terça-feira, 30 de agosto de 2011

Se Eu Fosse o Diabo...

Já foi enganado por alguém? É certo que sim! Uma ou outra vez todos nós já engolimos "o anzol, a linha e a isca" de uma mentira - então, como muitas crianças a quem foi contada a verdade sobre o Pai Natal, continuamos a acreditar até que a crença se transfroma em descrença. Admitir que fomos ludibriados nem sempre é fácil de admitir, porque a mentira foi algo em que queríamos acreditar. Mas, inevitavelmente, a verdade prevaleceu e tivemos de encarar a realidade.
Satanás é enganador e precisamos compreender que ele é extremamente bom nisso. Se eu estivesse na posição dele, tentaria subverter a humanidade com uma mentira tão subtil e atraente ao pensamento humano que, quando comparada com a verdade, fosse muito mais agradável! Eu apelaria para o desejo inato dos homens pela imortalidade e convenceria as grandes massas que a vida é muito facil de alcançar. Em seguida, ofereceria o cálice da graça fazendo-as acreditar que podem conquistar a vida eterna.
Será que você é uma vítima dessa engano? Até mesmo contemplar essa noção é repugnante para a maioria de nós porque queremos pensar que caminhamos pelas veredas da verdade. Mas a Palavra de Deus repetidamente a arte do Diabo e a possibilidade de sermos enganados. Portanto, peço que considere cuidadosamente o que estou prestes a dizer e resista ao ímpeto de me ignorar simplesmente porque isto pode violar a sua zona de conforto.
Satanás introduziu a mentira desde a aurora da história humana e todas as tentativas de erradicá-la provaram-se ineficazes devido à natureza pecaminosa do homem. O seu poder de permanência repousa firmemente no facto de o homem não-regenerado insistir que retém a capacidade de se salvar a si mesmo por meio das boas obras. Em Génesis 4:1-5, Caim introduziu o conceito ao oferecer frutos e vegetais ("fruto da terra) em vez do sacrifício de sangue requerido por Deus. Essa tentativa inicial de oferecer obras pessoais foi rejeitada e Caim tornou-se o primeiro homicida da história quando, sob um ataque de inveja e raiva, matou o seu irmão Abel (cujo sacrifício de sangue fora aceite por Deus). Tendo a possibilidade de reconhecer o seu erro perante Deus e que o caminho a seguir era fazer o que Deus pede para salvação, ele e um séquito imenso de homens e mulheres desde então, continuaram a acreditar que Deus aceitaria porque isso parece fazer sentido às suas próprimas mentes naturais. Eles estão convencidos que a aceitação estará garantida se as suas vidas forem caracterizadas pelo "bem", e não pelo mal. O aspecto subtil e demoníaco da mentira é a crença quase inata que o homem pode fazer o bem aos olhos de Deus - uma contradição direta a Romanos 8:8!
"Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem em verdade o pode ser. Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus." [Romanos 8:7-8]
Satanás tem repetido a mentira diversas vezes e a crença perniciosa de que o espírito do homem não-regenerado não está totalmente morto continua a assolar a cristandade. Quando Deus disse a Adão e Eva que eles morreriam se comessem da árvore proibida [Génesis 2:17], isso não passava de uma ameça? Não disse Ele no mesmo versículo "no dia em que dela comeres, certamente morrerás"? Amigos, Adão e Eva sofreram a morte espiritual no mesmo instante em que desobedeceram a Deus e os seus corpos nus prestaram um testemunho claro desse acontecimento. Deus criou, mas Satanás corrompeu! Todo o ser humano desde aquele dia até hoje nasce morto espiritualmente:
"Portanto, assim como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram." [Romanos 5:12]
Sim, sei que a "morte" pode referir-se à morte física, mas também se refere à morte espiritual porque ambas são um "pacote único". A morte física seguiu a morte espiritual na experiência de Adão e Eva porque imediatamente após a queda espiritual da graça, eles entraram no processo de morrer fisicamente. Tal como os seus descendentes, todos nascemos com o mesmo legado de morte espiritual e a jornada rumo à morte física! É um pensamento deprimente, mas quando entramos neste mundo como um bebé - em vez de começarmos a "viver", na verdade começamos a morrer!
Estão os que não passaram pela experiencia do novo nascimento estão - estão separados espiritualmente de Deus. Sem sombra de dúvida!! Em resposta a alguém que desejava esperar para seguir a Jesus depois da morte do pai e de participar do enterro, o Senhor Jesus Cristo disse o seguinte:
"Jesus, porém, disse-lhe: Segue-me, e deixa os mortos sepultar os seus mortos." [Mateus 8:22]
Por outras palavras, a coisa mais importante era seguir a Cristo e deixar o sepultamento dos mortos para aqueles que estivessem espiritualmente mortos! Apenas os poucos a quem Jesus chamou e deu a vida espiritual foram capazes de crer nEle segui-Lo fielmente. As multidões viram os milagres e deram um consentimento intelectual temporário, mas parece que ficaram ofendidas com a Sua mensagem e "tornaram para trás, e já não andavam com ele" (João 6:66 – não se passa o mesmo, hoje?) -, demonstrando vividamente, dessa forma, a morte espiritual dos seus corações.
Toda religião tem os seus fiéis zelosos - aqueles que estão convencidos de estarem no caminho certo para alcançar a imortalidade. Com a excepção exclusiva dos cristãos genuínos, cada uma delas desenvolveu um sistema de crenças em que se alcança a meta por meio de disciplina e piedade pessoais. Os fiéis dessas religiões evitam "agir errado" com meio da disciplina e "praticam o bem" de acordo com o seu código particular de piedade. Se na análise final, as suas boas acções superaram as más - eles ganham uma passagem com todas as despesas pagas para o céu. É claro que a terminologia específica varia amplamente entre essas religiões, mas em resumo - cada uma é uma tentativa de merecer a salvação agradando a divindade que professam servir. Então não é interessante que o cristianismo - conforme apresentado na Bíblia – não deva ser contrastante? Também não é altamente interessante que diversos elementos dentro da desleixada estrutura do cristianismo atual realcem as obras como um meio para a salvação? O Catolicismo Romano e o Mormonismo são dois exemplos que rapidamente vêm à mente - com muitos outros cujas crenças são perigosamente próximas. Então há a Maçonaria - que de forma alguma é uma organização cristã - mas que possui inúmeros membros que professam a Cristo, ao mesmo tempo que ignoram convenientemente a salvação pelas obras que ela ensina (sem mencionar a filosofia totalmente sem base nas Escrituras da "Paternidade universal de Deus e a fraternidade entre os homens").
Meu amigo, se você se encontra nessa categoria - por favor esteja atento às subtilezas de Satanás ele pode vender-lhe facilmente um lugar no céu, por uma quantas missas ou alguma casa na praia em Albufeira, ou uma ou duas vivendas aí em qualquer lugar do país com garagens onde terá dois ou três mercedes! Ele sabe algo que você obviamente ignora - que os homens espiritualmente mortos não podem agradar a Deus. E, não se engane quanto a isso, todos nós nascemos nessa terrível condição.
Multidões em todo o mundo afirmam serem "cristãs", mas por qual definição? Será que a simples reivindicação do nome ou o título o torna um verdadeiro cristão? A filiação a uma igreja ou a confissão de um credo específico far-nos-á cristãos? Absolutamente não! Meu amigo, o critério profundo e universalmente incompreendido para ser um cristão pode ser encontrado na seguinte passagem das Escrituras:
"O mistério que esteve oculto desde todos os séculos, e em todas as gerações, e que agora foi manifesto aos seus santos; aos quais Deus quis fazer conhecer quais são as riquezas da glória deste mistério entre os gentios, que é Cristo em vós, esperança da glória..." [Colossenses 1:26-27]
Um cristão genuíno é um indivíduo possuído pelo Espírito Santo - literalmente o Espírito Santo habita nele. Por essa razão, essa pessoa não pode ser possesso por demónios. Deus comprou e pagou por ele com o sangue precioso de Seu único Filho - e de forma alguma dividirá a propriedade com o Diabo! No entanto, os fiéis podem ser oprimidos por demónios se deixarem de se revestir com a armadura que Deus nos oferece [Efésios 6]. A questão da propriedade, porém, foi resolvida para sempre. Assim, a validação se alguém é um cristão genuíno ou não é determinada exclusivamente pela presença e pelo fruto do Espírito Santo naquela vida [Gálatas 5:22-23].
Portanto, se eu fosse Satanás, também faria todos os esforços para levar os cristãos a confundirem a minha influência com a do Espírito Santo! Porquê? Porque fazer com que os fiéis genuínos caminhem de forma contrária à vontade de Deus é a única forma de Satanás agir. Ele é um adversário derrotado, tendo sido vencido pela morte de Cristo na cruz - mas enquanto Deus permitir que ele permaneça livre, continuará a resistir ao destino inevitável de uma eternidade no lago de fogo. [Apocalipse 20:10] Dessa forma, se eu estivesse no seu lugar, utilizaria todos os meios necessários para atrair o povo de Deus ao engano de permitir que as emoções governem a adoração - estimulando-os a se "sentirem muito religiosos" no processo. Eu utilizaria todas as armas ao meu dispor (e, de acordo com a Palavra de Deus, isso inclui os milagres) para ofuscar a distinção entre a carne e o espírito na mente de cada um. A nossa carne pecaminosa – a nossa humanidade caída - é abominável a Deus e extingue o Espírito Santo [1 Tessalonicenses 5:19]. É por isso que somos exortados a "andar em Espírito":
"Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne." [Gálatas 5:16]
Quando a nossa carne aparece, o Espírito Santo afasta-se! Assim como um tapete de brasas incandescentes é apagado derramando sobe ele água, a acção do Espírito Santo nas nossas vidas é diminuída grandemente quando permitimos que a nossa natureza carnal assuma o controlo. Não se engane - o Diabo é perito em "apertar todos os botões certos" para nos desviar espiritualmente e nos tranquilizar com uma sensação de complacência. A estratégia dele é tornar a igreja de Jesus Cristo ineficaz - esperando, de alguma forma, erguer-se vitorioso na sua batalha cósmica contra Deus. A triste realidade que devemos encarar é que o seu plano tem dado frutos nas nossas igrejas.
Portanto, se eu fosse o Diabo, continuaria induzindo os fiéis a pensarem que todos os que fazem profissão de fé são genuínos! Eu os manteria tão preocupados em fazer crescer o rol de membros da igreja que eles aceitariam imediatamente na sua comunidade qualquer um que dissesse que crê. Em seguida, eu acrescentaria insulto à injúria estimulando-os a dar ouvidos aos políticos que desejam fazer negócios com eles com palavras fingidas. [2 Pedro 2:3]
Que Deus tenha misericórdia de nós, reconhecendo a nossa necessidade que jesus Cristo saia ao nosso encontro e qual ovelha perdida no deixemos guiar por Ele e aprendamos o timbre da sua voz. Oro ao Senhor que saibamos a aprender o timbre suave do meigo Salvador e aprendamos a discernir o timbre do enganador. Jesus está, ainda está de braços abertos para nos acolher no Seu redil. Leia (Apocalipse 14:12).________________________________________

Sem comentários: