terça-feira, 27 de setembro de 2011

Quando Deus Diz: Espera!

João – 11:1- 7
ler 34-36, 39-40 e 43.

vv. 5/6 – “Ora, Jesus amava a Marta, e a sua irmã Maria e Lázaro, ainda ficou onde estava dois dias, depois de receber notícias da doença”...

- Ou seja, Marta, Maria e Lázaro tiveram que esperar... e, esperar, talvez, seja o exercício mais difícil da vida cristã, especialmente quando estamos a enfrentar alguma adversidade na vida.

- Entretanto a espera faz parte da vida: alguns esperam por um casamento que lhes traga amor e realização. Outros esperam que o seu futuro financeiro e profissional se resolva através de um bom emprego. - Espera-se pela casa própria. Espera-se pela entrada na faculdade. Espera-se pela mudança de comportamento das pessoas, ... pela atuação mais eficaz dos governantes ... por uma Justiça que resolva mais rápida e honestamente os casos judiciais ..... enfim, esperamos! Esperamos inclusive por uma resposta de Deus que dê sentido à provação que às vezes enfrentamos....e, este foi o caso de Marta, Maria e Lázaro.

- E o mais interessante disto é que no auge da aflição porque passamos, e quando não recebemos qualquer resposta divina, sentimos como se algo tivesse errado connosco, ... porque a gente pressupõe que se tudo estivesse certo, então os desejos do nosso coração seriam satisfeitos.

- Ou seja, relacionamos o tempo ESPERAR com a incapacidade de reselver os problemas e fraquezas que, segundo o sentimento humano, que é equivocado, forçam o SENHOR a nos abandonar...

-Assim irmãos, no momento da maior angustia, quando somos forçados a esperar ... nós precisamos de perspectivas!!! - E “perspectiva” diz o Dicionário é: uma probabilidade, é a esperança de um facto a acontecer, é a qualidade do que é provável. - Então, o nosso único recurso é recorrer à Palavra de Deus, pois ela contém a perspectiva correta que precisamos. Ou seja, a Bíblia estabelece relação entre espera – esperança e graça.

- ABRAÃO esperou para ser o Pai das Nações. NOÉ, primeiramente, esperou cair chuva do céu e depois esperou que ela cessasse. MOISÉS esperou 40 anos para deixar de pastorear ovelhas e assumir a condição de comandante do Povo Israelita. JACÓB trabalhou 14 anos, à espera para casar com a sua amada Raquel.

- E talvez um dos melhores exemplos encontrados na Palavra de Deus, de que devemos ter perspectiva na espera é o texto que nós acabamos de ler em João capítulo 11.

- O lar de Marta e Maria era muito hospitaleiro. Ali Jesus não precisava de esperar para encontrar um cântaro de água para refrescar os pés e uma refeição quente para aconchegar o estômago. Supõe-se que Lázaro era um homem rico e que ajudava no sustento do ministério de Jesus. E o texto deixa claro que Marta e Maria tinham muita fé em Jesus e criam no Seu Ministério. E isso fica patente quando elas mandam chamá-lo para vir em socorro do irmão Lázaro.

- Diz o texto que Lázaro adoecera gravemente. E talvez Marta e Maria achassem que sendo Lázaro um amigo querido e íntimo de Jesus, este viria imediatamente para cura-lo:
vv. 3-6 “Por isso as duas mandaram um recado a Jesus, dizendo: “Senhor, o teu amigo íntimo está doente, muito doente mesmo. Mas quando Jesus ouviu isto disse: o propósito da doença dele não é a morte, mas sim a glória de Deus. Eu o Filho de Deus serei glorificado com este caso. Embora Jesus gostasse muito de Marta, Maria e Lázaro, ainda ficou onde estava os dois dias seguintes depois de receber a noticia da doença”.

- Conseguem imaginar esta situação? O texto está a dizer que mesmo sabendo do facto, JESUS permaneceu ainda dois dias onde estava! ...... Do ponto de vista de qualquer pessoa, isto é um contra-senso! Porque nós equacionamos as nossas aflições do seguinte modo: Se estou a sofrer, DEUS vai agir depressa em meu socorro.

- Ou seja, para nós a espera não traz nenhuma perspectiva, nenhuma esperança!! ... E é exactamente aí que nos enganamos.
- Por que Jesus não tomou uma atitude imediata a favor de Lázaro, já que amava tanto a família? .... É muito complicado para o ser humano entender este porquê.
A partir do momento que pedimos auxílio, DEUS inicia uma obra, que é sempre mais abrangente do que imaginamos e que, apesar de NOS FORÇAR A UMA ESPERA, vai redundar em bem para o nosso espírito, edificação para muitos e glória para Deus!

- Imagino que Marta e Maria tenham passado momentos de desespero à espera da chegada de JESUS. Podemos visualizar uma delas a cuidar do irmão, a sofrer pela sua enfermidade fatal, enquanto a outra corria até os portões de entrada da cidade para ver se Jesus vinha pelo caminho. E depois, ambas se revezavam . enquanto isso Lázaro piorava.

- E JESUS NÃO APARECEU! Porquê? Será que a mensagem não Lhe terá chegado? Quantas vezes Ele se hospedou na casa da família e recebeu carinho, atenção e cuidado dos três irmãos... Por que razão agora, numa hora tão crucial, JESUS não aparecia, não vinha socorrer os amigos que lhe foram tão fiéis?

- Certamente já experimentaram a frustração de esperar por algo ou por alguém. Certamente alguém que está aqui hoje tem aguardado uma resposta a uma oração que ainda não foi atendida. E quem sabe já deve ter perguntado ao Senhor: “Porquê Deus? Porquê esta espera? ... E a dúvida surge na mente e no seu coração.

- Diz o texto que Lázaro morreu! Talvez numa manhã, uma das irmãs ao entrar no quarto encontrou-o morto na cama. Sem dúvida, nessa hora, essas mulheres sentiram um vazio, uma dor, desapontamento e desilusão. As esperanças terminaram. Tudo tinha acabado. - E com certeza, envolvidas num monte de pensamentos tristes, havia um em particular que a cada instante retornava às suas mentes: Porque razão JESUS não veio?

- E quantas vezes pensamos assim? Como um Deus de bondade pode ficar de braços cruzados diante de tantos sofrimentos, dor e tristeza? Quanto tempo tenho que esperar que a manifestação divina aconteça? .....

- Contudo, no decorrer da narrativa de João no capítulo 11, percebemos que JESUS estava completamente comprometido com o problema de Lázaro e sabia precisamente tudo o que deveria fazer e o que estava por acontecer.

- A Bíblia afirma que JESUS se alegrou com a morte de Lázaro! ... E podemos questionar: Como pode Jesus ficar contente com a morte de um amigo e com a dor que a família estava atravessar?

- E esta pergunta reflete novamente, como não conseguimos perceber o objectivo divino de alcançar um alvo mais elevado, mesmo que por um breve tempo. Ou seja, assim como Maria, Marta e Lázaro, tenhamos também que sofrer e esperar...

-vv. 34-36: “Onde é que ele está sepultado? perguntou. Eles disseram: Vem ver. As lágrimas vieram aos olhos de Jesus. “Eles eram amigos íntimos” disseram os judeus. “Vejam como gostava dele!”

- Amados irmãos e amigos tenham absoluta certeza do amor de Deus e do Seu interesse e empenho em ajudar quando você estiver a passar por tribulações e provações!

- Há duas realidades que nunca devemos esquecer quando estamos em tribulação: 1 – Deus é sensível ao que sentimos! 2 – Seja qual for o processo que Deus tenha que executar para alcançar o seu alvo mais profundo e elevado, o resultado será sempre em nosso benefício!

-Mas Pastor afinal de contas, quais eram esses alvos tão elevados que Jesus queria atingir e que para expôr os seus amigos a uma dor tão cruel?

- No versículo quarto encontramos o primeiro alvo: PARA A GLÓRIA DE DEUS. Nos versículos 41-42 encontramos o outro: PARA QUE CREIAM QUE TU ME ENVIASTE. - Ou seja, a oportunidade de glorificar a Deus e comunicar a pessoas incrédulas a Sua Divindade era o objectivo de Jesus, com a morte de Lázaro.

-Lázaro morrera e fora sepultado há quatro dias. E isso ocorreu, segundo o plano de Deus, para que toda atenção ficasse voltada para Ele e Seu Filho JESUS. ... Da mesma maneira que por determinação divina do Pai, JESUS fosse crucificado e declarou-se parte de um plano que precisava ser cumprido, mesmo que isto exigisse a sua própria morte.

-Por isso a Palavra de Deus diz aos nossos corações hoje que os Sofrimentos, lutas, provações e tribulações é a maneira pela qual DEUS traz honra e glória para Seus filhos. E o apóstolo Paulo testifica isso em II Coríntios 4:17-18:
(Confira este texto em sua bíblia):

“Estes nosso sofrimentos e aflições, afinal de contas, são bem pequenos e não durarão muito tempo. Entretanto, este curto tempo de angústia resultará na mais rica benção de Deus sobre nós para todo o sempre! Portanto, não olhamos para aquilo que podemos ver atualmente, as dificuldades que nos rodeiam, mas olhamos para a frente, para as alegrias do céu que nós ainda não vimos. As aflições logo desaparecerão, mas as alegrias futuras durarão eternamente”

-E quando lemos este texto a impressão que fica é que cada cristão tem um conta eterna, onde “glória” pode ser depositada e aplicada na equivalência de nossos sofrimentos terrenos.

-vv. 39-40: “Rolem a pedra para um lado” disse Jesus. Porém Marta, a irmã do morto, falou: “Mas o mau cheiro será terrível, porque ele está morto há quatro dias”. “Eu já disse que se crer, verás um maravilhoso milagre de Deus?” respondeu Jesus. - v. 43: Então Jesus gritou bem alto: “Lázaro, vem para fora!” v. 44-45: E Lázaro veio – preso com faixas e com o rosto envolto num pedaço de pano. Jesus disse: Desamarrem as faixas e deixem que se vá embora. Assim, muitos dos judeus que estavam com Maria e viram isto acontecer, finalmente creram NELE!”

- A pedra foi tirada e então se manifestou a glória de Deus naquela situação, E MUITOS CRERAM EM JESUS!!
- Quais são as pedras que bloqueiam a actuação de Deus a fim de que Ele manifeste a sua glória nas aflições, dores e dificuldades da sua vida?

- Nas aflições da vida somos chamados a duas opções: Confiar que Deus receberá glória nisso, ou, fixar o olhar na pedra que está diante de nós. E somos nós quem faz a escolha!

- Por isso enquanto você ESPERA você precisa ter fome da Palavra de Deus, porque ela é a sua Perspectiva a sua Esperança de vida.... Enquanto você ESPERA uma resposta de oração você precisa suplicar: “Espírito Santo vem guiar-me.

Sem comentários: