quarta-feira, 4 de maio de 2011

SEM HUMILHAÇÃO NÃO HÁ VIDA ESPIRITUAL

II Crónicas 7:11-15 – Deus escolhe o lugar do templo e fala com Salomão.
A proposta de Deus é exclusiva às pessoas que pertencem exclusivamente ao povo de Deus. A proposta é baseada em condições expostas pelo próprio Deus ao Seu povo. A proposta de Deus resulta em bênçãos maravilhosas vindas diretamente do trono da graça.
“A sabedoria é a coisa principal, adquire, pois, a sabedoria; sim, com tudo o que possuis adquire o conhecimento.” Prov. 4:7. “O temor do Senhor é o princípio da sabedoria.” Sal. 111:10. “O temor do Senhor é aborrecer o mal; a soberba, e a arrogância, e o mau caminho, e a boca perversa, aborreço.” Prov. 8:13.
I. PROPOSTA DE DEUS PARA RESTAURAR SEU POVO – II Crón. 7:11-13
1. “terminou as obras do templo”. Salomão realizou com êxito tudo o que tinha começado.
2. v.12 “O Senhor apareceu-lhe numa nuvem”. Aqui começa a narração do próprio Deus à oração de dedicação de Salomão. Os vs. 13-15.
3. O lugar do templo era o Monte Moriah, memorável por ser o lugar onde Abraão tinha demonstrado de forma suprema a sua fé ao estar disposto em oferecer o seu próprio filho, e por ter sido santificado com a presença do Anjo que deteve a praga de Jerusalém (1 Crón. 21:15-18), foi eleito como o lugar onde se devia construir o Templo.
* Em tudo isto Salomão foi submisso a Deus, esta submissão é o principio da sabedoria.
3. É nesta sabedoria que o povo de Deus deve buscar intensamente a presença constantemente de Deus.
4. Ao buscar com intensidade o Senhor é levado a abandonar o caminho do pecado para seguir o caminho da santidade.
II. RESULTADO DE ACEITAR A PROPOSTA DE DEUS – II Crón. 7:14
1. Quando o povo de Deus desce do pedestal do orgulho ao vale da humildade, Deus o exalta. Quando o povo de Deus ora com fé pelas promessas bíblicas, Deus ouve do Céu o seu clamor.
3. No ver. 14, “se o meu povo se humilhar”. Para toda a bênção real de Deus, há uma exigência enorme. O orgulho é como a antiga “muralha da China”, uma barreira pela qual não se pode entrar. Os inimigos conseguem: por suborno. Deus não suborna ninguém!
* O desejo de Deus é que o pecador se humilhe, abandonem os seus pecados, se voltem para Ele e vivam. Deus não se deleita no sofrimento e na morte do ímpio, e com diligência insta no coração dos pecadores para que se arrependam e se afastem das suas transgressões para que a iniquidade não lhes traga ruína: Isaías 1:18-20; Jer. 25:5; Ezeq. 18:30-32; Oseias 6:1.
*Quando o povo de Deus abandona o caminho do pecado, Deus cura as mazelas da alma.
APELO: Humilhemo-nos diante de Deus e aguardemos a restauração da nossa vida. Oremos mais intensamente a Deus e esperemos as grandes bênçãos. Busquemos diariamente a face de Deus e espere o sucesso completo em sua vida e saúde.

Sem comentários: