sexta-feira, 26 de abril de 2013

A Loucura da Cruz

Hinos: 13-297
Int. “Aquele que nunca teve uma cruz nunca terá uma coroa.” Ou “Bem-vinda, bem-vinda seja a cruz, se Cristo estiver comigo.”
Realmente; A cruz é o centro da História do mundo; a encarnação de Cristo e a crucifixão do nosso Senhor constituem o fulcro em torno do qual giram os eventos dos séculos.
O apóstolo Paulo disse: 1ª Coríntios 1:18-25.
Na verdade a cruz é o centro de todo o Evangelho. Ela resume tudo o que nós, como cristãos, cremos, esperamos e estimamos. Quando minimizamos a sua importância, traímos tudo o que ela significa.
Mas nem sempre a cruz foi emblema do respeito que tem hoje. O uso da cruz como instrumento e método de punição capital passou dos gregos aos cartagineses e desses aos romanos.
Nos dias do Império Romano, a pena de morte na cruz era a mais vergonhosa a que inspirava maior angustia.
Receber tal espécie de condenação era incorrer no escárnio e desonra pública.
 
Os padecimentos a que eram submetidos os condenados, antes da crucifixão, eram extremamente cruéis. Recebiam açoites, o corpo era dilacerado e eram obrigados a levar a cruz até ao local onde seriam mortos.
Havia duas formas de ser crucificados 1) Eram amarrados; 2) Eram pregados à cruz.
No primeiro caso, a morte era mais lenta, normalmente a pessoa estava pendurada três dias e três noites, morria não tanto pelo sofrimento da cruz mas de fome e sede.
Jesus foi pregado na cruz. Os ladrões, condenados juntamente com Ele, foram amarrados.
Os romanos estavam protegidos desta morte, havia leis especiais que interditavam que um cidadão romano fosse morto desta maneira.
Não admira que Paulo tenha encontrado pontos de vista diferentes sobre a cruz, enquanto pregava o evangelho: 1º Coríntios 1:18-23.
Ele sabia que para os gregos, especialista e amantes da filosofia, assim como para os judeus especialistas e amantes dos rituais. Era para uns e para outros, uma ideia de loucos e até ofensivo pensar que a salvação pudesse vir através de Alguém que morre na Cruz.
 
A verdade, é que Deus não escolheu como meio de salvação nem a Filosofia, nem a Tradição para salvar o mundo, diz o texto: “Deus escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes.”
1ª Cor. 1:27.
Sim Deus escolheu a cruz – outrora símbolo de pavor, vergonha, blasfémia, dor e morte – transformando-a num pedestal no qual foi erguido o Salvador do mundo.
Esta mensagem continua actual, o homem moderno necessita de a ouvir. Mas receio bem que acontece o mesmo que aconteceu àquele rapaz de treze anos.
Um rapaz com treze anos ficou muito doente. Antes de morrer deu à sua mãe o seu crucifixo. Ela, com as penas provocadas pela morte do seu filho perdeu o crucifixo.
Serviu-se de todos os meios possíveis para encontrar a prenda que o seu filho lhe deu na hora da morte. Tudo em vão. Por fim os amigos recorreram ao exército que com os detectores de metais, passaram pelos locais por onde a mãe tinha passado e finalmente encontraram o crucifixo.
Foi um acontecimento triste que a mãe tenha perdido o presente dado pelo filho ao morrer, mas é uma tragédia maior para a Igreja e para o crente em particular perder a mensagem que o Filho de Deus deixou antes de morrer na cruz.
 
Muitas igrejas ditas cristãs, perderam completamente essa mensagem. Tenho assistido a funerais, nem uma referência é feita ao sacrifício de Jesus.
Hoje, já não se prega com insistência a gloriosa mensagem que Cristo morreu pelos pecadores.
Necessitamos de procurar a ajuda não do exército para virem com detectores de metais. Necessitamos de nos encontrar com o Espírito Santo para que Ele nos leve à zona abandonada, o Calvário, para que os nossos corações recuperem a mensagem:
Gálatas 6:14
Então tornarmo-nos mensageiros da boa nova. Na cruz foi pregado um inocente. Um inocente cujos lábios nunca foram manchados pela mentira; que não cometeram pecado, e cuja vida foi uma constante dádiva.
Por isso Paulo dizia: “Mas longe esteja de mim gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo.” Ou seja nem Filosofia, nem Tradição. Mas Cristo e Cristo hoje!
“Contemplai-O considerando o preço a ser pago pela alma humana. Em Sua agonia, apega-se ao solo frio, como a impedir de ser levado para longe de Deus. O enregelante orvalho da noite cai-Lhe sobre o corpo curvado, mas não atenta para isso Deu Seus pálidos lábios irrompe o amargo brado: “Meu Pia, se é possível, passe de Mim este cálice. Mas mesmo então acrescenta: Todavia não como Eu quero, mas como Tu queres.” Desejado Todas as Nações, p.515
Na verdade no nosso mundo moderno os dois velhos parceiros: Sabedoria/Tradição voltam a levantar as velhas bandeiras.
 (1ª Coríntios 1:23 “Mas nós pregamos a Cristo crucificado, escândalo para os judeus, e loucura para os gregos.”
Mas nós pregamos o “escândalo” skandalon, “o gatilho, o disparador de uma ratoeira.” Significa (metáfora) a ofensa. Porque os judeus esperavam um rei que lhes desse domínio sobre todo o mundo.) Mas o Apóstolo diz em Actos: 17:21,24. 
A mensagem da cruz é actual porque lá aconteceu não só a morte de um inocente, de Alguém que se deixou morrer. Mas como diz a história daquele homem que teve um sonho.
O homem sonhava e no sonho presenciava um carrasco a açoitar Jesus. Tanto o carrasco como Jesus estavam de costas para ele. Sem suportar passivamente a cena dolorosa, resolveu aproximar-se para tentar impedir que continuasse a açoitar Jesus. Ficou surpreendido, ao segurar o braço do carrasco, este virou-se para ele, e viu no rosto do carrasco a sua própria face.
É esta a actualidade da mensagem da Cruz. Sim, cada um de nós é responsável. Fomos nós que o açoitámos. Fomos nós que O coroamos.
Isaías 53:4-5.
Esta semana estudámos os 6 julgamentos de Jesus: Três de carácter religioso e três de carácter politico: poderíamos dizer que Jesus estava acusado de “Maldição” por ser o Filho de Deus e “Sedição” arrastar outros contra o governo dominante.
 
De facto tanto por um crime como por outro havia incessantemente pessoas que se levantavam por uma ou por outra razão: uns que se diziam “filhos de Deus” e outros “chamados a libertar Israel”.
E é curioso como o Diabo trabalha, algum tempo antes da crucifixão de Jesus os soldados romanos tinham capturado um grupo de terroristas que lutavam contra a autoridade romana.
O líder desse grupo era Barrabás. O nome Barrabás vem do aramaico: Bar-Abbas, que significa “filho do pai”.
Aproveitando-se disso, Barrabás fazia-se passar por um libertador nacional. Um falso Messias. Assim conseguia recrutar adeptos prometendo-lhes melhores dias, seriam todos oficiais, ministros, governadores em todo o mundo.
E quem está para ser julgado, é ele e dois companheiros apanhados na mesma ocasião.
Para espanto dele aparece um quarto. (Mateus 27:15-26). Mas eles na verdade já estavam julgados e condenados, os instrumentos de tortura já estavam preparados, dois seriam amarrados à cruz, mas ele seria cravado na cruz, para exemplo.
 
Pilatos é obrigado a julgar Jesus, percebe que está inocente, mas num acto de cobardia leva Jesus e o criminoso Barrabás ao balcão do palácio do governador.
Barrabás tinha completa consciência que aquele era o seu último dia de vida. Ele olha para Jesus e percebe toda a inocência de Jesus, sabia ler o rosto de um homem.
Quando Pilatos pergunta ao povo: “A quem quereis que vos solte, Jesus “O Senhor é Salvação ou o filho do pai?”
Barrabás está tão convencido da sua culpa e tão entretido na sua contemplação de Jesus. Que nem sequer percebe a resposta do povo, pouco a pouco toma consciência e pensa: skandalon, este povo é um escândalo. Este povo vive da Tradição. Este povo está perdido!
 
Conclusão:
Hoje, nós estamos no balcão do julgamento do Universo, o Juiz é justo e verdadeiro. A questão é com quem nos parecemos?
 
Com Barrabás, o filho do pai ou com Jesus “O Senhor é Salvação”?
Jesus ocupou o nosso lugar. Podemos sair livres. Se aceitarmos esta Fascinante mensagem da cruz. Loucura para alguns, mas, como disse Paulo: “para nós, que somos salvos, poder de Deus” 1ª Cor. 1:27.
 
É nele que encontramos o bálsamo para as feridas espirituais e da alma.

Sem comentários: