segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

CONFIAR NA SABEDORIA DE DEUS

1 Coríntios 2. 4-5: “E a minha palavra, e a minha pregação, não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstração de Espírito e de poder; Para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria dos homens, mas no poder de Deus”.

- Algo que se vê no mundo atual, claramente, é que a ciência se tem multiplicado.
- E o que se vê também é que o conhecimento de Deus tem diminuído.
- À medida que o conhecimento humano cresce, parece que a busca do conhecimento de Deus diminui, ao ponto do homem o desprezar ou dar pouco importância.

Tanto quanto podemos perceber pela Bíblia, esta experiência foi vivida pelo povo de Deus no Antigo Testamento. Quanto maior era a prosperidade e o conhecimento mais o povo se afastava de Deus. Vejamos:

Isaías 1:3: “O boi conhece o seu possuidor, e o jumento a manjedoura do seu dono; mas Israel não tem conhecimento, o meu povo não entende”.
- Os animais conhecem o seu dono. O boi, que não é um animal de proeminente inteligência, conhece o seu dono quando ele se aproxima.
- O boi tem uma atitude diante do seu dono. Porém o homem não. Ele não se importa com o Senhor como Aquele que o criou.
- O homem ignora completamente a Deus.

Hebreus 3.10: “Por isso me indignei contra esta geração, E disse: Estes sempre erram em seu coração, E não conheceram os meus caminhos”.
- O homem não conhece os caminhos do Senhor.
João 1.10: “Estava no mundo, e o mundo foi feito por ele, e o mundo não o conheceu”.
- As pessoas não O receberam, não O amaram, desprezaram-no, não fizeram caso de Jesus... A atitude do homem é a de rejeitar, deliberadamente, o nosso Senhor.

1 João 3.1: “Vede quão grande amor nos tem concedido o Pai, que fôssemos chamados filhos de Deus. Por isso o mundo não nos conhece; porque não o conhece a ele”.
- O conhecer aqui relaciona-se com a atitude de amor; portanto, o mundo não faz caso do Senhor, não quer recebê-lO, não O ama, e também não tem amor a quem fala do amor de Deus.
- Há pessoas que sentiam antipatia por mim, e depois vim a saber que era exclusivamente por eu ser cristão.
- Pois da mesma forma que odiaram a Jesus, o mundo nos odeia, persegue e despreza.

- A ciência avança, e alguém disse que poderemos viver 150 anos no futuro próximo; mas o salmista disse que o tempo de vida do homem seria de 70 anos, e esse era um tempo de canseira e enfado... tempo de doenças, de se tomar remédios...
- O homem conhece apenas esta vida, por isso ele busca insistentemente mantê-la a todo custo, sem se ater que, ela é uma dádiva de Deus, algo que o próprio Deus nos deu; e vive-se sem que haja o menor desejo de glorificar ao Criador; não O reconhecem, nem o amam, nem o reverenciam... há somente uma atitude de indiferença, de afastar-se ainda mais dEle.
2 Timóteo 3.6: “Porque deste número são os que se introduzem pelas casas, e levam cativas mulheres néscias carregadas de pecados, levadas de várias concupiscências; Que aprendem sempre, e nunca podem chegar ao conhecimento da verdade”.
Versículo 5: “Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela . Destes afasta-te”.
- As pessoas vinham à igreja mas negavam a palavra de Deus.
- Os cristãos são bombardeados pela sabedoria humana; e a questão é que os homens aprendem, aprendem, e nunca chegam ao conhecimento da verdade.
- Recentemente uma jovem entrou num salão de cabeleireiro e mandou cortar o cabelo rente. Não gostou de se ver e comprou uma peruca. Pagou, saíu e sentou-se no carro, era um destes carros tipo ecosport, e ela desabafou sozinha enquanto chorava sentada no carro. Ela é uma pessoa envolvida nas causas ambientais, com um estilo de vida saudável... Talvez não seja nada disso, mas certamente tem valores que estão incutidos nesse bem... E ali estava ela, sentada no seu carro, a chorar... E esta história levou-me a questionar-me a mim mesmo: Afinal, o mundo tem dado ao homem um conhecimento que não pode salvá-lo, que o mantém perdido, sem saber aonde ir. Os Seus valores estão amontoados no nada, ou no quase nada, porque não têm o conhecimento de Deus.

Enquanto são jovens, podem praticar desporto, ter uma vida boa, defender causas, mas não fazem caso de Deus. Porém, quando a necessidade da alma se faz sentir, percebem que esse conhecimento não lhes pode valer, percebem que tudo/conhecimento o que acumularam não vale absolutamente nada, pois falta-lhes conhecer o Senhor.

- A palavra de Deus diz que o homem plantou e encheu grandes celeiros, e ele admirava-se do muito que conquistara, porém, o Senhor lhe diz: Louco! Hoje mesmo te será pedida a tua alma.

- Não conhecer a Deus é a atitude mais louca que alguém pode ter. É um devaneio...
- O salmista diz: Elevo os meus olhos para os monte, de onde virá o meu socorro, o meu socorro vem do Senhor!
- O câncer é uma doença que desfigura, que abate, que faz sofrer, e, na maioria das vezes, mata. E aquela jovem, passa por uma situação dificílima, está confiada em nada.

Atos 4.12: “E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos”.
- Não há outro meio de salvação. Somente em Cristo e por Cristo somos salvos.
- Estar frente a frente, cara a cara com a morte é algo terrível, mas estar sem salvação é algo infinitamente pior.
- É doloroso ver alguém assim sem esperança; não saber e não querer saber que há salvação em Cristo.

Oseias 4.6: “O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; e, visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos”.
- Os sacerdotes esqueceram-se da Lei de Deus.
- Paulo não foi anunciar a sabedoria humana, mas a palavra de Deus.
1 Coríntios 2.2: “Porque nada me propus saber entre vós, senão a Jesus Cristo, e este crucificado”.
- Paulo tinha uma mensagem para a igreja de Coríntios: Cristo crucificado!
- O mundo não quer ouvir a palavra de Deus, e a igreja tem desistido de pregar a Cristo crucificado, o Evangelho da salvação, do arrependimento, da reconciliação com o Todo-Poderoso.
- Temos vivido um tempo difícil e desastroso, tempo de pouco testemunho cristão, em que se confia em promessas que Deus não fez, e se tem perdido o zelo por Ele e pela Sua palavra.
1 Timóteo 6.20: “Ó Timóteo guarda o depósito que te foi confiado, tendo horror aos clamores vãos e profanos e às oposições da falsamente chamada ciência; A qual professando-a alguns, se desviaram da fé. A graça seja contigo. Amém”.

- Vivemos em tempos difíceis e o pior: vivemos tempos difíceis na igreja, porquê?

- A pregação tem sido adequada àquilo que as pessoas querem fazer, querem ouvir para a sua vida.
- Em muitos lugares, psicólogos são colocados dentro da igreja para tratar as pessoas. E o conselho deles é sempre o mesmo: você precisa aceitar-se a si mesmo. E a palavra pecado toma outros nomes: mal, dependência, distúrbio, condição, circunstância...

- Estamos para entrar numa das maiores festas que o mundo não conhece: a Vinda de Jesus todo o tipo de encenação que barateia o Evangelho, despreza o sacrifício do Senhor, estamos nós a preparar-nos para esse evento, estamos nós a ajudar outros a preparem-se? Esta é a verdadeira questão.

- Há cristãos que se vestem como o mundo se veste. Que falam exatamente como o mundo fala. Que vivem em ambientes degradados pelo pecado, tal qual como o mundo gosta de frequentar. É raro o caso de alguém de se converte e passar a vestir-se diferente, a falar diferente, a abandonar a antiga vida de impiedade, de praticar os velhos prazeres insidiosos, de rejeitar a velha natureza... É raro o desejo de se mortificar a carne, de buscar uma vida de santidade, de sujeição à vontade de Deus.
- Não é a roupa que faz o cristão, mas o cristão terá sempre um proceder zeloso em todas as áreas da sua vida, inclusive no vestir.

1 Coríntios 2. 4-5: “E a minha palavra, e a minha pregação, não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstração de Espírito e de poder; Para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria dos homens, mas no poder de Deus”.

- Paulo disse que foi aos Coríntios apresentar a palavra de Deus e o poder de Deus, e não palavras de persuasão humana.
- O apóstolo Paulo mostra-nos que não usou de sabedoria humana, nem de métodos humanos, mas sua pregação era no Espírito e poder de Deus.
- As táticas que muitas igrejas têm utilizado são frontalmente contrárias à pregação de Paulo, e do que nos revela toda a Bíblia. Ele não era um conferencista que se utilizava da auto-ajuda, da psicologia, do pragmatismo a fim de alcançar os perdidos. Não. Paulo pregava o Evangelho de Cristo em temor e tremor, pelo poder de Deus, não na eloquência, na retórica, no convencimento humano.

Romanos 11.33: "Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis os seus caminhos! Por que quem compreendeu a mente do Senhor? ou quem foi seu conselheiro?".
- Paulo fala da grande salvação de Deus para os homens.
- Uma coisa é certa: partiremos deste mundo, e os nossos queridos também. Todos nós estaremos cedo ou tarde diante da morte.
- Há coisas que não podem ser medidas: a areia das praias, as estrelas do céu, nem a água do mar pode ser medida, mas algo impossível de ser medido é o amor de Deus para salvar o pecador.

Efésios 3.9: "E demonstrar a todos qual seja a comunhão do mistério, que desde os séculos esteve oculto em Deus, que tudo criou por meio de Jesus Cristo".
- A pregação de Paulo mostra-nos o plano de Deus que esteve oculto, o qual estava na mente e no coração do Todo-Poderoso, decretados e determinados por Deus em toda a eternidade, agora é-nos revelado.

- As vezes estamos tão angustiados que nada pode tirar a nossa dor, mas as Escrituras diz que o Espírito Santo nos consola.
- As vezes estamos tão perdidos que não encontramos saída, mas Cristo diz: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida, ninguém vem ao Pai senão por mim".
- A Igreja tem uma mensagem: a sabedoria humana aponta para morte; mas na Palavra de Deus há vida, porque Cristo morreu por nós, para que pudéssemos ter vida.

Sem comentários: