sexta-feira, 16 de abril de 2010

A FÉ QUE SURPREENDE JESUS

Mateus 8: 5-13
“Muitos crentes desejam ter uma fé do tamanho de uma montanha, antes de tentarem mover uma semente e mostarda.” Anónimo.
“A fé e a obediência são amarrados no mesmo feixe. Aquele que obedece a Deus, crê em Deus; e aquele que crê em Deus obedece a Deus.” Charles H. Spurgeon
Introdução:

Jesus, quando viveu entre os homens, acostumou-se mais à falta de fé do que à presença dela. Por isso ao encontrá-la fazia questão de a destacar

1. A fé precisa ser dirigida a Jesus (v. 5)
- Porque ele pode compreendê-la
- Porque ele pode responder – “eu irei...”

2. A fé expressa-se humildemente (v. 8) (ler Lucas 7:6)
- Não sou digno! O centurião afirma que não é indigno, no versículo 9 “nem mesmo em Israel encontrei tanta fé.” Trata-se de uma fé notável. Um homem que é suposto ser um pagão, era a sua fé aos olhos de Jesus mais digna do que a fé dos que acompanhavam Jesus.
• É muito interessante porque os Anciãos aprovavam as obras deste homem. Jesus elogia a fé. Talvez esteja implícita que quando se unem a fé e as obras, uma pessoa pode ser muito estimada tanto por Deus como pelos homens.
• É difícil encontrar um politico que seja estimado por todos.
• É raro encontrar um professor que seja apreciado por todos os alunos, tanto por aqueles que recebem uma nota baixa como por aqueles que recebem uma nota alta.
• É muito raro encontrar um dirigente religioso que seja apreciado por todos os sectores da comunidade.
• Este centurião deve ser uma pessoa formidável!
- Contudo, creio.
“…o seu coração fora tocado pela graça de Cristo. Viu a própria indignidade; não temia, no entanto, pedir auxílio. Não confiava na própria bondade; o argumento que apresentava era a sua necessidade. A sua fé apegou-se a Cristo ao Seu verdadeiro carácter. Não crina n´Ele apenas como operador de milagres, mas como o amigo e salvador da humanidade.” D. T. N., p. 233.

3. A fé foi expressa com lógica e inteligência (v. 9) (Lucas 7:8)
- Reconheceu a autoridade de Jesus, era uma autoridade do Céu, assim como que era um oficial do exército representava o poder e a autoridade de Roma – doenças = soldados.
- Ele seguramente ouviu o que se tinha passado em João 4:46 a 49-53, um ano antes, deve ter ouvido falar de muitos milagres.
- Confiou na autoridade reconhecida – palavra é ordem
- Confessou-a perante os homens – nem todos reconhecem.
Gosto de Lucas 7:9 “maravilhou-se”, “admirou-se”. A fé do centurião, bastava um única palavra de Jesus. Este centurião nunca tinha visto Jesus, nunca tinha conversado com Ele, tornava a sua fé ainda mais “impressionante”. Até Jesus se admira! Até Jesus se surpreende!
“Para Jesus este foi um penhor da obra que o Evangelho havia de realizar entre os gentios. Com alegria, antecipou a reunião de almas de todas as nações ao Seu Reino.” DTN, p. 324.

4. A fé em Jesus nunca será decepcionada (v. 13)
- Ele conhece a sinceridade com a qual nos aproximamos dele
- Ele retribui na proporção da fé que expressamos

Para reflectir:

1. O que significa aproximar-se de Jesus com fé?

2. Como é possível expressar fé na palavra de Jesus?

3. Quais os fatos na vida pessoal que ajudaram o centurião a crer intensamente em Jesus?

Sem comentários: