terça-feira, 31 de maio de 2011

O PRIMEIRO CULTO DE ADORAÇÃO A DEUS NO MUNDO

Por causa do pecado entrou a violência no mundo; por causa da violência, Adão e Eva perderam o seu único filho fiel a Deus pelo fratricídio cometido por Caim. Aparentemente a terra seria povoada por pessoas corruptas, com a descendência de Caim. (Gén. 4:16-19,23)
• Lameque foi o primeiro a perverter o matrimónio estabelecido por Deus. Foi o inicio da poligamia, um mal que se introduziu na terra como semente brava. O nome das mulheres de Lameque sugerem atracção sexual: Ada significa “adorno” e Zilá quer dizer “sombra” ou “acção de tilintar”.
No entanto, o autor bíblico que descrevia o progresso do pecado na família de Caim, interrompe a descrição a fim de apresentar a misericórdia e a graça de Deus a Adão e Eva e a toda raça humana. Assim diz o relato bíblico: “Adão conheceu sua mulher. Ela deu à luz um filho e lhe pôs o nome de Set ‘porque,’ disse ela, ‘Deus me concedeu outra descendência no lugar de Abel, que Caim matou.’ Também a Set nasceu um filho, ele lhe deu o nome de Enós, que foi o primeiro a invocar o nome de Iahweh” (Génesis 4:25-26, Bíblia de Jerusalém). Destacamos algumas informações importantes deste relato:
1. Set (ou Sete, Seth) substituiu o fiel e justo Abel:
O nome “Set” do hebraico שֵׁת significa “compensação” e/ou “substituto”. Abel, o segundo filho fiel de Adão e Eva, morreu sem deixar descendência. Adão e Eva esperavam o descendente que esmagaria a cabeça da serpente (Génesis 3:15), mas via a impossibilidade de surgir da descendência do perverso Caim. Então, Eva teve mais um filho, no qual depositara a sua confiança de que ele seria apontado para substituir o fiel e justo Abel. Assim, Set substituiu Abel como filho e como descendente fiel, pois este tornou-se o ascendente de uma série de patriarcas antediluvianos que cobriram o período entre Adão e Noé (Génesis 5:6-29).
“A Adão foi dado outro filho, para ser o herdeiro da promessa divina, herdeiro da primogenitura espiritual. O nome de Sete, dado a este filho, significava "designado", ou "compensação"; "porque", disse a mãe, "Deus me deu outra semente em lugar de Abel; porquanto Caim o matou". Gên. 4:25. Sete era de estatura mais nobre do que Caim ou Abel, e parecia-se muito mais com Adão do que os demais filhos. Tinha caráter digno, seguindo as pegadas de Abel. Contudo não herdou mais bondade natural do que Caim. Com referência à criação de Adão, acha-se dito: "À semelhança de Deus o fez"; mas o homem, depois da queda, "gerou um filho à sua semelhança, conforme a sua imagem." Gén. 5:1 e 3. Ao passo que Adão foi criado sem pecado, à semelhança de Deus, Sete, como Caim, herdou a natureza decaída de seus pais. Mas recebeu também conhecimento do Redentor, e instrução em justiça. Pela graça divina serviu e honrou a Deus; e trabalhou, como o teria feito Abel caso ele vivesse, para volver a mente dos homens pecadores à reverência e obediência a seu Criador.” Patriarcas e Profetas, p. 80
• Eva colocou o nome a este filho. No nome que ela lhe colocou manifesta que tinha passado um período de angustia; via o seu filho Caim e os seus descendentes serem maus. Como poderia a promessa de Deus cumprir-se?
• Eu não tinha imaginado o seu sofrimento até que compreendi a razão dela colocar este nome ao seu terceiro filho “substituto”, ou “compensação”. Sim agora as palavras de Deus, acerca da semente, prometida podia cumprir-se, ela expressou fé no Libertador prometido viria da semente de Set. a sua fé foi recompensada pois da descendência de Set veio o Senhor.

2. Set teve o seu primeiro filho e deu-lhe o nome Enós (ou Enos, Enosh):
O nome “Enós” do hebraico אֱנוֹשׁ significa “homem mortal” e/ou “frágil”. Há quem considera que a consciência da fragilidade humana, indicada no nome Enós, despertou nas pessoas a necessidade plena de Deus. Assim, através dele, Deus realizaria as Suas promessas. Enós se destacou na linhagem de Set, desta forma através dele havia esperança para a proclamação divulgação da verdadeira fé em Deus como o Criador e Redentor. Enós viveu 905 anos e teve muitos filhos e filhas (Génesis 5:9-11); o seu nome é mencionado na longa genealogia de I Crónicas (1:1) e no documento genealógico de Jesus em Lucas 3:38, sendo ele um ascendente do Messias.
• O livro de Crónicas começa subitamente com uma lista de nomes que começam com Adão, o primeiro homem. Não é dada uma razão para começar esta lista, mas é evidente o propósito de rastrear a história do povo de Deus desde o principio até chegar a Israel e a Judá e à restauração posterior ao exílio babilónico.
• Em I Crónicas 1:1-4, são apresentadas dez gerações desde Adão a Noé. Os nomes são os mesmos que os de Gén. 5. Contudo, o registo é abreviado, apresenta-se na forma mais curta possível.

3. Set e Enós organizaram o primeiro culto de adoração a Deus no mundo: Gén. 4:26, ler
• Nesta altura começou o culto de forma mais formal. Certamente, os homens tinham invocado o Senhor antes que tivesse nascido Enos, mas à medida que o tempo passava surgia uma diferença mais pronunciada entre os que adoravam o Senhor e os que O desafiavam. A expressão “invocar o nome de Jeová”, é usada frequentemente no Antigo Testamento para indicar um culto publico: Sal. 79:6; 116:17; Jer. 10:25; Sofonias 3:9.

• A Septuaginta e a Vulgata especificam: “este [Enós] foi o primeiro a invocar o nome de Iahweh”. Enquanto os filhos de Caim se gloriam nas obras das próprias mãos um pequeno grupo de pessoas, incentivado por Enós, começaram a glorificar e a invocar o nome de Deus.

• Não há dúvida que os filhos de Caim como Jabal (4:20,21,22), são artistas na música, no trabalho de artesanato, trabalho do bronze. Autores de poemas que serão cantados.

• Deus usa no entanto o homem humilde, mortal e frágil a fim de conclamar as pessoas a adorá-Lo. Isso se tornou possível, e, a partir daí a humanidade começou a invocar o nome de Iahweh, Senhor Deus. Esse foi o primeiro culto congregacional. Esse foi o primeiro culto colectivo de adoração a Deus no mundo. Assim, Enós é considerado por muitos, o iniciador do culto ao Deus verdadeiro, Iahweh.

• Deus é o nosso Criador e Redentor, Ele prometeu enviar o Messias como descendente da mulher para nos libertar do pecado; para isso, uma linhagem foi preparada e conduzida pela graciosa e misericordiosa omnisciência de Deus. Cabe a cada um de nós respondermos positivamente a essa graça e começar, ou, recomeçar a invocar o nome de Iahweh, Senhor Deus.

• O primeiro movimento de reavivamento e reforma da história mundial (Génesis 4:25-26).

Conclusão: O sucesso mais significativa antes do dilúvio, é um simples episódio, um acontecimento que encheu e enche os fiéis de plena esperança e gozo (Génesis 5:24). A trasladação de Enoq é relatado por Moisés em poucas e simples palavras.
Enoque foi trasladado “para não ver a morte” (Heb. 11:5). O único crente antediluviano que não viu a morte. Como um modelo de virtude, Enoque o “sétimo depois de Adão”, surge como uma alta montanha na sétima geração.
Foram testemunhas da partida de Enoque tantos justos como ímpios. Deus tomou a decisão de trasladar Enoque, não só para recompensar a piedade de um homem piedoso, mas para demonstrar a segurança que se pode ter no que Deus prometeu em consequência do pecado.
Não há livro judaico ou apócrifo, ou lenda desses povos antigos que não relatem este feito.
Sim podemos viver no meio de um mundo perverso e marcar a diferença, basta confiar em Deus.

Sem comentários: