sábado, 28 de maio de 2011

A LÂMPADA QUE ILUMINA PARA CASA DO PAI

Ilustração: No dia 27/05/2011, a TV apresentou no noticiário a história de um cão, levado por um tornado nos Estados Unidos, Mason foi sugado por um tornado que causou inúmeros estragos na cidade de em Birmingham, no Estado norte-americano do Alabama. Estava escondido na garagem quando foi levado pelos ares.
Os donos já tinham perdido a esperança de recuperar Mason, quando, 20 dias depois, o cão voltou. Tinha as duas pernas da frente partidas e teve de rastejar de volta a casa.
Sem poder tomar conta do animal, os donos deixaram-no num abrigo para animais enquanto tentavam reconstruir a casa. William Lamb, um cirurgião veterinário, já se tinha disponibilizado para tratar animais afectados pelo tornado. Quando ouviu falar de Mason, ofereceu-se logo para o tratar, de borla.
Mason passou por três horas e meia de cirurgia para reconstruir as pernas partidas. Está a aprender a caminhar com talas nos membros dianteiros, mas recupera bem. "Está muito bem, come bem, bebe. Está fantástico", disse o cirurgião.
Três semanas depois o cão voltou para casa dos donos, as duas patas dianteiras fracturadas, a distância que terá feito foi feita arrastar-se. Foi corajoso, seguiu o seu instinto no meio da dor, da noite, de adversidades inimagináveis. Quando chegou nem um latido de dor, aproximou-se lentamente dos seus donos abanando a cauda de feliz por ter conseguido voltar para casa.
Deus deixou uma lâmpada para voltarmos para Casa. Qual é a nossa persistência? É pequeno, tem um ar fofinho e frágil, mas sobreviveu aos tornados que destroçaram o Estado do Alabama, nos EUA. Demorou 20 dias a arrastar-se, com as patas dianteiras partidas, de volta a casa.
1. Deus deixou uma lâmpada o nosso caminho de regresso: Salmo 119:105

Este mundo de insegurança, instabilidade e imprevisível pode ser comparado à escuridão tão densa que não conseguimos saber de onde viemos e nem para onde vamos.
Este mundo está impregnado de imoralidade, promiscuidade e iniquidade dominado pelos poderes tenebrosos que são as forças espirituais do mal (Efésios 6:12).
“Porque não temos que lutar contra carne e sangue, mas, sim, contra os principados…contra os príncipes das trevas deste século…”
Se repararmos o texto anterior fala da “armadura de Deus”. (v.11), ou “armadura completa” (gr. panóplia). Esta armadura pode parecer-se com a armadura romana, no entanto, trata-se da armadura de Deus, pois é Ele que a proporciona (Ef. 6:14-17). Somos exortados a vestir e a lutar de forma valorosa esta batalha. Aquele que preparou a armadura garante a sua eficácia.
O texto 6:12 refere que esta luta não é tanto contra a “carne e sangue”. Paulo não está a dizer que os cristãos não teriam de enfrentar a inimigos humanos. A igreja enfrentou-os ao longo dos séculos; às suas mãos sofreram e morreram.
O que o texto quer realçar é que há poderes muito superiores ao dos homens, muito mais inteligentes e de astúcia pervertida: as forças satânicas preparadas para a batalha estão em rebelião aberta contra Deus e aqueles que O querem seguir.
Experiência: Quando era menino gostava de manhã ir para a cama dos meus pais, uma manhã deitado de barriga para baixo olhava o soalho do quarto, vi um pinto sair debaixo da cama e curioso saltei da cama e fui atrás dele, vi que entrou num pequeno buraco de uma tábua na sala de jantar. Contei à minha mãe, impressionada contou à família e foram a um homem que tinha “espírito de adivinhação”. Ouvi por várias vezes a minha mãe contar: “uma voz falou pelo homem e dizia que “o teu filho não me pode escapar”.
Que poder é este? Que poder para saber que uma criança no futuro se vai interessar por assuntos de Verdade e Salvação?!
O conflito entre Cristo e Satanás não é de dimensões locais ou terrenas mas de dimensões cósmicas: engloba todo o Universo.
Neste ambiente de trevas, dominado pelos poderes tenebrosos, o qual as pessoas andam às apalpadelas, cambaleando como bêbados, sem rumo (Job 12:25) precisa-se de luz, uma potente luz! Precisamos d´Aquele que é o Soberano e que tem preferência pelos nossos pequenos assuntos.
II. A Bíblia é a luz no meio das trevas: 2ª Pedro 1:19

A Bíblia ilumina o caminho a todos quantos a procuram para caminhar seguros no meio das trevas espirituais deste mundo.
O que tem esta luz, não tem motivos para tropeçar, mesmo que se sinta acossado pelo mal.
Se os irmãos lerem o verso 18, reparam que o apóstolo Pedro fala claramente do que presenciou no Monte da transfiguração: “ouvimos esta voz dirigida do céu”, Pedro, João e Tiago tinha estado presentes, tinham sido testemunhas oculares (Mateus 17:1). Mas no texto 19, Pedro diz “temos, mui firme, a palavra dos profetas”.
O que sugere que nenhuma experiencia por mais extraordinária substitui a Palavra de Deus, a “lâmpada para os nossos pés”. Sim, Pedro e os seus companheiros ficaram muito impressionados (1ª João 1:1-3)! Era um fundamento inamovível para a sua fé cristã. Isso levou-os a partilhar essa fé com outros, e assim edificaram a primeira igreja.
Os que amam a Palavra tem agora a mesma missão a cumprir. E esta luz ainda brilha.
“A nossa confissão da Sua fidelidade é o meio escolhido pelo Céu para revelar Cristo ao mundo. Cumpre-nos reconhecer a Sua graça segundo foi dada a conhecer por intermédio dos santos homens da antiguidade; mas o que será mais eficaz é o testemunho da nossa própria experiência. Somos testemunhas de Deus ao revelarmos em nós mesmos a operação de um poder divino.” Serviço Cristão, p. 213.
III. A Bíblia é um livro sobrenatural: Tiago 1:17

Deus é a origem de todo e qualquer bem moral e físico. Não só para os cristãos, mas para todo o ser humano, ainda que este não O reconheça.
Deus não dá nada ao ser humano que lhe cause dano (Mateus 7:11).
A natureza de Deus (Tiago 1:5)
O salmista compara a Bíblia a uma lâmpada num lugar de trevas onde existe a possibilidade de tropeçarmos, cairmos e nos machucarmos.
O salmista indica a Bíblia como uma lâmpada aos que andam na escuridão da dúvida, na incerteza da vida, com medo do futuro. Quem é iluminado pela Palavra não tem medo do medo!
Não conheceríamos qual é o caminho certo a tomar para sair das trevas se não fosse a Palavra de Deus.
Não conseguiríamos lidar com as dificuldades da vida de altos e baixos, curvas perigosas, pontes estreitas, descidas escorregadias, subidas íngremes e cansativas sem a iluminação da Palavra de Deus.
Conclusão:
Ilustração: Depois de visitar uma família numa fazenda, o pastor deveria ir até a estação apanhar o comboio de volta para casa, era noite escura e chuvosa. O fazendeiro emprestou-lhe uma lanterna, dizendo: “É para ajudá-lo a ver melhor o caminho e guardá-lo de cair nalguma vala”. E acrescentou: “Vê aquele clarão, lá distante? Lá é a estação. Vá sempre naquela direcção. A lanterna lhe proporcionará luz para cada passo e o clarão, à distância, indicará a direcção a seguir”. O clarão distante auxilia a não perder a direcção certa e a lanterna ilumina o caminho próximo dos pés dando segurança para cada passo até chegares onde não mais haverá noite, onde o Deus da luz brilhará constantemente (Apocalipse 22:5).
Sim, tal como Manson, podemos voltar para casa, ele voltou por instinto. Deus deu-lhe o instinto da casa. A cada ser humano, em qualquer lugar, tem um sentido da casa “um sentido religioso”. A Bíblia é luz suficiente que nos leva para CASA. Jesus é o Clarão, em breve Ele brilhará: Tito 2:13.

Sem comentários: