terça-feira, 14 de outubro de 2008

PORQUÊ?

Até quando, Senhor, clamarei eu, e Tu não me escutarás? gritar-Te-ei: Violência! E não salvarás? Por que me mostras a iniquidade, e me fazes ver a opressão? Hab. 1:2 e 3.
A minha mãe costumava dizer que, quando eu era menino, a deixava louca e questionava-se: "Porquê?" Sem conseguir perceber, voltava eu de novo: "Mas porquê?"As crianças não são as únicas que tem este tipo de atitude. Os adultos também perguntam. O profeta Habacuque, autor do nosso verso, foi um deles. Muitas pessoas lêem este pequeno livro e não conseguem perceber a grande mensagem. O tema central é a pergunta Porquê?Habacuque viveu num tempo de apostasia. Ao investigar a condição espiritual do seu povo, ficou perplexo e quis saber a razão de Deus permitir que o povo permanecesse impune.Não tardou muito para que obtivesse a resposta. "O Senhor respondeu: 'Prestem atenção e ficarão de boca aberta! Vocês ficarão espantados com o que Eu vou fazer muito em breve! Ainda enquanto estiverem vivos, Eu farei uma coisa que vocês terão de ver para crer'." Hab. 1:5, A Bíblia Viva. Imagino que Habacuque deve ter suspirado de alivio ao saber que, por fim, Deus iria fazer qualquer coisa em relação à impiedade de Judá!Quando o Senhor revelou o que tinha em mente, entretanto, Habacuque ficou mais perplexo ainda. Deus disse: "Eu estou a preparar uma nova potência mundial, os caldeus, uma nação cruel e violenta que marchará pelo mundo e o conquistará." Verso 6, A Bíblia Viva. Deus iria usar uma nação ainda mais ímpia que Judá para castigar o Seu povo! Porquê? Não é de admirar que Habacuque tenha completamente perplexo.Deus nunca respondeu a todas as perguntas de Habacuque, mas o profeta finalmente compreendeu que "O Senhor está no Seu santo templo". Deus estava no trono; Ele estava no controlo da situação e, assim sendo, Ele estava a controlar tudo e Habacuque pôde dizer: "Cale-se diante d´Ele toda a terra." Verso 2:20. Saber que o Deus de infinito poder e sabedoria estava controlar todas as coisas era uma resposta mais que suficiente.Você alguma vez já perguntou "Porquê?" sem obter uma resposta satisfatória? Lembre-se: "O Senhor está no Seu santo templo." Mesmo que as aparências digam o contrário, Deus é o Senhor de tudo, e para você e para mim isso é resposta suficiente - por enquanto. As respostas completas e definitivas virão quando estivermos no Céu.

Sem comentários: