quinta-feira, 30 de julho de 2009

6ª PALESTRA: PALAVRA DE VITÓRIA

INTRODUÇÃO:

Hoje, vamos estudar a sexta palavra de Cristo na cruz.Foram palavras de vitória. Isto significa que há esperançapara você e para mim, porque Cristo venceu para que vocêe eu pudéssemos vencer, também. Então vamos lê-las em João 19: 28 a 30.
DESENVOLVIMENTO: A primeira palavra foi dirigida ao Pai, em prol detodos; a segunda palavra foi para uma pessoa; a terceira foi para duas pessoas: A Sua mãe e o Seu discípulo João; a quarta foi para o Pai; a quinta para Ele mesmo, a sexta palavra foi dirigida ao Pai, mas é para todos. “Está consumado”.
Somente Jesus pôde dizer essas palavras de forma absolutamente verdadeira. Ele morreu com a certeza de que Sua missão tinha sido eterna e perfeitamente cumprida, morreu sem um único arrependimento. Não precisou de mais tempo para pregar mais um sermão, curar mais um paralítico ou multiplicar mais um pedaço de pão. Ele tinha apenas trinta e três anos, mas havia cumprido a Sua responsabilidade ao pé da letra.
Embora Ele tivesse encerrado de forma traumática os Seus dias na Terra, morreria com a satisfação de saber que opropósito de Sua vida fora cumprido com sucesso. É quase uma prestação de contas. O último e definitivo balanço.
Nessas palavras podemos encontrar a certeza da nossa salvação, a convicção de que os nossos débitos para com o Pai foram pagos por outra pessoa. Esta frase “Está consumado” é apenas uma palavraem grega: Tetelestai. Ela vem do verbo Teleo, que significa “terminar, completar, realizar.” Significa a conclusãobem sucedida de um procedimento. Você pode usar esta palavra após pagar as suas contas ou completar uma corrida.
O servo que terminava a sua tarefa, usava esta palavra para comunicar ao Mestre. Significa que terminou o que veio fazer, e ainda o fez de maneira perfeita. Assim,Tetelestai era a palavra usada por agricultores. Quando um bezerro nascia tão perfeito que parecia não ter nenhum defeito, o fazendeiro gritava: “Tetelestai! Tetelestai!” Era a palavra usada por um artista depois de dar os toques finais na tela ou no busto de mármore, o pintor ou escultor afastava-se uns passos e admirava a sua obra. Senão achasse nada que exigisse correção ou a melhorar, dizia orgulhosamente: ”Tetelestai”.
Jesus usou esta palavra “Tetelestai”. O que Ele tinha feito estava acabado e perfeito. Aos pés da cruz, os homens diziam: “A vida de Jesus foi um fracasso”, mas Jesus dizia: “foi um sucesso”! De acordo com Mateus e Marcos (Mat 27:50 e Mar17:37), Jesus pronunciou esta palavra em voz alta. Quis que todo mundo ouvisse aquela palavra especial que ecoaria por vales e montes, aldeias e cidades durante vinte séculos. Ele não disse: “É o fim”, porque isto significaria que teria sido morto e derrotado. Não, não era o Seu fim, mas o início de um novo capítulo na Sua existência eterna. Ao gritar “Está consumado”, Jesus deu o maior brado de vitória em toda a história da humanidade.
Mas, vamos juntos analisar um pouco mais a fundo, o significado desta expressão: “Está consumado”. Jesus veio à Terra com um propósito. Qual foi o propósito de Jesus deixar a Glória celeste, tomar a forma humana, nascer comouma criança e viver sendo tentado em tudo, para finalmente morrer numa cruz? Para entendermos isto, temos que voltar ao Jardimdo Éden. Após criar o mundo, na sexta-feira Deus criou o homem. E naquele dia, ao pôr-do-Sol, diz a Bíblia, Deus contemplou a Sua obra de criação e exclamou: “Está tudo muito bom”. Está completado, consumado, e tudo é perfeito.
Tudo está no seu lugar. Um mundo perfeito e harmonioso, e o ser humano para desfrutar da felicidade nesse ambiente era sem defeito. Depois de contemplar a Sua maravilhosa criação, Deus descansou no Sábado, separando para o homem um dia especial de comunhão entre a criatura e o Criador.
Mas então, o inimigo de Deus, como se fosse uma criança malcriada, diante de um quadro recém acabado e com tinta fresca, vem e coloca a mão, e estraga o quadro da Criação. Num mundo onde havia perfeição, ele colocou dor, morte e traição. O quadro maravilhoso da criação ficou totalmente arruinado. Apareceram, então, lágrimas, solidão, tristeza, morte, traição e desconfiança.
O mundo ficou arruinado. Deus, porém, não podia aceitar que as coisas ficassem dessa maneira. Ele não podia permitir que o ser humano, que Ele criou com amor para ser feliz vivesse num mundo assim. Não, Deus não podia permitir isso e, nos Seus planos eternos, já estava providenciada a obra maravilhosa da Redenção.
Então Jesus veio a este mundo para restaurar o que oinimigo tinha degradado. Veio para recriar, para salvar, para devolver a esperança. Mas para isso era preciso pagar o preço da culpa humana, porque se o homem pecou, tinha que morrer. Não havia outro caminho. Mas o ser humano não queria morrer. Como solucionar o problema? Alguém tinha que morrer. Só que Deus não pode morrer porque é Deus. Então, Ele teve que Se fazer homem para poder morrer. Nenhuma criatura, incluindo os anjos, poderia morrer para salvar o homem. Somente Deus feito homem.
Assim o pecado seria pago. A dívida humana seria paga e o homem poderia receber a salvação de graça. Por isso, Deus teve que Se fazer homem e morrer na pessoa de Jesus. Éramos nós que merecíamos que nos cuspissem no rosto. Éramos nós que merecíamos uma coroa de espinhos na cabeça. Éramos nós que merecíamos as chicotadas nas costas até sangrar. Éramos nós que merecíamos morrer pregados na cruz. Fomos nós que fizemos as coisas erradas. Em Jesus, ninguém encontrou pecado. Ele nunca fez nada errado. Ele não tinha por que morrer. Mas já que não queríamos morrer, alguém teria que morrer em nosso lugar.
Ele morreu e com Sua morte terminou a obra de Salvação, sofreu tudo o que podia sofrer, ensinou tudo o que podia ensinar e, agora, também numa sexta-feira, à tarde, Deus, na pessoa de Jesus, pregado na cruz do Calvário olha para o quadro restaurado, salvo, reintegrado, refeito. Agora o homem não está condenado só a viver num mundo de infelicidade; agora ele tem uma saída. Jesus, lá na cruz, vê a obra da redenção terminada e exclama: “Está tudo muito bom. Está completo. Está consumado!” Então morre.
No Sábado descansa na tumba, mostrando-nos que ainda resta um dia de repouso depois do Calvário.
Amigo, tudo o que Jesus precisava fazer para nos salvar está feito. Não precisamos fazer mais nada. O ser humano, porém, por algum motivo não aceita que é um degraçado. Se alguém lhe der de presente um carro, 0K, você vai olhar para a pessoa e vai pensar: “Quanto é que ele me vai pedir a seguir?" Porque neste mundo ninguém entrega nada de graça.Vivemos num mundo que temos de pagar por tudo. Se vamos a uma loja comprar um fato e vemos que ele custa apenas oitenta euros, não compramos e começamos a pensar: “Não pode ser. Se é tão barato é porque não presta”. Por que agimos dessa forma? Porque vivemos num mundo onde as coisas que valem, custam muito. Estamos acostumados a pagar e quanto mais caro pagamos, temos a impressão de que adquirimos o que é melhor. Por isso, é difícil acreditar que se vivemos mal a vida toda, se andamos no pecado e caímos em miséria, de repente, podemos ser salvos, de graça, sem pagar nada, sem dar um centavo. É inacreditável!
Um evangelista estava a recolher a sua tenda depoisde uma campanha evangelística quando alguém chegou e fez a seguinte pergunta: “Pastor, o que devo fazer para ser salvo?” O pastor continuou a embrulhar a sua tenda e disse: “Ah, meu amigo, você chegou tarde demais”. O homem ficou zangado e reclamou: “O senhor não acha que está a ser muito orgulhos ao dizer que cheguei tarde? O senhor acha que era na sua tenda que eu encontraria salvação? Eram as suas palavras donas da salvação?” E o pastor respondeu: “Você não entendeu, amigo. Se quiser fazer algo para salvar-se, chegou dois mil anos atrasado, porque tudo o que era necessário fazer para salvar-se, já foi feito na cruz do Calvário. Você só tem que aceitar. Não há nada que possa fazer.”Quer dizer que o homem não tem nenhuma responsabilidade quanto à salvação? Tem sim e sabe qual é? Tem que dizer “Sim”, tem que abrir o coração, aceitar, porque Jesus não pode fazer nada por você, se você não quiser. De que serve a penicilina se a pessoa que está a morrer com uma infecção não aceita o remédio? Está tudo providenciado. Alguém pagou o preço para descobrir a penicilina. Aí está o remédio pronto. Mas não vale nada se o doente não reconhece que está doente e não aceita o remédio!
Amigo, a salvação da raça humana está foi providenciada na cruz do Calvário. Está tudo feito, tudo pago, consumado. Mas isto não vale nada se você não aceitar, se não reconhecer que precisa e não correr para os braços de Jesus.
Imagine que deve quinze mil Euros. Não sabe o que fazer, não sabe a quem recorrer, nem para onde ir. Segunda-feira você tem de pagar quinze mil Euros ao Banco. De repente, chega um amigo com a prova de que a sua dívida está paga. Está aqui, os seus quinze mil Euros estão pagos. O que precisa fazer para não dever mais ao banco? Simplesmente aceitar. Mas se você não aceitar, ninguém pode fazer nada por você.
Quando Jesus morreu, crucificado com os braços abertos, queria dizer: “Filho, estou aqui de braços abertos e espero por ti. Vem a Mim enquanto podes. Não importa se já falhaste uma, ou mil vezes. Nunca penses que para ti não há mais esperança. Eu venci na cruz para oferecer-te a vitória também. Para te dizer que ainda há esperança para ti.”Amigo, tu e eu merecemos morrer, mas um dia, Jesus subiu à montanha do Calvário. Era difícil. Era tão difícil que na véspera, no Getsémani, Jesus disse: “Pai, tenho medo de morrer. Se puderes, passa de Mim este cálice”. Mas o Pai disse: “Filho, alguém tem de morrer para salvar o ser humano”. E Jesus, olhando para ti, disse: Está bem, eu amo-o. Não importa o que eu tenha que sofrer, se é para o salvar eu sofro.” Ele sofreu em nosso lugar. Pregaram os Seus pés e as Suas mãos. Colocaram uma coroa de espinhos na Sua fronte, cuspiram no Seu rosto, bateram n´Ele. Zombaram, escarneceram ,enxubalharam - No e em silêncio Ele suportou tudo. Então tu não tens o direito de dizer que estás perdido, que teu caso é sem esperança. Lá na cruz Ele exclamou: “Está feito.
Está consumado! ”Sim, Ele tomou a nossa falência e cobriu-nos com a Sua liquidez. Ele não Se limitou a dar uma entrada, e esperar que lhe pagassemos as prestações, “... agora, porém, ao se cumprirem os tempos, se manifestou uma vez por todas, para aniquilar, pelo sacrifício de si mesmo, o pecado.” Heb 9:26.
Na antiguidade, quando o preço da compra era acertado e não ficava nenhum valor em aberto, escrevia-se TETELESTAI no comprovante de venda, isto é, QUITADO. Sim, Jesus pagou o saldo de nossa pecado até o último centimo. Isto significa que quando aceito a Jesus, os meus pecados estão em Jesus, e não em mim. Sim, existe pecado dentro de mim, porque ainda tenho a natureza pecaminosa, mas não estão sobre mim, porque recebi vestes novas, as vestes da Justiça de Cristo. Em Jesus tenho ficha limpa no Céu. As virtudes de Jesus foram creditadas na minha conta, com êxito.
Se tentarmos acrescentar algo à obra de Jesus, como rituais, penitências ou peregrinações, na verdade estamos a rebaixar o preço que Ele pagou, estamos a dizer: "O que Ele fez não foi suficiente. Deus não quer o nosso mérito e sim a nossa disposição em aceitar o pagamento feito por Cristo em nosso favor.

CONCLUSÃO:
Amigo/a, se ainda não recebeu Jesus como seu Salvador pessoal, recomendo que o faça neste instante. Aquestão que tem diante de si não é a grandeza do seu pecado, mas o valor do sacrifício oferecido por Jesus.“Está consumado.”
Ele completou a Sua obra, porque nós não a podíamos realizar, ao aceitar podemos receber força para viver uma vida em Jesus. Sim, obras faremos, não mais nós, mas Cristo em nós!
“A expiação por um mundo perdido devia ser plena, abrangente, completa.”DTN pág. 566, e foi por meio deste brado que os portões do Céu se escancaram para quem quiser entrar. Seria porventura inútil tudo isso que Jesus fez por nós? Não é este o momento para também dizermos “Está consumado?” Isto é, “dou por definitivamente consumada a minha entrega a Jesus, devolvendo, entregando-Lhe o que por direito já é Seu: o meu coração”.

Sem comentários: