sexta-feira, 9 de abril de 2010

CRISTO É O CAMINHO

O Senhor Jesus Cristo acabava de anunciar o Seu retorno ao Céu e também o propósito de voltar à Terra segunda vez, para buscar os Seus filhos. Ao falar aos discípulos, afirmou: “E vós sabeis o caminho para onde eu vou”. Então Tomé, sempre tardio para entender e tardio para crer, disse: “Senhor, não sabemos para onde vais; como saber o caminho?” Tomé devia saber. Jesus acabara de dizer tudo, para onde ia. Mas o Mestre não quis que o discípulo ficasse envergonhado pela sua falta de atenção e, acrescenta: “Eu Sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por Mim.” (João 14:1-6).
Irmãos, quando não sabemos, quando não compreendemos, devemos dizer ou perguntar a Deus. Tomé fez isso. Ele devia saber para o Salvador ia, mas ideias preconcebidas impediam-no de compreender. Tomé, porém, era sincero. Pediu esclarecimentos e Jesus deu-lhos. A Bíblia diz: “Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e nada nega; peça-a a Deus, e ser-lhe-á concedida” (Tiago 1:5).
Na resposta de Cristo a Tomé vemos uma indirecta indicação de que há no coração do homem um anelo por Deus. Todos nós, na verdade, temos consciência de estar mais ou menos distanciados do Pai celeste, pelo pecado. E lá no fundo do coração, temos o desejo de nos aproximar dEle, de nos relacionarmos com Ele, de alcançarmos o Seu favor, de estarmos seguros nEle.
Aos que querem ir a Deus, Jesus diz: “Eu sou o caminho”. Ele é a ligação entre o céu e a terra. Com a Sua humanidade Ele toca a terra, com a Sua divindade, toca o céu. Jesus Cristo é a mística escada do sonho de Jacob, pela qual Deus chega até nós e nós até Deus.
As palavras de Jesus: “Eu Sou o Caminho, e a verdade e a vida” evidentemente constituem um só pensamento. O ponto principal é a declaração: “Eu sou o caminho”. As outras duas: “Eu sou... a verdade” e “Eu sou... a vida”, dão-nos o porquê de Ele ser o caminho.
Em primeiro lugar, por ser Jesus a verdade, Ele é o Caminho para o conhecimento de Deus. Deus revela-Se pela natureza e pelas Escrituras. Mas de modo especial pelo Senhor Jesus Cristo. O apóstolo Paulo diz que em Cristo “habita corporalmente toda a plenitude da divindade” (Colossenses 2:9). A Bíblia também declara que Ele é “a expressão exacta do Seu ser”, isto é, a expressa imagem de Deus (Hebreus 1:3). E Jesus mesmo disse: “Quem me vê a Mim, vê o Pai” (João 14:9). Jesus Cristo não era mero comunicador da verdade, mero porta-voz dela. Ele próprio era a verdade a respeito de Deus.
A outra frase complementar “Eu Sou... a vida” aponta Jesus como Espírito vivificador, que comunica vida. As Escrituras falam do homem como espiritualmente morto em pecado (Efésios 2:1). Há pessoas que estão tão enraizadas nos preconceitos, nas suas próprias teorias (Judas), que estão tão mortos que mesmo o toque de Jesus, de nada vale para abrir o caminho para Deus.
Mas Jesus ainda declara: “Eu Sou... a vida” – a fonte da vida. “A vida estava nEle”, diz João, “e a vida era a luz dos homens” (João 1:4). Jesus possuía vida original, não emprestada.
Por isso pôde dizer aos judeus, depois de curar o paralítico que estava junto ao poço de Betesda: “Em verdade, em verdade vos digo que vem a hora, e já chegou, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus; e os que a ouvirem viverão” (João 5:25).
Por incrível que pareça, a vida de Cristo foi posta ao nosso alcance pela Sua morte. Usando uma ilustração da natureza, Jesus disse: “Se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas se morrer, produz muito fruto” (João 12:24). Houvesse Jesus preferido preservar Sua vida, teria ficado só. Mas porque deu a vida pelos pecadores, possibilitou vasta colheita de homens e mulheres para a vida eterna.
Pela morte de Jesus, Ele expiou – pagou a culpa – de nossos pecados, sofreu a pena e colocou a vida ao nosso alcance. Pedro escreveu: “Pois também Cristo morreu, uma única vez, pelos pecados, o justo pelos injustos, para conduzir-vos a Deus” (I Pedro 3:18).
Irmãos, Cristo é o caminho no mundo, para a raça humana. Os técnicos pedem conhecimento para resolver os problemas da humanidade. O conhecimento tem-se multiplicado, de ano para ano, mas também se multiplicaram os problemas. O conhecimento adquirido pelo mundo é da natureza errada, que não reconhece a Deus, não tem lugar para Cristo. Cristo no entanto continua a ser O CAMINHO. Ver título do livro!

Sem comentários: