sábado, 31 de agosto de 2013

Como Vencer o Sofrimento

1. INTRODUÇÃO: Salmo 116:1-9
O ser humano não deveria, de maneira alguma, queixar-se da MONOTONIA do seu dia-a-dia.
Sabe porquê?
Existem os dias em que "tudo vai bem"- tudo está óptimo e todos os projetos estão a dar certo! Dá a irreal impressão de que as dificuldades não existem.
Existem os "dias comuns" – fazemos nossos trabalhos com a rotina normal, sem notar grandes mudanças. Não nos sentimos "fantásticos", mas também não nos sentimos "péssimos".
Existem os "dias terríveis" – quando parece que tudo dá errado! Vem sobre nós: desânimo, desespero, dúvida e confusão. Estes períodos podem ser curtos ou longos. Quando persistem, muitas vezes estes tornam-se "DIAS DE DEPRESSÃO".
Algumas pessoas, têm muita facilidade de entrar em depressão. Quando isso ocorre com muita frequência, é necessário procurar ajuda.
Assim, vamos estudar alguns aspectos da depressão, pois o conhecimento do problema, ajudará na prevenção.
Veremos agora alguns sintomas comuns deste problema. Lembre-se que o fato de você se identificar com uma ou outra característica, não torna você necessariamente um depressivo. Entretanto, se você estiver convivendo com vári­os destes sinais, converse com sua família, ou com seus pastores sobre o problema.
Para ampliar nossa compreensão, vamos citar três autores de livros, que detalham o assunto.
•GARY COLLINS, em Aconselhamento Cristão" (Ed. Vida Nova, pág. 73), cita alguns destes sinais:
a) Tristeza, Apatia e Inércia – torna-se difícil equacionar os problemas, tomar decisões e manter concentração.
b) Perda de energia e fadiga – normalmente acompanhada de insónia.
c) Pessimismo e falta de esperança – sentimento de que nada está bom e nada vai dar certo.
d) Medo, auto conceito negativo – quase sempre acompanhado de autocrítica e sentimentos de culpa, vergonha, senso de indignidade e desamparo.
e) Perda de interesse e de espontaneidade – no trabalho, em atividades comuns e na vida sentimental.
f) Incapacidade de apreciar – mesmo que sejam acontecimentos ou atividades agradáveis.
• SUE ATKINSON. Autora do livro "Depressão" (Ed. Abba Press, pág. 20), também dá uma lista de sintomas;
Falta de concentração; Violentas mudanças de humor; Irritabilidade; Raiva; Desesperança; Retraimento; Temor e ansiedade; Sensibilidade exagerada às críticas; Sentimentos de culpa; Lágrimas sem motivo aparente; Sentimento de inadequação; Mudanças de hábito no dormir (acordar cedo demais ou falta de sono); Desinteresse pela comida – ou comer em demasia, como uma espécie de compensação; Sentimentos descontrolados de desespero total.
• PAUL HOFF. Em "O pastor como Conselheiro" (Ed. Vida, pág. 257), acrescenta outros dois sintomas :
A) Concentração em si mesmo – tende a perder o afeto para com os demais familiares e a isolar-se, evitando o companheirismo com eles e com as outras pessoas.
B) Doenças físicas variadas- tonturas, palpitações, dificuldades respiratórias, pressão no peito e sinais de acidez estomacal.
2. ALGUMAS CAUSAS DA DEPRESSÃO
A Depressão pode ter sido originada por diversas razões. Abordaremos apenas algumas delas.
Ela pode ter uma causa FÍSICA, (falta de sono, alimentação imprópria, efeitos colaterais de alguns remédios, desordens glandulares, contagem baixa de açúcar no sangue e outros elementos químicos desequilibrados etc).
Uma outra causa possível é a AMBIENTAL, ou seja, o ambiente em que a pessoa vive. As experiências difíceis da infância, aumentam a probabilidade de depressão na vida adulta. Alguns exemplos destas experiências: crianças separadas de seus pais e criadas em instituições; filhos que se sentem rejeitados por seus pais; famílias com padrões excessivamente altos para os filhos, resultando muitas vezes, no sentimento de fracasso e depressão.
O PENSAMENTO NEGATIVO. pode se tornar outra causa da Depressão. Geralmente ocorre em três áreas:
· Visão negativa do mundo – "tudo está indo por água abaixo";
· Visões negativas de si mesmo – sentem-se incapazes e cheios de autopiedade;
· Visão negativa do futuro – dificuldade em ter esperanças, achando que nada vai melhorar.
A TENSÃO, também pode ser uma causa. Principalmente quando estas tensões acarretam perdas, como por exemplo : de um emprego, de uma oportunidade, de saúde, de liberdade, de um ente querido que morre, de um divórcio etc.
A CULPA é mais uma causa: quando a pessoa sente que falhou ou que fez algo errado, surge a culpa, autocondenação, frustração, desesperança e outros sintomas de depressão.
3. COMO AJUDAR PESSOAS DEPRESSIVAS
Quando um amigo vem procurar a sua ajuda, mostrando sinais de Depressão, lembre-se: mesmo não se sentindo capacitado (possivelmente, precisará da ajuda de um conselheiro ou até de um médico), você poderá ser "a ponte" para que este socorro chegue ao depressivo.
Assim sendo, lembre-se destas dicas :
1. O depressivo muitas vezes se afasta e rejeita os amigos, quando mais necessita deles.
2. Nem sempre os familiares de pessoas depressivas estão bem informados sobre este problema. E comum saber que eles criticam o depressivo, que se sente ferido e traído, justamente quando mais precisa de apoio e amor.
3. E um erro pensar que pode animar o depressivo, tentando apenas motivá-lo a ter alegria e a "não esquentar a cabeça" com os problemas: isso irrita, ao invés de alegrar. A reação pode ser a inversa da que desejamos. Leia Pv. 25:20.
4. Resista à tentação de criticá-lo por estar depressivo – às vezes achamos que com uma repreensão, poderemos "em um passe de mágica", mudar o quadro. A situação não é tão simples assim.
5. Ajude a pessoa a entender os fatores pe­los quais entrou em Depressão. Tendo esta com­preensão, será mais fácil identificar possíveis saídas.
6. Aproveite sua "ponte de amizade" para sugerir um aconselhamento com uma pessoa experiente nesta área (pastor, médico, psicólogo etc).
4. COMO DEUS TRATOU DE ELIAS: UM PROFETA EM DEPRESSÃO 1 Rs. 19
Após uma tremenda vitória espiritual sobre os profetas de Baal (IRs 18: 20-40), Elias fugiu desesperado, com medo das ameaças feitas por Jezabel (I Rs 19:1-3). Caminhou 460 km (de JezreeI ao monte Orebe) e estava abatido em termos físicos e espirituais. Como agiu Deus?
A) Supriu Suas Necessidades Físicas – (1 Rs 19:4-12)
Deixou-o dormir e providenciou comida, através de um anjo. Depois, Deus fala com o profeta através de uma brisa suave, pois ele estava tão tenso, que possivelmente ficaria assustado se o Senhor lhe falasse em meio ao forte vento, ou ao terremoto, ou ao fogo. Não o censurou, nem o obrigou a tomar uma decisão. Muitos depressivos precisam de descanso, alimentação; não convém pressioná-los a tomarem decisões – relâmpago.
B) Deu Clareza à Visão do Profeta, Desfazendo seus Medos (1 Rs 19:13-14)
Inicialmente, Deus ouviu as reclamações de Elias. Ele demonstrava pena de si mesmo, julgando-se sozinho, esquecido, marginalizado e o último defensor do Reino de Deus na face da Terra. Deus mostra que ele não era o único a sofrer perseguição, nem o último fiel (haviam mais sete mil – v. 18). O deprimido costuma achar que seu caso é único e o mais grave de todos.
C) Deus Fez Elias Desviar os Olhos de Si Mesmo e Deu-lhe Trabalho para Fazer (1 Rs 19:15)
Um óptimo remédio para a excessiva preocupação consigo mesmo, é auxiliar na necessidade de outras pessoas. Tira-se os olhos, mesmo que momentaneamente, dos próprios pro­blemas e percebe-se que em muitos casos, é possível ajudar pessoas com problemas até mais graves que os nossos.
D) Deus Mostra que é Soberano Sobre a Situação (1 Rs 19:15-18)
Jezabel, a causadora de tanto pavor em Elias, não era NADA perto do Senhor a quem o profeta servia.
. Deus encarrega Elias de ungir novos monarcas ;
. Incumbiu-o de ungir um novo profeta ;
. Informa qual seria a punição dos idolatras;
. O Senhor castigaria a Acabe e a Jezabel (I Rs 21:17-29);
• Preservaria os fiéis ao Deus verdadeiro.
5. ALGUNS CONSELHOS A PESSOA DEPRIMIDA:
A) Fale de si mesmo sem se depreciar, reconhecendo aspectos positivos
B) Não deixe que somente suas emoções dominem sua conduta
C) Tente traçar um plano para sair da depressão
D) Faça novas amizades
E) Seja mais tolerante consigo mesmo
F) Não use a depressão como desculpa, para não mudar o que é necessário mudar
G) Melhore seu autoconceito: Aproximando-se de Cristo, melhorando relacionamentos estabeleça metas de melhoria.

H) Ore e sature a mente com a Palavra de Deus (SI I 16:1-9; Mt I 1:28-30).

Sem comentários: