sexta-feira, 30 de setembro de 2011

QUANDO DEUS SURGE NA TEMPESTADE

Introdução: Mateus 14:22-33
Com uma certa constância as pessoas perguntam-me: “Por que tenho problemas, mesmo estando em Cristo? Eu achei que Ele me livraria de todos os males! Afinal, eu busquei uma igreja para melhorar a minha vida e não para a piorar!” Esta é uma ideia muito simplista ou sem conteúdo sobre a fé. Muito se fala sobre aprender com os problemas da vida. Isto é certo, mas aprender o que? Uma pessoa que não tem harmonia com Cristo pode aprender de fato, muitas experiências sobre a vida, mas se ela estiver a vivenciar um outro problema similar ao que já passou, notará que se repetir o mesmo procedimento para se livrar daquela circunstância amarga não irá funcionar. O que eu quero dizer é que cada problema tem a sua própria solução, ainda que ele se pareça com o anterior. Por quê? Porque nas lutas que temos na vida, sempre estarão envolvidos terceiros com temperamentos e personalidade diferentes.
Para uma pessoa que não está numa harmonia profunda com Cristo (que não se entregou a Ele), os problemas servem para tentar sensibilizá-lo a buscar a Deus e a Sua sabedoria. Isto não quer dizer que a pessoa não aprenderá muitas coisas na vida sozinha. Para aquele que está em Cristo, os problemas ocasionais servem para mantê-lo em Cristo, depender Dele e permitir que Ele por meio da pessoa se manifeste. Uma coisa é enfrentar a vida sem Deus e outra é enfrentá-la com Ele.
Com Deus no meio das nossas lutas, não apenas aprenderemos a enfrentar os problemas e a superá-los, mas cresceremos em sensibilidade e na fé. Além disso, somos aperfeiçoados por Deus para que através das lutas, adquiramos características de Cristo nas nossas vidas; isto é, estaremos sensíveis para enfrentar diversas situações, com um espírito aberto, teremos iluminação e direção exata no meio da luta. Deus espera que você deseje ardentemente a Sua presença. Você tem no seu coração a Sua Palavra, graças a Deus! Mas, isto só não basta. É necessário ter a sua presença para que a Sua Palavra lhe dê direção, iluminação, amadurecimento e vitória.

1. Não devo enganar-me, pois mesmo estando em Cristo terei que enfrentar tormentas ocasionais na minha vida. Eu creio que esses momentos servem para fortalecer a minha fé, aperfeiçoar-me para a vida com Deus e em geral, como me corrigir, a fim de que eu seja mais maduro.

9 (...) Confiem no Senhor; e lembrem-se que outros cristãos ao redor do mundo estão a passar por estes sofrimentos também. 10 Depois que vocês tiverem sofrido um pouquinho, o nosso Deus, que está repleto de bondade, lhes dará por meio de Cristo a sua glória eterna. Ele virá pessoalmente, tomará vocês e os colocará num lugar firme, e os fará mais fortes do que nunca. (1 Pedro 5:9,10 BV) O apóstolo Pedro nos chama a atenção para quatro coisas importantes para aqueles que já conhecem a Deus:
(1) Confiar em Deus.
(2) Lembrar que outros irmãos estão a sofrer como nós.
(3) Que indubitavelmente teremos sofrimentos.
(4) Deus virá até nós, para nos colocar em um outro nível mais firme e que seremos mais fortes do que nunca!
NOTA: Já temos conhecimento da realidade de Deus? Temos a Sua Palavra em nosso íntimo? Ótimo, o próximo passo é buscá-lo; isto é, ter um forte desejo de ir até Ele. Então temos que ser realistas com a vida, e não tentar fugir do que chamamos de momentos negativos. Se demonstrarmos essa atitude, com toda a certeza teremos a Sua presença conosco e seus benefícios, como o próprio versículo nos diz.

2. Eu devo aceitar uma grande realidade: Necessito preparar-me para os desafios estabelecidos por Deus. Deus desafia-nos para um nível acima de onde estamos. Esses desafios divinos não nos tornarão orgulhosos, egoístas e materialistas, mas nos trarão lições de confiança em Deus. Devo lembrar-me sempre de que em cada situação há um propósito divino para a minha vida. Outra coisa: Se eu guardo a Sua Palavra eu tenho a Sua presença comigo?

(...) Jesus mandou que os seus discípulos entrassem num barco e atravessassem para o outro lado, enquanto Ele permanecia ali, a fim de despedir o povo para suas casas. (Mateus 14:22 BV)

Já dei a entender que Deus está constantemente a impulsionar para níveis acima dos quais nos encontramos. Esta finalidade divina não visa apenas os nossos benefícios pessoais, mas um propósito muito maior. Não devemos ser tão egoístas a ponto de crer que Deus existe para o nosso favor. Não fomos nós que criamos Deus, mas foi Ele quem nos criou. Nós criamos religiões e deuses que se adaptem ao nosso perfil pessoal. Na verdade, não queremos ser dirigidos, mas dirigir – comandar a própria vida. Não pensamos muito sobre o significado que nossas vidas têm neste mundo. Jesus deu uma ordem aos discípulos: “Entrem em seus barcos e atravessem para o outro lado”. Dentro da Sua declaração ou ordem, prevemos o que aconteceria: Eles entrariam em seus barcos atravessariam o Mar da Galiléia, acontecesse o que acontecesse.

Há uma lição muito importante aqui. Eles tinham a ordem; isto é, a Sua Palavra: “Vão e atravessem”. Mas eles não tinham a Sua presença. Muitos cristãos decoram e discutem sobre a Bíblia com outras pessoas. Às vezes essas discussões se tornam muito ásperas, infelizmente. Temos que entender que a Palavra de Deus (a Bíblia) sozinha, não convencerá a ninguém – nem a nós mesmos! Ficamos maravilhados com os seus ensinamentos e acontecimentos miraculosos, nela registrados. Então dizemos: “Será que isto pode acontecer na minha vida?” Esta pergunta é prova suficiente de que lemos a Palavra de Deus e a amamos, mas não temos a convicção da presença do Senhor conosco. Deveríamos dizer: “Pai, eu tenho lido a tua Palavra e quero encontrar nela princípios, a fim de superar esta situação tão difícil para mim. Não consigo enfrentá-la sozinho e não quero fugir da mesma, mas sei que ela poderá gerar benefícios incalculáveis para a minha vida. Preciso que o Senhor Se expresse por meio da minha vida, onde habitas e ilumine a minha mente para que eu me entregue totalmente a Ti, e veja o Teu grande poder agindo a meu favor e a favor do Teu Reino. Manifesta a Tua glória através da minha vida”. Você percebe a diferença? Essa oração expressa a busca por Deus, não foge da realidade de ter que enfrentar um momento crítico, revela o desejo de se entregar a Deus para que Ele oriente, ajude, mostre a Sua vontade e poder. Não é uma oração egoísta. Não é uma oração que só deseja o que a pessoa espera, mas se submete a um propósito superior e divino, que será revelado. Ela expressa fé e confiança na Palavra e na Pessoa de Deus.

3. Não devo ter medo das transições estabelecidas por Deus, mas toda transição trará tormentas sobre a minha vida. Nesses momentos devo lembrar-me da Palavra que já recebi; então, devo buscar a Deus com muita concentração.

(...) Ele subiu à montanha para orar. Caiu a noite, e lá no lago os discípulos estavam em dificuldades, pois o vento tinha-se levantado e eles lutavam com o mar muito agitado. Perto das quatro horas da madrugada, Jesus veio até eles, caminhando por cima da água! (Mateus 14:22-25 BV)

Então Pedro gritou: “Senhor, se realmente é o Senhor, diga-me que eu vá caminhando por cima da água até onde o Senhor está”. “Pois não”, disse o Senhor!” “Venha!” Assim Pedro saiu do barco e caminhou por cima da água na direção de Jesus. (Mateus 14:28,29 BV)

Fica claro nesta porção da nossa passagem o que eu disse anteriormente. Os discípulos tinham a Palavra de Jesus, mas estavam lutando contra a tormenta com seus recursos pessoais. Então eles viram um “ser” flutuando por sobre as águas do mar e pensaram se tratar de um fantasma. Pedro tomou a iniciativa de ir até onde estava Jesus e ao comando do Senhor, ele também andou por sobre as águas. A presença do Senhor era maior do que a própria tormenta.

4. Sempre que eu desviar minha atenção de Jesus, serei absorvido por um sentimento de fragilidade e me sentirei desamparado. Devo voltar a buscar uma atitude de confiança, pois o Senhor me conduzirá a um lugar firme e ali serei fortalecido.

Mas quando ele olhou em volta para as ondas altas, ficou cheio de pavor e começou a afundar. “Salve-me, Senhor!”, gritou ele. No mesmo instante Jesus estendeu-lhe a mão e o salvou. “Ó homem de tão pequenina fé, por que você duvidou?” (Mateus 14:30,31)

De repente, ele começa a afundar porque tirou os olhos e sua atenção da Pessoa do Senhor. Novamente cabem algumas perguntas: Ele não tinha a ordem ou a Palavra? Tinha, mas quando perdeu a noção da presença do Senhor, começou a afundar. Novamente, Ele tinha que buscar a presença do Senhor com muita concentração para ser salvo.

Naquele instante, a tormenta não terminou. Ela continuava, mas não dentro da alma de Pedro, enquanto este estivesse nas mãos do Senhor. Os dois caminharam em meio à tormenta para dentro do barco.

E quando eles subiram no barco, o vento parou. Os outros ficaram muito admirados e assustados. “Realmente o Senhor é o Filho de Deus!”, exclamaram. (Mateus 14:32,33)

Quando no barco, todos passaram a experimentar a presença do Senhor, a tormenta simplesmente passou.

Vamos observar duas coisas:
(1)A experiência de Pedro. Você pode estar enfrentando uma tormenta na sua vida, mas é necessário que se concentre em Cristo. Talvez a tormenta não passe, mas você andará pelo meio dela em vitória.
(2)A experiência dos outros no barco. A experiência de Pedro com a presença de Jesus influenciou o comportamento dos outros – eles adoraram, reconheceram a presença, o poder e a divindade de Jesus.

Não desanime só porque a tempestade continua ao redor da sua vida. Se você fixar sua atenção na Palavra de Deus e na Sua presença, a tempestade estará ao seu redor, mas dentro de você algo de Deus estará acontecendo – algo muito maior do que a própria tempestade. Enfrente-a com o poder e a presença Deus. Não se esqueça de que sua experiência deve abençoar a outras pessoas. A presença do Senhor na sua vida deve ser vista por outras pessoas, que vivem ao seu redor. A tempestade poderá terminar ou eles, individualmente falando poderão ter a mesma experiência que você teve com o Senhor.

Não esqueça o que Pedro nos ensinou em 1 Pedro 5:9,10. Quando estamos com a presença do Senhor em meio a outros que estão enfrentando lutas e reconhecerem não só a nossa experiência, mas a presença do Senhor em nós e a desejarem também, algo de maravilhoso certamente acontecerá!

Sem comentários: