terça-feira, 29 de março de 2011

DEUS NOS TEMPOS DIFICEIS

Apocalipse 7:1-8

1. Esta texto está inserido no contexto da profecia dos sete selos e do conflito entre Cristo e Satanás (Apocalipse 6-8:1).

2. Situa-se também entre o sexto e o sétimo selo, referente à grande tribulação no tempo do fim (Apocalipse 6:12-17; 8:1).

3. Assim como está registada para responder à pergunta preocupante de Apocalipse 6:17 – “Quem poderá subsistir durante a grande tribulação?” A resposta é: Só poderá subsistir diante da ira do Cordeiro quem tiver o selo do Deus vivo na testa (Apocalipse 7:1-8). Convido você a estudar essa profecia tão importante para os dias atuais.

I. No tempo do fim as tragédias multiplicar-se-ão no mundo inteiro – Apocalipse 7:1-3

1. Os quatro ventos: A totalidade das tragédias e catástrofes que danificarão o mar e a terra é simbolizada pelos quatro ventos. Nas Escrituras os “quatro ventos” são claramente forças destruidoras (v.3). O paralelo (Daniel 7:2-3; Job 1:6-19), onde são representadas as forças em luta envolvendo várias nações.

* Estas forças destruidoras, vistas à luz do grande conflito entre Cristo e Satanás, representam os esforços de Satanás para estender a destruição por todas as partes.

* João viu na visão simbólica os quatro anjos, mas na verdade emprega muitos anjos na tarefa de refrear os maus desígnios do inimigo. Estes anjos circundam: “…o mundo…Estão contendo os exércitos de Satanás até que tenha terminado o selamento do povo de Deus…” EGW, RH, Comentário Biblico, ASD,Vol. 7, p. 797, a esta passagem.

* Quando os quatro anjos terminem finalmente de reter e controlar os ímpios intentos de Satanás, “os ventos violentos das paixões humanas, todos os elementos de contenção, se desencadearão. O mundo será envolto na ruína mais espantosas dos que caíram sobre a Jerusalém antiga.” Conflito dos Séculos, p. 672 (espanhol).

2. A totalidade do planeta terra é simbolizada pelos quatro cantos da terra – os quatro pontos cardeais: norte, sul, este e oeste: Isaías 11:12; Ezeq. 7:2. Vejamos alguns rumores do fim:

- Países mediterrânicos e Iémen em guerra.

- H1N1.

- Japão; tremor de terra, Tsunami e centrais nucleares em destroços. Isto são as dores de parto.

3. A totalidade da proteção de Deus é simbolizada pelos quatro anjos:

a) Os anjos estão a conter os poderes das trevas de destruir toda a terra.

b) Os anjos soltarão os quatro ventos da terra, a proteção de Deus será retirada e Satanás poderá atuar com total liberdade.

c) Os anjos retirarão os limites das forças das trevas, e haverá grande tribulação da qual nunca houve na história (Apocalipse 7:13-14; 12:12).

II. No tempo do fim os servos de Deus serão selados – Apocalipse 7:3-8

1. O selamento com o selo de Deus é o sinal de garantia de sobrevivência na grande tribulação. O selo na época do apóstolo João tinha três utilidades importantes:

a) o proprietário.

b) a autenticado.

c) a inviolável.

2. O selamento com o selo de Deus é para garantir a proteção dos servos de Deus, dos quais há três declarações no texto:

a) Eles são servos de Deus, já eram servos antes do selo; portanto, já possuíam o Espírito Santo.

* O “selo”: Os selos eram usados no Médio Oriente, como hoje são usadas as nossas assinaturas (Bilhete de Identidade).

* O conceito de que Deus coloca uma marca sobre o seu povo remonta à visão de Ezequiel 9:2-6.

* Paulo aplicou este simbolismo à experiência de receber o Espírito Santo, relacionado com a conversão e o batismo (2ª Cor. 1:22; Efésios 1:13; 4:30).

* Jesus falou de si mesmo dizendo que foi selado pelo Pai, referindo-se sem duvida ao testemunho por ocasião do batismo (João 6:27).

* O que é este selo? “É um sinal que os anjos podem ler, mas não os olhos humanos…” Preparação para a Crise Final, p. 45.

b) Eles receberam o selo na testa por serem servos de Deus, converteram-se antes de serem selados.

c) Eles foram enumerados por Deus em 144.000. Simbolizando a igreja simétrica, perfeita e harmoniosa foi usado o número. Este número aponta o plano de Deus para a Sua igreja quando refletirá um caráter puro e transformado (Efésios 5:25-27).

3. O selamento ajuda a compreender que os “servos de Deus” não são exclusivamente de nacionalidade judaica, mas a igreja de Deus, o Israel espiritual vem dos quatro cantos da Terra (Romanos 2:28-29; 9:6-7; Apocalipse 1:1-2).

Os 144.000 não podem ser literal porque:

a) Toda a profecia de Apocalipse 7:1-8 é plena de simbologia:

* Quatro ventos;

* Quatro anjos;

* O selo na testa;

* E os 144.000.

b) Deus não limita a salvação apenas a alguns.

c) Toda a profecia de Apocalipse 7:1-8 é completada e ampliada com a profecia de Apocalipse 7:9-17, na qual João viu não 144.000, mas uma “grande multidão, que ninguém podia contar, que vieram de todas as nações, tribos, povos e línguas... Estes são os que vieram da grande tribulação” (vs. 9, 14). Deus não limita a salvação apenas aos judeus e nem apenas a 144.000 pessoas.

III. No tempo do fim a Igreja de Deus estará protegida – Apocalipse 7:1-4

1. As tragédias sobrevirão sobre o mundo quando os anjos retirarem a sua proteção. Porém Deus faz distinção de quem Lhe pertence e sela antes da grande tribulação.

2. As calamidades sobrevirão para destruir o mundo inteiro: terra e mar. Porém, Deus poupará a Sua igreja composta de todos os Seus servos, de todas as nações.

3. As catástrofes sobrevirão ao mundo, mas a igreja de Deus será indestrutível.

Coclusão:

* Diante de tantas tragédias no mundo, a profecia dos quatro anjos nos quatro cantos da terra segurando os quatro ventos destina-se a reavivar a confiança dos verdadeiros cristãos.

* Diante da grande tribulação que se aproxima do mundo, a profecia dos 144.000 destina-se a encorajar os servos de Deus com a promessa de que eles subsistirão durante a grande tribulação (Apocalipse 6:17 – 7:1-4).

Sem comentários: