segunda-feira, 1 de agosto de 2011

PREPARAÇÃO PARA AS MARAVILHAS DE DEUS

"Santificai-vos, porque amanhã o Senhor fará maravilhas no meio de vós" (Josué 3:5.
A santificação, com base em Josué 3:5. Como nos dias de Josué, Deus quer operar maravilhas NO nosso meio, mas há uma condição: "santificai-vos". Isto significa que devemos preparar-nos para a presença e acção de Deus no nosso meio. Como? a) libertando-nos de pensamentos, palavras e ações que firam o carácter do nosso Deus porque Ele é santo e puro em tudo o que é e que faz; b) assumindo posições e tomando atitudes que estejam em harmonia com a vontade de Deus que é sempre boa, perfeita e agradável.
Quando decidimos obedecer a esse mandamento (santificai-vos), a graça de Deus manifesta-se em nós e experimentamos o poder da morte e da ressurreição de Jesus por nós: morremos para o pecado e ressuscitamos para uma vida nova (Romanos 6:8-11). Acontece a mudança de uma situação de pecado, miséria e sofrimento para uma situação nova de vitória.
Há exemplos na história do povo de Deus de como isto acontece. Dentre muitos movimentos de santificação registados nas Escrituras Sagradas, que criaram ambientes favoráveis para que Deus realizasse maravilhas no meio do Seu povo, destacaremos três que ensinam preciosas lições para nós em nossos dias.
1. PREPARAÇÃO PARA MARAVILHOSAS CONQUISTAS.
O povo de Israel poderia ter conquistado a terra prometida de 3 a 5 dias após a saída do Egito. No entanto, os capítulos 13 e 14 do livro de Números mostram que a incredulidade dos espias afectou todo o povo e houve atitudes de rebeldia contra o Senhor e contra a liderança de Moisés. A consequência foi que o povo teve que peregrinar 40 anos no deserto até que toda a geração que tinha saído do Egito morresse na caminhada, com excepção de Calebe e Josué, que perseveraram no propósito de seguir o Senhor. A incredulidade é pecado que limita a manifestação da presença e do poder do Senhor. Jesus não pôde fazer milagres em Nazaré por causa da incredulidade das pessoas daquela cidade (Marcos 6:4-6).
O povo, agora, está às margens do Jordão, pronto para iniciar a conquista. Para isto, precisava obedecer à ordem: "Santifiquem-se, pois amanhã o Senhor fará maravilhas entre vós". O povo precisava libertar-se da incredulidade e assumir atitude de fé, seguindo as instruções do Senhor através de Josué, líder que sucedeu a Moisés (Josué 3:7-13).
Há ricas promessas para nós hoje (1 Coríntios 2:9) que devem ser conquistadas pela fé que obedece. A fé autêntica, é um facto, é um acontecimento, na obediência. Quando obedecemos, Deus age e faz maravilhosas entre nós e na vida de cada um de nós. Vamos prosseguir no caminho da fé, molhando os nossos pés no Jordão e o rio vai abrir-se na nossa frente. Atentemos para essas exortações: Isaías 55:6-7; 1:16-20.
2. PREPARAÇÃO PARA MARAVILHAS NA FAMÍLIA.
Em Génesis 34:30 e 35:1-7 temos o registo das maravilhas que Deus faz numa família que se santifica. Essa família foi ameaçada de destruição por causa da violência praticada por dois filhos de Jacob (Génesis 34:30). As famílias hoje são ameaçadas pela violência e pelas maneiras subtis de destruição dos valores que dão firmeza às famílias. Com Jacob e a sua família, aprendemos lições importantes quanto à santificação como preparação para a realização das maravilhas de Deus.
Ao reassumir a sua condição de chefe da família, Jacob restaurou a sua autoridade por orientação da Palavra de Deus. Ele ouviu Deus e obedeceu à Palavra nas providências para santificar a família: a) eliminou a idolatria na sua casa; b) levou a todos a purificarem-se dos seus pecados e vícios; c) promoveu o decoro e a sobriedade; d) conduziu a sua família de volta ao Senhor (35:1-4). Os chefes de família precisam restaurar a autoridade, não por força ou por violência, mas pelo exemplo de vida piedosa e ética!
O resultado foi que "o terror de Deus invadiu as cidades que lhes eram circunvizinhas e não perseguiram os filhos de Jacob" (Génesis 35:1-5). Santifiquemo-nos, como verdadeiros adoradores (Génesis 35:6-7), e o Senhor fará maravilhas nas nossas famílias.

3. PREPARAÇÃO PARA VITÓRIAS MARAVILHOSAS.
Em 1 Samuel 7:1-13 temos o registo da preparação do povo em santidade para que o Senhor realizasse maravilhas entre o povo na vitória contra os inimigos. Há lições para nós porque estamos empenhados numa batalha espiritual constante.
A santificação nos dias de Samuel teve alguns passos significativos: a) o despertamento do povo para buscar o Senhor (7.2); b) a libertação da idolatria e a consagração ao Senhor (7:3); c) a intercessão do profeta em favor do povo (7:5); d) a confissão, o quebrantamento e o acerto com Deus sob a liderança de Samuel (7:7-9).
O resultado foi vitória concedida pelo Senhor (7:10-12). Deus está com o povo que se santifica, que permanece inabalável na posição em Cristo nos momentos mais difíceis da guerra que é nossa em todo o tempo (Efésios 6:10-13).
Conclusão
Como filhos de Deus, temos uma esperança gloriosa! (1 João 3:1-2). Essa esperança motiva-nos a viver uma vida de santidade (1 João 3:3).

Sem comentários: