quarta-feira, 15 de junho de 2011

O SENHOR AINDA ESPERA

Introdução: Isaías 55:6-7
Com a entrada do pecado no mundo, Deus foi ignorado pela humanidade. Deu-se a ruptura no relacionamento humano com o divino. Como resolver isso?
I. Buscai o Senhor – Isaías 55:6Deus tinha dado todos os passos necessários para suster/proteger o Seu povo Israel. Deus tinha convidado (Isaías 51:1), “todos vós, os que tendes sede, vinde às águas; e vós, os que não tendes dinheiro, comprai e comei; sim, vinde e comprai, sem dinheiro…”.
• O convite aos sedentos, quer dizer a todos que tem sede para compreender a vontade de Deus e os Seus caminhos e obter graça e paz (Sal. 42:1-2; 63:1; Mat. 5:6; Apoc. 21:6; 22:17). O homem foi criado para ter sede (anelo) interior de Deus, este anelo só encontra satisfação na comunhão com o Senhor.
• É um convite cheio de bondade, toda a satisfação de Deus é que o homem aceite as bênçãos da salvação. Ninguém será excluído: Apoc. 22:17.
• Não há lugar para o pensamento de que uns foram criados para as bênçãos e outros para as maldições. Deus não interfere com o exercício do livre arbítrio (Ezeq. 18:31-32; 33:11; 2ª Ped. 3:9). É realçado o plano de Deus de gentios e israelitas entrarem no eterno plano de Deus de toda alcançarem a pureza e a salvação: Isa. 55:5,8-11.
• “não tem dinheiro”. É uma linguagem figurada que aqui se emprega, o que não tem “dinheiro” é aquele que reconhece a sua necessidade (Mat. 5:3). Aquele que compreende que não tem méritos próprios para oferecer a Deus recompensa pelo dom precioso da salvação. Todos convidados.
• Neste convite é Deus que vem na nossa direção e está bem perto aguardando o nosso abraço de reconciliação.
II. No plano de Deus está o convite – Isaías 55:6 • “Invocai-o enquanto está próximo”. Deus não se cansa de esperar, mas não pode esperar para sempre; invoque-O enquanto Ele está por perto.
• Em sentido muito especial, Deus estava “perto” do seu povo Israel (Deut. 4:7; Sal. 148:14), mas também está “perto” de todos os que O invocam: “DEUS é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia.” Sal. 46:1. E ainda: ” Perto está o SENHOR de todos os que o invocam, de todos os que o invocam em verdade.” Sal. 145:18.
• No entanto, há um momento, que face a tantos apelos de Deus, na persistente recusa aos rogos do Espírito Santo, a porta da misericórdia divina é cerrada e a ausência divina torna-se clara: Is. 1:15; Oseias 5:6; Mat. 25:10-12; João 7:34; 8:21.
• Porque não aceitar enquanto Ele está perto? Porque não buscar enquanto se pode achar?
III. Não há pecado que Deus não possa purificar – Isaías 55:7• “Deixe o ímpio o seu caminho”. Com que frequência através dos seus mensageiros, Deus exorta o ser humano a abandonar a sua vida de pecado e lhes promete perdão?
• Ler Isaías 1:16. “Lavai-vos, purificai-vos, tirai a maldade de vossos atos de diante dos meus olhos; cessai de fazer mal.” Segundo David somos levados a pensar que este convite de Deus é antes uma oferta: “Lava-me, e serei mais alvo que a neve” Sal. 51:7.
• David reconheceu que estava contaminado pelo pecado e pediu a Deus um coração limpo (v.10); e o seu rogo foi ouvido. Todo o pecador necessita uma purificação moral; o nosso coração deve ser limpo da corrupção do mal e, Deus quer limpar de toda a iniquidade: Jeremias 4:14.
• Isaías 1:17 “Aprendei a fazer o bem”. Os que servem a Deus só podem aborrecer o mal e amar o bem. A piedade é um principio activo, cultivar a rectidão é a melhor garantia contra a iniquidade.
• Isaías 1:18 “Vinde, pois, e arrazoemos, diz o Senhor… (ler). “Vinde para nos entendermos”. Nesta passagem Deus convida o homem a um encontro, a fim de resolver de forma livre e franca os problemas.
• O Senhor não é um Juiz sem consideração por quem está diante d´Ele. Ele é bondoso, Ele é Pai. Ele é Um Amigo. Ele interessa-se pelas coisas que afectam o ser humano, e preocupa-se com o nosso bem-estar. Isto é o que Deus anela que o homem creia e compreenda.
Deus ama o pecador, por isso está disposto a perdoar e restaurar da desgraça provocada pelo pecado.
Não deixemos para amanhã o que podemos fazer hoje, pois amanhã pode ser muito tarde.
Não deixemos que o pecado nos afaste ainda mais de Deus, peçamos a Deus que nos afaste do pecado.
Não deixemos Deus esperar, corramos agora mesmo para os Seus ternos braços de amor.
Conclusão: Isaías 55:8
“Segue-me tu! A voz continua a soar com os mesmos acentos de ontem nas margens do lago de Genezaré”. (John A. Mackay.
Conta-se que, há muitos anos, um grupo de escravos foi vendido em leilão num mercado da Nigéria. Quando a venda estava a terminar, foi apresentado um rapaz aleijado, magro e com um aspecto muito doente. Quando o viram todos os compradores riram-se, recusando qualquer oferta sobre aquele rapaz. Finalmente o leiloeiro, para se ver livre do “estorvo”, fez uma proposta que envolvia o escárnio: “Quem compra por um pacote de tabaco?”. Foi “comprado” e levado para um ancoradouro camuflado no litoral, onde foram embarcados num navio negreiro.
Acontece que, providencialmente, o barco foi perseguido e capturado por um navio da guarda britânica, que desembarcou o pobre rapaz bem como todos os escravos, deixando-os na Serra Leoa, onde foram libertos.
O rapazinho que tinha sido trocado por um maço de tabaco foi encaminhado para um orfanato evangélico, no qual missionários devotados o acolheram carinhosamente, tratando da sua saúde precária, ao mesmo tempo que lhe proporcionavam instrução e educação religiosa.
Anos mais tarde, teria lugar uma imponente cerimónia na Catedral de São Paulo, em Londres, na presença dos mais altos dirigentes da igreja anglicana e de estado, porque na ocasião ia ser ordenado primeiro bispo da Nigéria.
Outro não era senão o jovem rejeitado que fora trocado em leilão, como “refugo”, por um pacote de tabaco. E foi uma decisão prodigiosa, por certo inspirada pelo Espírito Santo, de vez que o bispo Samuel Crouther realizou um notável e inesquecível trabalho para Cristo, na Nigéria e países vizinhos, sendo o seu nome reconhecido como pioneiro e herói na propagação das boas-novas, naquelas terras.
Deus tem um plano de salvar os pecadores, estes são chamados por pecadores lavados pelo sangue de Jesus.
“A lâmpada não é acesa para iluminar-se a si mesma, ou para desfrutar a sua própria luz. A sua finalidade é iluminar a outros. Ninguém é salvo para seu exclusivo benefício, mas, sim, para assinalar o caminho da salvação a outros!” J.S. Hale.

Sem comentários: