terça-feira, 2 de março de 2010

O TRANSPLANTE DIVINO

O Dr. Christian Barnard, médico sul-africano e cientista de reputação mundial, foi o primeiro médico a realizar um transplante de coração humano, num hospital na cidade do Cabo. O coração de uma jovem de 22 anos, Deniser Darvall, morte num acidente de automóvel, foi transplantado em Dezembro de 1967 em Loniz Washkansky de 54 anos, cujo órgão estava muito afectado.
1- Transplante Divino.
Certa noite, um famoso doutor da lei, homem rico chamado Nicodemos (João 3), teve um feliz encontro com o nosso Senhor Jesus Cristo. O Salvador falou-lhe da necessidade que o homem tem de nascer de novo.
O Mestre não se referia a um renascimento físico, mas a um renascimento espiritual.
Nesse renascimento o homem recebe um novo coração que se compraz em fazer a vontade de Deus obedecendo aos Seus mandamentos. Ezequiel 36:26.
Mediante o sacrifício expiatório de nosso Senhor Jesus Cristo na Cruz do Calvário, Ele ocupou o nosso lugar, somos levados a três passos essenciais:
2- Três Passos Indispensáveis do Plano Divino.
2-1 Primeiro passo: ARREPENDIMENTO.
* A Escritura afirma: “Arrependei-vos, pois, e convertei-vos para serem apagados os vossos pecados.” Actos 3:19.
O verdadeiro arrependimento leva-nos a sentirmos tristeza pelos pecados que cometemos e também nos leva a abandoná-los. A mulher pecadora que foi trazida aos pés de Jesus a fim de ser condenada à morte, o divino Salvador, disse: “…ninguém te condenou? Eu também não te condeno, vai e não peques mais.” João 8:11.
O verdadeiro arrependimento leva-nos à confissão e também a uma súplica de perdão de Deus. Preenchidas estas condições, Deus perdoa. Eles é fiel e justo para nos perdoar. 1ª João 1:9.
Ao pedir-Lhe perdão, o Espírito Santo convence-nos de cada pecado e lembra-nos que pecamos contra Deus e ofendemos alguns dos nossos semelhantes, somos impelidos a refazer a paz com eles. Ao fazer isto, sentimos a paz de Deus. a confissão deve ser feita directamente a Deus o Pai, de modo simples e por meio da oração. Ele perdoa o pecador arrependido, aceita a sua condição. Deus perdoa e esquece – ler Hebreus 8:12.
2-2 Segundo Passo: CONVERSÃO.
A palavra conversão indica a volta do pecador para Deus. quando nos convertemos deixamos o pecado e nos consagramos a Cristo Jesus. O Espírito Santo cria em nós uma nova natureza, faz com que nos tornemos uma nova criatura. Uma pessoa regenerada. – Assim diz são Paulo “se alguém está em Cristo, é uma nova criatura.” 2ª Coríntios 5:17.
Toda esta transformação é alcançada sob a firme base da fé no sacrifício expiatório de Cristo, como nosso Salvador pessoal.
Quando o carcereiro da cidade chamada Filipos perguntou a Paulo e Silas: “Que devo fazer para que seja salvo?”, eles responderam: “Crê no Senhor Jesus e serás salvo tu e a tua casa.” Actos 16:31.
Na conversão, o ser humano consagra-se a Deus e, em gratidão, volta as costas ao mundo e dedica-se de corpo e alma a Deus.
2-3 Terceiro Passo: OBEDIÊNCIA E SANTIFICAÇÃO.
A lei de Deus é uma lei de amor e a verdadeira norma de santificação. Chama-se santificação ao esforço diário que a pessoa convertida realiza para abster-se de pecar.
João 3:9 p.p.
Se involuntariamente o cristão pecar, não deve afligir-se. Deve ir ao nosso Supremo Advogado, nosso Senhor Jesus Cristo: 1ª João 2:1,2. Ele está sempre pronto para perdoar.
O segrego da santificação inclui o crescimento na experiência cristão. Col. 1:10.
Deve andar como Ele (Cristo) andou. 1ª João 2:6.
Na vida do ser humano consagrado a Jesus Cristo, vêem-se os frutos da operação do Espírito Santo, a saber: “Caridade, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão e temperança.” Gálatas 5:22,23.

3- Conclusão:
* Ilustração – um menino índio cristão, certo dia orou: - “Querido Jesus, faz-me como Tu eras quando tinhas sete anos – como eu tenho hoje.” Amigos, este é o segredo da santificação: Ser semelhante a Ele.
* O Salvador está interessado no nosso coração. Ele pede entrada no teu e no meu coração: Apocalipse 3:20.
* O Santo Livro admoesta-nos: “Hoje, se ouvires a Sua voz, não endureças o coração.” Hebreus 4.7.
Sim, o compassivo Salvador diz: “Vinde a Mim todos os que estais cansados e sobrecarregados e Eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de Mim que sou manso e humilde de coração e achareis descanso para as vossas almas.” Mateus 11:28,29.

Pensamentos e Textos para Enriquecer o Tema:

O carácter do cristão é manifesto na sua vida diária. Disse Cristo: "Toda árvore boa produz bons frutos, e toda árvore má produz frutos maus." Mat. 7:17. Nosso Salvador Se compara a uma videira, da qual Seus seguidores são os ramos. Ele declara positivamente que todos aqueles que desejam ser Seus discípulos precisam produzir frutos; e então mostra como podem tornar-se ramos frutíferos. "Estai em Mim, e Eu, em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em Mim." João 15:4.
O apóstolo Paulo descreve o fruto que o cristão deve produzir. Diz ele que "está em toda bondade, e justiça e verdade". Efés. 5:9. E outra vez: "O fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio." Gál. 5:22 e 23. Estas preciosas graças são apenas os princípios da lei de Deus, demonstrados na vida.
A lei de Deus é a única norma verdadeira de perfeição moral. Essa lei foi praticamente exemplificada na vida de Cristo. Ele diz de Si mesmo: "Tenho guardado os mandamentos de Meu Pai." João 15:10. Nada menos que esta obediência satisfará às exigências da Palavra de Deus. "Aquele que diz que está n´Ele também deve andar como Ele andou." I João 2:6. Nós não podemos alegar que somos impotentes para fazer isso, porque temos a afirmativa: "A Minha graça te basta." II Cor. 12:9. Ao olharmos no espelho divino - a lei de Deus - vemos a excessiva malignidade do pecado e nossa própria condição de perdidos, como transgressores. Mas, pelo arrependimento e fé, somos justificados perante Deus, e, mediante a graça divina, habilitados a prestar obediência aos Seus mandamentos.
Paulo não hesitava em salientar, em toda ocasião oportuna, a importância da santificação bíblica. Diz Ele: "Vós bem sabeis que mandamentos vos temos dado pelo Senhor Jesus. Porque esta é a vontade de Deus, a vossa santificação." I Tess. 4:2 e 3. "De sorte que, meus amados, assim como sempre obedecestes, não só na minha presença, mas muito mais agora na minha ausência, assim também operai a vossa salvação com temor e tremor; porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efectuar, segundo a Sua boa vontade. Fazei todas as coisas sem murmurações nem contendas; para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio duma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo." Filip. 2:12-15.
Paulo procura impressionar-nos a mente com o fato de que o fundamento de todo serviço aceitável a Deus, ao mesmo tempo que a própria coroa das graças cristãs, é o amor; e de que somente no coração em que reina o amor é que habitará a paz de Deus. "Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de ternos afectos de misericórdia, de bondade, de humildade, de mansidão, de longanimidade.
“Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outrem. Assim como o Senhor vos perdoou, assim também perdoai vós; acima de tudo isto, porém, esteja o amor, que é o vínculo da perfeição. Seja a paz de Cristo o árbitro em vosso coração, à qual, também, fostes chamados em um só corpo; e sede agradecidos. Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus, com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, com gratidão, em vosso coração. E tudo o que fizerdes, seja em palavra, seja em acção, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por Ele graças a Deus Pai." Col. 3:12-17.
Santificação, pp. 86-88

Sem comentários: