sexta-feira, 30 de março de 2012

A TRINDADE NA BÍBLIA

Introdução
Os anti-trinitarianos, procuram encontrar diversos argumentos para provar que a Trindade é uma doutrina pagã e antibíblica. Um dos argumentos é que a palavra Trindade não aparece na Bíblia. Ora se fôssemos crer somente em palavras ou conceitos que aparecem na Bíblia, não aceitaríamos o Milénio, nem Ascensão, e nem mesmo a Bíblia, porque estas palavras não aparecem na Bíblia. Embora a palavra Trindade não apareça, a Trindade está presente em toda a Bíblia. É claro que a nossa compreensão da Trindade é limitada. Aliás, somente podemos compreender aquilo que nos foi revelado. "Unicamente o Infinito pode compreender o Infinito" disse Hatton. Ver Max Hatton, Undertanding The Trinity, pág. 11, Atumn House, Alma Park Grantham, England, 2002.

Os Adventistas do Sétimo Dia crêem que existe Um único Deus verdadeiro. O Pai, o Filho e o Espírito Santo são três Pessoas distintas, embora Um só Deus.

Às vezes temos dificuldades em compreender a Trindade, porque não encontramos nada no mundo que possa ser comparado com a Trindade Divina. É verdade, pois a própria Bíblia nos diz: "A quem pois fareis semelhante a Deus? Ou com que o comparareis"? (Isaías 40:18) Embora sejam três Pessoas, são uma só substância.

I Parte – Evidências da pluralidade Divina no Antigo Testamento.
O primeiro verso da Bíblia ao descrever a obra criadora de Deus assim diz: "No princípio criou Deus os céus e a terra." (Gén. 1:1) A palavra "Deus" aqui, vem do Hebraico ELONHIM. E ELOHIM é a forma plural de ELOHÁ.

Assim sendo, aqui está a primeira evidência bíblica de pluralidade Divina. Estudiosos de hebraico dizem que na língua hebraica há três graus de número: Singular – um; dual – dois; plural – mais de dois. A palavra traduzida por "Deus" em Génesis 1:1 é plural, indicando mais de dois. A palavra hebraica é ELOHIM. Matthew Henry diz que ela significa "a pluralidade de pessoas na deidade: Pai, Filho e Espírito Santo. Este nome de Deus no plural...confirma a nossa fé na doutrina da Trindade, que é claramente revelada no Novo Testamento, apesar de só levemente sugerida no Antigo". Mathew Henry, Commentary on the Whole Bible, Vol. 1

Note que embora ELOHIM seja o plural de Deus, não indica três deuses, mas UM Deus, porque o verbo CRIOU, está no singular. Em Génesis 1:26 lemos: "E disse Deus, façamos o homem à nossa imagem, conforme à nossa semelhança...Já no verso 27 lemos: "E criou Deus o homem à Sua imagem...". Whidden, Moon e Reeve, The Trinity, pág. 34, Review and Herald Publishing Association, USA, 2002

Moisés ao escrever este relato intercalou plural com singular. Mostrando que há um só Deus, que se manifesta em três Pessoas. Logo após a entrada do pecado, continua a descrição: "Então disse o Senhor Deus: Eis que o homem é como um de nós..." (Génesis.3:22) novamente a verbo disse o Senhor no singular e como um de nós no plural.

Talvez um dos textos mais claros sobre a existência da Trindade no Antigo Testamento seja o de Isaías 6: 8 e 9 onde lemos: "Depois disso ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei e quem há-de ir por nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim. Então disse Ele: Vai e diz a este povo: Ouvis de facto, e não entendeis, e vedes, em verdade, mas não percebeis." O intercâmbio entre singular e plural é o mesmo como nas passagens acima, porém aqui acrescentamos um ingrediente novo. Quem fez este pronunciamento, foi Deus o Pai, foi Jesus ou foi o Espírito Santo?

Para os anti-trinitarianos, foi o Pai. Porém, para nós foram os três. Senão, vejamos o seguinte raciocínio: Quem fez o pronunciamento foi Deus o Pai. Isto está correto. Agora leia João 12:39-41 que diz: "Por isso não podiam crer, pelo que Isaías disse outra vez: Cegou-lhes os olhos, e endureceu-lhes o coração, afim de que não vejam com os olhos, e compreendam no coração, e se convertam e Eu os cure. Isaías disse isto quando viu a Sua glória e falou d´Ele."

Vejamos o que João sobre quem fez o pronunciamento de Isaías 6, foi Jesus. Bem, agora vamos ler Actos 28: 25-27. "E como ficaram entre si discordes, se despediram, dizendo Paulo esta palavra: Bem falou o Espírito Santo a nossos pais pelo profeta Isaías dizendo: Vai a este povo e dize: De ouvido ouvireis, e de maneira nenhuma entendereis: e, vendo vereis e de maneira nenhuma percebereis..." Aqui notamos que Paulo diz que quem fez o pronunciamento de Isaías 6, foi o Espírito Santo.

Um argumento usado pelos anti-trinitarianos é o texto de Deuteronómio 6:4: O Verso diz: "Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o ÚNICO Senhor. “Realçam que a palavra ÚNICO, é determinante e esclarecedora. Vamos fazer uma análise da palavra ÚNICO. Na língua Hebraica, há duas palavras para determinar uma UNIDADE. Se for uma unidade absoluta, usa-se a palavra YACHID. (Pronuncia-se Iarrid) Mas, se for uma unidade composta, usa-se a palavra ECHAD. (Pronuncia-se Errad) Whidden, Moon e Reeve, The Trinity, págs. 33 e 34, Review and Herald Publishing Association, USA, 2002

Vejamos alguns exemplos de cada uma das palavras. Em Génesis 2:24 lemos: "Portanto deixará o varão o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos UMA CARNE." Um homem e uma mulher formam uma unidade composta por duas pessoas. Ao decifrar os sonhos de Faraó, José falou: "O sonho de Faraó é UM SÓ." (Gén. 41:25)

Embora fossem dois sonhos, José disse que os sonhos formavam uma unidade composta. Quando os espias voltaram trazendo os frutos da terra, Moisés escreveu: "Depois vieram até ao vale de Escol, e dali cortaram um ramo de vide com UM cacho de uvas".... (Num.13:23). Um cacho de uvas é uma unidade composta de muitas uvas. Em todos os exemplos mencionados, a palavra usada foi ECHAD. E como já vimos, esta palavra indica uma UNIDADE COMPOSTA.

Agora vamos ler Génesis 22:2: "E disse: Toma agora o teu filho, o teu ÚNICO filho a quem amas, e vai-te a terra de Moriá, e oferece-o ali em holocausto..." Verso 12: "Não estendas a tua mão sobre o moço...agora sei que temes a Deus, e não me negaste o teu filho, o teu ÚNICO". Aqui é uma unidade absoluta.

Isaque era único na sua espécie. Neste caso, a palavra usada foi YACHID. Voltemos agora para Deuteronómio 6:4. Que palavra Moisés usou ECHAD ou YACHID? Moisés usou a palavra ECHAD. Logo quando a Bíblia diz que o Senhor Deus é o único Senhor, está falando de uma UNIDADE COMPOSTA".

II Parte - A Trindade aparece com mais clareza no Novo Testamento
Após a ressurreição, Jesus diz aos Seus discípulos: "Fazei discípulos de todas as nações", baptizando os convertidos "Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século." (Mateus 28:19 e 20) Observe que o substantivo nome, aparece no singular. Em NOME do Pai, do Filho e do Espírito Santo, mas se menciona três pessoas. Esta similaridade com os textos do Antigo Testamento onde o verbo aparece no singular e os nomes no plural, indica que há um só Deus, mas três pessoas co-eternas. Nisto Cremos, pág. 31, Casa Publicadora Brasileira, Tatuí S.P, 1995.

"Quando o nascimento de Cristo foi anunciado pelo anjo, este declarou: ": "Descerá sobre ti o Espírito Santo e o poder do Altíssimo te envolverá com a Sua sombra; por isso também o ente Santo que há-de nascer, será chamado Filho de Deus" (Lucas 1:35).
O apóstolo Paulo ao terminar a segunda carta aos Coríntios declara cristalinamente: "A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vós" (2 Cor. 13:13).

Quando pensamos neste texto como um desafio para termos comunhão com o Pai, com o Filho e com o Espírito Santo, entendemos que somente se pode ter comunhão com uma Pessoa e não com um poder ou com uma força. Então, se somos chamados para ter comunhão com o Espírito Santo, fica claro que Ele é uma Pessoa, do contrário como se manteria comunhão com alguma coisa que não uma pessoa?

"Não existe distância entre as pessoas da Divindade. Todas elas são divinas, e assim compartilham os seus poderes e qualidades divinas. ...Na economia da Divindade, a autoridade final recai sobre os três membros. Embora a Divindade não seja apenas uma Pessoa, Deus é um em propósito, mente e carácter. Esta unicidade não oblitera as personalidades distintas do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Tão pouco a existência destas personalidades separadas destrói o conceito monoteísta das Escrituras, de que Pai, Filho e Espírito Santo são um único Deus." - Nisto Cremos,pág. 31, Casa Publicadora Brasileira, Tatuí S.P, 1995.

III A trindade nos escritos de Ellen White
Ellen White veio com sua família da igreja Metodista para o Movimento Adventista. Como os Metodistas são trinitarianos, é lógico pensarmos que ela era trinitariana. No começo de seu ministério, embora chamada e eleita por Deus como profetisa, não se pode afirmar que ela tivesse compreensão clara e cabal de todos os assuntos doutrinários. Em Outubro de 1844, ela cria como os demais na doutrina da porta fechada. Após sua primeira visão em Dezembro de 1844, ela ainda continuou a observar o domingo. E após aceitar o sábado, continuou a guardá-lo erroneamente das seis horas da tarde de sexta-feira até às seis horas da tarde do sábado, até que Deus lhe mostrou em visão que estava errada. Whidden, Moon e Reeve, The Trinity, págs.205 e 206, Review and Herald Publishing Association, USA, 2002

Assim sendo, podemos afirmar que embora fosse trinitariana, o seu conhecimento maior, mais abarcante e mais completo desta doutrina foi aprofundado dos anos de 1890 para frente. Em 1898 com a publicação do Desejado de Todas as Nações, parece que esta fase madura do assunto tornou-se muito clara e definida.
"O príncipe da potestade do mal só pode ser mantido em sujeição pelo poder de Deus na terceira pessoa da Divindade (Trindade), o Espírito Santo." Special Testimonies, Série A, nº 10, pág. 37. (1897)

"Cristo enviou Seu representante, a terceira pessoa da Divindade (Trindade), o Espírito Santo. Nada podia superar esse Dom. ..." Manuscrito 44, (1898) Citado em Meditações Matinais de 2002, pág. 301.

"Ao pecado só se poderia resistir e vencer por meio da poderosa actuação da terceira pessoa da Divindade (Trindade), a qual viria, não com energia modificada, mas na plenitude do divino poder. Ellen White, CD Rom,2002 - Casa Publicadora Brasileira, O Desejado de Todas as Nações, pág. 671".

"Os eternos dignitários celestes - Deus, Cristo e o Espírito Santo - munindo-os [aos discípulos] de energia sobre-humana, ... avançariam com eles para a obra e convenceriam o mundo do pecado". Manuscrito 145, (1901.)

"Há três pessoas vivas pertencentes à Divindade (Trindade) celeste; em nome destes três grandes poderes - o Pai, o Filho e o Espírito Santo - os que recebem a Cristo por fé viva são baptizados, e esses poderes cooperarão com os súbditos obedientes do Céu em seus esforços para viver a nova vida em Cristo. Special Testimonies, Série B, Nº 7, págs. 62 e 63. (1905) Citado em Evangelismo, pág. 616.

Conclusão:
Concluímos esta exposição orando ao Pai, em nome de Jesus e pedindo que o Santo Espírito possa nos ajudar em nossas fraquezas para que a comunhão com o trio celestial possa ser uma constante em nossa vida. Whidden, Moon e Reeve, The Trinity, págs.205 e 206, Review and Herald Publishing Association, USA, 2002

Afinal se o Pai, o Filho e o Espírito Santo são Um Deus, oramos aos três, temos comunhão com os três e adoramos os três. E enquanto o Pai nos espera de braços abertos, e o Filho intercede por nós no santuário celestial, ouçamos a voz do Espírito Santo que juntamente com a esposa dizem vem. (Apoc. 22:17) Sendo assim, que "A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vós" (2 Cor. 13:13). Amém.

Nota do autor. Nos textos originais de Ellen White em inglês, não aparece a palavra Trindade, mas sim a palavra Godhead, que significa Divindade. Ela usa também a palavra Trio. O leitor verá que a palavra Trindade foi colocada entre parêntese, porque nos livros em português aparece a tradução Trindade. Queremos dizer que embora não apareça a palavra Trindade nos originais, a tradução está correcta, porque no corpo do texto aparecem as três pessoas nominadas - Pai, Filho e Espírito Santo ou Trio. Portanto Trio - ou Pai, Filho e Espírito Santo, formam uma Trindade.
Publicada por José Carlos Costa em 11:46 0 comentários

Sem comentários: