sexta-feira, 3 de maio de 2013

Livre dos meus Complexos


Salmo 124:7-8

Está na hora de você ter mais orgulho de si mesma

Foto: Dreamstime
·         Tenho tido a oportunidade de encontrar milhares de pessoas: pastores, médicos, engenheiros, industriais, pobres e ricos, novos e idosos. Poucas mesmo muito poucos sãos os que nãos sofrem de um ou mais complexos, uns são complexos pequenos, outros grandes, pessoas tem mesmo vários complexos.

·         Os complexos são uma espécie de fardo que se carrega sobre os nossos ombros.

·         Este fardo não nos impede de caminhar, mas prejudica os nossos movimentos, atrasa-nos e impede-nos de correr e ser felizes.

·         Este fardo podemos transportá-lo toda a vida, não se trata de uma doença mortal, mas queridos a Bíblia tem uma solução para os complexos, permitamos ser libertos.

·         Há algum tempo li um artigo escrito por um autor francês, o escritor dize: não haver só pessoas com complexos, mas também países e enumerava uma série de países e regiões. Por exemplo referia La Loire-Inférieure e os Basses-Alpes, os governantes locais pediram para que o nome fosse mudado e agora chama-se Loire-Atlantique e Alpes da Alta Província (Provence).

·         Nas empresas, hoje prefere-se o título de director adjunto a vice-diretor, porque o advérbio vice tem complexos.

·         Os países subdesenvolvidos, agora chamam-se países em vias de desenvolvimento, etc. porque dá mais classe, mais charme. Menos complexos.

 

1.      O que é um Complexo?

O psicanalista Jung, que passa por ser o autor deste conceito – psicanálise – pensava que os complexos eram um conjunto de recordações ou de ideias relacionadas com o plano afectivo, e que provocaram um problema pessoal íntimo, como uma ferida, e a pessoa vai procurar defender-se, quando a situação se depara, um problema, as pessoas inconscientemente procuram defender-se para serem feridas.

O problema da Pérola.

Um pequenino grão de areia pode ser um segredo desagradável, inferiorizante, culpabilizante, um recalcamento, metido lá no fundo da nossa memória, que nós não queremos relacionar com a nossa vida actual. Mas trata-se de qualquer coisa bem concreta.

Freud retomou esta definição de Jung e valorizou uma outra possibilidade, que seria na infância termo-nos apaixonado pelos nossos pais do sexo oposto, por isso ele chama de complexo Oedipus, e que nesta atração desenvolve-se como que uma hostilidade contra o parente do mesmo sexo, uma espécie de ciúme com desejo de morte.

Há ainda um outro Adler, que desenvolveu estudos a que chamou complexo de inferioridade.

"Examinai tudo. Retende o bem.” (I Tessalonicenses 5: 21)

A verdade é que a palavra complexo não se encontra na Bíblia, e muitos irmãos dizem então este assunto não deve ser estudado, mas a palavra Trindade também não se encontra na Bíblia e é uma maravilhosa realidade.

E também é verdade mesmo se a palavra não existe na Bíblia, iremos ver que muitos personagens bíblicos sofriam de complexos.

 

2.      Os complexos num círculo vicioso.

Uma pessoa que sofre de complexos pode facilmente cair numa ratoeira que se chama “círculo vicioso”, o que é que eu quero dizer?

Ela vai procurar fechar-se sobre si-mesma porque cada pormenor, palavra, atitude são interpretados (mal claro) pelo complexo como uma confirmação do que ela pensa.

Por exemplo, uma pessoa que tem o complexo de exclusão, sente que não é amada, desejada no grupo, será suficiente para ativar o complexo se num certo dia não foi saudada/cumprimentada com o mesmo entusiamo que nos outros dias, para ativar o pensamento que “não está no sítio certo”.

O pastor que um Sábado não cumprimenta com o mesmo entusiasmo a pessoa passará o resto da semana a perguntar-se “o que é que eu lhe fiz?”

E isso para a pessoa confirma uma suspeita que o habitava, o pastor ama mais fulano do que a mim, talvez, porque não sou rico. Complexo de inferioridade. Talvez um problema de criança, mal tratada, mal nutrida, etc.

Complexos repetitivos, ou de automatismo: os mesmos acontecimentos acabarão sempre com as mesmas consequências.

Exemplo o tímido ficará vermelho sempre que seja o ponto de atração. Ele não se sente bem, muda de lugar, ela não acredita em si mesmo como podem os outros interessar-se?

Talvez que quando pequeno, ele foi obrigado a usar as roupas de um irmão mais velho, sentiu-se desvalorizado.

Ouviu os pais comentarem que desejavam um menino e veio uma menina.

O complexo da fé: sim eu creio que há também o complexo da fé; talvez uma criança que viu os pais atropelarem os princípios tenha dificuldade em aceitar a fé, pensa: são hipócritas, não vale a pena ser cristão.

Ler Sal. 91:3; João 8:26.

 
3.      A Origem.

Queridos, nós somos todos diferentes. Uma criança pode usar óculos sem nunca ser afetada. Outro fará complexos.

Um pode reagir sem problemas a uma educação paterna culpabilizante o outro pode fazer um complexo que marque a sua vida profundamente.

Não é difícil de saber a origem dos nosso complexos. A questão será de saber se é útil descobrir?

Eu pessoalmente acho que sim, e vou dizer porquê; porque podemos pedir a Deus que cure as nossas feridas que nos ferem e magoam. E Deus que estava (Jer. 1:5) conosco desde a concepção anseia curar-nos.

Alguém pode reagir positivamente a uma educação paterna culpabilizante o outro pode fazer um trauma que só Jesus pode curar com o bálsamo de Gileade.

 

José Carlos Costa, pastor

 

Este é um assunto que faz parte de um seminário e pretendo postar todos os temas neste blog.

Um abraço e ânimo no Senhor!

 

 

Sem comentários: