sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

REALIZA OS TEUS SONHOS COM DEUS

Atos 13:36
Os sonhos podem ser descritos de duas formas. A primeira delas é quando estamos a dormir e de forma involuntária “viajamos” para uma realidade psicológica, onde imagens, idéias, símbolos, histórias, etc., nos evolvem de tal forma que pensamos estar a viver realmente aquele momento, nesses sonhos geralmente os acontecimentos não passam apenas de ilusões e/ou fantasias.
O outro tipo de sonho é aquele que se inicia pelos nossos anseios, desejos e aspirações despertados pelo nosso próprio coração por influência de alguma circunstância externa, pessoas e/ou por Deus e os Seus propósitos para as nossas vidas e é sobre esse tipo de sonho que focaremos nesta mensagem.
Os sonhos trazem sentido e significado à vida, eles dão-nos a direcão e levam-nos mais longe que do que podemos esperar sem sonharmos, alguém disse: “Quem não sabe para onde vai qualquer lugar serve”, os sonhos motivam-nos a continuar mesmo diante de circunstâncias difíceis e até aparentemente irreversíveis, os sonhos ampliam nossa visão de mundo e futuro, “os realizados de hoje foram aqueles que sonharam no passado”.

I. É preciso entender e praticar o propósito da nossa vida. At 13.36
1. David cumpriu com o propósito da sua vida aqui na terra. Deus o fez entender qual era o sentido da sua vida e qual a direção dos Seus sonhos, David deixou de guardar as simples ovelhas para pastorear milhões de israelitas, abraçando a causa de Deus, dedicando-se na realização dos seus sonhos e dos sonhos de Deus.
- Nossos corações tendenciosos ao mal nos enganam (Pv 16.25; Jr 17.9), mas Deus pode providenciar direção, socorro e ajuda (Sl 139.23,24; 143.10) se assim o quisermos (Pv 2.1-17).
2. Senhor tem um propósito na vida de cada um de nós.
- Esse propósito está expresso na sua Palavra, que estão de forma resumida em Mc 12.30,31
- Amar a Ele com todo o nosso pensar e agir (Mc12.30); Integrar-nos à sua família da fé (Igreja-Rm 12.12-14); Que sejamos semelhantes a Jesus (Fl 2.5); Servir a Deus no seu Reino (Tg 2.14) e Partilhar o amor de Deus aos outros (At 1.8).

3. Aplicação: Quando conhecemos e abraçamos o real propósito da nossa vida colocando-oem prática, alinhamos os nossos sonhos com os de Deus. Ao focarmos a nossa vida nesses propósitos os nossos sonhos serão alcançados mais facilmente. Assim podemos cumprir os nossos sonhos baseado no propósito da nossas vidas.

II. É preciso saber esperar. Ec 3.1,2
1. Toda e qualquer atividade demanda tempo para iniciar e concretizar. E o sábio ensina-nos que existem períodos na nossa vida a serem cumpridos.
2. Há momentos que sabemos o dia e a hora da realização dos nossos sonhos e há circunstâncias que não estão ao nosso alcance, controlo ou previsão (Tg 4.13-16). E o que acontece nesse intervalo de tempo em ambos os casos pode acabar por se tornar um grande obstáculo para a realização dos nossos sonhos.
3. Exemplos bíblicos de realização de sonhos após a espera: Abraão espera 25 anos para ter o filho da promessa; Jacob esperou 14 anos para conseguir casar com Raquel; José mais de 10 anos de espera para ver os seus sonhos cumpridos; etc.
4. Ilustração: Os nossos sonhos precisam ser semelhantes a uma criança que passa em média 9 meses no ventre sob cuidados da sua mãe até que ele venha a nascer e crescer de forma saudável. A mãe precisa estar preparada para gerar a criança e a criança precisa dos elementos orgânicos necessários para desenvolver-se no ventre da sua mãe até o momento ideal ou permitido do nascimento. Caso a criança venha a nascer fora do tempo tanto ela como a mãe correm riscos de saúde e/ou vida. Assim temos que, diante do tempo, prepararmo-nos e tornando-se mais maduros e zelando do sonho que Deus confirmou nos nossos corações, para que ele “nasça” ou se realize no tempo certo (seja esse tempo conhecido ou não).
5. Aplicação: O tempo não mudará, mas o que pode mudar são as nossas atitudes. Podemos escolher se passamos esse tempo de espera em tristeza, murmuração, dor ou alegria, fé, esperança, paciência, etc., a forma como encaramos o tempo pode determinar o futuro dos nossos sonhos. “O futuro pertence aqueles que acreditam na beleza dos seus sonhos” (Eleanor Roosevelt).

III. Não desista porque Deus é Fiel. Josué 1.9
1. Josué é a pessoa escolhida para a realização de um sonho gerado no coração do seu povo durante apriximadamente 500 anos. Josué e o povo que o acompanhava partilhavam desse mesmo sonho: Conquistar a terra prometida e ser uma nação grande, poderosa e influente.
2. Havia circunstâncias que poderiam fazê-lo desistir e Deus antecipa-se para alertar: A grande demanda de esforço, a falta de ânimo, o medo diante do desafio, as derrotas (Js 7.7-10), e Deus permaneceu fiel ao seu povo para dar-lhes a vitória.
- “Se seus sonhos estiverem nas nuvens, não se preocupe, pois eles estão no lugar certo; agora construa os degraus” Autor desconhecido.
- Colheremos aquilo que plantarmos (Ec 11.3-6)
- O animo leva-nos a conquistar os nossos sonhos (o ex. de Calebe Jos. 14.11,12)
- A Bíblia repete a frase “não temas” cerca de 365, ou seja, Deus sabe que temos tendência a nos amedrontarmos, ou seja, é como se para cada dia do ano o Senhor nos encorajasse a fé e obras constantes. Jo 14.27; 1 Jo 5.4
“Quem é capaz de exercitar a fé vai mais longe, voa mais alto, chega mais adiante” de Renê Kivtz.
- As derrotas fazem parte das aflições (pressões, opressão, estresse, angústias, dificuldades, sofrimento, etc.) que Jesus avisou que teríamos, mas Ele está conosco e nos deu exemplo para animar-nos e prosseguirmos no Seu propósito. Jo 16.33; 1Co 10.13
- Amém, um dos seus significados é: “Eu creio que o meu Rei é Fiel para cumprir a sua promessa”
Os sonhos serão conquistados quando dedicamos esforço, ânimo, coragem e superação. Deus é fiel para nos fortalecer, ajudar, e fazer os milagres necessários na nossa vida familiar, profissional, relacional, etc., a palavra do Senhor para vós hoje é: Não desistam, Eu sou fiel para cumprir todas as minhas promessas e sonhos que tenho para a vossa vida.
Depender desse Deus fiel e maravilhoso é nosso último ensinamento por hoje.

Sem comentários: