quinta-feira, 28 de março de 2013

Vasos cheios do Espírito

Reis - 4:1- 44
INTRODUÇÃO:

1- Vivemos dias de perplexidade. O mundo vive o mais completo desespero. 
2- O profeta Eliseu neste texto está convivendo com dias de fome. Havia fome e seca no meio do povo. (explicar o texto)
3- Quando comecei a ler este texto, percebi certas verdades espirituais que serviram para  a minha  vida espiritual e gostaria de partilhar com os irmãos. Pois, também tem implicações práticas para nossa vida com o evangelismo.
4- Pode estar a perguntar-se: Qual é a relação que este texto tem com a minha vida; com o evangelismo e com a igreja?
ELUCIDAÇÃO:
1- Este texto sendo estudado com cuidado, creio que esta viúva pode ser tipificada com a igreja.
2- Jesus certa vez foi interpelado pelos fariseus por que os discípulos de Jesus não jejuavam e Jesus respondeu: " Como podem os convidados do noivo jejuar enquanto está com eles? Não podem enquanto está com eles" (Marcos 2.19)
3- Jesus faz alusão a esse período em que a igreja não teria a presença corpórea do noivo. Então podemos claramente dizer que a igreja é como aquela viúva que espera as bem- aventuranças do noivo enquanto peregrina aqui na terra. É por isso, que a Bíblia tem um carinho tão especial pelas viúvas. (Tiago 1.27). Deus apresenta-se como o pai dos órfãos e o marido da viúva.
4- A viúva deste texto vivia num período de grande fome. O povo estava aflito por causa da carência. A igreja nestes últimos dias tem atravessado o período do qual Amós falou: " Estão chegando dias, declara o Senhor, o soberano, em que enviarei fome sobre a terra, não fome de alimento, mas, da Palavra do Senhor..." (Amós 8.11-12). Os homens correriam de um lado para o outro, buscando onde sanar a sua alma!
5- O mundo sente fome de moral, de valores, virtude, paz!
6- A igreja sente necessidade de ser alimentada. Devemos perceber que não podemos viver com a mesma fome que o mundo, e, precisamos bater à porta de Deus.
7- Em relação à igreja, vejo, Eliseu como que representando a figura de Deus Pai. Precisamos clamar na presença de Deus por alimento. Precisamos entrar na Sua presença como a viúva entrou na presença de Eliseu lembrando as promessa do Senhor: " Já fui jovem e agora sou velho, mas nunca vi um justo desamparado e nem sua descendência mendigar o pão! (Sal 37). Mas, existe algumas verdades nisso tudo! São elas:
I - QUAL É A SUA FOME?
1- É de santidade? É de tranquilidade? É de paz? Peça a Deus, pois estes direitos estão assegurados em Cristo Jesus! (Fil 4.6)
2- MUITAS VEZES TEMOS VIVIDO COM FOME COMO O MUNDO! Mesmo assentados na mesa do banquete com o Senhor, temos vivido com fome, porque esquecemos das promessas que ele nos fez e que o Noivo fiel deixou como herança!

I I - O QUE TEMOS EM CASA?
1 - Quando Eliseu ouviu a queixa daquela mulher, ele perguntou: " O que tens em casa?". A mulher respondeu que tinha apenas um vaso com óleo.
2 - Nós também temos um vaso: o meu e o seu coração, que podemos abrir ao Senhor clamando: " Unges a minha cabeça com óleo e o meu cálice transborda" (Salmo 23.5)
3 - O segredo espiritual da vida do cristão é o: ESPIRITO SANTO!!. Sem ele nós e a igreja não passamos de um clube, uma associação ou um bando de alienado do mundo. Sem o espírito Santo não passamos de um aglomerado de gente! O que faz a igreja ser um corpo vivo do Espírito Santo é um vaso (coração) cheio do óleo da presença de Deus!
4 - Quando o ambiente está azeitado pelo Espírito Santo, sentimos a presença da Gloria do Senhor trazendo alegria ao ambiente. É como se a sua shekinah estivesse passando!

I I I - E QUAL É O SEGREDO PARA ISSO?
1 - Simples! É só ir buscar os vasos vazios!
2 - Quem são eles? São os pecadores que não conhecem Jesus. São aqueles que já perderam a esperança e estão desiludidos. É aquele familiar, aquele amigo, aquele colega que está desesperado e quantos outros!
3 - Devemos trazer estes vasos vazios para casa do Senhor, para eles experimentarem um derramar do Espírito em suas vidas!
4 - Deus não faz grandes milagres em vasos cheios. Ele gosta de vasos vazios da arrogância, do egoísmo, da vaidade, do amor ao dinheiro, da ato-justiça! E quando tivermos preparados os vasos ´só precisamos fechar a porta. Mas, o que significa fechar a porta?
I V - SEPARAR-SE DO MUNDO!
1 - Fechando a porta para as novelas; p/ promiscuidade sexual; para o jogo da loteria; para a mentira, para desonestidade, para a língua que difama; que fala da vida alheia ( 1 Jo 2.15-17), ou seja, para tudo que não presta.
2 - Crente que faz parte do mundo é inimigo de Deus, pois a Bíblia diz:" Infiéis, não compreendeis que a amizade do mundo é inimiga de Deus? Aquele, pois, que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus" ( Tg 4.5,14).
3 - O filósofo dinamarquês, Soren Kierkegaard disse: " No dia em que a igreja e o mundo se tornarem amigos, a igreja deixará de existir"

V - INTIMIDADE COM DEUS!
1 - Quando queremos intimidade no nosso lar fazemos o quê? Fechamos a porta!
2 - Muitos não têm sentido o azeite do espirito Santo, porque não têm fechado a porta da sua casa! (Mat 6:6).
3 - Hoje em dia há tempo para tudo, mas não há para Deus! Precisamos fechar a nossa porta!
4 - A melhor oração é aquela que é feita na intimidade, a sós com a porta fechada.
5 - Este é o projeto maravilhoso de Deus para nós!

CONCLUSÃO:
1 - Quando acabou os vasos da viúva, de para pagar a divida e ainda viver por muito tempo.
2 - o óleo do Espírito que Deus quer derramar tem de ser abundante para sobrar, transbordar, para que nunca sejamos vazios, esgotados.
3 - Devemos transbordar este óleo a onde quer que eu vá. Pois um vaso transbordante derrama óleo no colégio; no emprego, no trânsito, entre os amigos!
4 - SE queremos ser vitoriosos no evangelismo ou onde Deus nos leva, precisamos do óleo do Senhor. Precisamos de azeite p/viver cheio da graça.

Sem comentários: