terça-feira, 30 de agosto de 2011

CRISTO FONTE DE CONSOLO

Onde achar consolação na tristeza? A resposta é: No Senhor Jesus Cristo! Ele é o Príncipe dos sofredores, e é por isso o supremo Consolador. A Bíblia diz: que Ele “como nós em tudo foi tentado, mas sem pecado”. Hebreus 4:15
Passemos alguns momentos, a meditar no que Cristo é para nós, nas circunstâncias adversas da vida:
1. Em primeiro lugar, consideremos a tristeza que nos advém quando perdemos alguma coisa, quando os nossos projectos fracassam, quando perdemos os nossos bens, ou o conforto a que nos habituámos.
Creio ser nesse momento que as palavras de Cristo assumem sentido especial: “Olhai e guardai-vos da avareza, porque a vida de um homem não consiste na abundância das coisas que possui.” Lucas 12:15
A avareza define-se como um desejo desmesurado pelas coisas materiais. A avareza mata o desejo sincero pelo Reino de Deus. Cega a pessoa a não ver os meios para atingir os fins.
O crente se sofre perdas materiais, pode ainda estar certo de que Deus sabe o que se passa; e que, se confiarmos n´Ele, mais tarde ou mais cedo a vida sorrirá de novo.
“Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.” Romanos 8.28
2. Quando perdemos a saúde. Cristo é o nosso Consolador, há pessoas que ficam desesperadas quando assoladas por uma doença, desanimam. O ânimo é mais importante que qualquer outra coisa. A Escritura diz: “O coração alegre é bom remédio.” Provérbios 17:22
Podemos ir a Jesus e obter auxílio na doença, pois Ele é o grande Médico. Ele ainda pode curar com uma só palavra, com um toque.
Cristo andou por toda a parte a fazer o bem, a curar os doentes, cumprindo deste modo a profecia de que Ele tomaria sobre Si as enfermidades “de nós todos”: (Mateus 8:17)
Se a doença vier, coloquemo-nos nas mãos de Jesus, pela oração, busquemos a Sua ajuda.
Devemos também fazer o que podemos para observar as leis de saúde, pois o nosso corpo é o templo do Espírito Santo. (I Coríntios 6:19).
Não pensemos que pelo facto de buscarmos um bom médico quando estamos doentes, estamos por isso a negar a fé, o que não devemos esquecer é que toda a verdadeira cura vem de Deus.
Há pessoas que ficam doentes em consequência da indiferença, da frieza com que são tratados: “Desfalecendo os homens de medo pela expectação das coisas que sobrevêm ao mundo” Lucas 21:26
A senhora que colocou um anúncio no jornal: “Vende-se cão de raça” experiência ouvida em Cascais.
O que crê nas Escrituras vê nas condições actuais do mundo sinais da breve volta de Jesus. Há conforto nas palavras do Senhor: “Quando, porém, estas coisas começarem a acontecer, exultai e levantai as vossas cabeças; porque a vossa redenção se aproxima.” Lucas 21:28
3. Cristo é o conforto para os que sentem tristeza pelo pecado. Muitos que caem em tentação e pecado descobrem depois que são olhados com desprezo pelos seus amigos. São tentados a desistir!
Em Jesus há braços abertos: “Ele não veio para chamar os justos, mas os pecadores ao arrependimento.” Mateus 9:13.
E “se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça.” I João 1:9
Se os nossos pecados estão perdoados, e eles estão, se na verdade os confessamos, não devemos preocupar-nos com eles. Os pecados que confessamos acham-se sob o sangue, na cruz do Calvário, tão longe de nós como as trevas estão longe do sol.
4. Outra situação em que necessitamos do conforto de Cristo é quando perdemos os nossos entes queridos. Uma grande ferida se abre no nosso coração. Essa tremenda dor vem, em algum momento, a cada família.
Quando isso acontece, sentimo-nos esmagados, sentimos a saudade do toque de uma mão que desapareceu, de uma voz que está em silêncio. É quando somos despojados dos entes queridos que a consolação de Cristo significa para nós mais do que tudo o que existe no mundo.
Cristo compreende as nossas tristezas. E dá a promessa: “Como quem recebe de sua mãe conforto, assim Eu vos confortarei” Isaías 66:13
Queridos irmãos, ao longo da estrada da vida, foi assaltado pela adversidade. Não desanime! Não olhe para trás, olhe para o futuro, o lar eterno!
Desse maravilhoso lar que está escrito: “ As coisas que olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam.” I Coríntios 2:9
É nesse Lar de Glória que encontraremos a total felicidade, ou que será viver para sempre ao lado dos nossos queridos, que será ver a Cristo?

Sem comentários: