quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

O GRANDE REAVIVAMENTO ENTRE O POVO DE DEUS

Ao iniciarmos os próximos cinco anos de testemunho e atividades evangelististicas para o Senhor, ao confrontarmos os desafios e dificuldades ao nosso redor, devemos manter o breve retorno de Jesus como nosso alvo supremo. Que privilégio é fazer parte do grande movimento no final da história da Terra! O breve retorno de Jesus é a maravilhosa notícia que deve inspirar e moldar os nossos planos e ações.
Seja qual for a função que nos seja designada por Deus, é hora de humildemente aceitarmos as oportunidades e desafios que nos são confiados, sabendo que as nossas atividades só serão eficazes por meio do poder do Espírito Santo. Somos chamados a trabalhar como bons servos (Mat. 20:26-28), confessando que somos dependentes da sabedoria de deus (Tiago 1:5), da instrução do Espírito Santo (João 16:13) e que precisamos do discernimento de uma multidão de conselheiros (Provérbios 11:14).
O Espírito Santo nos chama para que juntos, jovens e idosos, homens e mulheres, numa igreja unida, sob a Sua liderança, humilhemo-nos diante d´Ele e supliquemos pelo reavivamento, tanto na nossa vida pessoal como da igreja. Lemos em 2ª Crónicas 7:14: “Se o Meu povo, que se chama pelo Meu nome, se humilhar e orar, buscar a minha face e se afastar dos seus maus caminhos, dos Céus o ouvirei, perdoarei o seu pecado e curarei a sua terra.” Esta maravilhosa promessa do Senhor chama o Seu povo ao compromisso. Diariamente, devemos pedir ao Senhor que cumpra a promessa de Joel 2 e Atos 2 para que a chuva serôdia do Espírito Santo seja derramada sobre a Sua igreja.
Por outro lado, como adventistas, devemos buscar a renovação da nossa mente e coração enquanto esperamos pelo poder do Espírito Santo e pelo derramamento da chuva serôdia. É por meio do derramamento do Espírito Santo que a última obra, de proclamar as três mensagens angélicas, será concluída. Ellen White lembra: “Um reavivamento da verdadeira piedade entre nós, eis a maior e a mais urgente de todas as nossas necessidades. Buscá-lo, deve ser a nossa primeira ocupação.
É importante o diligente esforço para obter a bênçãos do Senhor, não porque Deus não esteja disposto a outorgá-la, mas porque nos encontramos carecidos de preparo para a receber. O nosso Pai celeste está mais disposto a dar o Seu Espírito Santo àqueles que Lho peçam, do que pais terrenos o estão a dar boas dádivas a seus filhos. Cumpre-nos, porém, mediante confissão, humilhação, arrependimento e fervorosa oração, cumprir as condições estipuladas por Deus na Sua promessa para conceder-nos a Sua bênção.” Mensagens Escolhidas, v. 1, p. 121.)
Convido a Igreja Adventista do Sétimo Dia do mundo inteiro para que se una em oração, pelo derramamento do Espírito Santo, neste momento vital da história. Oremos para que o Espírito Santo remova do nosso coração todo orgulho e egoísmo que possa impedir a obra de reavivamento e reforma que Jesus tanto deseja realizar entre o Seu povo do tempo do fim.
Aproveitemos a oportunidade, no tempo à nossa frente, para orar uns com os outros. Devemos iniciar períodos de oração nas nossas igrejas, instituições e organizações para elevarmos a nossa voz, clamando pelas promessas de Deus de que Ele derramará, em nossa alma ressecada, a água de nova percepção e novo fervor. Deve haver em cada nível da organização da igreja um deliberado programa de oração pelo reavivamento e um esforço consciente de nutrir a “primeira piedade” nas vidas rendidas ao poder do Espírito Santo. Os líderes da Associação Geral, uniões, associações, missões e igrejas locais já estão a trabalhar para montar e fornecer materiais que dirijam a nossa mente para a grande necessidade de “tempos de refrigério”.
Fazemos parte de um movimento singular, pois nos identificamos como o povo remanescente de Deus, predito nas profecias. Isso coloca sobre nós uma responsabilidade especial de exaltar a Cristo em todos os nossos sermões e ministério, mostrando às pessoas que Jesus é tudo em nossa vida. As verdades salvadoras do evangelho – de que somos justificados por Deus, por meio da vida de Jesus em nosso favor, a Sua morte no Calvário e o Seu ministério como nosso Sumo Sacerdote no santuário celeste – nos dá a certeza da vida eterna. A graça de Deus, nossa redenção por meio de Jesus, não depende da nossa habilidade de compreender completamente ou saber explicar toda a teologia da salvação. Como um dos nossos antigos líderes da igreja, George W. Brown, declarou numa meditação devocional durante a assembleia da Associação Geral de 2005. “Quando chegarmos ao Céu, pelo poder de Cristo, estaremos justificados, santificados, glorificados – e satisfeitos!”
As Escrituras também nos advertem de que o reavivamento e reforma pelos quais suplicamos encontrarão oposição de forças que intentam manter a igreja na sua condição de Laodiceia. O inimigo, certamente, está a fazer tudo para persuadir os adventistas a conformarem-se com menos do que a plenitude do poder transformador prometido no evangelho. De modo subtil e não tão subtil, está tentando distanciar-nos da Bíblia e da completa compreensão daquilo que Deus afirma ser a verdade. As palavras do apóstolo Paulo são tão relevantes hoje como foram quando escreveu para os crentes em Roma: “Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da vossa mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” (Rom. 12:2). A tradução Phillips acentua mais a imagem: “Não deixe que o mundo ao seu redor o molde segundo o seu próprio padrão.”
Este é o momento em que devemos resistir às lisonjas de Satanás e não permitir que o mundo nos molde de acordo com o seu padrão. Este também é o momento em que devemos ter clareza e coragem: permanecermos firmemente comprometidos com as crenças fundamentais desta igreja, que foram estabelecidas pela imutável Palavra de Deus. Não podemos correr o risco de por falta de atenção desviar-nos do alvo, pois Jesus está falando conosco com o mesmo tom de urgência com que falou à igreja de Filadélfia: “Venho em breve! Retém o que tens, para que ninguém tome a tua coroa.” (Apoc. 3:11).
Meu irmão e irmã, precisamos unir-nos, apegando-nos à Palavra de Deus como está escrita. O poder prometido nas Suas palavras só será concedido se nos comprometermos a ler a Bíblia, vivê-la, ensiná-la e pregá-la sem temor, e se permitirmos que a nossa vida seja moldada por suas claras e convincentes verdades.
Apeguemo-nos às verdades da Bíblia, através das quais Deus levantou este movimento do tempo do fim, inclusive o ensino bíblico sobre o dom de profecia. Dos muitos dons dados por Deus ao Seu povo remanescente, esse é um dos maiores. Os escritos de Ellen White oferecem instruções para a vida cristã e são tão relevantes hoje como quando foram escritos há um século. Contêm verdades vindas do Céu. Leia o Espírito de Profecia, com a sua Bíblia, diariamente. Acredite nele. Promova-o. Use-o. Ensine-o. Apoie-o. E você descobrirá um novo poder na sua vida espiritual que o ajudará a andar em novidade de vida.
Apeguemo-nos às três mensagens angélicas de Apocalipse 14; à iminente segunda vinda de Cristo; à justificação pela fé em Jesus; ao sábado do sétimo dia; ao relato de Génesis sobre a criação em seis dias literais, consecutivos, de 24 horas e origem recente; à mensagem do santuário e ao ensino bíblico sobre o estado dos mortos.
Lembremo-nos de que a Bíblia e o Espírito de Profecia nos chamam a viver em obediência pelo poder do Espírito Santo, nos convidam ao estilo de vida saudável descrito nas Escrituras e no Espírito de Profecia e a um estilo de música e adoração que exalte a Cristo, não a nós mesmos. Atentemos, de maneira especial, para o que Deus nos ensinou sobre as condições em que o Espírito Santo será derramado sobre os que, sinceramente, estão buscando o reavivamento e comprometidos com a mensagem de reforma.
O meu convite é simples e claro: precisamos de nos unir, ajoelhando-nos diante do Senhor para, humildemente, pedir renovação de graça e poder para enfrentar os dias à nossa frente. Ore pelo reavivamento que Jesus espera que seja vivido por Sua igreja, e ore para que o seu coração esteja pronto a praticar o que o Espírito Santo trouxer à sua mente e consciência.
Uma igreja humilde e completamente entregue a Deus muito em breve será uma igreja reavivada e reformada. E essa igreja, será, muito em breve, a igreja que olhará para o Céu com esperança e alegria, e verá Jesus voltar para a levar consigo.
Ted N.C.Wilson
Presidente mundial da Igreja Adventista do Sétimo Dia.
Nota: A situação religiosa degrada-se; Igreja Anglicana une-se à Igreja Romana, outras igrejas da Reforma visivelmente tomam o mesmo caminho; as mega-igrejas funcionam em torno de mega-pastores cujo o objetivo é retirar proventos e enriquecer. Por outro lado, os homens e as mulheres nunca antes como agora anelam por coerência, autenticidade e verdade, só um povo que viva os princípios eternos estará apto a responder a essa necessidade profunda da alma.
José Carlos Costa, pastor Adventista.

Sem comentários: