quinta-feira, 8 de abril de 2010

O DEUS QUE EU CONHEÇO

Como é Deus? Como você o vê? Quem é Deus para você?
O apóstolo Paulo diz em I Coríntios 8:5, que muitos são os deuses e senhores do homem.
“O paganismo povoou a terra e o céu com diferentes ordens de divindade, e os homens imaginaram deuses presidindo sobre as montanhas, rios e flores; sobre enchentes, sobre
as pestilências sobre o fogo; sobre a virtude e sobre o vício; sobre famílias e nações.” - Pulpit, vol. 19, pg. 283
“O sol e os planetas foram feitos objectos de culto,
bem como os signos do Zodíaco. Os panteões dos antigos povos, como Babilónia, Egipto, Grécia e Roma estavam cheios de supostas divindades: Amen, Ápis, Assur, Apolo, Atena, Baal, Bao, Cibele, Camos, Dagon, Diana, Hórus, Isis, Júpiter, Marduk, Mercúrio(ou Hermes), Mitra, Moloque, Osíris,
Tamuz e Vénus.” - 7BC 1067
Também existem alguns deuses do sistema filosófico: o deus do deísmo, que tem o poder de criar, mas não mantém ligação com suas criaturas. É uma espécie de rei ausente de seu domínio e a ele indiferente. O deus do panteísmo, constituído do universo como um todo. As coisas que vemos: o solo, a água, o ar, os astros e até nós mesmos. Há muitas outras coisas que se tornam deuses.
Todos estes deuses são criação e imaginação do homem. Reflectem ideias e defeitos humanos. Como disse Voltaire: “Desde que Deus criou o homem à Sua imagem tem o homem retribuído à cortesia criando deuses à humana imagem”.
Nenhum destes deuses é o Deus que eu conheço - o Deus das Escrituras. O Deus que eu conheço, é o Deus que se revelou ao homem. O que dEle sabemos, pela Bíblia, Ele mesmo o revelou.
• O Deus que eu conheço é o Deus criador. Ele é a grande Causa de tudo o que existe.
“No princípio criou Deus os céus e a terra.” - Génesis 1:1
Muitos alegam a origem do mundo e do vasto universo à acção de forças naturais. Negam que uma Força Superior criou a imensidão do universo, e o nosso planeta - negam a acção de Deus.
O cientista e astrofísico, Dr. Jesse L. Geenstein, do Instituto de Tecnologia da Califórnia, observa:
“Como a matéria veio do nada, é um terrível mistério.
Poderia ser isto algo fora da ciência?
Tentamos ficar fora da filosofia e da teologia,
mas a vezes somos forçados a pensar em termos maiores,
a olhar algo fora da ciência.”
Plain Truth, jan de 1979, pg. 4-6, 23, 24
Há um ser que tudo criou - É Deus.
Que confissão! E da parte de um eminente cientista! Não há como explicar a origem do universo independentemente da ação de Deus. Nas palavras majestosas do grande Livro: “No princípio criou Deus os céus e a terra”, encontramos a verdade.
• O Deus que eu conheço não é apenas o Criador: Ele é também o Mantenedor do universo. Deus criou mediante o Seu Filho, e sustenta a criação igualmente pelo Filho. Como está escrito:
“Havendo Deus, outrora falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, nesses últimos dias nos
falou pelo Filho a quem constituiu herdeiro de todas as coisas,
pelo qual também fez o universo. Ele, que é o resplendor da glória e a expressão exata do seu Ser, sustenta todas as coisas pela palavra do Seu poder, e depois de ter feito a purificação dos pecados, assentou-se à direita da Majestade nas alturas.”
Hebreus 1:1-3
O Deus Filho sustenta todas as coisas pelo Seu poder.
“Por intermédio de agentes naturais, Deus está operando
dia a dia, hora a hora, momento a momento, para nos
conservar a vida, construir e restaurar-nos.”
A Ciência do Bom Viver, pg. 153
• O Deus que eu conheço é revelado nas Escrituras como um ser santo, perfeito. Ele mesmo disse:
“... Eu, o Senhor vosso Deus, Sou santo.”
Levítico 19:2
E falando d´Ele, Jesus disse:
“... perfeito é o vosso Pai celeste.”
Quão maravilhoso! Mesmo em meio a tanta corrupção, as Escrituras surgiram do povo de Deus rodeado de nações que cultuavam deuses corruptos, sanguinários. Mercúrio era o protector dos ladrões. Baco, o protector dos ébrios. Para assegurar o favor desses deuses, seus adeptos se entregavam à embriagues e ao roubo. O Culto de Afrodite (a Vénus dos Romanos), a deusa do amor e da fertilidade, era acompanhado nos templos, por práticas imorais.
O seu santuário em Corinto, na Grécia, tinha cerca de 1.000 prostitutas cultuais (Catecismo Católico Popular, de Spirago, vol. II pg. 48; 8 BC 223). A influência de tais deuses - ou ideias deles - deve-se ao fato que a fornicação era uma quase característica da vida greco-romana (6BC 314). Num mundo assim cheio de corrupção, a Bíblia foi escrita. Mas o Deus nela revelado é um Deus santo e moralmente perfeito. Isto é certamente maravilhoso!
• O Deus que eu conheço é também um Deus de amor. O amor de Deus transparece em toda a Bíblia. No Antigo Testamento Ele diz:
“Com amor eterno te amei, por isso com benignidade te atraí.”
Jeremias 31:3
E o Novo Testamento afirma:
“... Deus é amor.” - I São João 4:8
Em Deus o amor é mais do que atributo, mais do que uma qualidade básica: Ele é a sua própria natureza, a Sua essência. Assim, o Seu amor para conosco, seres humanos, não depende do que somos e sim do que Ele é.
Deus mostrou o Seu amor principalmente pela morte de Seu Filho. Como escreveu São Paulo:
“Mas Deus prova o Seu próprio amor para conosco, pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores.”
Romanos 5:8
Meus queridos amigos, este é o Deus que eu conheço: O Deus que tudo criou e tudo sustenta; o Deus santo, perfeito em todos os Seus caminhos; Deus de amor, que está interessado em nós, que nos deu a salvação, que se compadece de nós e nos presta ajuda; que supre todas as nossas necessidades.
Não quer você hoje, retribuir a esse maravilhoso Deus, que tudo fez por nós, entregando-lhe o seu coração?
Abra agora o seu coração. E o Deus que eu conheço o receberá de braços abertos.

Sem comentários: