quinta-feira, 23 de outubro de 2008

A SOLUÇÃO DE DEUS PARA O DESALENTO

Como um pai se compadece de seus filhos, assim o Senhor Se compadece dos que O temem. Pois Ele conhece a nossa estrutura, e sabe que somos pó. Sal. 103:13 e 14.
Se já houve alguém com boas razões para sentir-se no topo do mundo, foi Elias. Por sua palavra, havia deixado de chover por três anos e meio (ver S. Tiago 5:17). Em resposta à sua oração, um relâmpago cortou um céu sem nuvens e consumiu o sacrifício sobre o altar. Ele orou, e choveu outra vez (ver o versículo 18 e I Reis 18:36-39 e 45). Exuberante com o sucesso, Elias correu na frente da carruagem de Acabe, desde o cume do Carmelo "até à entrada de Jezreel". I Reis 18:46.Pouco depois dessa experiência no alto do monte, entretanto, Elias encontrou-se atolado no lamaçal do desalento. Como se pode explicar essa mudança de estado de ânimo? Seria possível que, após ter o Senhor actuado tão poderosamente através dele, Elias começasse a pensar que o poder para fazer todas aquelas coisas vinha dele próprio? Ou estaria simplesmente a passar por uma reacção natural ao esforço físico depois de correr do Carmelo até Jezreel? Ou teria sido um caso de depressão devido à ingratidão de Acabe e Jezabel?Seja qual for o motivo, gosto da maneira como Deus lidou com o desalento do Seu servo. Lembram-se: Ele falou com Elias no Monte Horebe, numa voz tranquila e suave.Posso imaginar Deus a colocar o braço em torno de Elias e dizer:- O que é que estás a fazer aqui, Elias? Tu estás a tentar fazer o Meu trabalho, em vez de permitir que Eu tome conta do caso. Deixa Jezabel e os seus ímpios seguidores comigo; sei como cuidar disso.E posso ouvir a resposta de Elias:- Senhor, tenho sido muito zeloso na Tua causa, e o único fiel que resta em todo o Israel; mas vê agora: procuram matar-me!Ouço a resposta de Deus:- O que tu não percebes, Elias, é que ainda tenho 7.000 em Israel que não dobraram os joelhos a Baal. Meu filho, esqueces-te disso. Ainda tenho muito trabalho para tu fazeres.

Sem comentários: