quinta-feira, 1 de março de 2012

AS ARMAS DA NOSSA MILICIA

Leia a Bíblia: 2 Coríntios 10:1-4

Cada um de vocês se deve ter perguntado em algum momento, "O que posso fazer sobre estes problemas que são tão generalizados e sérios nos dias de hoje?" E, "Como posso eu enfrentar de forma realista como pessoa e como cristão?”

As Escrituras têm uma resposta para estas perguntas. Poderíamos esperar que elas nos projectassem para o aperfeiçoar do homem de Deus, que ele pode ser perfeito, completamente mobilizado para toda a boa obra 2 Timóteo 3:17). Assim, devemos esperar que haja orientação ampla nas Escrituras que nos permita lidar com os problemas e questões que nos perseguem por todos os lados.

A passagem que temos no centro dos nossos pensamentos sobre este assunto é Segunda Coríntios 10, os seis primeiros versos. Aqui está outro desses stocks de sabedoria condensada que encontramos com frequência ao longo das páginas das Escrituras, tanto no Antigo e Novo Testamento, e que é muito imprudente apressar a reflexão. Este tipo de passagem devemos parar e sair muito devagar e cuidadosamente, e, por isso, proponho que nós levemos muito tempo. Eu quero fazer esta mensagem tão pratica e útil para o maior número possível de pessoas.

A introdução a esta secção de II Coríntios é encontrada nos versículos 1 a 4. O apóstolo Paulo, escrevendo aos seus amigos em Corinto, provavelmente da cidade de Éfeso, diz.


“1 ALÉM disto, eu, Paulo, vos rogo, pela mansidão e benignidade de Cristo, eu que, na verdade, quando presente entre vós, sou humilde, mas ausente, ousado para convosco;
2 Rogo-vos, pois, que, quando estiver presente, não me veja obrigado a usar com confiança da ousadia que espero ter com alguns, que nos julgam, como se andássemos segundo a carne.
3 Porque, andando na carne, não militamos segundo a carne.
4 Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas em Deus para destruição das fortalezas” II Coríntios 10
Nestes versos temos diante de nós o tema principal desta seção. O pano de fundo é um desafio à autoridade do apóstolo Paulo pelo Coríntios. Havia alguns entre eles que estavam tentando minar o efeito das palavras de Paulo, tanto nas suas cartas e na sua pregação que ele lhes tinha deixado. Isto não era surpreendente para ele, a isso ele já se tinha habituado e continuava a acontecer. Hoje, há muitos que se opõem tenazmente quando se ensina um “assim diz o Senhor”. Em certos círculos é nos dito que o apóstolo Paulo realmente mudou os ensinamentos do Senhor Jesus, e assim mudou o cristianismo a partir de uma mensagem simples e facilmente entendível para um tratado teológico altamente complicada, difícil de entender e completamente diferente da intenção e conteúdo do que foi pregado por Jesus.

Algo que já tinha começado na igreja primitiva. Quando estes coríntios tinham recebido cartas de Paulo, alguns irritaram-se contra ele e resistiram fortemente ao que ele tinha dito. Especificamente, como esta passagem revela, alguns cristãos de Corinto estavam a dizer que Paulo era, essencialmente, não é diferente do que um normal crente. O seu apostolado realmente não lhe dava mais direito de falar com autoridade que qualquer outro, e as suas motivações eram essencialmente as mesmas de qualquer outro, ou seja, ele está fora do esquema, o que ele quer é que a política funciona. Paulo estava dizendo-lhes quando ele escreve, " eu, Paulo, vos rogo, pela mansidão e benignidade de Cristo, eu que, na verdade, quando presente entre vós, sou humilde, mas ausente, ousado para convosco."

Eles estavam a dizer que este era o seu procedimento, a sua manobra, para tentar levá-los a fazer o que ele queria. Por outras palavras, ele é simplesmente uma outra figura religiosa que está a fazer o jogo, o velho jogo da "política de poder", por isso não é preciso dar mais atenção a ele do que faria para qualquer outra pessoa que entrou e tentou tirar vantagem de nós para os seus próprios fins.

Este apóstolo prontamente e poderosamente repudia este argumento. Ele diz, com efeito: 3 Porque, andando na carne, não militamos segundo a carne.
4 Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas em Deus para destruição das fortalezas” II Coríntios 10


Vocês ainda não conseguiram reconhecer a mudança fundamental que ocorre num cristão. Quando um homem se torna uma coisa, aceita a Jesus, algo absolutamente radical, ocorre nele para que ele não pode ver as coisas como ele já fez. Além disso, vocês não entendem a diferença radical com a qual um apóstolo (que é, por inerência do seu cargo, um cristão modelo, um padrão para os outros) deve encarar a vida. Se vocês acham que eu ajo como as outras pessoas, que os meus motivos, objetivos e metas não são diferentes de homens e mulheres comuns, então vocês tem fundamentalmente mal em toda esta questão."

"Pois," ele continua dizendo nos versículos 3 e 4 ", apesar de vivermos no mundo que nos está a levar para uma guerra secular, pois as armas da nossa milícia não são do mundo, mas têm o poder divino para destruir fortalezas."

No grego literal, o apóstolo Paulo não diz exatamente o que é dito aqui. A frase, Pois, embora vivamos no mundo não estamos realizando uma guerra secular, é, na verdade, "Porque, embora andando (ou ao vivo) na carne, não militamos segundo a carne". Os revisores aqui ter substituíram a palavra mundo, para a carne . No entanto, isto não está completamente errado. Eles estão reconhecendo a filiação estreita entre o que a Bíblia chama de "Carne" e "sociedade" ou "o mundo". Estes dois estão intimamente combinados e associados.

O que é a carne? Você, que tem vindo a estudar o Novo Testamento por muitos anos sabe que a carne é essencialmente a herança do egoísmo. É o que está fundamentalmente errado com a natureza humana. É a chave mestra que foi inserido na máquina da humanidade no início e que todos nós herdamos dos nossos antepassados. É responsável pelo fato de que todos nós começamos a vida com uma mácula, uma torção no nosso mecanismo. Não necessitamos muito tempo para nos darmos conta desta evidencia que somos fundamentalmente egoístas. Você não tem que ensinar o bebé a ser egoísta. Você não tem que mandá-lo para uma escola privada para aprender a ser impertinente, para resistir aos seus pais, ou de ser inerentemente egoísta. Este traço surge em qualquer indivíduo, não importa que tipo de fundo, a exposição, ou ambiente que ele seja submetido/a; está na corrente sanguínea da humanidade. Este é o fato desagradável que a sociedade constantemente resiste, que o homem não quer enfrentar, mas que a Palavra de Deus sem rodeios e claramente aponta ao pecador.

Se essa é a carne, que a tendência para o mal em cada indivíduo, então se você colocar todas estas carne centradas, carne governados pessoas juntas em uma sociedade, você tem o que a Bíblia chama de "o mundo". É a sociedade regida pela carne; sociedade, com todas as estruturas de poder com os quais estamos tão familiarizados, neste dia, toda construída sobre auto-interesse. Isso, qualquer observador da vida humana pode ver, permeia o mundo dos nossos dias; auto-interesse é trás de tudo.

É por isso que os revisores têm substituído a palavra "mundo" aqui. Em certo sentido, eles estão certos. Esta é claramente a ideia, o apóstolo tem em mente. Ele diz: "Não estamos agindo como outras pessoas que não operam a partir dos mesmos motivos;. Há algo muito diferente de nós Se você tentar julgar-nos na mesma base você julgar os outros que você vai ser muito longe. - você vai perder completamente o ponto ".

(2 Coríntios 10:03 J. B. Philips)
(2 Coríntios 10:3 NEB)

Talvez o mais útil é a tradução de Cartas Vivas, que diz:
(2 Coríntios 10:3 Cartas Vivas)

Observe o equilíbrio requintado e sanidade do que isso. O apóstolo Paulo está falando não só para si, mas para todos os cristãos. Lembre-se que um apóstolo é um padrão cristão. Ele é o que todos os cristãos deveriam ser. E ele diz, em primeiro lugar, vivemos no mundo. Nós não fugimos dele. A vida monástica apelou para muitos através dos séculos. A história está cheia de homens e mulheres que se retiraram para lugares calmos e tentou fechar fora toda a tagarelice do mundano e cuidado da vida. Conde Tolstoi, da Rússia; Rousseau, da França; Gauguin, o pintor - todos tentaram fugir da vida. Há muitos que procuram fazê-lo ainda hoje. O que me surpreende é o número de cristãos que têm essa atitude. Tem crescido no nosso tempo o que eu chamo de "síndrome Bíblia cidade", que tenta criar uma estufa cristã, uma atmosfera que é completamente cristã desde o ventre até ao túmulo, e não permite a invasão de ideias seculares ou forças. Pretende-se isolar e isolar ao máximo possível o cristão do mundo.

Este é basicamente antibíblico e anti-cristianismo porque é contrário a esta palavra clara do apóstolo, que diz: "Nós os cristãos, devemos viver no meio do mundo." É aí que devemos estar. O próprio Senhor Jesus coloca desta forma: "Eis que vos envio como ovelhas no meio de lobos" (Mateus 10:16 RA). Deve ser um pastor maluco que faria uma coisa dessas! Mas é assim que radical é a diferença entre o cristianismo verdadeiro e o falso versão tão evidente em muitos lugares hoje. Esta "síndrome Bíblia cidade" está produzindo milhares de desistentes cristãos de hoje. Eu entendo que há um grupo nesta área muito que está sugerindo algo desta natureza nas montanhas aqui perto. Eu não sei a história toda e, portanto, eu não estou tentando julgá-lo, mas certamente eu seria contra uma ala de isolamento cristã se é isso que eles têm em vista. É totalmente anti-bíblica. "Não", diz o apóstolo, "vivemos na carne: vivemos no mundo." É aí que estamos destinados a viver.

"No entanto", diz Paulo, "apesar de vivermos no mundo e não fugir da sociedade, ainda não usamos os planos humanos e métodos para ganhar as nossas batalhas." É importante que entendamos isso, porque aqui é onde todos os problemas chegou. Muitos reconheceram que os cristãos devem viver no mundo, mas eles vão assumir que a vida cristã no mundo deve ser como o mundo, que ele deve pensar como o mundo, que ele deve depender dos pensamentos, filosofias, ideias, e escritores do mundo, e tirar todos os seus argumentos e suas soluções para o problema a partir destas fontes. "Não", diz Paulo, "você está completamente errado lá. Se você me julgar como fazer isso, então você não entendeu a posição cristã em tudo. Nós não usamos os planos humanos e métodos para ganhar as nossas batalhas."

Aqui, na minha opinião, é o erro fundamental dos que procuram fazer a preocupação social a tarefa primária da igreja de hoje. Eles estão se opondo o inimigo certo, mas com as armas erradas. Eles estão buscando empregar as armas do mundo, que Paulo renuncia, ele repudia-los totalmente. Ele diz, "nós não temos uma guerra guerra mundana, não usamos os planos humanos e métodos para ganhar as nossas batalhas."

Quais são essas armas do mundo, esses planos humanos e os métodos para vencer as batalhas? Bem, você dificilmente pode escapar deles hoje. Eles estão em todos os lados, em todos os jornais, todas as revistas que você pegar. Estes estão cheios de abordagens para a solução dos problemas humanos. Eles são todos perfeitamente sincera, muitas vezes caracterizada pela tremenda dedicação e zelo e louvável ao extremo, mas eles são mundanos. Eles são de carne e osso, pois eles são limitados. Estas armas são a política de energia, blocos de ação, programas organizados, manifestações, boicotes, piquetes, até mesmo a violência e incêndios criminosos.

Vamos encarar alguns fatos claramente. Estes são claramente armas do mundo, não são? Eles são o que seria sugerido por qualquer não-cristão, que é confrontado por estes problemas e está tentando encontrar uma solução, homens como Saul Alinsky ou Carmichael Stokely. Estes homens abertamente, claramente, de forma inequívoca e propor este tipo de soluções, e você não pode culpá-los. Isso é tudo o que podem ver, isto é tudo o que sabem fazer, que é tudo que eles têm confiança dentro Eles não podem ver além do material, do visível, a situação física.

Quem lê o Novo Testamento vê que este é sempre o caminho do mundo. As suas soluções são fundamentalmente raso e superficial, porque eles são essencialmente unidimensional. Eu estava interessado recentemente ao saber que há um novo livro, escrito por um escritor secular, chamado, O homem unidimensional . É uma tentativa (Reuni) para vir a enfrentar alguns dos problemas sociais hoje. Mas até mesmo os mundanos podem ver que a sua abordagem carece de algo - é unidimensional.

No entanto, este não é o que você tem no Novo Testamento. Isto não é como um cristão deve abordar estes problemas. Como o Apóstolo Paulo colocou isso na carta muito, apenas alguns capítulos atrás, "Nós não olhar para as coisas que se vêem, mas também no invisível, que olhar não só para o temporal, mas também para o eterno," 2 Coríntios 4:18). Há uma nova dimensão que deve vir aqui. A abordagem cristã para qualquer problema básico, quer da sociedade ou de uma vida individual, deve ser diferente do que a de um mundano, se ele espera ganhar qualquer batalha.

A coisa maravilhosa sobre as Escrituras é que a vida está constantemente confirmando-los. A vida é uma espécie de laboratório em que todos esses princípios bíblicos estão sendo testados, trabalhou para nós. Podemos então ver por nós mesmos, se observarmos o suficiente da vida em um período suficientemente longo, o que é certo eo que é errado - a solução mundana, ou a solução bíblica. A história confirma o fato de que as armas do mundo não ganha batalhas.
Era um volume enorme de estudo Will Durant, A História da Civilização . Tomei o volume, "César e Cristo", e, embora eu não passar por isso inteiramente, eu só tive que ler parte dele para estar ciente de que o mundo antigo lutava com exatamente os mesmos problemas que lutamos hoje. Lá estavam as mesmas intrigas, as mesmas manobras políticas, as mesmas parcelas, os mesmos programas, as mesmas soluções para os problemas. Era notável ver que muito antes de Cristo as pessoas estavam lutando com exatamente os mesmos problemas que nos oprimem hoje. Não há soluções seculares que trabalham; na melhor das hipóteses eles apenas temporariamente reorganizar os sintomas do problema. Isso é o máximo que podemos esperar das abordagens do mundo.

"Não", diz Paulo, "as armas da nossa milícia não são carnais, eles não são carnais, eles não são mundanos. Mas eles são poderosos! Eles têm o poder divino, até as fortalezas derribar. Eles trabalham. Eles ganham. Eles destroem fortalezas, que derrubem o mal entrincheirados, eles cortar amarras, que libertou os homens. Isso é o que eles são. Se eles não fazem que eles são inúteis, eles não são melhores do que qualquer outro programa. Mas o trabalho destes. Eles pode não ser evidente, mas eles são eficazes. " Bem, quais são essas armas? Essa é a questão principal que quero enfrentar com você agora. Quais são essas armas? Se eles não são normais planos humanos, quais são eles? Se eles não incluem essas abordagens que são tão comuns hoje em dia, então o que são?

Todos nós enfrentamos problemas, normais, problemas comuns - desânimo, depressão, problemas de saúde, falta de dinheiro, as pressões sociais, problemas familiares, sogros, cobiça, culpa, vergonha. Como uma sociedade, nos deparamos com problemas em conjunto - as tensões raciais, guerra, pobreza, ar e poluição da água, a inflação, a morte, os impostos, todos esses problemas comuns.

Estas são as batalhas da vida, não são? Muito poucos de nós terá que lutar nos campos de batalha, alguma vontade, mas não todos. Aqui estão as batalhas da vida. Estes são o que Paulo chama nessa passagem, fortalezas.

No entanto, ele tem armas adequadas para estes. Essa é a coisa que eu quero transmitir a vocês agora. O cristão não é inadequado para lidar com essas coisas: Ele é o único que é adequada para lidar com eles! Portanto, não vamos perder nosso tempo com coisas que tenham demonstrado a sua inadequação há muito tempo. Nós temos armas adequadas. Eu só posso enumerá-los brevemente nesta mensagem. Vou ter de desenvolvê-las mais à medida que prosseguimos nessa passagem, mas é importante tê-los diante de nós neste momento. Eles não vêm de qualquer uma passagem específica, mas a partir da orientação geral das Escrituras, apoiada por muitos, muitas passagens. Vou listar para você quatro armas do cristão pelo qual podemos enfrentar as batalhas da vida, e que, se ele enfrenta-los com essas armas, vai ganhar. Não só ele ganhar na sua vida individual, mas ele vai ser um fator extremamente poderosa para resolvê-los no nível da sociedade também.

Primeiro, temos de colocar a verdade: A verdade é a principal arma do cristão. Não me refiro a educação. Educação é normalmente aproveitada por aqueles a atacar os problemas da sociedade como o meio mais eficaz para resolvê-los. Esse fato indica que as pessoas vêem que o conhecimento da realidade é uma coisa muito importante na resolução de problemas, é uma arma poderosa. A única dificuldade é que os mundanos em geral (e muitos cristãos também) equivale a educação com o conhecimento da realidade. Mas não devemos fazê-lo. A educação secular é um composto de verdade e falsidade, ambos igualmente ensinado vigorosamente. Erro é muitas vezes transmitido de forma tão poderosa como a verdade, portanto, a educação, muitas vezes, serve apenas para aumentar o problema. Nem sempre separado entre o joio e o trigo, que nem sempre é verdade.

Mas eu estou falando agora sobre a verdade. A glória do Cristianismo é que ele introduz a verdade em qualquer situação. Ele revela a realidade. Jesus Cristo veio, nas palavras de presente geração, para "dizer-lhe como ela é" - e ele assim fez. Invariavelmente, sempre, ele disse que como ela é. Ele deixou as pessoas conhecem os fatos sobre a vida, e sobre o homem. Ele revelou a realidade, ele arrancou as ilusões e delírios em que trabalho os homens. Ele rasgou o véu. Você pode vê-lo expor o pensamento errado dos fariseus, saduceus, e todos os outros grupos com os quais ele entrou em contato, incluindo os seus próprios discípulos. Aqui, na Palavra de Deus, na verdade como ela é em Jesus, temos uma arma poderosa, o maior de todos lá é em muitos aspectos, dizendo coisas como elas são.

Uma das razões pelas quais o grupo de leigos a partir desta área, que estão viajando para campi universitários encontraram um ministério eficaz é que eles não tentam impressionar os estudantes com exposições de erudição e sabedoria mundana. Eles simplesmente falar sobre a vida como as Escrituras revelam-lo. É surpreendente como isso se agarra, movimentos, e captura as mentes e os pensamentos desta geração presente.

A verdade é o estoque no comércio de um cristão, isto é, se ele aceita a Palavra de Deus como a verdade sobre a vida, e se ele proclama, e demonstra isso em sua própria vida, ele mesmo é uma arma poderosa para definir os homens livres e para resolver os males da sociedade. Não só a verdade proclamada, mas a verdade demonstrada: A fraqueza da igreja é que muitas vezes tem sido muito contente em simplesmente proclamar uma parte da verdade e nunca dar-se à demonstração do mesmo. Mas um cristão, acima de todos os outros, deve ser caracterizada pela abertura e honestidade.

Não é uma potência e salubridade em viver a vida de forma transparente ao invés de infinitamente montagem poses e posturas e devoções fraudulentas.

Esse é um termo descritivo para muito do cristianismo, não é? Propaganda fraudulenta!

Este mundo moderno dos nossos é generosamente fornecido com propaganda e vigaristas. Trata-se de entusiasmo e uso persistente de uma grande mentira repetida até soar a verdade. Por isso, é uma experiência impressionante e refrescante falar a uma pessoa ou um grupo que é autêntico e transparente.

Isso é o que todo cristão deve ser, e cada grupo cristão. Eu estava angustiado esta semana para aprender de uma igreja evangélica que está ensinando o seu povo que eles têm o direito à privacidade em suas vidas. Nenhum cristão tem o direito a uma vida privada. Nossas vidas devem ser vividas abertamente perante todos os homens, transparentes, um espetáculo ao mundo inteiro. Não temos vida privada e não podemos esperar ter. Este é basicamente e fundamentalmente errado. Os cristãos devem ser uma demonstração da verdade. Este artigo continua,

A igreja onde Jesus Cristo está aberta e honestamente confessou é um bem potente particularmente necessária em nossa civilização, desiludido cansado. Muitas pessoas cansadas quer encontrar um lugar onde a Palavra de Deus é reverenciado, ensinou, e traduzida em vida diária. Pelo menos esse é o tipo de igreja que eu quero para minha família. Não é uma igreja posando nesta semana, como um circo, na próxima semana como um supermercado sociológica, no próximo mês como uma polarização política pietista dentro da comunidade eclesial, mas uma igreja que se propõe em seu anúncio para ser o que é - o corpo de Cristo - uma bolsa onde o povo de Cristo se reúnem para a renovação, para instruir na Palavra de Deus, e para a partilha da propagação do evangelho.

Jesus disse: "Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará." (João 8:32 NVI)

A segunda arma é o amor. Eu sei que esta é a palavra mais sobrecarregada no nosso vocabulário hoje, mas vamos ser mais específico: Eu não estou falando sobre a lama Hollywood que passa por amor, nem da tolerância coração sangrando de qualquer coisa que vem junto, eu estou falando sobre o amor bíblico, do tipo que requer não retorno a partir da faixa preferida individual. Isso é amor, do tipo que é descrito em I Coríntios 13, do tipo que ama por causa de Cristo. Se você não pode amar dessa maneira, então você não é um cristão, não importa que tipo de credo você assina. Se você puder, então você deve começar a mostrar aceitação, de cortesia, e preocupação sem parcialidade ou mérito, sem levar em conta o fundo ou a cor da pele ou qualquer outra coisa sobre uma pessoa, exceto que ele ou ela é um homem ou uma mulher amada por Deus por quem Cristo morreu. Seu amor deve sair com eles, não o seu interesse momentâneo até que você ganhe sua adesão ao seu credo, mas o seu verdadeiro amor, exigindo nada em troca.

Isso é amor, e que é uma arma poderosa. Esse é o caminho da igreja primitiva conquistou seu caminho contra os conselhos e os governadores, reis e editais, e tudo mais. Eles ganharam pela demonstração de um calor de aceitação que fizeram suas reuniões tais ocasiões gloriosos de comunhão que o mundo inteiro pendurados em volta, babando, querendo começar dentro

A terceira arma é a justiça. Fundamentalmente, o que significa a obediência à verdade e amor. É o que chamamos de integridade. É a recusa ceder a oportunidade. Como Paulo escreve aos Efésios: "Você não vivam mais como os gentios" (Efésios 4:17 b). Você não pode continuar dispensando suas fraquezas. Não há desculpas à esquerda para você, você tem tudo o que é preciso para ser tudo o que for necessário. Você não pode continuar justificando seus fracassos. Você não tem nenhuma razão para o fracasso. Você deve parar suas mentiras, o seu roubo, sua maldição, a sua imoralidade, e sua dureza em direção a um outro, a sua falta de perdão, o seu ciúme e sua petulância. Mas em seu lugar, porque a justiça não é apenas negativo, você deve mostrar ternura aceitação, perdão e pelo amor de Cristo - o calor do amor. É verdade que, se tudo que você pode realizar-se em nome da sua posição justa é que você não fumar, beber, jogar ou ir ao cinema, etc, você é um espetáculo lamentável de um cristão. Se você é um cristão deve haver sobre sua vida uma qualidade que não pode ser explicada em termos de sua personalidade - um brilho positivo, um calor, e um brilho que não pode ser explicado exceto pelo fato de que Deus está agindo em você.

A arma quarto é um composto. Vou colocar desta forma: Fé oração. Eu coloquei os dois juntos porque são quase indistinguíveis. Fé é a confiança na atividade direta de Deus na vida humana. A oração é o pedido para que a atividade, a fé é a expectativa de que Deus vai fazê-lo. Essas duas coisas se ligam. Se você não acho que eles são poderosos, eu sugiro que você leia Hebreus 11. Há uma lista das conquistas da fé na sociedade, em termos de guerra do governo, os males sociais, e as batalhas de todo tipo. A fé é a expectativa de que Deus não rejeitou a sociedade, nem se existem remoto a partir dele, mas ele está envolvido nisso, e é ativa na mesma. Ele está em movimento, ele faz as coisas, ele muda; ele prende, ele frustra, ele derruba, ele acumula-se e exalta, e ele faz tudo isso em resposta e por meio da oração. Eu não sei como colocá-lo mais forte, mas nos próximos mensagens sobre isso, quero delinear de forma mais completa para você o que a oração é, e como ele funciona. O que uma poderosa arma é colocada em nossas mãos nestes dias através deste meio!

Lá estão eles: a verdade, amor, justiça, fé e oração. Estas são as armas da nossa milícia. Eles não são carnais, eles não são da carne, eles não são do mundo, mas eles são poderosos. Eles têm o poder divino para a eliminação das fortalezas, puxando para baixo as coisas altas que se exaltam contra o conhecimento de Deus, levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo. Todos trabalham juntos. Pode isolar o dificilmente um do outro, eles são todos necessários. E quando a igreja começa a maior destas armas ela vai voltar a ser um grande poder na sociedade, uma força tremendamente poderosa, um fermento solta que vai rapidamente mudar as circunstâncias exteriores, a face das coisas como elas são. Então a igreja será mais uma vez o que Deus projetou para ser - com essas palavras brilhantes em Cantares de Salomão, um exército "Brilhante como a lua, glorioso como o sol, terrível como um exército com bandeiras," Cantares 6: 10)

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