdoou e animou. Horas mais tarde acompanha a Cleofas e o seu companheiro no caminho de Emaús. Aparece depois aos Apóstolos no cenáculo, Tomé estava ausente. Uma semana mais tarde novamente aos apóstolos reunidos no mesmo lugar em Jerusalém agora Tomé também estava.

Encontra-se com sete Apóstolos que estavam a pescar no mar da Galileia. Mais tarde no mesmo mar encontrou-se com os onze Apóstolos e com mais de 500 cristãos no Monte das Bem-aventuranças. Também apareceu a Tiago: 1ª Coríntios 15:7.

Finalmente, 40 dias depois da Sua ressurreição despediu-se no Monte das Oliveiras ascendendo ao céu.

Que significa para nós a ressurreição de Jesus? Que importância teve para os tristes e decepcionados discípulos?

II- O SIGNIFICADO DA RESSURREIÇÃO.
1.         Para Maria Madalena e as outras mulheres.

Aquela madrugada de domingo, quando algumas mulheres piedosas saíram de suas casas para visitar o sepulcro de Jesus, Maria Madalena que amava muito a seu Salvador, ela foi a primeira a ver a pedra removida do seu lugar. Viu os guardas romanos como mortos, viu um anjo que a ela e às outras mulheres ordenou que anunciassem as boas novas da ressurreição de Jesus aos apóstolos. Jesus fala com elas. Que alegria, que maravilhosa surpresa!

2- Para os dois discípulos a caminho de Emaús.
Ao entardecer daquele dia da ressurreição, todos os discípulos continuaram a duvidar se realmente o Senhor estava vivo. Dois deles voltaram para as suas casas em Emaús, aldeia que distava 12 Kms, de Jerusalém. Quando Jesus começa a caminhar com eles percebe claramente do que falam: Lucas 24:21.

Estas palavras revelaram a decepção de todos os cristãos naquele dia. No entanto Jesus dissipou essa tristeza e avivou-lhes a fé.

4- Para os onze Apóstolos que se encontraram com Jesus.
Não existia mais motivos para duvidar. Jesus em pessoas diante deles, ficaram atónitos. Mostrou-lhes as marcas dos pregos nas suas mãos e nos pés.

5- Para os 500 discípulos. 1ª Coríntios 15:6.
Jesus tinha convocado a todos eles para esse último encontro, manifestou-Se também a mais de 500 pessoas num só momento, foi a todos os cristãos reunidos a quem Jesus disse: “Portanto ide...” Mateus 28:19,20.

A honrosa missão de pregar foi dada não só aos Apóstolos, mas a todos os cristãos. Para todos os Apóstolos, todas as mulheres cristãs e os discípulos em particular a ressurreição de Jesus significou segurança e cumprimento das profecias.

A ressurreição reavivou as suas esperanças, motivou as suas vidas e lhes deu sentido para a proclamação do Evangelho. Fez com que o temor e as dúvidas desaparecessem, foram substituídas pela segurança e a salvação.

III- QUE SIGNIFICA A RESSURREIÇÃO PARA NÓS?
1- Jesus é as primícias dos que dormem o sono da morte e nos dá a certeza que os mortos em Cristo ressuscitarão no último dia.

2- Jesus é a vida eterna para nós. Nosso Deus veio para dar-nos a vida em abundância, saúde e qualidade de vida superior.

3- Podemos agora confiar plenamente na Bíblia. Deus nunca falha. O que Deus promete cumpre.

4- Reconhecimento, graças mil a Deus. Jesus ressuscitou e venceu. Nós também venceremos.

IV- APELO.
Actos 1:9-11.
1-         Como podemos não amar quem nos amou tanto? Nós o amamos porque Ele nos amou primeiro. Se o amamos, é natural servi-Lo. Nada será muito difícil fazer a quem O ama.
2-         Nossa maior necessidade de hoje é a de aceitar a salvação que há em Cristo, e a maior acção de Deus para este planeta terra é salva-lo. Jesus é a salvação. Ele quer salvar a cada um, Ele quer derramar o Seu amor na nossa vida.
3-         Quer aceitar, hoje, o amor de Deus para que desta forma possa desfrutar a paz da salvação ? Quer preparar-se para a iminente vinda de Jesus a este mundo?
4-         Quer continuar a estudar a Bíblia para viver melhor, para fazer a sua família feliz e gozar das delícias do reino de Deus?
5-         Que Deus vos abençoe e aumente a vossa felicidades, cada dia mais, que o Espírito Santo vos ajude a perseverar na fé em Jesus.


José Carlos Costa, pastor

Sem comentários: