quarta-feira, 30 de maio de 2012

A UNIDADE PARA O CRESCIMENTO DA IGREJA

Efésios 4: 13
INTRODUÇÃO

A nossa unidade converge para o único Deus e Pai de todos, conforme 1ª Cor.8:6; 12:5,6). Todos aqueles que são trazidos de volta ao Pai por meio de Jesus Cristo, são feitos seus filhos e também á sua imagem. Isso compreende dizer que todos os cristãos pertencem a uma mesma família e partilham da convicção de que Deus é o seu Pai, e por isso, cf. Ef.4:6 é “Um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos”.

A convicção que temos de que Deus é nosso Pai é o factor fundamental de união que nos une de forma mais intimado que qualquer outro laço humano.

Já afirmava BARCLAY : “Os cristãos crêem que vivem num mundo criado por Deus, controlado por Deus, sustentado por Deus e preenchido por Deus”; e nós vamos mais além: Que Deus habita em nós e opera o Seu propósito por nosso intermédio".

A profunda, ampla e verdadeira unidade só pode se encontrada na comunhão daqueles que partilham da mesma fé e experiência. A Igreja do Senhor Jesus possui uma fé tão gloriosa que as divisões que surgem são uma verdadeira tolice e que só vem para enfraquecer o testemunho da igreja.

Deus tem nos dado uma grande herança que é a fé, e por isso somos responsáveis por guardar a unidade do Espírito porque temos essa herança. Observemos que a variedade dos dons é infinda para todos que são membros do corpo e que depende um dos outros. CALVINO afirma: “nenhum membro do Corpo de Cristo recebe tal perfeição que o torne apto a suprir suas próprias necessidades, sem assistência dos outros”.

Cada um de nós tem dons diferentes para serem usados em benefícios de todos. Cada um de nós tem uma chamada especial para o serviço de Deus. Essa distribuição feita por Deus nada mais é que para não haver lugar para nos vangloriarmos. Nenhum de nós, que fazemos parte do Corpo de Cristo, pode dizer que não tem uma tarefa espiritual a cumprir e que para o cumprimento dessa tarefa Deus tem nos dado o respectivo Dom para executá-lo.

O Senhor oferta abundantemente “à proporção do Dom” (Ef.4:7; 1ªCor.12:4; Rm.12:3-8). O Dom foi nos dado como promessa quando da Sua ascensão, conf. Jo.14:12-14 “12. Cristo é o Grande Conquistador, Sl.68:18, recebe dons e presentes que pode ofertar aos que neles crêem. Este salmo encontra uma aplicação em Cristo, que conquistou Seus inimigos retornou triunfalmente ao trono do Seu Pai, desta vez para conceder bênçãos a Seu povo. De facto, seus antigos inimigos, que Ele conduz em triunfo (2ª Cor. 2:14 “E graças a Deus que sempre nos faz triunfar em Cristo, e por meio de nós manifesta em todo o lugar a fragrância do seu conhecimento”.) entre os quais o próprio Paulo se inclui, são seus dons à igreja.
Saibamos então que o Dom que Deus tem nos dado é para uso e benefício da Sua igreja e não para enriquecimento pessoal.

Os ministérios na igreja tem como principal objectivo o aperfeiçoamento dos santos (Hb.11:3); aperfeiçoar no sentido de restaurar a saúde espiritual de alguém que caiu ou que está debilitado (Gl.6:1). A ideia seria no sentido de levar cada um a tornar-se apto para o desempenho de suas funções no corpo. O que é feito para os santos e pelos santos é para edificação do corpo de Cristo.

O QUE DEVE OCORRER NA VIDA DA IGREJA:

1)UNIDADE DA FÉ

- A fé deve ser participada – v.5 “Um só Senhor, uma só fé, um só baptismo”.
- Pessoas diferente, mas que chegam a uma mesma compreensão;
- A compreensão deve ser crescente, progressiva;
- O objectivo disso tudo é justamente a unidade;
- A unidade em Cristo consiste em nós termos o mesmo sentimento cristão: amor, fé, fraternidade, busca de Deus, evangelização, etc;
- Uma das provas que a igreja está unida pelo amor de Jesus é quando ela evangeliza –cf.Jo.13:35. “Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros”. O mundo vai reconhecer que realmente temos Deus connosco e fazemos o que Ele manda.

2) UNIDADE NO PLENO CONHECIMENTO DO FILHO DE DEUS

- Jamais conseguiremos conhecer alguém só pela mente- conf. Ef. 1:17;
- Temos que conhecer alguém pela comunhão que temos com ela;
- Este alguém é :JESUS CRISTO(cf.Rm.1:4;Gl.2:20; 1ª Ts.1:10);
- É ter certeza de vida eterna – Cl. 1:10;
- Conhecer a vontade do Senhor;
- Entender quando algo em nossa vida é da vontade de Deus;
- Ter sabedoria – transbordar no conhecimento de Deus – Fp.1:9-10.

3) DESENVOLVER À MEDIDA DA ESTATURA DA PLENITUDE DE CRISTO

- As expressões aqui falam de maturidade;
- A palavra perfeita (teleios), conota = desenvolvimento (1ª Cor.2:6; 14:20; Hb.5:14);
- A maturidade envolve a unidade(Ef. 2:15);
- O Padrão do Cristão é a plenitude de Cristo, cf.Ef.1:23;
- Cristo quer nos comunicar e nos dar os seus dons para que a posse da bênção divina em nossa vida seja completa;
- O cristão deve marchar para frente nesta “santa” ambição;
- Pelo Espírito Santo nos tornamos participantes da natureza divina João. 1:16. Mas só nos tornamos participantes da natureza divina se o Espírito Santo habitar em nós, se formos templos do Espírito Santo–
- Nós somos o complemento de Cristo, que é o cabeça - somos corpo - salvos e remidos, portanto estamos dentro da plenitude d´Ele, cf. Ef. 1:22-23.

CONCLUSÃO

Todo o crescimento, como a própria actividade de cada um dos membros, estão sob a Sua direcção (DE CRISTO). Os membros só podem ser saudáveis e fortes quando cada um é obediente ao controlo de Cristo.

É só de Cristo que o corpo recebe toda a capacidade de desenvolver a sua actividade e crescer, recebendo assim uma única direcção para funcionar de forma ordenada (conf. Col. 2:19, “E não ligado a cabeça, da qual todo o corpo, provido e organizado pelas juntas e ligaduras, vai crescendo em aumento de Deus” Ef.2:21 “No qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para o templo santo no Senhor”. – quer dizer que temos que estar juntos, amarrados, entrelaçados, ligados, como forma de reconciliar aqueles que estão brigados. Orientados pelo Cabeça, CRISTO, é possível a unidade funcionar. O corpo para crescer depende de actividade, isto é, da direcção do Senhor, da Sua provisão para tudo que necessitamos (v.11 e 12) e também de um bom relacionamento.

A palavra junta, no original, tem o sentido de “toque”, “contacto” . Então, junta (toque), direcção do Senhor, é o que nós precisamos para crescer em FÉ, NO PLENO CONHECIMENTO DO FILHO DE DEUS e NA ESTATURA DA PLENITUDE DE CRISTO.

A actuação do Espírito Santo de Deus no corpo torna possível o funcionamento por igual em todo o corpo. Ninguém fica pensando só em si, mas em todo o corpo. A edificação da igreja não depende do seu crescimento numérico, mas do seu crescimento espiritual.

Este crescimento acontece em amor(cf. Ef.1:4;3:17; 4:2; 5:2), pois o amor é o factor determinante para edificação de todos.

Se há comunhão, há demonstração de amor e consequentemente o aumento numérico virá naturalmente.

Que Deus pois nos abençoe em o nome do SENHOR JESUS CRISTO! AMÉM!

Sem comentários: