sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Jesus e a família de Marta

Lucas 10.38-42
Jesus amava a família formada por Lázaro e as suas duas irmãs Maria e Marta (João 11.5) que moravam em Betânia. Lázaro foi aquele que, quando morreu, provocou uma intensa emoção em Jesus, fazendo-o chorar (João 11.35). Por causa da intercessão do Mestre, Lázaro experimentou o poder da ressurreição. Maria era aquela que tinha derramado perfume sobre o Senhor e os tinha enxugado com os seus cabelos (João 11.2). Por causa da graça e misericórdia de Cristo, Maria experimentou amor e perdão. Mas é sobre Marta que vamos meditar com base nessa experiência com Jesus.
1.Marta tem uma atitude receptiva (v 38
“Marta o recebeu em sua casa” – NVI) – Alguns comentaristas ensinam que o nome Marta é aramaico e significa “senhora soberana” ou “senhora diligente”. O nome ajuda a enfatizar a sua posição autónoma e de liderança na sua casa. De fato, ela toma a iniciativa e todas as providências para receber Jesus, que, por sinal, estava com os seus discípulos. O seu coração receptivo foi determinante para que Jesus entrasse na sua casa.
Nas nossas vidas também tudo começa na atitude de abrirmos a nossa casa e o nosso coração para Jesus entrar. Ele mesmo declarou: “Escutem! Eu estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, eu entrarei na sua casa, e nós jantaremos juntos.” (Apocalipse 3.20 – NTLH). Você quer receber Jesus em sua casa?
2.Marta tem prioridades equivocadas (v 40
“Marta, porém, estava ocupada com muito serviço” – NVI) – A expressão “serviço” vem do grego diakonia. A palavra diakonia é apresentada de forma positiva em todo o Novo Testamento para designar “o ato de servir à mesa do Senhor”. No episódio imediatamente anterior, Lucas descreve o grande ensino de Jesus sobre o serviço através da parábola do bom samaritano. Logo, Jesus não está a repreender o serviço propriamente dito. Na realidade, Marta é exortada a não exagerar ao ponto da preocupação, a agitação e ansiedade. Ao ponto de perder o foco sobre o que é mais importante. Estava completamente distraída com as tarefas e coisas a fazer, distanciando-se do relacionamento com as pessoas ao seu redor. O seu comportamento foi tão intenso que está a ponto de implicar com a sua irmã. De fato, o exagero dos cuidados e ambições com coisas e tarefas pode gerar muita perturbação e distanciamento nas famílias e os relacionamentos serem pouco significativos.
Mesmo com Jesus nas nossas casas, temos ênfases e conceitos equivocados que precisam ser modificados. Jesus está tão perto e nós tão distantes. Às vezes, em nome do próprio Senhor, nascem grandes distorções e até mesmo heresias. Estamos prontos a rever os nossos conceitos à luz das palavras de Cristo focalizando o relacionamento com Deus e as pessoas?
3.Marta tem um coração ensinável (v 41
“Marta! Marta!”) – A repreensão de Jesus foi tão bem recebida que nunca mais vamos encontrar Marta distraída. Pelo contrário, a sua compreensão de Cristo tornou-se muito profunda que a leva a declarar uma das mais genuínas e impactantes profissões de fé: “Então Marta disse a Jesus: Se o senhor estivesse aqui, o meu irmão não teria morrido! Mas eu sei que, mesmo assim, Deus lhe dará tudo o que o senhor pedir a ele. Sim, senhor! Eu creio que o senhor é o Messias, o Filho de Deus, que devia vir ao mundo” (João 11.21,22 e 27 – NTLH).
Nós também temos a capacidade de aprender e mudar. O conceito do evangelho é que as pessoas que estão receptivas a ser ensinadas podem ser transformadas pelo poder do Senhor. Estamos preparados para ser repreendido pelo Senhor?
Somos chamados para ser um povo santo e atento aos valores do reino de Deus. Quando os nossos pés, os nossos pensamentos se desviarem do importante, do projeto que Deus colocou no nosso coração, o Senhor mesmo nos exortará, pois ele nos ama. Esse cuidado para conosco refletirá na nossa profissão de fé mais madura, cheia de confiança e fé.

Conclusão: Plano de vôo
” Bons crentes” – até mesmo os melhores – ficam fora da rota 90 por cento do tempo! O segredo é que elas têm um sentifo do destino. Conhecem a “trilha”. E frquentemente corrigir o percurso.
É como o vôo de um avião. Antes da descolagem, os pilotos examinam o plano do vôo. Por isso, sabem exatamente para onde vão e iniciam os procedimentos em conformidade com esse plano.Contudo, durante a viagem, o vento, a chuva, a turbulência, o tráfego aéreo, erros humanos e outros fatores interferem no plano, impulsionando ligeiramente o avião em direções diferentes, de modo que na maior parte do tempo o avião não segue com rigor a rota, chega mesmo a desviar-se da mesma.
Mas como é isso possível? Durante o vôo, os pilotos recebem constantes feedback. São comunicações dos instrumentos sobre o meio ambiente, informações das torres de controlo, de outros aviões e as vezes até das estrelas.E, com base nesses feedback, fazem os ajustes necessários para, de tempos em tempos retornar, ao plano de vôo correcto.
A esperança não jaz nos desvios, mas na visão, no plano e na habilidade de corrigir o curso.
O vôo desse avião constitui uma metáfora ideal para a vida familiar e cristã. Não faz nenhuma diferença se a nossa vida cristã saiu um pouco da rota ou mesmo está enredada com algum problema problema. A esperança encontra-se na visão, no plano e na coragem de continuar a corrigir o curso de novo e de novo”.
O segredo é ter um destino, um plano de vôo e uma bússola.
Bons cristão e boas famílias, ficam fora da rota 90 por cento do tempo! O segredo é que elas têm um sentido do destino. Conhecem a “trilha”. E estão sempre a corrigir o curso, de novo e de novo.
É como o vôo de um avião. Antes da descolagem, os pilotos examinam o plano do vôo. Por isso, sabem exactamente para onde vão e iniciam os procedimentos em conformidade com esse plano. Contudo, durante a viagem, o vento, a chuva, a turbulência, o tráfego aéreo, erros humanos e outros fatores interferem no plano, impulsionando ligeiramente o avião em direções diferentes, de modo que na maior parte do tempo o avião fica fora da rota do vôo prescrita!
Eu creio que uma Santa Ceia é um momento de analisar todos os instrumentos por forma a verificar todo o plano de voo e a corrigir tudo o que há a corrigir. Que o Senhor pelo Seu poder nos dê sabedoria e força para isso.
Lembremo-nos foi isso que fez Marta. Amem.

Sem comentários: