terça-feira, 12 de novembro de 2013

A Importância da Confissão

Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos. (Tiago 5:16)

O pecado do rei Davi teve um alto preço.
Um homem pagou com a vida, e Davi pagou com a saúde e o respeito próprio.
Davi tentou esconder e depois remendar a situação da melhor maneira que pôde:
Casou-se com a mulher que engravidara, dando-lhe e ao bebé um lar no palácio.
Entretanto, algo ainda estava errado. Somente após o confronto do profeta Natã foi que Davi tomou consciência da verdade.
O que faria com ela? Poderia continuar no pecado, chamando a Natã mentiroso, negando tudo, ou poderia interromper o caminho de pecado admitindo tudo.
Davi reconheceu de imediato a sua culpa, não procurou justificar o seu comportamento, não minimizou a sua gravidade, não endureceu o seu coração, nem culpou outros além de si. Davi disse quando foi confrontado:
(II Samuel 12:13) - Então disse Davi a Natã: Pequei contra o SENHOR. E disse Natã a Davi: Também o SENHOR perdoou o teu pecado; não morrerás.

No momento em que Davi percebeu a dimensão da malignidade do seu pecado e percebeu a gravidade, Davi também viu a sua necessidade da misericórdia e do perdão de Deus e por isso escreveu o Salmo 51.
A palavra Confessar transmite a ideia de algo “descoberto”, mas tem muitas pessoas que preferem deixar porções da sua vida apanhar mofo e apodrecer em vez de abrir uma janela para a luz do mundo exterior e correr o risco que outros vejam seu lado obscuro.
Ao quebrar o silêncio e dizer a verdade sobre nós mesmos para outra pessoa, saímos das trevas para luz.
O sigilo, quando aplicado ao pecado, traz enfermidade á nossa vida.

A confissão é o método de cura de Deus
POR ISSO A CURA É IMPOSSÍVEL ANTES DE ESTARMOS DISPOSTOS A CONFESSAR.
Deus deseja franqueza e sensibilidade entre o seu povo porque quer um povo saudável.
Em 1551 o Conselho de Trento declarou:
Quando o fiel a Cristo se dispõe a confessar todos os pecados dos quais se lembra, coloca-os sem dúvida diante da misericórdia divina para receber perdão.
Aqueles, porém, que se recusam a fazer isso e conscientemente retém alguns pecados, não coloca nada diante da bondade divina para remissão:
“Pois se o enfermo está envergonhado demais para mostrar sua ferida ao médico, a medicina não pode curar o que não conhece”.

O QUE É CONFISSÃO?
A palavra grega traduzida como confessar no Novo Testamento é homologeo, que significa “falar a mesma coisa” (homos, mesmo; lego, falar). Dizer a mesma coisa que Deus significa concordar com Ele sobre o que Ele diz que é certo ou errado.
Portanto, quando confessamos o pecado, estamos concordando com Deus quanto ao que está errado conosco.
Quando concordamos com Deus, podemos personalizar a nossa confissão e reconhecer as áreas da nossa vida que não estão de acordo com Ele.

A confissão tem dois aspectos:
Falar a verdade sobre nós mesmos e.
Falar a verdade sobre Deus.
Por exemplo: se confessarmos o pecado da cobiça, podemos também confessar a promessa de Deus.
(Filipenses 4:19) - O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus.

Por que devemos Confessar a Deus?
Porque Deus exige a confissão como requisito para salvação.
Ninguém pode receber o perdão de Deus sem concordar com ele sobre duas coisas:
O estado de pecado do ser humano
A justiça divina
(I João 1:9) - Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça.
(Romanos 10:9) - A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.
(Romanos 10:10) - Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação.
(Romanos 10:11) - Porque a Escritura diz: Todo aquele que nele crer não será confundido.
Deus exige a confissão como um meio para obter intimidade.
Ninguém pode aproximar-se de outro ser humano escondendo-lhe segredos. Da mesma maneira, ninguém pode aproximar- se de Deus, tentando esconder o que quer que seja dele.

PARA DEUS A NOSSA CONFISSÃO NÃO ACRESCENTA NADA.
Ele já conhece os nossos pensamentos, por isso não descobre nada de novo quando ouve a nossa confissão.
No entanto, Ele é beneficiado indiretamente porque a confissão nos beneficia – ou seja, seu Corpo, que somos nós sua Igreja.
A confissão reforça a nossa honestidade, nosso entendimento da gravidade do pecado, torna-nos mais compreensivos para com outros, faz-nos prestar contas a outras pessoas e constrói a unidade na igreja.

Porque devemos confessar a outros nossos pecados?
Às vezes as pessoas convencem-se que a confissão a outro ser humano é desnecessária.
Já admitiram o pecado a Deus e acreditam que é o bastante.
Vejo que esse tipo de raciocínio ignora a instrução clara que Tiago nos deu na sua carta.
(Tiago 5:16) - Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos.
O ato de falar a verdade uns aos outros - identificar as crenças - encontrar palavras para descrevê-las e confiá-las a outra pessoa – gera responsabilidade e unidade.
Atrai as pessoas e capacita o Corpo de Cristo a agir de modo justo.
A confissão só traz benefício.
A confissão torna o pecado mais real para nós.

Porque confessar a outros se eu já confessei a Deus?
A confissão mostra aos outros como orar por nós.
Para que uma pessoa possa orar de forma eficaz as pessoas precisam conhecer as nossas necessidades espirituais e emocionais, bem como as nossas necessidades físicas.
A confissão mostra aos outros como nos podem animar e fortalecer.
Deus deseja que sejamos encorajados por outros.
Os outros podem ver em nós o bem que não conseguimos ver.
Amigos amorosos podem dirigir-nos palavras de esperança e fé, confiança e graça.

A confissão mostra aos outros como nos aconselhar.
Com a confissão é possível que outro cristão conheça princípios bíblicos que podem ser transformados em soluções para nossos problemas.
(Provérbios 11:14) - Não havendo sábios conselhos, o povo cai, mas na multidão de conselhos há segurança.

Por que então não confessamos a outros nossos pecados se isto só nos trás beneficio?
1.      Medo de perder a boa reputação.
2.      O medo de sermos expostos publicamente pode manter-nos acordados a noite com pensamentos aterrorizantes.
3.      Revelar nossas falhas, ainda que seja para uma única pessoa, e admitir que ficamos aquém da perfeição pode resultar em rejeição.
Ainda é melhor ser “exposto” e até ter a reputação danificada do que permitir que segredos venenosos contaminem o nosso relacionamento com Deus e com outras pessoas.
Quando estivermos convencidos de que Deus é quem Ele diz ser – perdoador, protetor, poderoso para livrar e pronto para restaurar, o medo diminuirá porque confiaremos que Ele responderá de acordo com o caráter d´Ele.
4.      O medo de perder nosso pecado favorito.

A confissão exige renúncia de hábitos prejudiciais.
O pecado é incompatível com a renovação espiritual, e aqueles que buscam a Deus devem deixar para trás tudo o que desqualifica ou trabalha contra o propósito divino em nossa vida.
Hábitos e relacionamentos que não promovem o nosso crescimento espiritual atrapalham.
Quando confessamos atitudes, comportamentos ou relacionamentos pecaminosos, também devemos dar passo para os abandonar.
5.      Medo de perder a segurança.
Quando a nossa segurança emocional ou financeira está vinculada a algo pecaminoso, naturalmente tememos a confissão.
Ela trará mudanças, e a mudança mais imediata pode não ser muito agradável. É neste ponto que entra a fé.
Se concordarmos com Deus sobre o que Ele diz que é bom, podemos confiar que o resultado supremo da obediência também será bom.
Manter os pecados em segredo traz consequências desastrosas.
Enquanto o rei Davi manteve o seu pecado com Bate-Seba em segredo, sofreu fisicamente. Veja a sua confissão:
(Salmos 32:3) - Quando eu guardei silêncio, envelheceram os meus ossos pelo meu bramido em todo o dia.
(Salmos 32:4) - Porque de dia e de noite a tua mão pesava sobre mim; o meu humor se tornou em sequidão de estio.
Nós não podemos conviver com a culpa.
a)      Esta realidade é algo tão importante que a Igreja Católica inventou o confessionário e Freud criou o divã.
b)      A não confissão do pecado nos faz adoecer...
·         A parte física (consumiram-se os meus ossos).
·         Emocional (meu bramido durante todo o dia)
·         E espiritualmente (tua mão pesava sobre mim), tirando-nos a razão de viver.
(o meu humor se tornou em sequidão de estio — humor é disposição para viver; sequidão de estio é ser como um pingo d’água no asfalto quente; não há como encontrar alegria, razão de ser, etc.)

Mesmo sofrendo fisicamente com esta terrível doença, Davi só confessou quando não teve outra opção.
Somente depois que o profeta Natã o confrontou, então Davi disse: “Pequei contra o Senhor” Depois Davi de forma maravilhosa mostra a beleza da sua confissão:
(Salmos 32:5) - Confessei-te o meu pecado, e a minha maldade não encobri. Dizia eu: Confessarei ao SENHOR as minhas transgressões; e tu perdoaste a maldade do meu pecado.
Muitas vezes a confrontação precede a confissão.
A quem devo confessar os meus pecados?
Você deve encontrar um confidente digno. Vejamos algumas dicas:
·         Procure uma pessoa Humilde:
·         Procure alguém que não tente impressionar os outros, um indivíduo que deseja ser visto como importante, ele pode ser tentado a divulgar a sua informação pessoal para ganhar prestigio.
·         Procure uma pessoa que terá Interesse em ajudá-lo.
Se alguém compete com você, ou falou mal de você a outros, evite torná-lo seu confidente, essa pessoa terá pouco interesse em ajudá-lo de fato.
·         Procure uma pessoa Honesta.
Fique longe de qualquer um que possa ter um motivo oculto. Se alguém tem algo que ganhar sendo seu amigo, cuide-se, não confesse a alguém que possa usar a informação em beneficio próprio. Confiar numa pessoa assim seria colocar tentação desnecessária no caminho dela.
·         Procure uma pessoa que seja forte emocionalmente.
Será uma tentação escolher uma pessoa fraca como confidente, porque assim você se sentirá mal com a sua própria situação.
·         Evite qualquer um a quem possa manipular para que fique com pena de você.
·         Procure uma pessoa que esteja Disponível.
A pessoa em que você confia não pode ser tão atarefada que não possa ser encontrada, deve morar perto ou na mesma cidade e a vida de vocês deve ter algum ponto comum (igreja, trabalho, escola, ou vizinhança).
Finalmente, é Deus quem nos livra das nossas dificuldades, embora use outras pessoas é ELE, em última análise, que merece toda confiança.
·         Confissão é falar a verdade para alguém sobre o que fizemos de errado.
·         Confissão é Concordar com Deus sobre o que Ele diz que é certo e justo, e concordar com Ele quando Ele diz que é errado.
·         Confissão é contar a verdade sobre o que os outros fizeram contra nós sem negar, evitar ou minimizar.
Não devemos guardar segredo para com Deus mesmo Ele sabendo, isto será uma afronta contra Ele. Porque Deus é Omnisciente e Omnipresente.
Que a graça de Jesus e a misericórdia do Pai o abençoe na unção do Espírito Santo
José Carlos Costa, pastor

Sem comentários: