domingo, 13 de janeiro de 2013

AINDA EXISTE UMA ESPERANÇA


INTRODUÇÃO: Lucas 23:53-56

Jerusalém  estava repleta de gente que vinha para a festa. Era Sábado, era um dia diferente de todos os outros. Todavia ouvia-se o som das trombetas chamando o povo para as celebrações, e o ambiente festivo parecia normal. No entanto havia uma atmosfera sombria sobre Jerusalém.

Especialmente, os sacerdotes e príncipes estavam inquietos. Temiam mais a Cristo agora que estava morto que quando estava vivo.
 
O templo encheu-se de adoradores, muitos dos quais passaram a noite examinado as Sagradas Escrituras, estavam convencidos de que as profecias messiânicas se tinham cumprido. Os sacerdotes estavam confusos, olhando a grande e majestoso véu que dividia o lugar Santo do lugar Santíssimo, rasgado por mãos invisíveis de alto abaixo. O lugar Santíssimo nunca tinha sido visto pelo povo, agora estava exposto à vista de todos

Muitos doentes vinham à procura de Jesus para serem socorridos. Nunca antes Cristo atraíra tanta a atenção como naquele Sábado. Cumpriam-se as palavras: “E eu quando, for levantado da terra, a todos atrairei a mim.” São João 12:32.
 
O seu nome estava agora em milhares de lábios. No entanto o Salvador estava em silencio, na sepultura fria, as suas mãos dobradas sobre o peito indicavam que a Sua obra na terra tinha terminado.
 
Descansava naquele Sábado depois de trabalhar pela redenção do mundo. Assim  como quando concluiu a obra da criação da terra e de ter feito o homem e a mulher no sexto dia, obra feita juntamente pela Trindade. Os discípulos não somente estavam desconcertados e com medo, mas sentiam uma tristeza indescritível.
 
No cimo do monte do Calvário, viam-se três cruzes vazias e manchadas de  sangue, recordação da história dos seus ocupantes.
 
Havia ainda uma esperança ? Sim, pois aquela aparente derrota era na realidade a maior vitória alcançada na terra.
 
II- A ESPERANÇA, TORNA-SE REALIDADE: Lucas 23:43.
A vitória estava garantida, quando a um dos malfeitores foi prometido o paraíso. O mesmo ladrão frente à morte e tendo uma vida cheia de crimes, desprezado pela sociedade, não foi abandonado pelo Salvador.
 
A promessa do paraíso foi a esperança duma nova vida,  uma oportunidade de ser feliz e viver eternamente. Não é esta a promessa que você mais gostaria de ouvir ? Pode porventura haver maior benção que receber a segurança da salvação eterna ?
 
Esta noite pode ouvir Jesus oferecer-lhe esta promessa. Em São João 3:16 “...Nele crê, não pereça, mas tenha a vida eterna...” Basta aceitá-Lo como seu Salvador pessoal e abandonar a vida de pecado. Cristo é a nossa esperança de salvação.
 
III- JESUS, FOI A ESPERANÇA DE BARRABÁS.
     Naquele sábado, Barrabas festejava a sua liberdade com a sua família. Alegrava-se com os seus amigos, celebrava a Páscoa mais feliz da sua vida. Jesus morreu em seu lugar. Jesus tinha levado a pesada cruz que tinha sido feita para Barrabás e nela morreu. Ter-se-á convertido Barrabás ?
 
Quando Barrabás foi solto, ouviu a interrogação feita por Pilatos: Que farei de Jesus ?
A turba assassina possessa pelos demónios escolheu crucificar o amado Filho de Deus. Que triste escolha ! Que farei de Jesus ? É a nossa resposta a esta pergunta que nos colocará de um lado ou do outro da cruz. Desprezar a Jesus, não o conhecer como Deus e não permitir que o nosso coração se abra para O amar e isto é o maior pecado para a alma. Jesus é a única esperança; tudo depende de como você responde a esta pergunta: “Que farei com Jesus ?”
 
IV- APELO.
Nicodemos passou aquele Sábado a recordar as palavras de Jesus. Nicodemos e José de Arimateia aceitaram a Jesus, e fizeram uma escolha acertada. Meus amigos já tomaram a decisão definitiva por Jesus ?

Em breve, Jesus voltará a este mundo, se o aceitarmos, quando Ele voltar a esta terra levar-nos-á para a Santa Cidade, para o reino de glória e de perfeição, estaremos longe das aflições e das consequências do pecado, que reinam no mundo.
 
Jesus nos diz: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos e eu vos darei descanso” Mateus 11:28.
 
Hoje queremos concluir de uma forma muito especial. Queremos aproveitar a oportunidade para fazer de Jesus nossa esperança.

Sofremos, temos muitas necessidades, enfrentamos problemas que parecem não ter solução.
Tenha no seu coração a segurança de que Jesus vive e que voltará em breve para dar-lhe uma vida melhor.
Faça a sua decisão! Decida entregar a direcção da sua vida a Jesus, decida conhecer mais o plano de Deus para si e conheça que ainda existe uma esperança, essa esperança é Jesus !
 

Sem comentários: