sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

A GLÓRIA DO AMOR DO SALVADOR

Na cruz, não encontramos um amor apenas de palavras, mas um amor eficaz, que produziu seus efeitos, amor que move, que satisfaz, amor sacrificial, amor de acção.

Amor que se revela nas palavras às desoladas filhas de Jerusalém: “Não choreis por mim, chorai antes por vós mesmas e por vossos filhos”. (Luc. 23:28)

Amor que se concretiza no brado de intercessão pelos seus inimigos: “Pai perdoa-lhes porque não sabem o que fazem”. (Luc. 23:34)

Amor que se concretiza na garantia da posse do Paraíso ao ladrão arrependido: “Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso”. (Luc. 23:43)

A tragédia do Calvário proclamou simultaneamente, a falência moral do mundo e a imensidade do amor do Salvador.

Ilustração: Em 1798, a Revolução Francesa, aproximava-se do seu fim. Como resultado, milhares de cabeças rolaram na guilhotina. Não havia campo para a revolução do amor. Enquanto isso na Suíça, um educador estava disposto a provar que o amor é a única revolução capaz de mudar o mundo. Pestalozzi, imbuído de um profundo amor pelo próximo, assumiu a responsabilidade de educar 80 órfãos que haviam sido deixados na miséria e solidão quando as tropas francesas aniquilaram a aldeia onde viviam. As crianças estavam subnutridas, maltrapilhas e carentes de afecto. O grande pedagogo, convicto do poder do amor, foi lembrado anos mais tarde com uma homenagem que continha o seguinte epitáfio: “Tudo pelos outros, nada para si mesmo”.[3]

Houve alguém, mais do que o grande educador Pestalozzi, que merece ser homenageado para todo o sempre, pela glória do Seu amor manifesto no Calvário – Jesus Cristo.

Dele se pode dizer “Tudo pelos outros, nada para Si mesmo”.

CONCLUSÃO:

Sim queridos, as glórias da tragédia do Calvário: glória do Salvador que nele padece entre fenómenos maravilhosos e exteriorizações de uma conduta divina; a glória de sua missão como substituto do pecador e a glória do incomparável amor de Deus, vem atravessando os séculos e atraindo milhões para os pés da cruz.

APELO:

O que pensa você, querido amigo, quando contempla pela fé as glórias da tragédia do Calvário? Sente-se atraído pelo Salvador, pela Sua missão e pelo Seu amor? Queres voltar hoje para o seu lar, entregando a Sua vida a Cristo ou reafirmando o seu compromisso em segui-Lo?

Sem comentários: