quinta-feira, 2 de maio de 2013

O Batismo Cristão



1. Introdução: Ef. 4:4,5.
- O baptismo é uma das doutrinas fundamentais da igreja, e mesmo da Sagrada Escritura. E esta importância é dada por nosso Senhor Jesus Cristo pelo fato que inicia o seu santo ministério (Mt. 3:14,15).
- Jesus ia de Nazaré para Jerusalém, era outono, as colheitas tinham sido feitas, e todo o povo se dirigia a Jerusalém para participar nas três festas; 1) festa das trombetas 2) dia da Expiação e 3) festa dos tabernáculos, ou cabanas.
- É de supor que Jesus terá parado nas margens do Jordão para ouvir João Batista, o seu primo pregar. Sentiu o chamado e confirmação do Pai para dar inicio ao Seu ministério público, e avança para dentro do Jordão e ser batizado.
- O texto diz que João se “opunha” resistia, não se achava digno. Ele sabia a forma extraordinária como Jesus tinha sido concebido, e como tinha crescido e ao olhar para Jesus vê o rosto d´Aquele que tem o rosto nobre e os olhos limpos do pecado. Vê o Messias e Cordeiro de Deus.
- “Sou eu que tenho necessidade de ser baptizado por ti.” Consciência da majestade divina, é a consciência de todo o pecador que se aproxima de Deus: “Eu tenho necessidade de ser baptizado por ti.”
- Esta consciência é um sentimento maravilhoso, é uma sensação que marca a vida para sempre. É na verdade o baptismo do Espírito Santo. É o selo da presença de Deus, é afirmação em nós de Deus: “Tu és meu filho, minha filha.”
- “E tu vens a mim?” João quer dizer: Assim face a face, sentia-se inibido de batizar Quem ele sabia que não tinha pecado.
- João não sabia que era necessário que Jesus tinha de estabelecer um modelo para todo o pecador como sinal de entrega para receber a graça de Jesus. Para todo o pecador que aceita Jesus como Salvador pessoal.
- E é por essa razão que Jesus começa o Seu ministério por este ato público: de entrar na água e ser mergulhado nela, mas terminará o Seu ministério dando esta ordem, depois de ter realizado a expiação na cruz está agora em condições de dizer: “Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda a criatura. Quem crer e for baptizado será salvo, mas quem não crer será condenado.” Marcos 16:15,16.
- Quendo o apóstolo Pedro pregava no dia de Pentecostes, o Espírito Santo tocou os corações dos presentes. Foram convencidos dos seus pecados, sentiam-se sujos diante de Deus e precisavam de ser lavados: por isso perguntaram: Atos 2:37,9.
- Numa outra ocasião  quando Paulo e Silas estavam na prisão, era meia noite, eles oravam e cantavam hinos a Deus, enquanto os presos os escutavam. De repente houve um tão grande terramoto que foram abalados os alicerces do cárcere, e logo se abriram todas as portas e foram soltos os grilhões de todos, o carcereiro fica tão impressionado  que pergunta: “Senhores que devo fazer para me salvar?”
- A resposta está em Atos 16:31-33.
- Depois de ter sido instruído na doutrina cristã, o carcereiro e a sua família forma batizados.
- Aceitar o baptismo de Jesus é aceitar a declaração de Jesus acerca de João Batista, em S. Lucas 7:28,29. Este é um texto muito importante: Porque segundo esta afirmação aceitar o baptismo é aceitar os desígnios de Deus para a nossa vida, “os fariseus e os doutores da lei rejeitaram o conselho de Deus…” por isso não foram batizados.
Queridos amigos nós temos todo o interesse em nos submetermos às prescrições dadas por nosso Senhor Jesus Cristo, Ele mesmo disse: “Se alguém não nascer da água e do Espírito não pode ver o reino de Deus.”
- Não podemos nesta matéria tão importante da qual depende a nossa entrada no reino de Deus deixar para a opinião de pastores, padres, família ou outros conselheiros, estes são preceitos antigos com validação enquanto povo houver para ser salvo.
- Às vezes ouço pessoas dizerem: “…a gente não sabe quem será salvo, se soubéssemos…!”
- Elas estão a dizer que ignoram as Sagradas Escrituras e o que estas dizem, mas às vezes não é só ignorância é falta de verdadeiro interesse, de vontade, de procurar saber, pois receiam ser criticadas pela família e vizinhos. Isso é triste!
- Vergonha. Ninguém tem vergonha de ir para a escola, universidade, preparar-se para vencer na vida, ter uma vida melhor, porque havemos de ter vergonha no que concerne à vida eterna, a uma vida com Deus? Qual a razão para hesitar?
2. O baptismo bíblico.
- Eu sei que existe outro batismo administrado pela igreja tradicional. Um baptismo por aspersão. Ou seja derramar alguma água sobre a cabeça de bebés.
- A palavra batismo, batizein quer dizer mergulhar, emergir/emersão, “movimento de um corpo que sai de um fluído no qual estava mergulhado. É isso que diz S. Paulo aos Romanos 6:3,4.
- O batismo é um sepultamento com e em Cristo. A Bíblia diz que Jesus após ter sido batizado saiu da água.
- Um dia conversando com uma senhora católica sobre o baptismo, ela disse: “Se o senhor me mostrar que Jesus saiu da água, porque eu vi um filme e Jesus era batizado fora de água. Eu quero ser batizada como foi Jesus.”
Então estudamos esse assunto com a Bíblia e mostrei-lhe Mateus 3:16. Tentei situar o texto no contexto. Depois lemos Atos 8:38, 39 e falei da experiência de Filipe e o etíope e como desceram do carro num lugar onde havia muito água. Falei-lhe sobre a posição deste homem e como era impossível fazer uma viagem tão longa sem estar munido de água e com ela ser batizado mesmo no carro. Eu queria falar mais, ela interrompeu e disse: “Sinto a minha mente e coração abrirem-se e essa é a verdade. Desejo se batizada quanto antes.” Louvado seja Deus! ainda li João 3:23 e outras passagens. Não muito tempo depois tive o privilégio de a batizar. Ela foi ungida pelo Espírito Santo, não tenho a mínima dúvida!
3. O que precede e o que se segue ao baptismo.
- Para seguirmos o Senhor no baptismo deve a pessoa ter suficiente idade para viver as seguintes experiências:
a) Ser ensinado.
b) Crer em Jesus Cristo
c) Capacidade de arrependimento, conversão e confissão a Deus (1ª João 1:9).
- O crente seguindo o baptismo de Jesus torna-se membro da igreja de Jesus. E pode ter a certeza que terá não só uma comunidade de fé que apoia mas um Protetor e o Senhor da Palava de vida.
- Fundamentalmente é possuído pela mais sublime esperança: Col. 3:4.

 

José Carlos Costa, pastor

Sem comentários: